Origem dos Pokémons: Tipo Psíquico (Sobrenaturais)

Uma parte dos pokémons psíquicos possui algum tipo de habilidade superespecial, ou mesmo foram originados de alguma característica sobrenatural. Veja a seguir os pokémons psíquicos e suas origens:

Corpo Astral

O tipo psíquico de Gothita, Gothorita e Gothitelle pode ter vindo do conceito filósofo de corpo astral. Visualmente, a aparência desses pokémons vem do estilo japonês de moda conhecida como Gothic Lolita. A conexão que possuem com as estelas, inclusive a habilidade de prever o futuro usando as estrelas, pode ter alguma relação com os ciganos, ou mesmo com alguma constelação.

Células

Esta linha evolutiva parece fazer referência às células, com a substância verde ao redor de seus corpos representando o citoplasma e os “objetos” dentro de seu corpo as organelas. Eles também podem fazer alusão aos estágios embrionários, Solosis seria a mórula, enquanto Duosion e Reuniclus os estágios de desenvolvimento de um feto (e a substância verde seria o líquido amniótico). Reuniclus também pode ter alguma relação com um homúnculo.

Nekomata

O Nekomata é um gato yokai do folclore japonês que possui habilidades sobrenaturais. Espurr e Meowstic parecem fazer referência a esse gato. Os olhos que Espurr e Meowstic possuem por baixo das orelhas são órgãos onde eles concentram o poder psíquico. Eles mantém a orelha abaixada como forma de manter esse poder sob controle.

Meditação

Meditite e Medicham são conhecidos por ampliarem seus poderes psíquicos através da meditação. Meditite parece ser um praticante de yoga, aparecendo quase sempre na posição de lótus. Medicham lembra uma dançarina do ventre, com calças bedlah. Eles lembram, de certa forma, algumas divindades hindus, como Shiva.

Espelho e Sino de Bronze

Uma antiga lenda japonesa conta que sacerdotes queriam forjar um sino para o seu templo, então pediram para as mulheres da região para que entregassem seus espelhos de bronze para poder fazer o sino. Uma mulher contribuiu com seu espelho, mas depois se arrependeu. Por conta disso, seu espelho não derreteria no forno até que ela se matasse. Antes de se suicidar, ela disse que o fantasma dela daria grandes riquezas a quem quebrasse o sino. Várias pessoas tentaram quebrar o sino tocando-o furiosamente. Exaustos, os sacerdotes se viram forçados a atirar o sino num pântano para se livrar da maldição. Bronzor e Bronzong parecem ter origem nessa lenda.

Morcegos

Os morcegos são animais capazes de emitir ondas ultrassônicas. Essas ondas batem em obstáculos e voltam em forma de eco, dando a ele uma espécie de sexto sentido. Isso facilita muito em sua locomoção em noites escuras, bem como para encontrar mais facilmente suas presas. Woobat e Swoobat são psíquicos por conta dessa habilidade. São baseados no morcego nariz de coração. Woobat também lembra uma raposa voadora.

Mímicos Ilusionistas

Mime Jr. e Mr. Mime parecem ser uma mistura de mímicos com palhaços. Mr. Mime representa também um truque popular feito por mímicos, que se apresentam como presos por trás de paredes invisíveis. São psiquicos provavelmente por mímicos retratarem algum tipo de ilusão.

Lula

Considerando a capacidade de criar brilhos e luzes com o seu corpo, Inkay e Malamar devem ter sido inspirados numa espécie de lula chamada lula-vampira-demônio-do-inferno. O olhar profundo e hipnótico de Malamar juntamente com os tentáculos de sua cabeça nos trazem a imagem de uma górgona.

Estrela

Representa uma estrela do mar, talvez a conhecida por coroa-de-espinhos, por conter vários membros. O fato de Starmie ganhar o tipo psíquico com a evolução talvez venha de sua capacidade e emitir ondas de rádio para o espaço durante a noite, provavelmente para se comunicar com as estrelas do céu.

Shakokidogu

O Shakokidogu é uma estatueta de argila com uma aparência de astronauta que pertenceu a história japonesa. Baltoy e Claydol possuem alguns traços desse ser. Eles lembram também a figura de um ídolo, um tipo de estatueta que civilizações antigas faziam para adorá-la. Claydol se parece também com o Arahabaki, um antigo deus da mitologia japonesa.

Duas Cabeças

Girafarig possui um segundo pequeno cérebro em sua cauda que provavelmente foi baseado num estegossauro, um dinossauro que já foi considerado por alguns possuir um segundo cérebro em sua cauda, que ajudava-o a melhorar seus reflexos contra predadores.

Feiticeira

Observando o aspecto físico de Delphox e a forma como ele utiliza o seu galho como varinha mágica podemos entender que ele deve ser baseado em algum tipo de bruxa, feiticeira ou mesmo um mago, além de ser uma raposa.

Cabeças Pensantes

Os poderes mentais de Exeggcute e Exeggutor são aprimorados pela presença de vários cérebros, devido às várias cabeças que possuem. Dizem também que Exeggutor é baseado na Jinmenju, uma árvore folclórica conhecida por dar cabeças humanas como frutos, que possuem caras sorridentes.

Espanta Espíritos

Chingling é uma espécie de sino suzu, usado em santuários xintoístas. É um sino similar a um guizo (jingle bell). Alguns acreditam que o guizo afasta maus espíritos e usam como amuleto proteção sobrenatural. Chimecho lembra um sino de vento, também conhecido como carrilhão de vento, sino de felicidade ou ainda: espanta-espíritos.

Seres do Espaço

Solrock e Lunatone são comumente encontrados em locais onde há queda de meteoros, como o Meteor Falls e o Giant Chasm. Por isso dizemos que são baseados nos meteoritos. Seus poderes místicos provavelmente vieram do espaço, do desconhecido. O sol e a lua também são figuras adoradas em algumas lendas e culturas.

Hieróglifos

Todos sabemos que os Unowns são baseados nas letras do alfabeto e nos pontos de exclamação e interrogação. Geralmente são encontrados em ruínas onde aparecem esculpidos nas paredes em forma de hieróglifos. Sua origem psíquica provavelmente vem do fato de que os hieróglifos são enigmáticos e difíceis de decifrar.

Robôs

Conforme vai evoluindo, seu corpo aparenta ser uma junção de Beldums. Os membros de Metang e Metagross são muito similares ao corpo de Beldum. Por conta disso, dizem que ao chegar no último estágio Metagross fica com 4 cérebros, o que lhe dá uma grande inteligência e a capacidade de processar informações de um super computador. Isso talvez justifique o seu tipo psíquico.

Aeons

Aparentemente Latias e Latios foram desenhados inspirados na filosofia de Yin e Yang. Eles também devem possuir origem nos aeons do gnosticismo, entidades emanadas de Deus, geralmente em pares de machos e fêmeas. Eles possuem poderes místicos e são conhecidos como pokémons da eternidade. Eles também podem possuir uma certa relação com aves, mais especificamente num galo selvagem.

Ryujin

A origem de Lugia ainda não é muito clara. Embora seja considerado um pássaro lendário com penas prateadas, também possui elementos de dragões, dinossauros e criaturas marinhas. Supõe-se que Ryujin, um dragão que vivia no fundo do oceano, deus xintoísta do mar, possa ter alguma relação com Lugia. A baleia beluga possui o formato do corpo bem similar ao de Lugia, também pode ter alguma relação.

Miragem

Mew chega a ser semelhante a algum tipo de embrião. Comparando-o a um animal, se parece mais com um jerboa, por possuir o corpo pequeno, pés longos e uma cauda comprida. Também compartilha algumas características dos gatos. Muitos acreditam que ele é uma miragem e o ancestral de todos os pokémons.

Genética

Devido a manipulação genética feita do DNA de Mew, Mewtwo teve seu corpo aumentado e seus poderes psíquicos ampliados. Está em constante desenvolvimento, sendo capaz de desenvolver seu corpo de diferentes maneiras com suas mega evoluções. Tal como Mew, Mewtwo também possui certas características felinas, e adicionalmente, traços dos greys (alienígenas).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...

  • HDmaxx

    Fale o nome do animal que inspirou Malamar rapido 10 vezes