Spin-off: PMD – Explorers of Sky

Pokémon Mystery Dungeon:
Explorers of Sky

Explorers of Sky é uma terceira versão feita a partir dos games Explorers of Time/Darkness anteriores, reunindo muitas das características de ambos. O game também foi lançado pra plataforma Nintendo DS.O Explorers of Sky reaproveita muitos cenários e telas dos menus. São tantos detalhes adicionados que dá uma impressão de ser um game totalmente novo. Isso por si só, já é uma boa vantagem.Até a abertura do Explorers of Sky é diferente daquela que você assistia enquanto esperava pela tela título de Time/Darkness.Shaymin Sky Forme (vulgo Skymin), já dá as caras na introdução do game. Isso quer dizer que, aquelas novas formas de pokémon vindas de Pokémon Platinum estarão presentes neste PMD! A lista de Pokémon disponíveis vai do #001 (Bulbasaur) até o Shaymin (#492). Somente o Arceus (#493) ficou de fora novamente. Mas, ele faz uma aparição em forma de estátua, no topo da Destiny Tower.

Além das missões que você encontrava em Time/Darkness, você encontrará novas "versões modificadas" das missões de captura de "foras-da-lei" e entregas de itens. Um exemplo claro disso, é uma das missões que desencadeiam uma Monster House, na qual o líder da monster house é um dos procurados que você precisa prender. Este remake trouxe bastantes coisas novas.

O começo de PMD: Explorers of Sky é idêntico ao de Time/Darkness, não apresentado alterações drásticas em como a história se desenrola, porém existem sutis mudanças no longo da aventura.A parte gráfica do game foi melhorada, como exemplo temos as novas apresentações das condições climáticas, como o do Sandstorm de uma dungeon do deserto ou o estilo dos tiles em determinadas dungeons, deixando-as mais fieis ao ambiente em questão.Comparando a imagem do efeito de Sandstorm de Explorers of Sky com os games anteriores, é possível notar que o jogo trabalhou muito bem a parte gráfica.

A história de Explorers of Sky ficou um pouco mais extensa, graças às missões adicionais. Algumas delas revelam fatos não explicados sobre alguns personagens de Time/Darkness. Estas missões são chamadas de "Special Episodes" e existem cinco delas pra serem destravadas no decorrer da história.Um dos episódios especiais traz a trajetória do Bidoof, desde quando saiu de casa, até o dia em que ele conheceu a sua equipe de exploração.

O jogo ainda mantém o mesmo ritmo de exploração de dungeons dos games da série PMD, portanto, não diferencia em nada no que diz respeito ao formato do gênero RPG/Estratégia, com elementos de dungeon crawling.Pra conseguir novos integrantes pra sua equipe, você precisará recrutar os oponentes que derrota numa dungeon.Muitos pokémon exclusivos de Time/Darkness poderão ser encontrados com facilidade. Isso acontece, porque Explorers of Sky reúne tudo o que as duas versões anteriores apresentavam como "exclusivo".

A disponibilidade de itens encontrados em Explorers of Sky também é impressionante. Existe uma diversificação muito maior de specific-itens, abrangendo várias espécies diferentes de pokémon; a presença de Orbs e itens exclusivos de Time/Darkness marcam presença; e aqui você encontra os novosItens de Imitação (Lookalike Items) que terão o efeito reverso do item original. Uma Oren Berry, que é uma versão modificada da Oran Berry, por exemplo, fará 10 pontos de dano ao usuário que devora a berry.

Personagens Principais:

Explorers of Sky nada mais é do que a "terceira versão" de PMD2. Porém, ele trouxe mais personagens importantes na trama. Aqui vou falar de alguns deles:

  • A tela do menu da Kangaskhan Storage só recebeu uma pequena modificação. Agora, você poderá organizar o conteúdo da "gaveta" de sua equipe, pressionando o botão "Select". Ela cuida do serviço de armazenamento de itens das equipes de exploração.
  • Wigglytuff e seu braço direito Chatot lideram as atividades dentro da guilda de exploração, local por onde as equipes novatas entram pra treinarem até se tornarem equipes de exploração independentes e bem sucedidas.
  • Croagunk será responsável por trocar os itens específicos de pokémon por outros mais raros. Em Explorers of Sky, o menu de opções de Swap Shop mudou de tal forma que você poderá saber toda a lista de itens específicos de determinado pokémon. Muito mais prático e útil!
  • A tela do menu de Chimecho recebeu um pequeno upgrade, onde você poderá ler o próximo IQ Skill que aquele pokémon poderá aprender. Ele também desempenha uma importante função de organizar a sua equipe de exploração. Ele liberará pra sua equipe, a possibilidade de conseguir recrutar pokémons.
  • Diglett e o Loudred são os vigias da guilda. Eles são responsáveis por identificar e permitir a entrada dos pokémon na guilda. Loudred, por sua vez, desempenha um "serviço gratuito" de despertador vivo, é ele que faz que a sua equipe acorde cedo.
  • Dugtrio desempenha a função que era feita pelos Pellipers de antigamente. Ele percorre todo o subssolo pra poder pegar as novas missões e também, atualiza os quadros de trabalhos e de "procura-se", que o Magnezone ou os Magnemites enviam.
  • Os Irmãos Kecleon também estão presentes em PMD2. Você poderá adquirir novos produtos com eles. O Kecleon verde vende itens consumíveis e Gummies. O Kecleon Roxo venderá TMs e Orbs.
  • O Electivire cuidará dos serviços de Link Moves. É com ele que você poderá apagar movimentos e pode pedir pra ensinar golpes que os pokémons esqueceram.
  • A Chansey cuidará dos ovos de pokémon que você encontra em algumas missões. Depois de ficar com o ovo de pokémon por algum tempo, volte a falar com ela, pra descobrir se o ovo já começou a rachar e então, você recrutará um novo bebê, no lv. 1 (assim como em DP, onde os bebês ganham o lv. 1 ao nascer). Em alguns casos, alguns bebês trarão um item logo que chocam. Estes items são os specific-items mais difíceis de se obter!
  • Duskull será o protetor de sua graninha… Ele cuidará de sua conta bancária, permitindo fazer depósitos e saques, sem cobrar nada em troca.
  • Um Xatu aparece na Treasure Town também (mas não é o mesmo Xatu de PMD1, hein!). Xatu irá revelar o conteúdo das Treasure Boxes que você coleta no desenrolar do game.
  • Spinda, Wynaut e uma Wobbuffet fêmea abrirão um estabelecimento novo na Treasure Town. O Spinda’s Café é uma das novidades em Explorer of Sky. Spinda terá uma bancada chamada Juice Bar. Nela você terá a oportunidade de consumir os itens alimentícios – como Apples, items Stats Up como Proteins, Gummies e muitos outros – mudando os efeitos dos mesmos!
  • Wynaut e a Wobbuffet estarão tomando conta da Recycle Shop, um local onde você poderá trocar os itens que estão ocupando espaço na Kangaskhan Storage e então, conseguir outros itens mais úteis, um exemplo mais claro disso é a obtenção de uma Reviver Seeds. Pra conseguir uma Reviver Seed de graça, leve com você duas Escape Orbs (vindas dos Training Mazes do Marowak Dojo). Isso é que é economia!
  • Na misteriosa Secret Bazar (dentro das Hidden Stairs), você encontrará Kirlia (a recepcionista do local) e os demais pokémon que apresentarão serviços únicos, que serão cruciais pra completar os desafios de explorar dungeons difíceis, extensas e perigosas.
  • Mime Jr.’s Spa, você poderá recobrar todo o HP/PP e Belly dos integrantes de sua equipe. Basta pagar 100 PoKé pra usufruir deste serviço.
  • Swalot Grab Bag, você poderá pegar uma sacola com um item surpresa dentro. Basta pagar $150 pra testar a sorte!
  • Lickilicky poderá limpar todos os items grudados de sua Treasure Box, fazendo-os funcionais novamente! Basta pagar $100 pra usar este serviço.
  • No Shedinja Escape Guide você poderá encontrar a saída da dungeon mais rápida. Ele funciona como uma Escape Orb, onde você será levado pra fora da dungeon instantaneamente. Pague $100 pra usar este serviço.
  • Marowak é dono de um Dojo de treinamento. Você poderá ir no Dojo, sempre que quiser evoluir alguns dos membros de sua equipe.
  • Um chefe da policia de pokémon aparece constantemente pra você. Ele é um Magnezone experiente e cria missões pra capturar os "foras-da-lei": pokémon que cometem delitos de furto ou outros tipos de crime. Ele têm um bom reforço de ajudantes, os seus Magnemites, que fazem praticamente o mesmo que o Magnezone.
  • Não pense que os Pellipers deixaram de existir em PMD2. Eles apenas estão em um lugar especial, pra missões especiais. Na Ilha do Pelliper, você poderá jogar as missões de resgate de seus amigos ou então, jogar qualquer dungeon, enquanto espera pelo resgate de sua equipe.
  • Team Skull, a equipe formada pelo Skuntank, Zubat e um Koffing. Esta é a equipe que tentará de tudo pra atrapalhar o seu sucesso.
  • Team Charm, é uma equipe famosa no universo de PMD2. Composta apenas de fêmeas. Nesta equipe estarão: Gardevoir, Medicham e Loppuny. Elas participam de uma das explorações dentro do modo história.
  • Team Rider, é uma outra equipe famosa de exploradores. É composta por: Gallade, Rhyperior e Roserade, eles fazem apenas uma aparição no final do game, depois de salvar o Dugtrio de se afogar nas ondas do oceano.












Conectividade:

  • Estas versões de PMD usam e abusam do recurso Wi-Fi do Nintendo DS pra fazer comunicação entre um game e outro. Eles ainda conservaram o recurso de Passwords, que poderão ser passados em qualquer lugar;

  • Você poderá enviar a DEMO do jogo Explorers of Sky para seus amigos através do DS Download Play no Hidden Shopkeeper Village;

  • Os games PMD não poderão se conectar de modo algum com as tradicionais versões de RPG de Pokémon;

  • Há a possibilidade de usar o recurso conhecido como Unknown Dungeon, que irá localizar a dungeon que um jogador próximo de onde o seu console está e então, você também poderá jogar a mesma dungeon;

  • Possibilidade de enviar e receber missões pra resgatar a equipe de seus amigos, não importando que versão de "Explorers of" ele esteja jogando;

  • Possibilidade de intercambiar itens entre quaisquer versão de "Explorers of".

Diferenças:

  • Na introdução do game Explorers of Sky, você verá um baú verde;

  • A lista de iniciais em Explorers of Sky mudou, apresentando pokémons exclusivos pra determinados tipos de nature e gênero, o que não existia em Time/Darkness;

  • Todos os pokémon dos "Explorers of" anteriores estarão presentes e itens novos foram adicionados;

  • Você poderá guardar até 48 itens dentro de uma dungeon;

  • O sistema de recrutamento se modificou um pouco. Desta vez, quando a sua equipe não têm mais capacidade de ceder espaço pra um novo recruta entrar na equipe, você escolhe um dos membros de sua equipe pra poder voltar pra "casa", esperando até que seja chamado novamente;

  • O nível de dificuldade das missões ficou ligeiramente maior, existem missões que geram Monster Houses, tome cuidado;

  • O mesmo continente apresentado nos games "Explorers of", porém com a adição de algumas dungeons novas pra explorar;

  • A história do game envolve poucos pokémon lendários, porém revela partes interessantes sobre alguns dos pokémon que fazem parte da história do game e que não foram explicadas em Time/Darkness;

  • Você não precisará se preocupar em equipar um item sempre que entra em uma dungeon diferente. O próprio game registrará as últimas modificações feitas na sua equipe;

  • A presença das Hidden Stairs dentro de determinadas dungeons do game facilitam a exploração, se transformando em um trunfo na hora mais crítica da exploração;

  • O seu rank de explorador influencia no número de itens que poderá guardar no armazém, chegando a 1.000 slots na Kangaskhan Storage;

  • O seu rank também influenciará no tipo do Ticket que poderá trocar dentro do Spinda’s Café.

Prós:

– Muitas melhorias foram implementadas, comparado a Explorers of Time/Darkness.
– Uma boa variedade de pokémons iniciais.
– Recursos de Wi-fi bem aproveitados.

Contras:

– A mesma rotina a se fazer a cada missão está se tornando muito repetitivo.
– No geral, as Side Quests não são muito interessantes.
– Não é muito desafiador.

Screenshots:









Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page