Lendários: Cronologia

CRONOLOGIA

Há muitos mitos e lendas em torno da história do mundo Pokémon que nós conhecemos. Ninguém sabe se essas lendas são verdadeiras ou não, mas há muitos indícios nos jogos, anime e mangá que nos faz acreditar que elas são.

Abaixo está uma cronologia dos acontecimentos na história do mundo Pokémon. O que você está para ler NÃO é uma fanfic.

* Algumas da informações contidas aqui são baseadas principalmente nas mitologias de Hoenn e Sinnoh encontradas nos games. Esta história pode ser encontrada na Canalave Library e ser também contada pelas várias plates encontradas nos jogos D/P/P. Os pokémons lendários da quarta geração possuem características mais divinas.

* Outras das informações contidas aqui são baseadas em pesquisas e descobertas de cientistas e estudos da antiguidade.

* Ainda há algumas informações que ainda não são totalmente concretas, mas que haja suspeitas de que sejam verdadeiras.

O começo do universo

Um ovo surgiu do caos e dele nasce Arceus, o primeiro pokémon que já existiu. Após seu nascimento, Arceus cria dois seres, Dialga para que controle o tempo e Palkia, para controlar o espaço. Enquanto o universo estava sendo formado, Arceus cria também mais três seres: Azelf, Uxie e Mesprit. As lendas dizem que esse trio místico nasceu de um mesmo ovo. Cada um foi criado para um aspecto da mente humana, Azelf para a vontade, Uxie para o conhecimento e Mesprit para a emoção. Eles irão viver submersos nos lagos Valor, Acuity e Verity, respectivamente, o que faz com que sejam conhecidos como trio dos lagos.

Arceus então cai em um sono profundo, deixando a formação do mundo aos seres que acaba de criar. Ainda antes de seu sono eterno, cria os Adamant, Lustrous e Platinum Orbs.

Azelf, Uxie, e Mesprit criaram o espírito. Uxie é referido como “The Being of Knowledge”, pois dizem que a sabedoria que enriquece a vida humana foi trazida com seu nascimento. Mesprit é referido como “The Being of Emotion”, pois ensinou aos humanos a sentirem emoções, como exemplo, a dor da tristeza e o valor da alegria. Azelf é referido como “The Being of Willpower”, pois pode pode fazer as pessoas desistirem de uma atividade ou fazê-las tentarem essa atividade repetidamente. Dizem que foi Azelf que deu a força aos humanos e que ele mantém o equilíbrio do mundo.

Acredita-se que Giratina também fora sido criado por Arceus quando este criou Dialga e Palkia. Giratina, após ser criado, desapareceu em uma outra dimensão, vivendo num mundo reverso ao nosso, onde pokémons mortos habitam. Aparece em cemitérios, com o papel de levar as almas para o mundo em que vive. Sempre que precisa alternar entre seu mundo e o nosso, muda de forma para não ser reconhecido.

Então, acredita-se que de Arceus tenha vindo Mew, o qual seria seu ajudante na criação do universo e dos pokémons. Acredita-se também que Mew possa ter vindo a existir por si mesmo e que continha o DNA de todos os pokémons existentes e que ainda irão existir.

Criação do Mundo Pokémon

Enquanto o mundo pokémon estava tomando forma, Groudon surgiu do magma das profundezas da terra, Kyogre surgiu da pressão das profundezas do mar e Rayquaza surgiu dos minerais contidos na camada de ozônio. Rayquaza então prosseguiu voando ao redor da camada de ozônio do planeta, voltando ocasionalmente para o Pilar do Céu (Sky Pilar) para descansar. Ele pode controlar a meteorologia e normalizar o tempo.

Groudon é um pokémon capaz de criar grandes terremotos, fazer com que vulcões entrem em erupção, fazer o sol brilhar mais forte, fazendo nuvens de chuva sumir e as águas secarem. Com esse poder, ele começou a criar os continentes. Kyogre é um pokémon capaz de provocar grandes maremotos e tempestades, dias chuvosos e grandes enchentes que aumentam o nível do mar, inundando os continentes. Com esse poder, ele começou a expandir os oceanos.

Em um certo momento, Groudon e Kyogre se encontraram e começaram a disputar por espaço, um querendo aumentar o continente, outro o oceano. Eles entram em uma grande batalha, quase destruindo tudo o que criaram. Eis que Rayquaza desce dos céus e intervém na batalha para terminá-la. Ele bane Groudon e Kyogre para áreas profundas da região de Hoenn (~Mt. Chimney e Seafloor Cavern~). Groudon e Kyogre permanecem adormecidos. Os Red e Blue Orbs foram criados para prevenir que eles despertem e mantidos a salvo no Mt. Pyre.

Neste ponto, Mew era um pokémon comum, existiam vários deles. Rayquaza volta aos céus enquanto o planeta tornou-se uma grande porção de terra. Era cercada de um vasto oceano em volta da terra e ao redor do planeta. Eis que surge Regigigas e com sua imensa força, divide a grande porção de terra formando vários continentes, puxando-os com uma corda e colocando-os em seus lugares.

O Mt. Coronet é criado e, ao seu redor, a região de Sinnoh. Durante todas essas movimentações, surge a Stark Mountain e Heatran é formado da lava.

→ Uma outra versão da lenda conta que para acabar com a batalha de Kyogre e Groudon, Rayquaza criou os 3 Regis para ajudá-lo, e que após isso os Regis se uniram para formar Regigigas

Pré-história

Há milhões de anos viviam pokémons pré-históricos, que são acreditados estar extintos atualmente. Eles podem ser revividos em laboratórios atuais através do estudo de seus fósseis. Esses pokémons são:

  • Helix Fossil → Omanyte
  • Dome Fossil → Kabuto
  • Old Amber → Aerodactyl
  • Root Fossil → Lileep
  • Claw Fossil → Anorith
  • Skull Fossil → Cranidos
  • Armor Fossil → Shieldon
  • Cover Fossil → Tirtouga
  • Plume Fossil → Archen
  • Jaw Fossil → Tyrunt
  • Sail Fossil → Amaura

Há 300 milhões de anos, um pokémon predador habitava o planeta. Mais tarde, ele viria se tornar Genesect.

É neste período que os Mews começam a desaparecer. Acredita-se que os humanos surgiram nesta época.

Entre 10.000 e 1.500 anos atrás, os 3 Regis são selados por uma civilização antiga de humanos, cujo alfabeto é o braile. Cada Regi foi selado em uma idade:

  • Era da Pedra: Regirock é selado
  • Era do Gelo: Regice é selado
  • Era do Ferro: Registeel é selado

Após esses acontecimentos, Regigigas, aquele que moveu os continentes, foi selado no Templo de Snowpoint, em Sinnoh.

→ Uma outra versão da lenda conta que foram os humanos que criaram os 3 Regis. Criaram Regirock com rochas de diversos locais do mundo na Idade da Pedra. Criaram Regice com o gelo do polo sul na Era do Gelo. Criaram Registeel com um tipo especial de metal não encontrado atualmente em nosso planeta, na Era do Ferro. Após a Era do Ferro, os 3 Regis foram selados na região de Hoenn enquanto Regigigas era selado em Sinnoh.

Há 1.500 anos atrás, o mais antigo sistema de escrita é desenvolvido e é usado nas Ruins of Alph, Tanoby Ruins e Solaceon Ruins. Arqueólogos estão atualmente em dúvida se os Unowns, praticamente idênticos às letras de nossa escrita, surgiram antes ou depois de surgir a nossa escrita, mas estão certos de que existe algum tipo de conexão.

História Recente

Há 700 anos atrás, Tin Tower e Brass Tower são construídos em Ecruteak City; Ho-oh e Lugia ocupam, respectivamente, o topo delas. A Brass Tower é a atual Burned Tower.

Há 150 anos atrás, Lugia e Ho-oh batalham para disputar quem iria dominar ambas as torres e ser o protetor de toda a cidade. No meio da batalha um trovão cai do céu, atingindo a Brass Tower, que se queima do topo até o chão, matando três pokémons que se encontravam em seu interior. Eis que vem uma chuva e apaga o fogo. Lugia, tendo sua torre queimada, recua e foge para as Whirl Islands, resolvendo dominar os mares.

Ho-oh ressuscita os três pokémons que morreram no incêndio da torre que havia sido destruída como os três cães lendários. Raikou, representando o trovão que caiu sobre a torre; Entei, representando o fogo que queimou a torre e Suicune, representando a chuva que apagou todo aquele incêndio. Os cães foram criados com a finalidade de supervisionar os humanos e saem em uma corrida constante pelo globo, enquanto Ho-oh voa pelos céus em busca do treinador de coração puro.

→ Uma outra versão da lenda conta que a história não parou por aí. Lugia, para demonstrar que tinha tanto poder quanto Ho-oh, também criou 3 lendários: Articuno, Zapdos e Moltres. Estas aves viviam cada uma em sua respectiva ilha no Arquipélago Laranja, e Lugia foi viver por estas áreas.

Origem de todos os lendários

Em resumo, os lendários surgiram desta forma:

  • Arceus nasceu de um ovo do puro caos.*
  • Dialga e Palkia vieram de Arceus para comandar o tempo e espaço*
  • Giratina provavelmente veio de Arceus e permanece no mundo reverso
  • Azelf, Uxie e Mesprit vieram de um mesmo ovo, que veio de Arceus*
  • Mew surgiu, contendo o DNA de todos os Pokémons*
  • Celebi pode ter vindo de Dialga, mas este pode apenas viajar no tempo (em relação ao domínio do tempo de Dialga)
  • Jirachi pode ter vindo de Palkia, mas este apenas pode realizar desejos (em relação ao domínio do espaço de Palkia)
  • Groudon foi formado do magma das profundezas da terra*
  • Kyogre foi formado da pressão das profundezas do mar*
  • Rayquaza foi formado dos minerais contidos na camada de ozônio*
  • O trio de Regis é formado por alguém (pelos humanos, cada um em suas respectivas eras? ou por Rayquaza?)**
  • Regirock é formado por rochas de diversos locais do mundo*
  • Regice é formado pelo gelo do polo sul*
  • Registeel é formado por um tipo especial de metal não encontrado em nosso planeta*
  • Regigigas é formado pela união dos três Regis, este foi responsavel por colocar os continentes em seus devidos lugares
  • Latias e Latios surgiram em alguma parte do tempo próxima a existência dos humanos para atuarem como guardiões de onde habitarem (vieram da descendência de Arceus)
  • Heatran nasceu da lava de vulcão na época em que Dialga, Palkia e Cia formava o universo*
  • Cresselia e Darkrai são pokémons lunares (vieram da descendência de Arceus)
  • Lugia e Ho-oh surgiram em alguma parte do tempo próxima a existência dos humanos e estes traziam paz, harmonia, prosperidade e fertilidade aos humanos (vieram da descendência de Arceus)
  • Raikou, Entei e Suicune foram criados por Ho-oh*
  • Lugia criou Articuno, Zapdos e Moltres para mostrar que tinha tanto poder quanto Ho-oh
  • Shaymin veio para atuar junto com Celebi na natureza (veio da descendência de Arceus)
  • Manaphy veio para atuar junto com Lugia e Kyogre nos mares (veio da descendência de Arceus)
  • Phione surgiu de um ovo que Manaphy botou*
  • Deoxys é um ser espacial que caiu no planeta em um meteoro, um lendário que se formou no espaço, e não no mundo pokémon
  • Mewtwo foi o último lendário a surgir, criado pelos humanos com o DNA de Mew*

* informações 100% confirmadas
**Não se sabe se Rayquaza criou os Regis para ajudá-lo a selar Kyogre e Groudon, pois também há a suposição de que estes foram criados pelos humanos na Era da Pedra (Regirock), Era do Gelo (Regice) e Era do Ferro (Registeel). Se for este o caso, os 3 Regis foram selados em Hoenn ao mesmo tempo que Regigigas foi selado em Sinnoh, após a era do ferro

Cronologia em Jogos

Ocorrem primeiramente os eventos de Pokémon Colosseum. Ocorrem então os eventos de Red, Blue, Yellow, FireRed, LeafGreen, Ruby, Sapphire e Emerald simultaneamente na cronologia.

  • Red/Green sai de Pallet Town em sua jornada Pokémon atrás de seu rival, o neto do Professor Carvalho, Blue. Após adquirir as 8 insígnias de Kanto e derrotar a Equipe Rocket pelo caminho, ele/ela desafia a Elite dos 4 de Kanto, e depois o campeão atual, seu Rival Blue. Após derrotar Blue, Red/Green se torna o campeão, e depois vai para Sevii Islands para erradicar a Equipe Rocket e ajudar Celio a conectar seu Pokémon Net Center com a região Hoenn. Eventualmente, Red chega em Mt. Silver, treinando dia e noite, e Lance se torna o novo campeão. Blue, decide tomar posse do ginásio de Viridian City, que ficou desocupado.
  • Brendan/May sai de Littleroot Town em uma jornada Pokémon logo após se mudar para Hoenn, vindo de Johto. Após salvar o Professor Birtch do ataque de um pokémon selvagem, desenvolve uma rivalidade com o(a) filho(a) do Professor Birch, e posteriormente, a rivalidade passa existir com Wally. Após derrotar os 8 líderes de ginásio de Hoenn e acalmado Groudon e Kyogre, despertados de seus sonos profundos pela Equipe Magma e Equipe Aqua, respectivamente, ele/ela desafia e derrota a elite dos 4 de Hoenn e seu campeão, tornando-se o novo campeão, para o espanto do(a) filho(a) de Birch.

Entre os eventos acima e abaixo, ocorrem:

  • Viridian Forest é devastada, criando um caminho limpo para os treinadores.
  • Erupção vulcânica em Cinnabar Island causa a destruição da ilha, o ginásio é movido para Seafoms Islands.
  • Koga deixa a posição de líder de ginásio Fuchsia City para sua filha, Janine, para assumir a posição de membro da Elite dos 4 de Kanto.
  • Lorelei retorna para sua casa na Ilha 4.
  • Agatha sai de sua posição de membro de Elite 4
  • O museu de Pewter e a Safari Zone de Fuschia fecharam

Então ocorrem os eventos de Pokémon Ranger. Três anos após, ocorrem os eventos de Pokémon Gold, Silver, Crystal, Diamond, Pearl e Platinum, simultaneamente na cronologia.

  • Kenta/Marina deixa New Bark Town a pedido do Professor Elm com seu Pokémon inicial. Um menino de cabelo vermelho rouba um dos pokémons do Professor Elm e desafia Kenta/Marina durante sua jornada em Johto. Uma Equipe Rocket revivida, usando planos formulados três anos antes, enfurece muitos Gyarados, incluindo o Gyarados vermelho, no Lake of Rage e também ocuparam a Johto Radio Tower em uma tentativa desesperada de contactar Giovanni. Eles foram derrotados e o líder nunca mais tentou reformar a Equipe Rocket novamente, e Kenta/Marina continua a juntar a insígnias de Johto, conseguindo todas as 8 e viajando para a Liga Pokémon em Indigo Plateau em Kanto. Após se tornar campeão, vencendo a nova Elite dos 4 e seu campeão Lance, Kenta/Marina então vai para Kanto desafiar seus 8 líderes de ginásio, que mudaram após três anos. Após ganhar as 8 insígnias deles, completando 16 no total, Professor Carvalho o(a) declara pronto(a) para viajar para Mt. Silver, dentro de cavernas profundas onde ele/ela encontra e derrota Red.
  • Ocorrem os eventos de Pokémon XD: Gale of Darkness
  • Lucas/Dawn e seu rival saem da cidade de Twinleaf na tentativa de ver o recente-relatado Gyarados Vermelho próximo da Lake Verity, conseguem os seus iniciais do professor Rowan’s e a viagem começa , onde Lucas/Dawn e seu rival desafiam os ginásios da região de Sinnoh para ganhar as insígnias necessárias para desafiar a elite dos 4. Ao longo da viagem, Lucas/Dawn é levado(a) a muitos conflitos com a Team Galaxy, cujo líder, Cyrus, deseja refazer o universo inteiro em sua imagem com os poderes dos Pokémons legendários Dialga e Palkia. Derrotando a equipe e acalmando Dialga/Palkia, Lukas/Dawn desafia a elite dos quatro e a campeã, Cynthia, passando a ser o novo campeão.
  • Hayley, uma amiga de Bebe, abre um Pokémon Ranch

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page