Origem dos Pokémons: Tipo Voador (Pássaros)

O tipo voador muitas vezes é representado por algum tipo de pássaro no mundo pokémon. Veja a seguir esses pokémons e as aves nas quais eles foram inspirados:

Pomba

Anatomicamente, essa linha evolutiva não se assemelha muito aos pombos, como os nomes sugerem. Existem algumas referências de Pidgey atuando como pombo correio, pássaro com o qual possa estar relacionado. Ele também lembra o pássaro chapim. Pidgeotto e Pidgeot possuem uma aparência mais desenvolvida, como a de uma ave de rapina. As marcações que possuem em torno dos olhos parecem muito com os deuses do sol e do céu da mitologia egípcia, Ra e Horus.

Pardal

A aparência pequena de Spearow dá a ele uma característica de pardal, embora se pareça mais com um falcão. Fearow não parece ser baseado numa ave em particular. Ele tem algumas similaridades com gaviões, urubus, ou mesmo cegonhas. A crista na cabeça faz lembrar também uma galinha. Seu porte físico sugere estar mais associado a uma ave de rapina.

Coruja

O bubo é um tipo de coruja, comumente conhecido como bujo ou corujão. Hoothoot e Noctowl são pokémons baseados nessas corujas. Hoothoot também tem certa relação com um relógio, tendo suas sobrancelhas em forma de ponteiros.

Andorinha

A andorinha-da-chaminé, também conhecida como andorinha-de-bando ou andorinha-de-pescoço-vermelho, é o tipo de passarinho que Taillow e Swellow foram baseados. A cabeça de Swellow também lembra um pouco um pássaro secretário.

Estorninho

O estorninho é uma espécie comum de passarinho encontrado pela Ásia. Starly, Staravia e Staraptor foram baseados nessas aves. Staravia também apresenta algumas características de um abibe-comum. Staraptor, apesar da aparência de um estorninho, teve muita inspiração de gaviões e falcões, particularmente por ter uma natureza predatória e uma grande velocidade aérea. Também aparenta-se um pouco com a ave harpia.

Pombo

Pidove, Tranquill e Unfezant são pokémons que foram baseados nos pombos. No entanto, fisicamente Tranquill e Unfezant lembram mais um pássaro papa-léguas. Unfezant também possui alguns traços de galináceos, inclusive o fato do macho possuir uma plumagem mais colorida que a fêmea, característica que encontramos nas galinhas, pavões e faisões.

Robin

O pisco-de-peito-ruivo japonês, também conhecido como Robin Japonês, pode ter servido de origem a Fletchling. O tipo fogo que Fletchinder adquire pode ser uma referência ao pisco-de-peito-vermelho-da-chama (Flame Robin). Talonflame é baseado em um falcão-peregrino.

Pato Selvagem

A origem de Farfetch’d  pode ter vindo de um certo ditado japonês: 鴨が葱を背負って来る, que pode ser literalmente traduzido como “o pato vem carregando um alho-poró”. É um ditado popular geralmente usado para expressar algo que é ao mesmo tempo surpreendente e conveniente.

Pássaro Dodô

Apesar do nome, Doduo e Dodrio se assemelham mais com o avestruz do que com o pássaro dodô. Eles também lembram um pouco outras aves, como o emu, a moa (extinta) e o Quivi (Kiwi), todas aves que não voam. Embora sejam capazes de voar, Doduo e Dodrio possuem habilidades de voo não muito boas.

Pássaro Místico

Natu parece ter sido baseado numa ave como o papagaio ou a codorna. Xatu é mais parecido com um quetzal-resplandecente, uma ave que era sagrada para os povos astecas e maias. Xatu também apresenta alguns elementos em sua plumagem que faz referência a um totem nativo americano.

Sabiá

Swablu é uma espécie de sabiá azul combinado com algodão ou nuvens. Altaria foi criado provavelmente com base em um Peng, lendários pássaros chineses, de grande tamanho, capazes de voar em altas velocidades com o bater poderoso de suas asas em forma de nuvem. Esses seres são muitas vezes retratados com cabeça de dragão e bigodes.

Papagaio

Chatot tem uma grande semelhança com os papagaios, pelo fato de ser tagarela. A cor de sua plumagem lembra um pouco as araras, aves maiores que os papagaios. Tem a cabeça na forma de uma nota musical e o rabo que pode ser comparado a um metrônomo.

Patinho Feio

Um ovo de cisne choca no ninho de uma pata. O filhote de cisne, por ser diferente dos outros patinhos, é chamado de patinho feio. Quando se torna adulto, ele descobre que não era um pato, mas um cisne, uma bela ave. Ducklett, um pokémon pato, evolui em Swanna, um pokémon cisne.

Pinguim

Os aspectos do visual de Delibird vêm do pinguim-saltador-da-rocha. Ele também pode ter sido inspirado no papagaio-do-mar, animais parecidos com pinguins, mas que ainda são capazes de voar. Ele também faz referência ao papai noel, devido às cores da sua plumagem, ao fato de ele dar presentes e de possuir uma cauda em forma de saco de presentes.

Corvo

Murkrow e Hounchkrow são pokémons baseados em aves como as gralhas e os corvos. A capacidade que eles possuem de imitar vozes vem do fato dos corvos poderem imitar alguns sons. O rabo em forma de vassoura e a plumagem em forma de chapéu em sua cabeça fazem uma bela imagem de uma bruxa em voo.

Condor

Skarmory tem muitas coisas em comum com o condor-dos-andes, além de compartilhar algumas características dos grous e dos pteranodontes. Ele também se parece com muitos pássaros metálicos mitológicos, como as Aves do Lago Estínfalo, da mitologia grega; a Gagana, do folclore russo e o Alicanto, das lendas chilenas.

Gaivota e Pelicano

Entre os diversos pássaros aquáticos existentes, estão a gaivota e o pelicano, aves as quais Wingull e Pelipper são baseados. Wingull, por possuir uma habilidade de poder flutuar em correntes de ar, também pode estar relacionado ao albatroz.

Águia

Além de serem pokémons baseados em águias, Rufflet e Braviary fazem referência aos povos indígenas. A pena solitária na cabeça de Rufflet é como uma pena de honra utilizada pelos índios. As penas da cabeça de Braviary nos faz lembrar um cocar. O papagaio é a única espécie de ave capaz de trazer alimento até o bico utilizando seu pé, habilidade esta que Rufflet também possui. A cor da plumagem de Braviary está relacionada com a bandeira dos EUA, país que tem uma águia como símbolo nacional.

Abutre

Essas pokémons são baseadas em abutres. Vullaby é como se fosse um filhote de abutre vestindo um crânio quebrado como fralda. Mandibuzz possui uma aparência mais primitiva e selvagem, tendo um osso amarrado nas penas da cabeça e uma espécie de avental feito com ossos de uma mandíbula.

Pássaro Fada

Togetic parece ter alguma relação com um pássaro ainda bebê, em seu ninho, como sugere o seu corpo em formato de ovo. Já Togekiss deve estar relacionado com fadas e pássaros. Como ele tem uma associação com paz e alegria, supõe-se que tenha algo relacionado com pombas, embora seu tamanho e altura de voo esteja mais próximo às aves de rapina.

Ave de Rapina

O design de Hawlucha nos lembra as aves de rapina, pássaros predadores que atacam suas presas do alto, mais ou menos como Hawlucha faz. Ele também pode ter sido inspirado nos guerreiros águia da cultura Asteca.

Arqueopterix

Archen e Archeops parecem ter sido inspirados na ave pré-histórica arqueopterix, que acredita-se ser o mais antigo de todos os pássaros. Archentambém tem semelhanças a um velociraptor, pela incapacidade de voo. Archeops lembra também um microraptor, um dinossauro com penas pelos braços e pernas.

Pássaro Roca

Vindo da mitologia árabe e persa, Articuno possui grande semelhanças com o Pássaro Roca, um pássaro gigante do ártico. Seu longo rabo pode estar fazendo referência a uma outra ave, muito rara, chamada quetzal.

Pássaro Trovão

O pássaro trovão faz parte de uma lenda indígena americana. Ele é conhecido por ser o espírito do trovão, dos relâmpagos, das chuvas e das tempestades, sob a forma de um pássaro gigante. Dizem que o bater das asas dessa ave é capaz de criar trovões. Existe também o pássaro relâmpago, dito surgir em qualquer lugar onde um raio caia na terra. O Impundulu, um pássaro de bruxaria, é dito ser capaz de convocar raios e trovões com suas asas e garras. Zapdos aparenta ter algum elo com essas aves.

Fênix

Assim como Ho-oh, Moltres é baseado na lenda da fênix, mais especificamente na fênix arábica, e no pássaro de fogo do folclore eslavo. Alguns afirmam que ele é baseado no mítico pássaro vermelho Suzaku, guardião do sul, um dos quatro símbolos das constelações chinesas, juntamente com o tigre, a tartaruga e o dragão.

Pássaro do Mar

A origem de Lugia ainda não é muito clara. Embora seja considerado um pássaro lendário com penas prateadas, também possui elementos de dragões, dinossauros e criaturas marinhas. Supõe-se que Ryujin, um dragão que vivia no fundo do oceano, deus xintoísta do mar, possa ter alguma relação com Lugia. A baleia beluga possui o formato do corpo bem similar ao de Lugia, também pode ter alguma relação.

Pássaro Huma

O lendário Pássaro Huma nunca descansa, voando continuamente durante toda a sua vida, ressuscitando de suas próprias cinzas e chamas. Além desse pássaro, Ho-oh também é inspirado na lenda da imortal fênix chinesa, a Fenghuang. Tanto Huma quanto Fenghuang são vistas como símbolos de ressurreição, enquanto Ho-oh renasceu de suas próprias cinzas e ajudou na ressurreição de Raikou, Entei e Suicune. Ho-oh também está relacionado com os pássaros de fogo e com Achiyalabopa, um pássaro-deus de penas multicoloridas.

Viúva-rabilonga

Yveltal assemelha-se a uma espécie de ave em formato de Y. Ele tem várias semelhanças a um pássaro chamado viúva-rabilonga, bem como outras aves carniceiras como o corvo e o urubu. Ele também pode ter sido baseado no gigante Hræsvelgr, que se transforma em águia e fica no fim do mundo criando vento enquanto bate suas asas. Também tem ligação com o pássaro Veðrfölnir e a águia sem nome que habita a Yggdrasil.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...