Os golpes utilizados fora das batalhas

Embora no anime pokémons possam usar os seus golpes a qualquer momento, nos games a maioria dos golpes só podem ser utilizados durante as batalhas. Existem certos golpes que podem ser utilizados fora de batalhas. Alguns desses golpes estão contidos nos HMs, itens que servem para ensinar aos pokémons um determinado golpe que pode ser utilizado fora de batalha. Além dos golpes de HMs, existem mais alguns que funcionam fora das batalhas. Veja um pouco mais sobre eles aqui.

Cut


Cut FRLG OW.pngCut V OW.png

A técnica Cut (cortar) é bastante conhecida por eliminar pequenos arbustos que estejam pelo caminho. Nos primeiros jogos Pokémon, era possível usar Cut para limpar matinho e a grama alta do caminho, porém essa habilidade foi removida a partir dos jogos Diamond/Pearl.

Fly


Fly V OW.png

A técnica Fly (voar) consiste no pokémon levar o jogador para qualquer cidade já visitada por ele através do voo, aterrissando sempre à frente de um Centro Pokémon ou de uma construção importante. Apesar de parecerem incapazes de carregar um humano, alguns pokémons pequenos como Pidgey podem aprender essa técnica. Já outros, como Yanmega, que até na própria pokédex diz ser capaz de carregar uma pessoa adulta, não consegue aprender o Fly.

Surf


Surf V OW.png

A técnica Surf serve para você poder atravessar lagos, rios e oceanos, subindo em cima de um pokémon que saiba nadar. Na 1ª geração, ao nadar, o sprite do personagem se transformava em um Dewgong (exceto no caso do Pikachu com surf, onde aparecia o Pikachu surfista), na 2ª geração você era um Lapras, na 3ª geração você montava num Wailmer e da 4ª geração em diante, numa espécie de peixe redondo. Da mesma forma que o Fly, existem pokémons que aprendem Surf mas que aparentam ser incapazes de carregar mesmo uma criança, tal como Barboach.

Strength

Strength III OW.png

A técnica Strength (força) permite que seu pokémon (ou melhor, você) possa empurrar enormes pedras que estejam bloqueando o seu caminho. Em algumas ocasiões, você deve empurrar essas pedras para dentro de buracos para resolver alguns puzzles. Em Unova, essas pedras aumentaram drasticamente de tamanho e sempre necessitam ser empurradas para um buraco para liberar o caminho. Uma vez empurrada para os buracos, ficarão lá pelo resto do jogo e você poderá andar sobre elas, diferente das versões anteriores, onde essas pedras voltavam a sua posição original ao deixar a área onde estavam.

Flash


Flash RSE OW.pngFlash V OW.png

A técnica Flash (iluminar) é necessária para iluminar cavernas escuras. Ao utilizar Flash, você era capaz de iluminar toda a caverna nas primeiras gerações, ou pelo menos aumentar o seu raio de visão, nas versões mais recentes. Apesar de ser útil nesse sentido, não é de extrema necessidade, uma vez que é possível andar pela caverna, mesmo estando escura. Além disso, apenas Kanto e Hoenn possuem cavernas escuras de passagem obrigatória, nas outras regiões as cavernas de Flash são áreas opcionais.

Rock Smash


A técnica Rock Smash (quebrar rochas) é utilizada justamente para quebrar pedras que estejam pelo seu caminho. Em algumas versões, ao destruir essas pedras, é possível achar pokémons e, em alguns casos, itens.

Waterfall

Waterfall V OW.png

A técnica Waterfall (cachoeira) faz com que o seu pokémon seja capaz de subir uma cachoeira. Não é necessário que o usuário de waterfall seja o mesmo pokémon que saiba surf, mas de qualquer forma é necessário estar surfando para usar essa técnica. Em algumas versões, o waterfall é necessário também para descer as cachoeiras.

Whirlpool


Whirlpool IV OW.png

A técnica Whirlpool (redemoinho) foi um HM nos games de Johto e somente nesses games podia ser utilizado fora de batalhas. Na 2ª geração servia para destruir redemoinhos de água, já na 4ª geração servia para atravessá-los a nado.

Dive

Dive V OW.png

A técnica Dive (mergulhar) existe como HM nos games de Hoenn e Unova. É utilizado para mergulhar na água enquanto está surfando. Em Hoenn, especificamente, em alguns lugares, é possível encontrar algas marinhas, que funcionam como o matinho para o encontro de pokémons.

Defog

A técnica Defog (desneblinar) surgiu nos games de Sinnoh para poder limpar o ar de áreas encobertas por neblina. Tal como Flash, o Defog não é uma técnica crítica para se completar o jogo, visto que é possível atravessar o nevoeiro normalmente. O único inconveniente é o efeito que a névoa traz durante as batalhas (além de uma visibilidade mais “embaçada” ao andar).

Rock Climb


A técnica Rock Climb (escala rochas) tem a finalidade de tornar possível a escalada em paredes rochosas, permitindo o jogador chegar a lugares inacessíveis por meios normais. Surgiu para fugir um pouco dos HMs tradicionais.

Dig


Dig V OW.png

A técnica Dig (cavar) tem a função de escapar de cavernas através de um buraco cavado por seu pokémon. Ao usar dig, você voltará para a entrada da caverna de onde estiver, funcionando como uma Escape Rope. Na primeira geração, o dig te levará para o último Centro Pokémon visitado.

Teleport


Teleport DPPt OW.pngTeleport HGSS OW.png

A técnica Teleport (teletransporte) atua de uma maneira similar ao Fly. A diferença é que com o teleport não é possível escolher a cidade para onde você irá, você aparecerá automaticamente no último Centro Pokémon visitado.

Headbutt


Headbutt IV OW.png

A técnica Headbutt (cabeçada), tal como Whirlpool, funciona fora das batalhas apenas nos games de Johto. Com ela é possível fazer seu pokémon dar cabeçadas em certas árvores, permitindo fazer com que alguns pokémons caiam delas.

Secret Power

Secret Power III tree OW.pngSecret Power III indent OW.png

A técnica Secret Power (poder secreto) tornava possível a criação se Secret Bases nos games de Hoenn. Se usado em certas árvores, uma vinha caia. Ao usar em paredes com uma marcação, uma caverna abria. Em determinados arbustos, o secret power fazia abrir um buraco.

Sweet Scent


A técnica Sweet Scent (cheiro doce) ativa automaticamente uma batalha com selvagens. Caso esteja cansado de ficar correndo para lá e para cá nos matinhos, cavernas e na água, o sweet scent irá facilitar o encontro com um pokémon. Mesmo que um Repel esteja ativado, um pokémon selvagem aparecerá por este método.

Softboiled


Softboiled V OW.png

A técnica Softboiled (cozido suave) é o golpe especial de Chansey e Blissey. Com esse movimento, é possível que o usuário corte parte de seu HP para oferecer a outro pokémon de sua equipe.

Milk Drink

Milk Drink V OW.png

A técnica Milk Drink (bebida de leite) é o golpe especial de Miltank. Funciona da mesma forma que o Softboiled, oferecendo parte do HP do usuário para recuperar o HP de outro pokémon.

Chatter

A técnica Chatter (tagarelar) é o golpe especial de Chatot. Com ela, é possível gravar sua voz através do microfone do Nintendo DS, que irá ser reproduzida ao ouvir o rugido se Chatot na pokédex.

 

Obs.: Algumas imagens desta matéria são animadas, no entanto, alguns navegadores poderão não exibir as animações.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...