Origem dos Pokémons: Tipo Terra

Os pokémons terrestres geralmente apresentam alguma característica que os fazem estar relacionados com a terra. Alguns possuem grandes habilidades de escavação, outros são comuns de serem vistos em locais arenosos, cavernosos ou mesmo no meio terrestre. Veja a seguir os pokémons e sua conexão com a terra:

Pangolim

O pangolim é um mamífero capaz de se enrolar como se fosse uma bola. Ele possui garras afiadas e hábitos terrestres. Costuma viver em regiões desérticas. Apesar de Sandshrew e Sandslash serem originados do pangolim, possuem uma aparência que lembra mais um tatu e um porco-espinho.

Toupeira

Diglett, Dugtrio, Drilbur e Excadrill são todos pokémons baseados em toupeiras. Esses animais são conhecidos pela sua grande habilidade de escavação, tal como os pokémons toupeiras possuem. As garras de Drilbur funcionam como uma pá de escavação. Excadrill pode combinar as lâminas de suas garras e de sua cabeça para formar uma furadeira. Diglett e Dugtrio aparentam-se mais com as “toupeiras” artificiais do jogo arcade “Wack-A-Mole”.

Dinossauro terrestre

Cubone e Marowak parecem ser algum tipo de dinossauro ou fóssil de dinossauro. Eles escondem a cara por trás do crânio de suas mães. Eles também apresentam características de culturas de civilizações primitivas, que vestem ossos como decoração e usam ossos como armas.

Elefante

Elefantes são grandes animais que vivem no meio terrestre famosos por suas trombas. Phanpy e Donphan foram inspirados nesses animais. Esses pokémons também são conhecidos por se enrolarem e sair rolando, como uma roda. Donphan, em particular, fica muito parecido com um pneu de carro ao fazer isso.

Shakokidogu

O Shakokidogu é uma estatueta de argila com uma aparência de astronauta que pertenceu a história japonesa. Baltoy e Claydol possuem alguns traços desse ser, além de uma aparência de boneco de argila. Claydol se parece também com o Arahabaki, um antigo deus da mitologia japonesa.

Hipopótamo

Hippopotas apresenta-se como um hipopótamo com uma pele de camuflagem que lembra as roupas de soldados do exército. Devido às bicas de areia que ele e Hippowdon possuem nas costas, eles lembram Bahamut, uma criatura da mitologia árabe. Essa criatura é dita suportar um leito de areia e possuir uma cabeça de hipopótamo.

Crocodilo

Esta linha evolutiva foi desenhada com base nos crocodilos e jacarés. A habilidade de escavar e “nadar” pela areia de Sandile nos faz lembrar um cameleão do Saara. Krokorok lembra um barionix, um dinossauro com a aparência que lembra muito um crocodilo. Krookodile lembra também um gavial, devido à boca comprida. No geral, eles aparentam-se com a espécie jacaretinga, também conhecida como caimão-de-lunetas ou jacaré-de-óculos, devido ao formato que possuem nos arredores dos olhos.

Coelho escavador

Além de ser baseado em um coelho, podemos ver que Diggersby também tem semelhanças com uma escavadeira, tendo em vista a forma como usa suas orelhas como ferramentas de escavação. O pelo marrom em suas orelhas lembram manchas de terra ou de lama causadas por uma escavação. Ele também apresenta características de trabalhadores de construção civil.

Suínos

Swinub apresenta características de um porquinho-da-índia e de um javali, animais que vivem na terra. Quando torna-se um Piloswine, sua aparência vira um misto de javali com iaque, uma espécie de bovino selvagem. Ao atingir o estágio de Mamoswine, continua apresentando características de um javali, mas com um tamanho e presas que lembram o antigo mamute.

Vulcão

O vulcão é capaz de expelir o magma da terra através de uma erupção. As corcovas que existem nas costas de Numel e Camerupt também possuem a capacidade de entrar em erupção. Quanto à aparência física, Numel lembra um dromedário, enquanto Camerupt lembra um camelo, devido à quantidade de corcovas que possuem. Em sua mega forma Camerupt fica mais parecido com um vulcão.

Grandes feras

Nidoking e Nidoqueen possuem traços de animais como rinocerontes, gorilas, coelhos e porcos-espinhos. Todos têm em comum o fato de viverem no ambiente terrestre. A diferença é que Nidoking tem um corpo mais masculino, enquanto Nidoqueen, um corpo feminino.

Inseto da terra

Nincada, enquanto é uma larva de uma cigarra, tem as asas pouco desenvolvidas. Por conta disso, sua natureza acaba sendo terrestre, o que lhe deu o tipo terra. Ao evoluir, Nincada deixa de ter uma vida terrestre, e consequentemente, perde o seu tipo terra.

Capa de areia

Burmy é um pokémon que se encobre de diversos materiais que encontra pelo ambiente. Em locais como cavernas e desertos, se encobre com uma capa de areia. Ao evoluir com essa capa, Wormadam absorve os componentes que envolvem o seu corpo e sofre uma mutação molecular, adquirindo o tipo terra.

Escorpião

Escorpiões são criaturas terrestres, enquanto morcegos são criaturas voadoras. Gligar e Gliscor são uma espécie de quimera desses dois animais, permitindo que tenham tanto habilidades terrestres quanto voadoras. Ao julgar pela aparência, podemos compará-los também a uma gárgula.

Golem

O golem é um ser animado feito de um material inanimado. No caso de Golett e Golurk, eles lembram uma espécie de armadura que foi possuída por um fantasma. Não se sabe ao certo de que material são feitos os seus corpos, mas provavelmente é algo que lhes deu a natureza terrestre. Apesar do tipo, Golurk é capaz de voar como um foguete ao recolher seus braços e pernas para dentro do corpo.

Pedra com vida

Geodude, Graveler e Golem são pedras com vida, inspirados nos monstros golem com o corpo feito de pedra. Golem, o último estágio dessa linha evolutiva, também representa a tartaruga que carrega o mundo em suas costas. O “casco” de suas costas poderia representar as placas tectônicas da Terra.

Minhocas

Assim como as minhocas, Onix e Steelix são conhecidos pelas grandes habilidades em cavar túneis no subsolo. No entanto, eles são muito maiores que minhocas, sendo geralmente chamados como serpentes de pedra/ferro. Dizem que a pressão e o calor do subsolo são capazes de enrijecer o corpo de Onix, permitindo sua evolução em Steelix. Com a evolução seu corpo ganha uma nova composição, permitindo-o cavar túneis com maior facilidade.

Rinoceronte

Rhyhorn e Rhydon foram desenhados com inspiração nos rinocerontes, possuindo alguns aspectos de certos tipos de dinossauros, como o triceratops. No caso de Rhyperior, podemos compará-lo também a um tanque de guerra e a um anquilossauro, devido ao rabo em forma de clava e um revestimento de “placas”. Além disso, Rhydon e Rhyperior possuem chifres de furadeira, essenciais para abrir fendas, dando-os grandes habilidades de escavação.

Salamandras aquáticas

Os anfíbios são seres conhecidos por possuírem vida aquática e terrestre. Marshtomp e Swampert possuem esse comportamento. Esses pokémons geralmente estão relacionados com a lama. Mudpuppy, Mudskipper e Axolote são alguns anfíbios que deram origem a Marshtomp e Swampert. Wooper também parece ser um Axolote em sua forma de larva, que tem caudas planas e penosas, além de brânquias externas. Quagsire parece ser algum tipo de salamandra gigante.

Dojô e Bagre

O dojô ou peixe cobra é um peixe que gosta de se enterrar para se esconder, usa os bigodes para detectar o que há em sua volta e segrega uma substância viscosa. Definitivamente é o peixe no qual Barboach é baseado. Whiscash parece mais com o ser Namazu do folclore japonês, um bagre conhecido por causar terremotos.

Molusco

O Gastrodon do oeste parece ser baseado numa lesma do mar, enquanto que o Gastrodon do leste, numa lebre do mar. Eles possuem uma natureza rastejante, e no caso de Gastrodon, uma grande afinidade por lama, o que dá a ele habilidades terrestres também.

Sapo

Palpitoad pode ser uma mistura de girino desenvolvido de sapo e um auto-falante. Suas esferas podem representar as verrugas de um sapo. Seismitoad já tem a aparência de um sapo adulto. Eles podem ter sido baseados no sapo-do-surinã, um anfíbio que possui as costas cobertas de bolsos onde são carregados os ovos.

Peixe da lama

Stunfisk parece ser uma mistura de linguado com uma raia elétrica. Existem certas espécies de peixes que passam a maior parte do tempo enterrados no fundo do mar e podem fazer descargas elétricas quando são perturbados. Stunfisk geralmente é encontrado soterrado na lama.

Formiga-leão

A formiga-leão, quando está em seu estágio de larva, é provida de longas mandíbulas e se enterra no fundo de um funil cônico na areia para capturar presas que possam cair. Esse é o comportamento de Trapinch. Em sua forma adulta, a formiga-leão ganha asas, ficando muito similar a uma libélula. Algumas espécies de libélulas são conhecidas por “dragões da areia”, o que justifica os tipos de Vibrava e Flygon.

Tubarão terrestre

A linha evolutiva de Gible é uma espécie de quimera de um dragão e um tubarão. Embora possua a aparência de tubarão, seus hábitos são terrestres e possui habilidades de escavação. Ao evoluir para Gabite, seus braços tornam-se garras afiadas e ganha nadadeiras, uma em cada braço, uma dorsal e outra no rabo. Ao atingir o estágio de Garchomp, adquire a habilidade de voar também, embora seja desprovido de asas. Dizem que sua velocidade de voo é comparável a de um avião à jato.

Tartaruga

Torterra lembra bastante a lendária tartaruga que carrega o mundo em suas costas, pelo fato de possuir uma espécie de gramado, com pedras e árvore sobre o casco. Torterra também apresenta semelhanças de um anquilossauro. Pode ainda ter sido baseado na tartaruga negra Genbu, guardião do norte, dos quatro símbolos das constelações chinesas.

Tarasca

A tendência que Larvitar tem de comer montanhas, cercas e diversas coisas pode vir da lenda da tarasca, uma criatura mitológica cuja origem se encontra numa lenda sobre Santa Marta. Ele também apresenta algumas similaridades com os dinossauros. Pupitar é baseado numa pupa, sendo um casco protetor que envolveu Larvivar para desenvolvê-lo no Tyranitar.

Inari

Em sua forma encarnada, representa a figura do Inari, o kami da fertilidade. Também apresenta traços de um gênio da lâmpada. Em sua forma teriantropa, aparenta ser baseado em algum tipo de mamífero predador, como o tigre e outros grandes felinos, ou quem sabe no tezcatlipoca ou tepeyollotl, criaturas da mitologia asteca que lembram um jaguar. Pode ainda ter sido baseado no tigre branco Byakko, guardião do oeste, dos quatro símbolos das constelações chinesas.

Behemoth

O corpo de Groudon parece ser uma manifestação da terra (solo) e de vulcões. Mais provavelmente, ele é baseado na lenda hebraica de Behemoth, um indomável mestre da terra. Assim como Groudon vive em conflito com Kyogre, dizia-se que no fim dos tempos Behemoth travaria uma batalha com Leviatã que poderia matar a ambos. No entanto, Behemoth geralmente é descrito como um javali/hipopótamo, e da mesma forma, Kyogre não aparenta-se fisicamente com Leviatã.

Serpente da Yggdrasil

O conceito básico de Zygarde o mostra como uma serpente com o formato de Z. Ele deve estar relacionado com Níðhöggr, o dragão-serpente que habita as raízes da árvore Yggdrasil. Os padrões que existem ao longo se seu corpo são muito semelhantes às moléculas de ribose e desoxirribose. O formato de sua cauda pode ser baseado em pares de base de código genético, os blocos de construção essenciais da dupla hélice do DNA.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...