Spin-off: PMD – Explorers of Time/Darkness

Pokémon Mystery Dungeon:
Explorers of Time/Darkness

Anos depois de lançarem o primeiro game da série PMD (Red/Blue Rescue Team), resolveram lançar uma "continuação". Em PMD:Explorers of Time/Darkness, você encontrará todos os elementos do gênero exclusivo "Dungeon Crawling", com várias novidades em relação às versões anteriores. Eles aproveitaram a carona das versões Diamond/Pearl, pra popularizar ainda mais, os novos bichinhos da 4ª Geração. A lista de pokémons disponíveis vai do #001 (Bulbasaur) até o Darkrai (#491). A lista deste PMD, exclui os pokémon Shaymin (#492) e Arceus (#493), os últimos pokémons da 4ª Geração. Ambas as versões foram lançados pra mesma plataforma (Nintendo DS).

Explorers of Time/Darkness traz poucas novidades gráficas e não aproveita muito o potencial do Nintendo DS, focando-se apenas nas cores vivas e vibrantes dos sprites e do cenário. Até mesmo, parece uma versão de PMD1 do GBA disfarçada. Os games utilizam as mesmas mecânicas de Red/Blue Rescue Team, portanto, tudo o que você viu e aprendeu nos games anteriores, você também perceberá aqui. As missões dentro destas versões de PMD2, também não mudaram tanto. Você ainda fará as habituais missões de resgates, pedidos de entrega de itens e escolta até determinado andar da dungeon. Porém, Time/Darkness traz novos tipos de missões, como as de captura e apreensão dos "foras-da-lei", encontrar as salas secretas e localizar itens raros dentro de determinado andar da dungeon.

O policial Magnezone manda pedidos de "procura-se", com bastante frequência no game. Muitos destes pokés procurados são mais fortes e perigosos que os pokés encontrados na dungeon. Tome cuidado!As Sealed Chambers podem ser gerados depois de obter uma missão no game. Você terá de levar o cliente até a Sealed Chamber pra abrir a tranca e deverá entregar o item pro cliente. Existem várias Sealed Chambers espalhadas em determinados andares de dungeons que contém itens raros.As Golden Chambers poderão ser geradas em algumas missões. Depois de levar o cliente pro determinado andar, você precisará pegar algum pokémon que possa alcançar a parte central da sala e tomar pra si os tesouros daquele andar. O cliente fica satisfeito apenas de levá-lo até esta sala, bonzinho ele né?

No começo do game, você terá de responder um novo questionário pra identificar o pokémon mais apropriado pra sua personalidade (o mesmo sistema do PMD anterior). Depois de completar o questionário, o game selecionará um dos 16 iniciais do jogo: Piplup, Munchlax, Pikachu e muitos outros. O seu parceiro pode ser escolhido entre as 13 opções disponibilizadas, mas sempre obedecendo a regra de que não poderá ter dois pokémon do mesmo tipo. Por exemplo, se você se transformou num Chimchar, não poderá selecionar um Charmander ou um Cyndaquil.

O começo do game PMD2: Explorers of Time/Darkness lembra um pouco os anteriores. Você é um humano que acabou perdendo a memória e se transformou num pokémon, durante uma noite tempestuosa. A tempestade cai de forma muito violenta. Depois de conseguir sobreviver às ondas, você se verá numa praia. É neste ponto que a história começará.Depois de ficar desacordado por algum tempo, você será socorrido por um pokémon (que será o seu parceiro). Ele não conseguiu coragem pra formar uma equipe de exploração, então resolve pedir pra que você o ajude, pois acredita que juntos, poderão se tornar uma equipe eficiente. Então, vocês resolvem formar uma equipe de exploração.

A trama de "Explorers of" é intrigante, contendo muitas passagens com reviravoltas que prendem a atenção do jogador. Todos os fatos do "Explorers of" envolvem o tempo e a escuridão, em torno dos mistérios sobre o seu passado.O jogo contêm o mesmo ciclo vicioso que acontece muito dentro do gameplay. Você entra na dungeon, sai dela com alguns itens e então se preparará pra entrar na próxima dungeon com mais inimigos e mais missões pra serem cumpridas.

Nos games de PMD, você precisará recrutar os pokémon e não "capturá-los". Depois de derrotar um pokémon selvagem, ele poderá pedir pra entrar em sua equipe. Também há outros meios de recrutar novos pokémon. Depois de cumprir certas missões, você poderá encontrar um cliente que pede pra se aliar a sua equipe. Ou então, você pode encontrar algumas missões onde você recebe ovos de pokémon como recompensa. Depois de eclodi-los você recrutará automaticamente, o bebê de pokémon, que estará no lv. 1.

Se quer recrutar todos os pokémon, já aviso que será uma tarefa árdua… digo isso, porque estas duas versões também trazem espécies exclusivas que não podem ser encontradas em sua versão oposta. Pra adquirir estes pokémon exclusivos basta trocar as informações de um game pra outro, via Wonder Mails.Riolu, por exemplo, é um dos pokémon exclusivos do PMD2. Pra adquirir ele na versão oposta, basta obter o Wonder Mail com o Riolu como cliente.

Os controles de PMD2 ainda são os mesmos de PMD1. Todas as ações feitas na dungeon constam como um turno: recuperar o HP, atacar ou andar são alguns exemplos de ações. Os pokémon selvagens irão usar o turno deles pra se movimentarem ou atacarem. Você continuará a controlar apenas as ações do líder da equipe de exploração, assim como em PMD1.Uma das novidades deste novo PMD2 são os "Treasure Boxes", os tesouros que os pokémon selvagens deixam cair. Em determinado ponto do jogo, você habilitará a possibilidade de encontrar estes itens, que guardam itens valiosos ou itens específicos de pokémon.Falando em itens específicos, eles também são uma novidade em PMD2. Com alguns destes itens em sua Treasure Bag, você eleva alguns Stats de membros da sua equipe que pertençam à mesma espécie de pokémon.

A diversidade de Specific-Items é relativamente baixa considerando o grande número de pokémon encontrados nestas versões. Mas, na terceira versão destes games (noExplorers of Sky), você encontrará muitos e muitos Specific-Items pra uma diversidade maior de pokémon. Colecione os itens pra sua equipe ficar mais forte e resistente!Embora use (quase) todo o arsenal vindo da 4ª geração, o game pode ser um pouco fraco em relação ao PMD anterior. Pois existem muitos lendários no PMD2 e que não foram "aproveitados" pra fazer novas missões no modo história, aumentando um pouco mais o entrosamento com as histórias que os pokémons lendários trazem pro universo PMD.

Personagens Principais:

Em PMD2, você encontra personagens que fazem papéis importantes no desenrolar da história.

  • Kangaskhan é uma figurinha conhecida… Ela cuida do serviço de armazenamento de itens das equipes de exploração.

  • Wigglytuff e seu braço direito Chatot lideram as atividades dentro da guilda de exploração, local por onde as equipes novatas entram pra treinarem até se tornarem equipes de exploração independentes.

  • Croagunk é um dos membros da guilda e ele será responsável por trocar os itens específicos de pokémon por outros mais raros. Se quer uma montar uma coleção destes itens, você precisará conversar com ele diversas vezes, pra saber se já têm os pares de itens de algum pokémon.

  • O Chimecho é o pokémon responsável pelo jantar. Ele também desempenha uma importante função de organizar a sua equipe de exploração. Ele liberará pra sua equipe, a possibilidade de conseguir recrutar pokémons.

  • Diglett e o Loudred são os vigias da guilda. Eles são responsáveis por identificar e permitir a entrada dos pokémon na guilda. Loudred, por sua vez, desempenha um "serviço gratuito" de despertador vivo, é ele que faz que a sua equipe acorde cedo.

  • Dugtrio desempenha a função que era feita pelos Pellipers de antigamente. Ele percorre todo o subssolo pra poder pegar as novas missões e também, atualiza os quadros de trabalhos e de "procura-se", que o Magnezone ou os Magnemites enviam.

  • Os Irmãos Kecleon também estão presentes em PMD2. Você poderá adquirir novos produtos com eles. O Kecleon verde vende itens consumíveis e (pasmem) Gummies também. O Kecleon Roxo venderá TMs e Orbs.

  • O Electivire cuidará dos serviços de Link Moves. É com ele que você poderá apagar movimentos e pode pedir pra ensinar golpes que os pokés esqueceram.

  • A Chansey cuidará dos ovos de pokémon que você encontra em algumas missões. Depois de ficar com o ovo de pokémon por algum tempo, volte a falar com ela, pra descobrir se o ovo já começou a rachar e então, você recrutará um novo bebê, no lv. 1 (assim como em DP, onde os bebês ganham o lv. 1 ao nascer). Em alguns casos, alguns bebês trarão um item logo que chocam. Estes items são os specific-items mais difíceis de se obter!

  • Duskull será o protetor de sua graninha… Ele cuidará de sua conta bancária, permitindo fazer depósitos e saques, sem cobrar nada em troca.

  • Um Xatu aparece na Treasure Town também (mas não é o mesmo Xatu de PMD1, hein!). Xatu irá revelar o conteúdo das Treasure Boxes que você coleta no desenrolar do game.

  • Marowak é dono de um Dojo de treinamento. Você poderá ir no Dojo, sempre que quiser evoluir alguns dos membros de sua equipe.

  • Um chefe da policia de pokémon aparece constantemente pra você. Ele é um Magnezone experiente e cria missões pra capturar os "foras-da-lei": pokémon que cometem delitos de furto ou outros tipos de crime. Ele têm um bom reforço de ajudantes, os seus Magnemites, que fazem praticamente o mesmo que o Magnezone.

  • Não pense que os Pellipers deixaram de existir em PMD2. Eles apenas estão em um lugar especial, pra missões especiais. Na Ilha do Pelliper, você poderá jogar as missões de resgate de seus amigos ou então, jogar qualquer dungeon, enquanto espera pelo resgate de sua equipe.

  • Team Skull, a equipe formada pelo Skuntank, Zubat e um Koffing. Esta é a equipe que tentará de tudo pra atrapalhar o seu sucesso.

  • Team Charm, é uma equipe famosa no universo de PMD2. Composta apenas de fêmeas. Nesta equipe estarão: Gardevoir, Medicham e Loppuny. Elas participam de uma das explorações dentro do modo Story.

  • Team Rider, é uma outra equipe famosa de exploradores. É composta por: Gallade, Rhyperior e Roserade, eles fazem apenas uma aparição no final do game, depois de salvar o Dugtrio de se afogar nas ondas do oceano.









Conectividade:

  • Estas versões de PMD usam e abusam do recurso Wi-Fi do Nintendo DS, pra fazer comunicação entre um game e outro. Eles ainda conservaram o recurso de Passwords, que poderão ser passados em qualquer lugar;

  • Estes games de PMD não poderão se conectar de modo algum com as tradicionais versões de Pokémon;

  • Há a possibilidade de usar o recurso conhecido como Unknown Dungeon, que irá localizar a dungeon que um jogador próximo de onde o seu console está e então, você também poderá jogar a mesma dungeon;

  • Possibilidade de enviar e receber missões pra resgatar a equipe de seus amigos, não importando que versão de "Explorers of" ele esteja jogando. Caso esteja enviando um SOS Mail do Explorers of Sky, o game identificará como um SOS Mail vindo de Time ou Darkness;

  • Possibilidade de intercambiar itens entre quaisquer versão de "Explorers of".

Diferenças:

  • Logo na Introdução do game, você verá um baú vermelho (versão Darkness) ou azul (versão Time);

  • A presença marcante dos novos pokémons da 4ª Geração e muitos, muitos novos itens pra serem descobertos e coletados;

  • Existem muito mais espaços (Slots) pra guardar os itens obtidos na dungeon. Anteriormente, você carregava até vinte itens, mas agora, você poderá carregar 48 itens dentro da dungeon;

  • O sistema de recrutamento nesta versão melhorou. Antes você poderia recrutar apenas três pokémon (ou menos) por vez, trazê-los inteiros até o final da dungeon e então, eles passarão a ser recrutas de sua equipe. Agora, você não precisa se preocupar com a Body Size máxima da sua equipe e/ou do número de integrantes dela. Todos os pokémon recém-recrutados irão diretamente pra "casa" à sua espera;

  • O nível de dificuldade ficou menor, em comparação com as versões Red/Blue Rescue;

  • Continente totalmente novo e inexplorado. Todos os personagens do PMD2 não são iguais aos do universo de PMD1;

  • A história do game envolve poucos pokémon lendários;

  • Agora, o seu rank de explorador influenciará no número de itens que poderá guardar no armazém. O limite máximo é de 1000 slots na Kangaskhan Storage;

  • Existe um pokémon exclusivo de cada versão: Mewtwo não pode ser obtido na versão Time e Celebi não pode ser recrutado na versão Darkness;

  • Assim como existem pokémon exclusivos, existem também itens exclusivos de cada uma das versões, inclusive, os itens evolutivos Lunar/Solar Band, só podem ser adquiridos trocando Wonder Mails de uma versão a outra.

Prós:

– Gráficos melhorados, com uma paleta de cores maior, deixando os sprites mais vivos e mais coloridos.
– História mais interessante, com bastante coisas para fazer em cada jogo.
– Recursos de Wi-fi bem aproveitados.

Contras:

– Poucas missões baseadas na história do game.
– Usa a mesma fórmula da versão anterior de PMD, o que pode afastar alguns dos jogadores habituados com os games convencionais da franquia Pokémon.
– O sistema de resgate poderia ser mais trabalhado.

Screenshots:











Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page