Origem dos Pokémons: Tipo Veneno

Pokémons do tipo veneno possuem substâncias venenosas, alguns deles são feitos dessas substâncias. Eles armazenam toxinas em seus corpos e as expelem para atacar. Veja a seguir um pouco mais sobre esses seres peçonhentos.

Raflésia

Uma coisa que as linhas evolutivas Bulbasaur-Ivysaur-Venusaur e Oddish-Gloom-Vileplume têm em comum é a relação com as flores chamadas de raflésia. São flores capazes de produzir substâncias para atrair insetos que fazem parte de sua alimentação. Também são conhecidas por exalar um odor não muito agradável, dando a característica de plantas venenosas ao nossos pokémons.

Plantas carnívoras

A família Bellsprout-Weepinbell-Victreebel está relacionada às plantas carnívoras. Podemos destacar a capacidade que essas plantas têm de produzir um certo tipo de líquido necessário para capturar suas presas, enquanto Bellsprout, Weepinbell e Victreebel podem realizar golpes ácidos, que são justamente golpes venenosos.

Rosa

Alguns raros tipos de rosa possuem espinhos venenosos. Como Budew, Roselia e Roserade foram inspirados nas flores chamadas rosas, adquiriram o tipo veneno. Além disso, essa linha evolutiva pode aprender certos golpes tóxicos.

Cogumelo

Certos tipos de cogumelos são conhecidos por terem veneno. No caso de Foongus e Amoongus, o veneno é uma forma de defesa. Como ambos possuem grandes semelhanças com pokébolas, são capazes de atrair facilmente humanos e outros pokémons.

Abelha

Temos Weedle como uma larva de abelha, Kakuna como a crisálida e Beedrill como a abelha em seu estágio adulto. Beedrill também possui similaridades com as vespas e os marimbondos. O detalhe fica para o ferrão desses pokémons. As abelhas utilizam seus ferrões para injetar veneno em seus inimigos, o que justifica o tipo dessa linha evolutiva.

Mariposa

As mariposas são insetos similares às borboletas. Algumas espécies de mariposa possuem a característica de serem venenosas. Venomoth e Dustox representam bem esses animais, além de serem capazes de envenenar seus adversários seus nomes significam mariposa peçonhenta e pó tóxico (venom moth/dust toxic). Já Venonat apresenta-se como mosquito venenoso, embora não se aparente muito com um. Seu corpo peludo lhe dá a condição de larva de inseto.

Aranha

As aranhas são animais que podem ser nocivos ao homem. Muitas espécies podem dar picadas venenosas, podendo ser letais. A aranha armadeira, por exemplo, está entre os animais mais venenosos do mundo. Spinarak e Ariados são pokémons baseados em aranhas.

Escorpião

Skorupi e Drapion apresentam características de um escorpião-vinagre. Apesar dessa espécie não possuir o veneno propriamente dito, são capazes de secretar uma substância parecida, de cheiro forte, semelhante ao vinagre. Contudo, estes pokémons parecem ter sido baseados em escorpiões, que no geral, são famosos pelo seu veneno e ferrão.

Centopeia

A centopeia, também conhecida como lacraia, é um tipo de animal peçonhento que possui veneno em seus ferrões. Geralmente esse veneno não é muito perigoso para o homem, mas é eficiente para atacar animais pequenos. O tipo veneno de Venipede, Whirlipede e Scolipede vem desse animal.

Dragão-Marinho-Folhado

O dragão-marinho-folhado é um dragão marinho que parece ter um corpo coberto de folhas, que o ajudam a se camuflar entre algas marinhas, por exemplo. Skrelp e Dragalge foram baseados nesse animal. O tipo veneno vem de Skrelp e Dragalge serem capazes de cuspir um líquido venenoso.

Morcego-vampiro

Um morcego-vampiro, diferente dos morcegos comuns, alimenta-se de sangue. Nossos companheiros das cavernas Zubat, Golbat e Crobat também gostam de sangue, mas adicionalmente a isso, seus dentes são venenosos, que os ajudam a capturar suas presas com maior facilidade.

Medusa

Existem algumas espécies de água-viva que são dotadas de ferrões altamente venenosos. A vespa do mar, por exemplo, é um dos animais mais venenosos já existentes. Tentacool se assemelha a esse animal. Tentacruel aparenta-se um pouco mais com uma caravela-portuguesa, um animal que também é parecido com a medusa e possui veneno.

Baiacu

Alguns peixes como o baiacu e o peixe-balão são capazes de inflar o corpo cheio de espinhos que possuem. Esse comportamento é uma forma de defesa contra predadores, pois com um corpo maior e cheio de espinhos, torna-se mais difícil de ser abocanhado. Qwilfish torna-se ainda mais perigoso por seus espinhos serem venenosos.

Gás venenoso

Gastly, Haunter e Gengar são famosos por terem um corpo constituído de gás. O tipo veneno que possuem provavelmente é uma referência aos gases tóxicos provenientes da poluição. Acredita-se que esses pokémons capturam suas presas envolvendo-as com gás.

Agulha venenosa

A linha evolutiva dos Nidorans aparenta ser baseada em algum tipo de roedor ou coelho. Na forma de Nidoking e Nidoqueen possuem alguns traços de gorilas e rinocerontes. O termo “nido” vem de cnidoblasto, um tipo de célula venenosa presente nas picaduras de animais como água viva e anêmona do mar. O veneno se encontra nos chifres e espinhos desses pokémons.

Diversos tipos de rãs e pererecas possuem cores vivas que indicam a presença de veneno. Croaguk e Toxicroak são baseados numa rã da flecha envenenada, um dos animais mais venenosos do mundo. Algumas tribos indígenas usam as toxinas dessa rã nas pontas de suas flechas para auxiliarem em suas caçadas.

Cobra

Ekans é baseado numa cascavel, Arbok numa cobra naja e Seviper numa víbora, todas são serpentes venenosas. O veneno encontra-se nas presas desses pokémons. Os animais conhecidos como mangustos são grandes inimigos das cobras e raramente são picados, o que explica a rivalidade de Seviper e Zangoose.

Cangambá

Os cangambás são animais com uma pelugem negra e branca. São similares aos gambás, pois soltam um odor desagradável quando se sentem ameaçados. Stunky e Skuntank também possuem esse comportamento, porém os odores que eles soltam saem em forma de um gás venenoso, sendo prejudicial para aqueles que os inspiram.

Ar poluído

Koffing e Weezing aparentam representar fumaça e outras formas de ar poluído. Possuem estampado o símbolo da caveira com ossos cruzados, representando veneno. Seus nomes vêm das palavras tosse e poeira, sintomas de uma má respiração por conta de poluição do ar.

Lodo

Grimer e Muk aparentam ser uma pilha de lodo viva. Seus nomes derivam de “grime” (sujeira) e “muck” (esterco). Também podem representar um medo imaginário de que uma poluição exposta a algum vazamento ou disposição inadequada de resíduos tóxicos/radioativos pudesse criar uma nova forma de vida desconhecida e indesejada.

Glândula venenosa

Gulpin e Swalot possuem um sistema digestivo bem fatal, com ácidos capazes de dissolver qualquer coisa. Por essa razão, são famosos por engolir tudo o que vêm pela frente. Representam a encarnação das glândulas venenosas contidas nos animais que possuem veneno. Logo, utilizam veneno para atacar algumas vítimas.

Saco de lixo

Por fim, temos os pokémons mais polêmicos da 5ª geração. Trubbish e Garbodor são pokémons baseados em sacos de lixo. O lixo é conhecido pelo seu fedor, imundície, toxinas, entre outras substâncias desagradáveis que deram o tipo veneno a esses pokémons. Assim como Koffing, Grimer e suas evoluções, Trubbish e Garbodor representam a encarnação da poluição.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...