Origem dos Pokémons: Tipo Psíquico (Paranormais)

Uma parte dos pokémons psíquicos possui algum tipo de poder paranormal, ou mesmo foram originados de algo ou algum fenômeno incomum na natureza. Veja a seguir os pokémons psíquicos e suas origens:

Entortar Colheres

A linha evolutiva de Abra, Kadabra e Alakazam é baseada na habilidade de entortar colheres usando o poder da mente, um truque utilizado por mágicos. Eles também possuem algumas similaridades com as cabras e as raposas, ambos animais que certas vezes estão ligados a magias. Abra Kadabra e Alakazam são também palavras mágicas.

Baku

O Baku é uma criatura da mitologia japonesa que é dito ser capaz de comer os pesadelos de pessoas adormecidas. Drowzee e Hypno foram inspirados nessa criatura. Hypno também pode ser considerado um hipnotizador, devido ao seu pêndulo. Eles também apresentam características de um tapir/anta.

Pássaro Místico

Os povos astecas e maias consideravam sagrada uma ave conhecida por quetzal-resplandecente, a qual Natu e Xatu parecem ter algo relacionado. O comportamento sábio que possuem lembra uma antiga arte de contemplar o sol, uma forma antiga de meditação praticada pelos astecas e maias na crença de que isso lhes daria um poder sobrenatural.

Espíritos Sobrenaturais

Uma teoria diz que crianças são mais sensíveis para sentir coisas sobrenaturais do que os adultos. Ralts é similar a uma pequena criança. Kirlia parece representar uma bailarina. A natureza protetora sobre seu treinador sugere que Gardevoir seja baseado num anjo da guarda, embora suas características lembrem mais um fantasma que se recusa a abandonar esse mundo. Gallade possui mais traços lutadores, assemelhando-se a um guerreiro medieval.

Incensário

Munna e Musharna parecem ter alguma relação com um tipo de incensário japonês, chamado koro. Geralmente são usados em cerimônias de chá tradicionais, mas muito deles são usados como repelentes de insetos. Esses repelentes koro são popularmente encontrados em forma de porco e tem certas figuras pintadas, alguns deles são de flores. Apesar disso, assim como Drowzee, aparentam-se muito mais com o Baku, por se alimentar de sonhos.

Pérolas aos Porcos

Possivelmente, Spoink e Grumpig foram inspirados na frase bíblica: “não atireis suas pérolas aos porcos, para que não pisem e as destruam”. A frase parece representar a sabedoria dada a um público que não gostaria de receber os ensinamentos. Nossos pokémons, contudo, em vez de usar as pérolas para aumentar a sabedoria, usam para aumentar os poderes psíquicos. Spoink também pode ter alguma relação com um “jack-in-the-box”.

Alienígena

Elgyem e Beheeyem fazem referência aos Greys, um dos mais populares tipos de alienígenas. Suas aparências rochosas lembram os círculos de pedra da Europa, que supostamente foram criados por extraterrestres. As bolas coloridas em suas mãos lembram as faces coloridas dos invasores alienígenas do filme “A Guerra dos Mundos”.

Sazae

Seus poderes psíquicos são amplificados quando o casco Shellder vem habitar em seu corpo como um parasita. Slowpoke, Slowbro e Slowking possuem algo em comum ao Oni japonês Sazae, um mágico demônio do mar do folclore japonês, descrito como uma criatura que sai de uma concha espinhosa e espiralada.

Paciência

Wynaut e Wobbuffet possuem alguma relação com um boneco Okiagari-koboshi, similar a um joão-bobo, que sempre levanta quando é empurrado, símbolo de perseverança. Também lembram um saco de pancadas, que sempre volta a sua posição inicial quando socados. Lembram também o conceito do Karma, pois só causam danos quando são atacados primeiro. Wobbuffet também lembra Sanpei Hayashiya, um comediante japonês famoso por sempre tocar a mão na testa enquanto dizia o ser bordão.

Gato Psíquico

Assim como as outras evoluções do Eeeve, Espeon possui características de cães, gatos e raposas. Aparenta-se com a lenda do nekomata, também conhecido como bake-neko, que são misteriosos, inteligentes e de rabo bifurcado, gatos gnomos. A joia de sua testa lembra o Carbúnculo, criatura mitológica que possui uma joia na testa.

Espíritos do Gelo

Kintaro, possível origem de Smoochum, é um herói do folclore japonês que foi criado por Yama Uba, uma possível origem de Jynx. Yama Uba é descrita vestindo um kimono vermelho esfarrapado, com cabelos loiros esbranquiçados, pele escura, grandes lábios e que possui controle sobre a neve. Yuki Onna, espírito da neve, outra possível origem de Jynx, é algumas vezes retratada segurando uma criança, que poderia ser uma referência de Smoochum.

Linhas de Nazca

Sigilyph aparenta ter alguma ligação com as Linhas de Nazca, um conjunto de geoglifos antigos localizada no deserto de Nazca, no sul do Peru. Curiosamente, ele também é um pokémon encontrado no deserto. As linhas formam figuras, entre elas, há uma que representa um colibri, que assemelha-se mais com Sigilyph. Ele também lembra sinos de vento (espanta espíritos).

Três Macacos Sábios

Quando Darmanitan altera para o modo zen, seus olhos ficam completamente brancos, sua boca mantém-se fechada e seus ouvidos são tapados por suas mãos, colocando-se numa postura onde fica sentado pacientemente. Os três macacos sábios representam a ideia de não ver o mal, não ouvir o mal e não falar o mal.

Estrela dos Desejos

O design de Jirachi e sua habilidade de conceder desejos provavelmente se refere à prática de se fazer um pedido a uma estrela cadente para torná-lo realidade. Também pelo fato de conceder desejos podemos compará-lo a um gênio da lâmpada, da mitologia arábica, que era capaz de conceder desejos a quem o libertasse. As etiquetas de papel em sua cabeça lembram a tanabata, comemoração japonesa na sétima noite do sétimo mês do ano.

Musa

Em sua forma ária, aparenta ser uma cantora, com uma peça em seu cabelo que lembra um microfone. Sua voz é capaz de controlar os sentimentos dos que estão por perto. Ela é conhecida por ser baseada numa musa, um ser mitológico capaz de dar inspiração às criações artísticas.

Mãe Natureza

Celebi pode ser baseado nas fadas, nas dríades (ninfas da mitologia grega que nasciam junto com uma árvore) ou mesmo no Kodoma (um youkai do folclore japonês que habita árvores). Sua feroz proteção pela floresta assemelha-se à de Curupira, um personagem das lendas brasileiras. Não é por menos que Celebi também é conhecido como guardião da floresta.

Vitória

Conceitualmente, Victini pode ter sido inspirado em Nike, a deusa da vitória da mitologia grega. Victini é dito trazer a vitória para aquele que o possuir. Seu rabo em forma de asas fazem referência as asas da deusa Nike. A letra V estampada em suas orelhas pode ter alguma relação ao fato de ser o mascote da 5ª geração, visto que V é 5 em algarismos romanos.

Regalia Imperial do Japão

Esse trio lendário de duendes/fadas/elfos/gnomos deve ter sido originado da Regalia Imperial do Japão, também chamado de Três Tesouros Sagrados. Uxie seria o Yata no Kagami, que encarna a sabedoria e honestidade. Mesprit seria o Yasakani no Magatama, que encarna a benevolência. Azelf seria o Kusanagi, que encarna o valor.

Deusa Pássaro

Compartilha algumas características de Sarimanok, um ser místico geralmente retratado como uma ave de asas coloridas e cauda emplumada. A cabeça desse ser é profusamente decorada e considerada um símbolo de boa sorte. Cresselia também se parece com Alkonost, uma deusa com cabeça de pássaro que geralmente aparece na sociedade como um aviso. Seu corpo lembra um cisne, sua cabeça tem o formato da lua crescente e veste alguns “anéis planetários” cor de aurora.

DNA

Deoxys, bem como cada uma de suas formas, parece ter sido desenhado em inspiração de certas representações de alienígenas (visto que é um pokémon vindo do espaço) e de algumas representações visuais da dupla hélice do DNA.

Gênio da Lâmpada

Hoopa parece ter ser originado de um gênio, criatura da mitologia arábica que ficava aprisionada numa lâmpada. Aquele que libertasse o gênio esfregando a lâmpada tinha 3 desejos realizados. A relação que Hoopa tem com a Garrada de Prisão é parecida com a lâmpada do gênio. A fato de Hoopa ficar em sua forma desvinculada por 3 dias é um paralelo aos 3 desejos que o gênio concedia. Os anéis nos braços do Hoopa desvinculado lembram o gênio da história Aladdin.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...