Anime: Shinies no Anime

Pokémons Shinies no Anime

Nos jogos, os pokémons Shinies são raros de serem vistos. No anime eles também aparecem, mas são tão difíceis de se encontrar como no jogo. Ash e companhia já chegaram a encontrar alguns pokémons Shiny, abaixo estão listados os Shinies que eles já encontraram:

Noctowl
Ele apareceu em Johto, foi capturado por Ash com a ajuda de Pikachu. Ele substituiu o velho Pidgeotto e ajudou em várias batalhas, como na do ginásio de Morty. Depois que Ash foi para Hoenn, o Noctowl ficou com o profº Carvalho e foi substituído pelo Swellow. Foi o primeiro pokémon verdadeiramente shiny que apareceu no anime.
Shuckle
Esse Shuckle tem um casco azul. Um velho em Johto extraia o suco desse Shuckle para fazer uma espécie de poção do amor que serve para atrair pokémons. Sabendo disso, Jessie, James e Meowth resolveram roubá-la, mas com ajuda do velho, Ash e os outros, tudo volta ao normal.
Gyarados
O Shiny mais conhecido, ele até aparece de brinde no jogo para capturar. Ele tem coloração vermelha. A Equipe Rocket de Johto forçavam pokémons a evoluir com uma máquina, este era um Magikarp comum que virou Shiny durante sua evolução. Causou uma confusão com sua fúria em Mahogany, então, com ajuda de Pryce, Ash e os outros, e de Lance da elite 4, resolveram o problema. Lance o capturou e em Hoenn ele usa na luta com Kyogre e Groudon.
Magneton
Este pokémon pertence a Jackson (ou Vincent), que usa numa batalha contra Ash na Liga Johto. Ash acaba empatando nesta luta mas mesmo assim, se classificou para a próxima etapa da liga. Foi o Shiny com a aparição mais curta no anime.
Swellow
Caracterizado pelo tom de cor verde. Ele pertence a Winona, a líder de pokémons voadores do ginásio da Cidade de Fortree, na região de Hoenn. Ela utilizou este Swellow numa batalha contra Ash pela insígnia, que por sua vez, também usou seu Swellow para derrotá-la.
Magikarp
Um Magikarp dourado que aparece em Hoenn. Um treinador que possuía um Ivysaur e um Wartortle pescou este Magikarp. Então chegou um outro treinador interessado e resolveu trocar o seu Charmeleon pelo o Magikarp, fazendo ele ficar com as 3 evoluções dos iniciais de Kanto.
Donphan
Também aparece em Hoenn. Esta Donphan shiny é fêmea. Ela foi um destaque em meio de outros Donphans normais. Ela fazia com que os outros Donphans caíssem de amor por ela, que usavam golpes de rolo compressor para impressioná-la.
Dustox
Já na região de Sinnoh, o Dustox de Jessie encontra um Dustox shiny que pertencia a um treinador. Eles se apaixonaram e ambos libertam seus pokémons para procriarem. Jessie amarra umas fitas nas antenas de Dustox e os Dustoxs partem para uma vida juntos. É um caso semelhante ao do Butterfree de Ash.
Metagross
Outro que apareceu em Sinnoh. Ele é selvagem (não tem treinador) e apareceu atacando a Equipe Rocket. Consegue usar golpes como o Lock-on (coisa que os Metagross normalmente não aprendem), além de ser afetado por golpes venenosos como o Cauda Venenosa de Seviper (foi afetado mesmo ele sendo metálico). Seu golpe psíquico foi revertido pelo contra-ataque de Wobbuffet, mesmo sendo um golpe especial (e não físico).
Pichu cor-de-Pikachu
Este aqui apareceu em um dos encerramentos da saga Diamond & Pearl. No encerramento, parece agir como se fosse o rival da “Pichu de Orelha Espetada”. Este Pichu shiny é conhecido como “Pichu Cor-de-Pikachu”, por ter as bochechas vermelhas e pelugem amarela como a de Pikachu, diferente de um Pichu normal, que tem bochechas rosadas e pelugem com um tom mais claro de amarelo.
Ditto
Mais um que apareceu em Sinnoh. Uma treinadora chamada Narissa possui um Ditto comum e um shiny, de coloração azul. Ela os treina, pois acha que Ditto são os melhores pokémons. Estes Dittos podem se tranformar em qualquer pokémon que esteja por perto, não apenas àquele ao qual está enfrentando na batalha.
Raikou, Entei e Suicune
Um Raikou, um Entei e um Suicune shinies apareceram durante o 13º filme – Zoroark: Mestre das Ilusões. Estes foram os primeiros lendários shinies. Eles surgiram para proteger a cidade Crown das ilusões de uma Zoroark, que estava sendo forçada por Kodai para destruir a cidade.
Ariados
Um Ariados shiny apareceu num episódio especial da saga Diamond & Pearl sobre a nova jornada de Dawn após Ash e Brock partirem de Sinnoh. Neste episódio, Dawn estava à procura de alguns pokémons iniciais do Profº Rowan que haviam escapado. Ela é atacada por um bando de Ariados, tal como no primeiro episódio da saga, porém desta vez liderados por um shiny Ariados. Com a ajuda do recém-evoluído Quilava, Dawn consegue mandar este Ariados shiny pro espaço.
Hydreigon
Nas duas versões do 14º filme Carlita possui um Hydreigon. Em Pokémon, o filme: Preto – Victini e Reshiram seu Hydreigon tem a coloração normal. Já em Pokémon, o filme: Branco – Victini e Zekrom ele é shiny.
Golurk
Nas duas versões do 14º filme Juanita possui um Golurk. Em Pokémon, o filme: Branco – Victini e Zekrom seu Golurk tem a coloração normal. Já em Pokémon, o filme: Preto – Victini e Reshiram ele é shiny.
Onix
O Onix shiny apareceu na região Unova. No episódio, Ash e seus amigos estavam sendo atacados por vários Onix que estavam irados por terem o seu território invadido. Ash pediu para Meloetta, que os acompanhava na época, cantar para tentar acalmar os Onix. A canção não havia funcionado. Quando o grupo de Onix ia avançar, eis que o Onix shiny, que ouviu a canção do topo de um penhasco, dá seu rugido e faz todos os Onix recuarem, salvando Ash e seus amigos.
Genesect
Uma equipe de 5 Genesect aparece durante o 16º filme. Um deles é shiny e é chamado de Genesect Vermelho. Ele se distingue por ser extremamente veloz, bem mais veloz que os demais. Ele, juntamente com os outros 4, apareceu num flashback do anime, antes do filme estrear nos cinemas. Assim como Mewtwo, foi criado pelos humanos.
Druddigon
Um Druddigon shiny apareceu no Arquipélago Decolore. Vivia escondido dentro de uma caverna. Jessie e James fizeram-no sair de lá para tentar controlá-lo. Após mandá-los pro espaço, Druddigon fica nervoso e alvoroçado. Após ser acalmado por Clair, líder do ginásio dragão de Johto, decide ir com ela. Clair captura o Druddigon shiny.
Magikarp
Um segundo Magikarp dourado aparece agora na região de Kalos. Ele é de tamanho maior que os Magikarps comuns. Ele chegou a salvar a vida de uma pessoa que ia se afogar e chegou a ser pescado por um pescador.

Metagross
Este Metagross pertence a Steven e apareceu no 2º especial das mega evoluções. Steven é capaz de mega evoluí-lo. Ele usou-o para batalhar contra o Mega Charizard X de Alain. É o segundo Metagross shiny que já apareceu.
Hawlucha Negro
Este Hawlucha apareceu na região de Kalos. Ele faz parte de um grupo de teatro, sendo um dos artistas da peça. Ele logo se tornou rival do Hawlucha de Ash, mas se deram bem após contracenarem juntos.

Rayquaza
No 18º filme, um Rayquaza shiny é invocado por Hoopa para ajudá-lo na batalha contra outros pokémons lendários. Ele é capaz de mega evoluir por conta própria.
Dragonair
Ainda na região de Kalos, tivemos a aparição de um Dragonair Shiny. Ele pertencia a uma performer pokémon e foi usado na última Exibição Pokémon que Serena participou. A performer era uma celebridade no local, porém apesar de sua espetacular performance, não foi capaz de ganhar a Exibição.
Phantump
Também na região de Kalos, tivemos a aparição deste Phantump shiny. Ele é selvagem e havia se separado do bando de Phantumps. Ele foi encontrado por Ash e seus amigos, que ajudaram o Phantump shiny a encontrar novamente os seus amigos Phantumps.

Pokémons de Coloração Diferente

No anime, alguns pokémons de coloração diferente apareceram, não chegam a ser shinies, mas também foram diferenciados:

Butterfree cor-de-rosa
Este seria o 1º Shiny que apareceu no anime, mas na verdade, ele não foi considerado Shiny porque naquela época ainda não existiam pokémons Shinies (eles chegaram com a vinda da 2ª geração). Esta é a Butterfree cor-de-rosa que foi embora junto com o Butterfree do Ash.
Butterfree das Ilhas Laranja
Nas Ilhas Laranja alguns pokémons tinham coloração diferente.
Essa coloração é resultado do clima diferente da região.
Aqui temos um Butterfree com asas amareladas e manchas vermelhas.
Vileplume das Ilhas Laranja
Nas Ilhas Laranja alguns pokémons tinham coloração diferente.
Essa coloração é resultado do clima diferente da região.
Aqui temos um Vileplume com os cogumelos de sua cabeça com outra pintura.
Nidoran das Ilhas Laranja
Nas Ilhas Laranja alguns pokémons tinham coloração diferente.
Essa coloração é resultado do clima diferente da região.
Aqui temos um casal de Nirorans com suas cores em tons mais fortes.
Outros pokémons das Ilhas Laranja
Nas Ilhas Laranja alguns pokémons tinham coloração diferente.
Essa coloração é resultado do clima diferente da região.
Aqui podemos ver Paras, Weepinbell e Raticate.
Onix de Cristal
Em uma das ilhas do Arquipélago Laranja habita um Onix cujo corpo não é feito de pedra, mas sim de cristal. Diferente dos Onix comuns, ele é resistente contra golpes de água e fraco contra golpes de fogo. Artesãos que fazem esculturas de cristal podem ganhar uma inspiração especial se olharem diretamente nos olhos desse Onix.
Pokémons cor-de-rosa
Aqui vemos um Weedle, um Caterpie e um Primeape, todos rosas. Eles são rosa devido às frutas que comem na ilha, qualquer pokémon fica rosa ao comer dessas frutas. Como essas frutas fazem parte da dieta alimentar diária dos pokémons da ilha, permanecem todos sempre rosa.
Pikachu cor-de-rosa
O Pikachu do Ash experimentou uma das frutas rosa e seu corpo começou a ficar cor-de-rosa. Com o tempo, o pokémon que come do fruto rosa volta a sua coloração normal.
Rhyhorn cor-de-rosa
Aqui vemos um Rhyhorn rosa da Ilha Pinkan. As frutas rosas fazem parte de sua dieta alimentar diária, o que faz com que ele seja sempre rosa.
Nidoking cor-de-rosa
Aqui vemos um Nidoking rosa da Ilha Pinkan. As frutas rosas fazem parte de sua dieta alimentar diária, o que faz com que ele seja sempre rosa.
Pidgey cor-de-rosa
Aqui vemos alguns Pidgey rosa da Ilha Pinkan. As frutas rosas fazem parte da dieta alimentar diária destes pokémons, o que faz com que eles sejam sempre rosa.
Paras cor-de-rosa
Aqui vemos um Paras rosa da Ilha Pinkan. As frutas rosas fazem parte de sua dieta alimentar diária, o que faz com que ele seja sempre rosa.
Lapras azul-claro
No bando de Lapras da família do Lapras do Ash, havia um Lapras de cor azul-claro e com manchas mais escuras que os Lapras comuns. Este Lapras é a mãe do Lapras do Ash.
Smeargle
Apareceram alguns Smeargles com a coloração de seu rabo diferente. Dizem que a coloração dos rabos de Smeargles mudam de acordo com o seu estado de espírito.
Kecleon roxo
Um dos primeiros pokémons de Hoenn que apareceu em Johto, junto com Wynaut. Ele e mais um Kecleon normal começaram a roubar coisas dentro de um dirigível e ficavam invisíveis. Conseguiram até mesmo enganar Jessie e James, mas com a ajuda de Ash e os outros, tudo foi resolvido. Acredita-se que sua coloração diferente é devido à sua habilidade chama “troca de cor”.
Sudowoodo dourado
Em um episódio dos episódios da Série Advanced, Ash e Cia. encontram um Sudowoodo Dourado. Depois de uma batalha eles percebem que ele não é fraco contra golpes de água. Mais tarde encontram o seu treinador que diz que o colocou numa máquina para poder tirar a sua fraqueza e ele acabou ficando dourado. Depois de muitas pessoas tentando capturá-lo, ele é colocado na máquina de novo e volta a sua cor normal.

Coloração dos Pokémons:
Anime e Games

Alguns pokémons têm uma coloração no anime que é diferente da coloração dos games, mas isso não quer dizer que ele seja shiny. Como prova disso, há um fato muito comum que confundiu vários fãs: o Toxicroak de Saturn é shiny? Nos games, a coloração de Toxicroak é no mesmo tom que a cor de Croagunk. Porém, quando Toxicroak apareceu pela primeira vez no anime, notou-se que sua cor era bem diferente da cor de Croagunk. Além disso, era uma cor que lembrava muito a forma de Toxicroak shiny nos games. Foi então que começou a confusão.

Porém, a coloração que o pokémon tem no jogo não enfluencia muito na cor que ele tem no anime. Logo, o Toxicroak de Saturn NÃO é shiny, apenas sua coloração é que é diferente no anime. Acima você pode ver como é a coloração de Toxicroak nos games. Abaixo estão as Artworks oficiais do anime, mostrando a cor de Toxicroak normal e sua coloração shiny. Em outras palavras, caso o Toxicroak de Saturn fosse shiny, ele deveria está colorido da mesma forma do Toxicroak da direita na imagem abaixo. Como não está, o Toxicroak de Saturn é normal.

Um outro exemplo, que poucos notam, é a coloração de Machoke, que também é diferente nos games. E todos sabemos que as dezenas de Machokes que já apareceram no anime eram sempre normais, nunca shinies… logo, isso é mais uma prova que a cor dos pokémons do anime pode ser sim diferente dos pokémons nos games.

Machoke nos Games

Machoke no Anime

Erros de Coloração

No anime, alguns pokémons aparecem com uma coloração diferente, porém devido a erros de coloração.

Veja, por exemplo, a coloração de Ho-oh no 1º episódio:

Ele era completamente dourado, mas não é considerado shiny.
Nunca mais ele apareceu dourado, agora aparece apenas com sua coloração normal:

Outro caso acontece no episódio quando May consegue sua 2ª fita de Kanto:

Um Marill azul-claro e um Breloom azul

Marill shiny é verde, enquanto Breloom shiny é vermelho.
O que houve provavelmente foi um erro de coloração.
Notem também que há uma gosma vermelha ao fundo, parecido com Slugma, mas sem os olhos.

Em um dos episódios de Pokémon Chronicles, um dos Tauros de Ash tinha sua pelugem colorida da mesma cor de sua cabeça.

Aqui vemos o a parte de baixo do Munchlax da May da mesma cor que seus pés.

Existem vários outros erros menores na coloração de pokémons que apareceram durante alguns episódios do anime. Porém o erro acontece apenas durante um instante, numa das cenas do episódio.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page