Por que pokémons não podem ter mais de 4 golpes ao mesmo tempo?

Nos jogos, os pokémons estão sempre limitados a terem apenas 4 golpes, de forma que para que um novo golpes possa ser aprendido, um dos golpes anteriores deve ser esquecido. Considerando que estamos falando de um jogo, é necessário que os pokémons tenham apenas 4 golpes por questões de programação e jogabilidade. Se um pokémon pudesse ter vários golpes nos jogos, as batalhas poderiam ficar muito desequilibradas, eliminando até mesmo a estratégia que os jogadores podem criar. Os pokémons seriam capazes de atacar com tudo o que podem aprender. Ter apenas 4 golpes força o jogador a criar uma estratégia e escolher sabiamente os golpes que quer para o seu pokémon, tornando o jogo mais divertido. Tecnicamente, o motivo dos pokémons não poderem ter mais de 4 golpes por vez é esse, mas vamos analisar como isso seria possível trazendo os pokémons para a realidade.

Muitos questionam que pokémons inteligentes como Alakazam e Slowking não deveriam ter problemas para aprender mais de 4 golpes ao mesmo tempo. Isso inclusive era possível no início do anime. Havia casos onde pokémons usavam mais de 4 golpes numa mesma batalha. Um caso que merece destaque é o Dragonite de Drake, o campeão da Liga Laranja. Ele chegou a usar 10 golpes diferentes na batalha que fez contra Ash. Provavelmente isso foi feito para fazer esse Dragonite parecer imbatível. Em outras palavras, considerando pokémons como criaturas reais, eles não deveriam ter problemas em saber usar mais de 4 golpes.

O Dragonite com 1001 golpes

Alguém chama a Smogon para banir esse Dragonite?

Publicado por Pokémon Mythology em Terça, 26 de janeiro de 2016

Pois bem, com o passar do tempo vimos que o anime, para parecer mais fiel aos jogos, fez com que os pokémons não usassem mais que 4 golpes diferentes numa batalha. Então, o que incapacitaria os pokémons de terem mais golpes simultaneamente?

Existe uma coisa chamada "memória processual". Nela ficam as nossas aptidões, coisas que exercemos de maneira automática, sem precisar pensar em como estamos fazendo determinada coisa. Coisas como falar, escrever, andar de bicicleta, entre outras, estão em nossa memória processual. Uma vez que aprendemos, podemos realizar esses processos de maneira tão natural que não somos capazes sequer de descrever como fazemos. São coisas que fogem da nossa consciência.

Os golpes seriam um tipo de processo que os pokémons armazenam na memória processual. Uma possível solução a este enigma seria que os pokémons podem ter uma memória processual menos desenvolvida que os humanos, ao menos para o uso de golpes. Desta forma, o cérebro deles estaria limitado a acessar apenas 4 golpes em sua memória processual, de forma que, quando o pokémon aprendesse um novo golpe, acabasse esquecendo de outro que possuía.



Quando estamos aprendendo a falar, a escrever, a andar de bicicleta, precisamos repetir o processo inúmeras vezes até aperfeiçoá-lo. Conforme um pokémon vai ganhando experiência em batalhas e subindo de nível, eles "vão adquirindo" as habilidades necessárias para poder aprender um novo golpe, similar a esse processo de repetição que temos que passar até que um determinado processo entre em nossa memória processual.

No anime, podemos ver que um golpe também pode ser ensinado ao pokémon, quando se trata de um golpe que o pokémon não é capaz de aprender naturalmente. Esse seria o mesmo conceito de um Move Tutor, uma pessoa capaz de ensinar um golpe específico a um pokémon nos jogos. No anime, vimos que para o Pikachu aprender o Iron Tail, ou Swellow aprender o Aerial Ace, foi preciso que o golpe fosse repetido diversas vezes até que o pokémon fosse capaz de aperfeiçoá-lo. Em outras palavras, até que a forma de como realizar o golpe entrasse em sua memória processual.

Nos jogos temos também a presença de TMs e HMs. É interessante observar que esses itens se parecem com um CD. E para que serve um CD? Para armazenar dados! Podemos dizer que esses itens contém a "memória processual" de como realizar um golpe. Ou seja, com esses itens o pokémon não necessita adquirir a experiência necessária para se realizar um golpe, nem ter que ficar treinando até ser capaz de realizá-lo com perfeição.

Existem muitas coisas no mundo pokémon que não tem muita lógica, mas existem apenas para deixar o jogo mais interativo. Portanto, ficar buscando explicação para determinados assuntos fica mais por conta da imaginação dos fãs. O fato de um pokémon só poder usar 4 golpes por vez, como vimos nessa matéria, é um bom exemplo disso.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...