Spin-off: Pokédex 3D

Pokédex 3D

Pokédex 3D era um aplicativo de download gratuito para o Nintendo eShop para o sistema Nintendo 3DS. Ele traz diversas informações de pokémon na Unovadex dos jogos Pokémon Black & White. O aplicativo foi retirado do ar no dia 01/10/12, por conta do recente lançamento de Pokédex 3D Pro (uma atualização do aplicativo contendo dados de todos os pokémon lançados, incluindo as versões alternativas novas de B2W2) no dia 08/11/12.

Este jogo incentiva a transferência entre os amigos para colecionar os dados dos 153 pokémon*, aumentando a interatividade entre os jogadores que querem obter todos os registros em seu Pokédex 3D. Ele fornece detalhes sobre várias características de cada monstrinho de bolso. Além das informações, você pode ver o Pokémon em sua forma 3D, graças a tecnologia do console Nintendo 3DS. Ao baixar o aplicativo, o jogador sempre começa com os dados de 16 Pokémon: Snivy, Servine, Serperior, Tepig, Pignite, Emboar, Oshawott, Dewott, Samurott, Audino, Scraggy, Minccino, Emolga, Foongus, Axew, Hydreigon.

*PS: Isso acontece com alguns determinados pokémon, como por exemplo: Pansage, Simisage, Pansear, Simisear, Panpour, Simipour, Unfezant Male, Unfezant Female, Frillish Male, Frillish Female, Jellicent Macho, Jellicent Fêmea, Deerling (primavera, verão, outono, inverno), Sawsbuck (primavera, verão, outono, inverno); que são pokémon exclusivos pra cada save individual da PokéDex 3D, tendo a necessidade de buscar outras pessoas para poder conseguir dados destes pokémon. Além de Reshiram, Zekrom, Cobalion, Terrakion, Virizion e Kyurem que são somente adicionados caso você use o Ar Viewer e os obtenha via Ar Markers.

Como usar o aplicativo?

Quando usar a Pokédex pela primeira vez, será criado dados adicionais no seu cartão SD, para garantir os registros e pokémon salvos em seu cartão SD, sempre que fechar a pokédex ou desligar o console. Depois de selecionar o idioma (entre Japonês, Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol) pressione Start e você estará acessando a tela principal da Pokédex.

Na tela principal, você verá (na tela superior): o nome do pokémon, categoria, a sua aparência em 3D (onde você tem liberdade de controlar a câmera para ver o pokémon em vários ângulos diferentes com o botão deslizante), número da Pokédex de Unova, o seu tipo e gênero. Em seguida, na tela de baixo você confere os seguintes dados: o botão as informações de Stats (HP, Atk, Def, Sp. Atk, Sp. Def e Speed), logo abaixo o peso e altura da criatura, os de ícones marcados com figuras, como o da Ar Marker (pokémon registrado na pokédex).


Estas são a Action button, a Pause button (presente desde a atualização promovida na data 03 outubro de 2011) e a tela Sticker Book, uma por scannear uma Ar Marker usando a câmera externa do 3DS (marca em preto-e-branco, conhecida como Ar Sticker) e uma outra Sticker “colorida” (chamada Photo Sticker). Estes últimos recursos de Sticker Book foram adicionado junto com a mesma atualização da data 03 de outubro de 2011, que coloca a Pause button, que congela o pokémon no momento em que foi pressionada o Pause). Suas informações segundo os informativos de Black/White, sua Egg Group, as suas Abilities (ou uma só, se tiver apenas uma), cadeias evolutivas, golpes aprendidos (existe uns 552 golpes explicados e classificados dentro da Pokédex!) e a Catalogue (representado por um círculo grande metálico) sendo acessível tanto na tela de toque, como usando o botão Y no console.

Na Catalogue, você poderá ver todos os nomes de pokémon que você possui e clicando em um deles, você poderá ter acesso às informações deste pokémon! Você pode fazer a busca de pokémon por seu tipo, pelo nome ou outros meios de busca! No Menu (acessado pelo clique ao ícone superior direito da tela Touchscreen ou pressionando o botão X do console), você poderá fazer as marcações Bookmark de pokémon ou de moves prediletos (podendo alternar entre eles)…

Bookmark de Oshawott, na marcação em vermelho, temos a aba Pokémon (tela da esquerda) e Bookmark de Leaf Tornado, na marcação de vermelho, temos a aba Moves. Basta pressionar o botão Register e você poderá marcar o nome do pokémon que está pesquisando ou do Moves em que está examinando. Poderá examinar se este pokémon já possui algum Sticker ou não, poderá Enviar (Give) ou Agarrar (Get) dados de pokémon registrados de outros PokéDex 3D; também poderá selecionar a opção Ar Viewer (ou pressionando o Start/Select do console).





Ao realizar a scaneamento de uma AR Marker, o pokémon tem a Sticker (negra e branca) adicionada na página da esquerda da Sticker Book. Quando você tira uma foto e a salva, ela entra com um ícone de Sticker Photo na Página da direita da Sticker Book, lembrando que, no modo de visualização de AR Marker, caso você encontre um pokémon e assopre no microfone, a imagem do pokémon “começa a girar” de acordo com a força do assopro. Poderá alterar a cena onde o pokémon aparece, a janela (cor e formatação das informações presentes da Pokédex), alternar entre ligar ou desligar o recebimento de dados via Spotpass (você baixa automaticamente os dados de novos pokémon em sua pokédex, usando uma conexão da internet Wifi), o botão de Updates, o botão de selecionar a linguagem do aplicativo e finalmente os créditos de criação do aplicativo.

Tela de seleção de idiomas / linguagem. Você poderá alternar sempre que quiser, entre Japonês, Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol (em ordem, cima-baixo, da esquerda pra direita).

OBS: O sistema Spotpass também tem data para deixar de funcionar deste aplicativo, no final do mês de janeiro de 2013.

Ao acessar o menu de Ar Viewer, você verá algumas opções disponibilizadas e, à medida que consegue encontrar mais Stickers, você destrava mais funcionalidades do recurso de realidade aumentada com a Action button, Pause button, Cry button (Nota “♪”), opção de configurar a escala (tamanho da imagem) e fixar uma foto como Background (útil pra fazer montagens usando as animações de pokémon, bastando ter no mínimo um Ar Marker e tirar uma foto dele, podendo mesclá-lo a partir de uma das fotos que você possui em seu cartão SD do seu console). Caso você não tenha atualizado esta versão de Pokédex 3D depois de 03 de outubro de 2011, você precisa desbloquear todas as opções alternativas da tela AR Viewer (e também a que permite que várias AR Markers reproduzam imagens de pokémon ao mesmo tempo) você precisará obter muitas Stickers (seja tirando fotos ou apenas visualizando), para fazer isto, basta ter 328 ou mais stickers na Sticker Book.

Também poderá realizar a transferência dos dados de pokémon que você obteve para outras pessoas usando a comunicação Wireless do console ou poderá baixá-los via SpotPass (você baixa automaticamente os dados de novos pokémon em sua pokédex, usando uma conexão da internet Wifi). O sistema Spotpass também tem data para deixar de funcionar, no final do mês de janeiro de 2013.

Prós:

– Models 3D dos pokémons e animações muito bem feitas.
– Informações úteis para os jogadores de Pokémon.

Contras:

– Controles e Menus podem parecer confusos no início.
– Poderia ter uma opção para ouvir as vozes dos pokémons como do anime.

Screenshots





















Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page