Origem dos Pokémons: Tipo Planta (Plantas)

Certas espécies de pokémons do tipo planta possuem características semelhantes às plantas do nosso mundo. Veja a seguir as plantas e seus respectivos pokémons:

Flores

Oddish lembra muito uma mandrágora, uma planta que possui uma raiz similar a um corpo humano. Aparentemente é uma raiz ambulante e tem o hábito de se enterrar no solo. Ao evoluir, começa a florescer. A flor que existe na cabeça de suas evoluções é uma “Rafflesia keithii“, um tipo de flor parasita com um odor não muito agradável, muito característico de Gloom e Vileplume. Já Bellossom, além de flor, possui características de uma dançarina de hula. Petilil possui um corpo em forma de um bulbo de uma flor, como a de uma tulipa. Já Lilligant, além de apresentar características da mesma flor de Gloom, Vileplume e Bellossom, pode-se dizer que também é uma dançarina, pois os golpes que aprende são baseados em danças.

Rosa

Enquanto é um Budew, representa um botão de rosa. Evoluindo em Roselia, ganha o corpo de uma roseira, com braços em forma de rosas. Atingindo o estágio de Roserade, as rosas de suas “mãos” tornam-se um buquê de flores.

Girassol

São basicamente uma semente e uma flor. Sunkern possui um pequeno broto sobre sua cabeça, enquanto Sunflora já é um girassol desabrochado. Os girassóis são flores que estão sempre voltadas para o sol, acompanhando sua trajetória do nascente ao poente. Sunflora é conhecida por saber converter a luz do sol em energia.

Videira

Os tentáculos existentes no corpo de Tangela lembram a Medusa, a górgona da mitologia grega com o cabelo de cobras. No entanto, esses tentáculos são vinhas. Quando evolui em Tangrowth, algumas vinhas formam os seus braços. Temos também a figura do homem verde, criatura que possui a face cercada de folhas e cipós.

Cereja

A forma corporal de Cherubi é baseado num par de cerejas. Cherrim é mais parecido com uma flor de cerejeira, com um par de cerejas em sua cabeça. Suas pétalas permanecem fechadas e encobrem todo o seu corpo, desabrochando apenas em dias ensolarados.

Coco

Apesar da grande similaridade com um ninho de ovos, os Exeggcute representam sementes, daí o seu tipo planta. Ao evoluir temos Exeggutor, uma árvore ambulante. O corpo dele é baseado num coqueiro, e suas cabeças, nos cocos. Podemos citar também a Jinmenju, uma árvore folclórica conhecida por dar cabeças humanas como frutos, que possuem caras sorridentes.

Cogumelo

Esses pokémons são baseados em cogumelos. Shroomish é um tipo de cogumelo com pés. Breloom possui um “chapéu” de cogumelo, mas o corpo assemelha-se mais a de um canguru ou dinossauro. Foongus e Amoongus, além da aparência de cogumelo, possuem características de uma pokébola. O cogumelo, no entanto, não pertence ao reino vegetal, mas sim do reino dos fungos.

Cacto

Esses pokémons são baseados em cactos. Além de possuírem um corpo similar à planta de espinhos, apresentam mais algumas características. A aparência de Cacnea lembra as abóboras de halloween (Jack o’ Lantern). Cacturne tem um corpo em forma de espantalho, o boneco que guarda plantações. Já Maractus possui membros em formas de maracas.

Crinoides

Lileep e Cradily possuem a aparência de crinoides, ou lírios-do-mar, seres marinhos que certa vez foram dados como extintos. Apesar das crinoides se parecerem com plantas, são na realidade animais marinhos. Eles também possuem semelhanças com as anêmonas do mar, no entanto, estas também são animais.

Durião

O durião é uma árvore que produz um fruto espinhoso, semelhante à jaca no aspecto e tamanho e que, apesar de possuir odor repugnante, é considerado pelos orientais um fruto muito delicioso. Ferrothorn seria baseado nessa planta, enquanto Ferroseed, uma semente de espinhos.

Plantas Carnívoras

Bellsprout, Weepinbell e Victreebell são baseados em plantas da família Nepenthaceae, uma espécie de plantas carnívoras. Enquanto Bellsprout, seu corpo é similar a uma flor com uma cabeça em forma de sino. O design de sino permanece em suas evoluções, mas as características de planta permanecem.

Dioneia

A dioneia é uma planta carnívora que captura alguns insetos usando suas folhas. Essa planta também é conhecida como vênus papa-moscas. Carnivine possui o mesmo aspecto dessas plantas.

Árvores de Neve

Algumas árvores de formato conífero são resistentes ao clima frio e muitas vezes são vistas cobertas de neve em lugares onde ocorrem nevadas. Snover e Abomasnow, embora possuam braços e pernas, possuem características desses tipos de árvores, por isso também adotam o tipo planta.

Dente-de-Leão

Hoppip, Skiploom e Jumpluff possuem características de um dente-de-leão. As folhas na cabeça de Hoppip, a flor na cabeça de Skiploom e os “algodões” na cabeça de Jumpluff são similares aos da planta. Um ponto a ser observado também é o fato de serem facilmente levados pelo vento, tal como o dente-de-leão.

Algodão

Cottonee é uma espécie de bola de algodão e se movimenta no ar como um dente-de-leão. Além disso, seu corpo lembra também a cabeça de uma ovelha. Whimsicott faz alusão a Borametz, a planta que dá “um cordeiro” como fruto e que foi usada para explicar a produção de algodão na idade média. Whimsicott também nos lembra um personagem do folclore brasileiro chamado Saci, ambos são negros, capazes de fazer furacões e viajar nos ventos, e fazer travessuras.

Árvore

Phantump e Trevenant foram criados a partir de troncos de árvores. Parecem fazer referência ao Kodoma (yokai que habita árvores velhas), bem como a outros espíritos e divindades de árvores e da natureza, como as dríades. A proteção que Trevenant exerce sobre as florestas parece estar mais relacionada às hamadríades.

Abóbora

Pumpkaboo e Gourgeist são baseados em abóboras, mais especificamente aquelas usadas como Jack o’ Lantern no haloween. As abóboras também são conhecidas pela sua variedade de tamanhos, o que provavelmente está ligado aos quatro tamanhos existentes de Pumpkaboo e Gourgeist.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...