Os Mistérios dos Plates de Arceus

Os plates são itens capazes de mudar o tipo e a forma de Arceus. Quando ele segura um desses itens, pode alterar o tipo de seu golpe principal (Judgement) para o tipo correspondente do plate. Em pokémons comuns, os plates aumentam em 20% o poder dos golpes do tipo correspondente ao plate. Existem 16 plates no total, um para cada tipo, exceto normal, que é o tipo original de Arceus. Com a chegada da 6ª geração, um novo plate correspondente ao tipo fada surgiu.


Com a ajuda dos Splash, Meadow, Earth, Zap e Draco plates (água, planta, terra, elétrico e dragão), Arceus criou a jóia da vida para trazer fertilidade às terras desoladas de Michina Town (12º filme)

No jogo, cada plate tem uma inscrição diferente que revela uma parte dos mitos da criação do Universo Pokémon. Cada plate não tem sua própria inscrição específica, ou seja, varia de jogador para jogador. A inscrição que é encontrada em um determinado plate vai depender da ordem que você o encontrou. Existem 8 inscrições diferentes, logo, quando você encontrar seu 9º plate, ele terá a mesma inscrição que teve o 1º plate que você encontrou, e assim irá indo sucessivamente, não importando a ordem ou qual seja o plate que encontrar.

Draco Plate Dread Plate Earth Plate Fist Plate
Flame Plate Icicle Plate Insect Plate Iron Plate
Meadow Plate Mind Plate Sky Plate Splash Plate
Spooky Plate Stone Plate Toxic Plate Zap Plate

Na versão Pokémon Platinum, existe um Hiker no Oreburgh Mine. Para encontrá-lo, você deve possuir o Arceus do 12º filme. Com ele, vá até o Oreburgh Mine e converse com o Hiker lá. Ele lhe dará um Flame Plate.

Depois disso, vá encontrar com ele na biblioteca de Canalave. Fale com o Hiker lá, ele dará acesso a coleção de livros dele, onde ele anotou as inscrições que podem ser encontradas nos plates. Vamos a elas?

O segredo do universo pokémon! Decifrando os enigmas!

Nos diversos plates espalhados pelo mundo, apenas 8 frases diferentes podemos encontrar gravadas neles.

A 1ª inscrição diz que “O Ser Original soprou sozinho antes do universo surgir”. O ser original a qual este plate fala é o primeiro pokémon que existiu. De que pokémon então é que estamos falando? Sim, claro! É Arceus, o deus dos pokémons. Pelo visto ele criou o universo dos pokémons com apenas um sopro.
A 2ª inscrição diz que “Quando o universo foi criado, seus shards se tornaram este plate”. Aqui temos uma referência aos itens conhecidos como shards. Já repararam que cada Shard tem uma cor? E que essas cores são aquelas que se misturarmos conseguimos obter qualquer outra? Já notaram também que, quando você encontra um Shard no subterrâneo de Sinnoh, ele aparenta ser um pedaço quebrado de um Plate? É isso mesmo, Shards são fragmentos de Plates, tanto é que se traduzirmos ao pé da letra temos Shard=”caco” e Plate=”chapa”. Abaixo seguem as aparências de um Shard e um Plate:
Shards:
Plates:
Podemos entender então que Arceus enquanto criava o universo, tinha seus fragmentos formando estes plates.
 
A 3ª inscrição diz que “O poder dos gigantes derrotados infundem este Plate”. Gigantes derrotados… digam vocês, quem é o pokémon gigante? Temos aqui Regigigas, o pokémon que moveu os continentes puxando-os com uma grande corda. A palavra derrotado aqui significa o fato do titã ter sido adormecido e selado no templo de Snowpoint. Logo, seu poder teve efeito no surgimento de todos os plates.
A 4ª inscrição diz que “Dois seres do tempo e espaço foram libertados do Ser Original”. Não há dúvidas de que estamos falando de Dialga e Palkia. O Plate menciona que Arceus criou os dois seres, um que dominasse o tempo (Dialga) e outro que dominasse o espaço (Palkia).
A 5ª inscrição diz que “Três seres nasceram para vincular o tempo e espaço”. Desta vez estamos falando de três seres. Quem são eles? Oras, o trio lendário dos lagos de Sinnoh! Estamos falando de Uxie, Mesprit e Azelf. Eles nasceram de um mesmo ovo e pelo jeito foram responsáveis de conectar o tempo e espaço cada um em seu lugar.
A 6ª inscrição diz que “Dois fizeram a matéria, e três fizeram o espírito, formando o mundo”. Esta está fácil. Enquanto Dialga e Palkia faziam a matéria (tempo e espaço), Uxie, Mesprit e Azelf faziam o espírito (conhecimento, emoção e vontade). Com tudo isso, o mundo pôde ser formado por essas criaturas.
A 7ª inscrição diz que “Os poderes dos Plates são compartilhados entre os pokémons”. Muito bem, o que isto significa? A inscrição está querendo dizer que cada plate tem um poder especial. Se o pokémon que possuir esse plate for o pokémon certo, ele irá ficar mais forte, e o poder do Plate será compartilhado com o do pokémon. Mas como isso é possível e como saber se meu pokémon é o pokémon certo? Basta verificar o tipo de seu pokémon e o plate que você possui. Cada Plate aumenta o poder de um determinado tipo de pokémon e cada Plate tem seu tipo correspondente.
A 8ª e última inscrição diz que “O verdadeiro portador de um Plate se desenha do Plate o qual segura”. Mas afinal, quem é esse tal de verdadeiro portador? O verdadeiro portador é Arceus, que criou o universo pokémon e tem domínio sobre os 16 tipos diferentes de Plates. Quando a inscrição diz que ele se desenha como o Plate, ela está se referindo a habilidade especial de Arceus, conhecida como Multi Type. Assim, quando Arceus estiver segurando algum Plate, ele poderá se transformar no mesmo tipo a qual esse plate aumenta o poder.

Juntando tudo, esta é a mensagem que os plates querem nos passar:

“O Ser Original soprou sozinho antes do universo surgir. (Então,) Quando o universo foi criado, seus shards se tornaram este plate. O poder dos gigantes derrotados infundem este plate. Dois seres do tempo e espaço foram libertados do Ser Original (e) Três seres nasceram para vincular o tempo e espaço. (Assim,) Dois fizeram a matéria, e três fizeram o espírito, formando o mundo. Os poderes dos Plates são compartilhados entre os pokémons (mas só) O verdadeiro portador de um Plate se desenha do Plate o qual segura.”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...