Perguntas intrigantes de Pokémon

Em uma entrevista feita em 2012 com Junichi Masuda e Takao Unno (diretor dos jogos Pokémon Black 2 e Pokémon White 2), o site Game Informer realizou algumas perguntas intituladas de "Perguntas intrigantes de Pokémon", questões que intrigam muitos fãs de pokémon por gerações. Confira a entrevista a seguir:

O que exatamente acontece dentro de uma pokébola? Existe uma casa lá dentro? Existe comida lá? E os humanos podem entrar numa pokébola?

Masuda: Com certeza seria interessante se pokébolas existissem na vida real, e nós não teríamos imaginado isso. Mas, em termos do que está dentro da pokébola, é um espaço que é incrivelmente confortável para o pokémon. Tão confortável, que eles querem entrar na pokébola sem nenhum tipo de estímulo externo. O que realmente existe lá é algo que gostaríamos que as pessoas imaginassem por conta própria. A respeito de se os humanos podem entrar numa pokébola ou não, ela é chamada de pokébola, então provavelmente não. Eu acho que é apenas para pokémon.

Há um rumor de que nos jogos originais de Pokémon, versões Red e Blue, o pokémon Ditto foi uma tentativa fracassada de clonagem de um Mew. Eu queria saber se você poderia falar a respeito, para saber se isso é ou não verdade.

Masuda: Essa é a primeira vez que eu ouvi falar nesse rumor.

Essa é a sua única resposta?

Masuda: No que se refere a como os pokémons são criados, eles são cada um, um ser vivo único. A única coisa que existe sobre o Ditto é que ele é um pokémon capaz de mudar de forma, mas cada pokémon nós criamos com o seu próprio elemento único, logo nós apenas nos certificamos de que eles são todos formas individuais de vida.

Todos no Mundo Pokémon são vegetarianos? As pessoas comem pokémons? Quando eles estão comendo um bife, eles estão comendo um Tauros?

Masuda: Existem um monte de frutas e vegetais no Mundo Pokémon. Há também uma variedade de lanches, vários doces e outras comidas que vêm de diferentes regiões. O Mundo Pokémon é muito mais avançado tecnologicamente que o nosso, por isso, existe provavelmente várias comidas diferentes que não podemos sequer imaginar. Um exemplo disso é que existe a Rare Candy, que pode ser considerado um lanche, ou pedaço de doce, que pode torná-lo mais forte, aumentar o seu nível. Há todos os tipos de comida estranha que realmente não existem em nosso universo.

É engraçado você comentar sobre a Rare Candy, porque minha próxima pergunta é se os humanos podem comer uma Rare Candy e o que acontece se fizerem isso?

Masuda: Você provavelmente poderia comer uma Rare Candy como um ser humano, mas ela não teria um gosto muito bom. Pode ser um tipo de gosto, a exemplo de nosso mundo, um humano comendo ração de cachorro. É comestível, mas provavelmente não tem um gosto muito bom. Você poderia ter dor de barriga comendo isso.

O que acontece quando o líder de ginásio fica sem insígnias para dar? Eles são demitidos?

Unno: Os líderes de ginásio estão lá principalmente porque eles possuem um forte desejo de ajudar os treinadores a crescer e realmente identificar os bons treinadores. Eles apenas dão insígnias para os treinadores que eles reconheceram como sendo fortes de coração e fortes batalhadores também. Logo, eles definitivamente não deixam o cargo após ficarem sem insígnias. O único momento que eles podem sair ou deixar de ser líder de ginásio é talvez quando eles mudam os seus ideais ou querem fazer outra coisa na vida. E se um líder de ginásio for capaz de dar tantas insígnias a muitos grandes treinadores a ponto de elas se esgotarem, eles provavelmente ficariam muito felizes por esse fato, pois tiveram muitos grandes treinadores que o desafiaram.

Nós sabemos os nomes das regiões em todos os diferente jogos. Sabemos que a geografia das regiões é uma espécie de espelho do Japão e dos Estados Unidos. Nossa pergunta é, Pokémon fica em uma Terra alternativa, ou é no futuro, ou no passado, ou num presente alternativo?

Masuda: Nós na verdade não vemos o Mundo Pokémon como a Terra. Se nós fizéssemos isso, nós seríamos limitados sobre o que poderíamos fazer. Ao pensar como objetos físicos funcionam na Terra e como muitos outros elementos funcionam na Terra, nós ficaríamos limitados a isso se pensarmos como é na Terra. Nós vemos como um lugar que é bastante similar à Terra, mas é um planeta diferente com suas próprias pessoas neles, que são similares às pessoas da Terra, mas que possuem diferentes valores e se preocupam com coisas diferentes. O Mundo Pokémon é o tipo de lugar onde os problemas que enfrentamos na Terra simplesmente não acontecem. Não existe aquecimento global, escassez de água, ou qualquer coisa assim. É um mundo onde as pessoas realmente querem trabalhar juntas umas com as outras. Seu sistema de valores é tal que eles preferem trabalhar em equipe e eliminar esses problemas, em vez de brigar.

Então, não existem guerras no Mundo Pokémon, onde exércitos de pokémons estão lutando pelos ideais de seus líderes?

Masuda: Há muito tempo, pode ter havido guerras. Na verdade, se você olhar para um dos filmes com o personagem Lucario, talvez encontre algumas dicas de como era o passado no Mundo Pokémon.

Falando dos filmes e consequentemente do programa de TV; o anime, os filmes e os jogos se sobrepõem? São todos um Mundo Pokémon, ou são dois universos separados?

Masuda: Basicamente é o mesmo lugar. Veja como um mundo paralelo, ou como um mundo paralelo em apenas alguns pontos para ser mais exato.

Existem pokémons trabalhadores no Mundo Pokémon? Existem lugares onde Pikachus alimentam a energia da cidade?

Masuda: Pokémons, como criaturas, não são como os nossos animais de estimação na Terra. Eles são muito mais próximos dos humanos do que um cachorro ou gato de estimação que nós cuidamos na Terra. É por conta de existir um relacionamento tão forte entre humanos e pokémons que a maioria das pessoas no Mundo Pokémon não iria querer usar pokémons de tal maneira a fazê-los trabalhar para fazer alguma coisa. Porém, existem algumas pessoas com más intenções, ou pessoas más no Mundo Pokémon que são capazes de fazer algo parecido com isso.

Da mesma forma que os seres humanos em nosso mundo são um tipo de animal, os seres humanos no Mundo Pokémon são uma forma de pokémon?

Masuda: Humanos são definitivamente distintos dos pokémons. A maneira como você pensa sobre isso é diferente de como nós pensamos sobre animais em relação aos seres humanos na Terra. Por exemplo, na Terra nós temos mamíferos, répteis e todas essas diferentes categorias. No Mundo Pokémon, eles são todos pokémons. Nós não os categorizamos dessa forma. É uma forma diferente de olharmos para isso. Então, sim, os seres humanos estão definitivamente separados dos pokémons. Por exemplo, os seres humanos não podem aprender quatro golpes diferentes, como um pokémon pode.

Como os Centros Pokémon funcionam? Eles utilizam curativos e medicina tradicional, ou eles são mais parecidos com uma recarga de bateria?

Masuda: A expressão de como o aspecto de recuperação funciona é um pouco diferente nos jogos e na série animada. Nos jogos você vai aos Centros Pokémon e seus pokémons são instantaneamente recuperados, instantaneamente curados. Falando dos jogos, pelo menos, existe algum tipo de dispositivo surpreendente, uma máquina incrível que recupera instantaneamente o pokémon, eu gostaria de usar uma máquina dessas em mim agora.

Unno: Há estilos mais tradicionais de recuperação, como potions e outros, vários itens de recuperação que também existem nos jogos. Há definitivamente uma variedade de métodos de recuperação no Mundo Pokémon.

Os treinadores que começam uma jornada em uma cidade distante da cidade da casa do jogador não possuem uma dificuldade para começar por conta do alto nível dos pokémons e dos treinadores da área?

Masuda: Se fosse comigo, eu iria pensar em mudar de lugar, definitivamente.

No original Super Smash Bros. uma das pokébolas liberta um Goldeen que fica se debatendo e não faz nada. Isso foi um erro? Não deveria ter sido um Magikarp?

Masuda: O diretor do jogo original de Smash Bros., Sakurai-san, quando estava desenvolvendo esse jogo pela primeira vez, veio nos perguntar sobre qual pokémon deveria incluir. Pensando dessa maneira, não acho que houve qualquer erro sobre quais pokémons foram incluídos. Quanto ao porquê de ele se comportar dessa maneira, você teria que perguntar ao Sakura-son.

Game Informer

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...