Os Três Macacos Sábios

Existiam três macacos: Mizaru, Kikazaru e Iwazaru. Seus nomes estão relacionados àquilo que eles representam. Zaru em japonês significa macaco, e é um termo contido no nome desses três macacos. Mas além disso, tem o mesmo som da terminação verbal zaru, que está ligado à negação.

A primeira parte de seus nomes é a que muda. Miru quer dizer olhar, kiku é ouvir, e iu, falar. Estas palavras somadas à negação de “zaru” faz a gente concluir que um macaco não olha, o outro não escuta e o outro não fala. Muitos dizem que representam o cego, o surdo e o mudo.

Por que eles são sábios? Isso vem de um provérbio japonês. Não olhe o mal, não ouça o mal e não fale o mal. É uma forma de lembrar que, se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, teríamos comunidades pacíficas com paz e harmonia.

Talvez vocês já até conheciam esses macacos, mas como fãs de pokémon, a primeiro momento não conseguiram associar a expressão “três macacos” com o cego, o surdo e o mudo. Por acaso eu tenho aqui mais uma imagem dos três macacos, para clarear a mente de vocês:

Um deles nunca abre os olhos, o outro mantém a sua boca sempre aberta e o terceiro posiciona-se com a mão ao lado da orelha. Pansage representa o macaco mudo, Pansear o macaco surdo e Panpour o macaco cego. É uma forma de nunca nos esquecermos dos três macacos.

A história não para por aí. Vamos pensar agora em Darmanitan. A forma que ele apoia suas mãos no chão é muito similar a de um gorila, uma espécie de macaco. Enquanto está em sua forma normal, notamos que ele possui uma cara de malvado.

Uma vez que ele altera para sua forma alternativa, ele se “fecha”. A pupila de seus olhos somem, suas mãos tampam o lugar onde seriam suas orelhas e sua boca se mantém fechada, sem aquele sorriso de malvado. Ele se fecha de tal forma que não possa ver o mal, ouvir o mal ou falar o mal. Em outras palavras, ele deixa se ser malvado e passa a ser bonzinho. Detalhe: no jogo ele altera a forma quando está com o HP baixo, ou seja, quando está ficando fraco, característica oposta de quem é malvado.

Os novos pokémons, ao serem criados, possuem suas origens e muitos deles tem um significado. Cada pokémon foi desenvolvido com uma atenção especial, os criadores não estão preocupados meramente com a aparência. Há muito mais segredos que se possa imaginar no mundo dos pokémon, e “os três macacos sábios” é só um deles.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...