Spin-off: PMD – Red/Blue Rescue Team

Pokémon Mystery Dungeon:
Red/Blue Rescue Team

Estes games são baseados num estilo de gênero conhecido como "dungeon crawling", onde você deverá explorar vários andares de uma dungeon (caverna). Os desenhos do layout das dungeons não se repete. A ChunSoft, – a produtora dos games da série de PMD – produz esta classe de game há anos no mercado nipônico.Se nunca jogou um game do tipo "dungeon crawling" imagine que as "dungeons" do jogo são como um tabuleiro de xadrez (sobreposto uns sobre os outros formando assim, uma "torre"), onde você deve manipular as suas peças livremente (os pokémons que você controla).

A Nintendo resolveu investir neste spin-off, pra poder apaziguar os ânimos dos fãs de Pokémon, que ansiavam o lançamento da novíssima geração de Pokémon, os tão aguardados games pra plataforma Nintendo DS, foi assim que surgiu a primeira leva desta série de Spin-offs. A versão Red Rescue Team é para Game Boy Advance, enquanto a versão Blue Rescue Team é exclusiva para Nintendo DS (e possui mais funções, aproveitando as duas telas e a touchscreen do DS, além da tela mais espaçosa).

Como a maior parte dos Spin-offs sempre foge do gênero principal dos tradicionais RPGs, este não seria uma exceção… mas, seu gênero "dungeon" envolve um mix entre elementos de ação em tempo real e dos games do gênero de RPG/Estratégia. Muitos elementos principais dos games tradicionais de Pokémon aparecem, por exemplo: pra causar mais dano nos pokémons de tipo planta, um ataque de fogo é mais eficiente que os golpes de tipo água e assim vai.

Por vezes, as peças inimigas (pokémons selvagens) entram no seu caminho impedem a sua passagem em certos pontos do tabuleiro, então você precisará eliminar elas a fim de desimpedir a passagem, pra encontrar a saída que o levará pro patamar superior (ou inferior). Repita a dose até encontrar o último andar da torre. Depois de terminar a exploração, você começa a organizar os seus items pra entrar na próxima torre e o ciclo recomeça. Esta é uma forma ilustrada de como o jogo funciona.

PMD: Red/Blue Rescue Team apresenta um bom enredo com uma trama consistente, que envolve o jogador entre os intervalos de uma exploração e outra. Você é um humano que se transforma em um pokémon da noite pro dia e simplesmente todas as suas lembranças foram varridas como poeira. Pra piorar a sua situação, você simplesmente foi parar numa península repleto de pokémons e não existe qualquer sinal da humanidade a centenas de quilômetros dali.

O jogo começa com um característico questionário, onde o próprio jogo determinará o melhor pokémon que represente a sua personalidade. O sistema escolhe uma dentre as 16 opções de pokémon Iniciais, alguns deles são figurinhas estampadas no universo dos monstrinhos, tais como: Charmander, Pikachu, Meowth, Psyduck e outros. Você também poderá selecionar um parceiro que deve ser de um tipo diferente do seu starter. Exemplo, se o jogo recomendou um Charmander como pokémon inicial, o seu parceiro nunca poderá pertencer ao tipo fogo, tal como o Torchic e o Cyndaquil.Após ter definido os pokémons, vocês fundarão umaEquipe de Resgate, que ajuda os outros pokémons que correm perigo em outras partes do continente.

Por ter uma mecânica repetitiva e de um ciclo muito curto (preparativos da exploração; exploração da dungeon; reunir as recompensas), o game é enfadonho e requer paciência pra conseguir zerá-lo, pois é necessário horas e horas de jogo, pra completar a história principal do mesmo.Neste jogo não há pokébolas, portanto você precisa usar um outro método pra "capturar" os pokémons que entraram pra sua equipe. E não são todos os pokémons que estarão na sua versão do game, assim como a maioria dos títulos tradicionais pede, você só conseguirá todos os pokémon quando fizer uma troca de dados (via Wonder Mails) entre os games Red/Blue.

O sistema de batalha ainda predomina no estilo de "turn-based" dos games de gênero RPG/Estratégia. Você precisará andar em tiles (quadradinhos) pra estar próximo o suficiente pra atacar com uma Hydro Pump ou então, precisa estar em tiles adjascentes pra atingir os inimigos com Tackle e Scratch. Andar um tile ou fazer uma ação de ataque, levará um turno seu, então os pokémon selvagens, levaram um turno pra andar ou pra atacar.

Você poderá controlar apenas o líder da equipe de resgate. O que significa que o game inteiro é controlado pela IA (Inteligência Artificial) dos pokémon de sua equipe e você apenas pode alterar algumas das ações programadas pros seus parceiros. Algo frustrante, mas… falando nos mecanismos do game, algumas das características dos games principais abriram espaço pra novas adaptações dentro do PMD. Exemplo disso, é que a Base Stat "Speed" inexiste nestes games. Isso acontece porque o valor de "Speed" é sempre neutro pra todos os pokémon dentro da dungeon. Quando algum deles usa um golpe/ability que eleve a velocidade (como o Agility), o pokémon passa a produzir duas ações em um turno, a sentença também é verdadeira quando pensamos na acumulação de Stats Up, comum nos games de Pokémon. O máximo de Stats UP pro Speed de um pokémon é +4, enquanto que a penalidade permanecerá sempre no -1, onde você leva dois turnos pra pode fazer uma ação apenas.

Não pense que PMD é um joguinho simples e ordinário como os demais spin-off descompromissados… há uma gama grande de novidades que não são encontradas em nenhum outro jogo tradicional de pokémon. O que realmente se destaca no PMD1, é o como o jogo conta a história do protagonista.

Personagens principais:

Neste universo do PMD1, você encontrará vários ícones, além de outras equipes de exploração conhecidas… aqui deixarei uma pequena descrição de alguns deles:

  • Wigglytuff, é um dos pokémon que cuidam de um estabelecimento na Pokémon Square.A Wigglytuff Club, é um dos serviços disponíveis na Pokémon Square. Você precisará conversar com ele, se quiser mais companheiros pra sua equipe de exploração.
  • Kangaskhan, ela é uma das responsáveis por guardar todos os itens que a sua equipe conseguiu obter dentro das dungeons. Ela tem um papel importantíssimo e você virá visitá-la com frequência, seja pra guardar ou pegar de volta, os itens acumulados em sua Toolbox.
  • Persian, ele cuida do banco da Pokémon Square. As equipes de resgate vão até ele, pra poder sacar o dinheiro que deixaram com ele, ou então, fazem depósitos pra evitar perser o dinheiro, quando fracassarem numa dungeon.
  • Gulpin cuida da Link Shop, uma loja incomum que conecta dois ou mais movimentos pra serem usados de uma só vez. Pague o preço de 150 PoKé e desfrute das vantagens dos golpes conectados!
  • Os irmãos Kecleon possuem uma loja que vende artigos importantes pras equipes. O irmão verde venderá itens consumíveis e alguns equipáveis. O Kecleon roxo irá vender Wonder Orbs de diversos efeitos diferentes e TMs, que poderão ser usados pra ensinar novos golpes pra algum Pokémon.
  • Pellipers são os pokémon mais importantes neste game. São eles que se encarregam de pegar as cartas de pedidos de resgate e de outros trabalhos e os entregam até a base de cada uma das equipes de resgate. Eles também postam algumas missões no mural em frente ao Pelliper’s Post Office.
  • Makuhita é um pokémon gentil, que lhe dará a oportunidade de treinar um pouco, os integrantes de sua equipe de resgate. Sempre que quiser, poderá vir até aqui, pra enfrentar os pokémon selvagens nas Training Dungeons.
  • Team Meanies, a equipe mal-intencionada que quer apenas prejudicar a sua equipe. Ela é composta por Gengar, Medicham (fêmea) e Ekans.
  • Team ACT, a equipe mais conhecida na Pokémon Square. Ela é formada por Alakazam, Charizard e Tyranitar. Eles são uma das poucas equipes com Rank Gold, um rank bem prestigiado…





Conectividade:

Os games da série PMD tem alguns recursos interessantes, que podem ser usados até entre dois consoles diferentes. Um deles é o chamado Dojo Visit e o Unknown Dungeon, na qual usa-se o Slot adicional pra conectar a versão Red do GBA com a versão Blue do NDS.

Existe a possibilidade de usar os pedidos de ajuda, caso de sua equipe desmaiar de fome ou for nocauteada por um grupo de pokémons. Ai então, o seu amigo poderá pegar esta missão de resgate de sua equipe em forma de conexão Wi-Fi (NDS), Game Link (GBA) ou via Passwords, na qual você deverá inserir um extenso código de 54 caracteres e que o mesmo Password pode ser repassado via telefone celular, em uma mensagem de telefone etc…

Fora a conexão entre os games de Red Rescue e Blue Rescue, você não terá a mínima chance de conectar os games PMD com os rpgs tradicionais de Pokémon pra GBA, como Ruby & Sapphire.

Diferenças:

Os games PMD apresentam muitas adaptações dos rpgs tradicionais, inclusive o uso de itens totalmente novos que só têm serventia pra estes Spin-Off:

  • Todos os pokémon apresentam um quadro de Level-Up definindo que Stats ele elevará por vez. Não se preocupe com os Stats baixos de seus pokémon, porque você poderá usar os itens Stat Booster como Calcium e Iron pra deixar o seu pokémon com Stats superiores aos pokémons simples dos games tradicionais (interessante isso não?);

  • Muitos dos golpes foram alterados pra funcionarem no jogo. Exemplo disso são os golpes Earthquake, Scare Face, Disable, Mean Look e muitos outros;

  • Itens novos acrescentados no game, tais como o Apple e itens essenciais pra evoluir (qualquer) pokémon;

  • Possibilidade de ter todos os 386 pokémons, lançados até a 3ª geração. Pra isso, você precisará usar o recurso de interatividade entre as duas versões e ativar as missões que contenham um dos 12 pokémon exclusivos da versão oposta;

  • A conexão entre as versões de GBA e NDS pode ser feito por vários meios, seja via Passwords, conexão Game Link (GBA)/Wi-Fi (NDS) ou usando o sistema de Dual Slot do NDS;

  • Não há a presença de humanos, em nenhum momento do game. (FINALMENTE UM MUNDO DE POKÉMON, FEITO APENAS DE POKÉMON LIVRES, VIVA!);

  • Existem dungeons de todos os gostos… Desde aqueles mais básicos aos realmente desafiadores. Se quiser enfrentar estas dungeons, você precisará ter nervos de aço e uma excelente equipe;

  • Curiosidade: Alguns pokémon da 4ª geração já revelados fazem algumas pequenas aparições especiais: Mime Jr, Weavile, Bonsly, Lucario e Munchlax. Os quatro primeiros pokémon fazem uma referência ao oitavo longa metragem dos monstrinhos, Lucario e o Mistério de Mew.

  • Este foi um dos poucos spin-off que foram lançados simultaneamente pra dois sistemas diferentes. A Red Rescue Team é a versão de Game Boy Advance, enquanto que a Blue Rescue Team é a versão lançada pra Nintendo DS.

Prós:

– Poder jogar como um pokémon e não um treinador.
– Um jeito diferente de batalhar com os pokémons.
– O jogo é cativante, conforme você vai descobrindo os motivos por trás das estranhas catástrofes, e os motivos que o levaram a ser um pokémon.

Contras:

– O círculo vicioso e curto do PMD afasta alguns jogadores mais habituados com os games tradicionais de rpg.
– Requer um mínimo de atenção nos textos das missões.
– Você só poderá desbloquear a evolução de seus recrutas lá pra metade do jogo, logo depois de ver os créditos.

Screenshots:








Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page