Origem dos Pokémons: Tipo Planta (Criaturas)

Certas espécies de pokémons do tipo planta, apesar de não estarem relacionados diretamente com plantas, possuem uma determinada natureza e alguns detalhes que os caracterizam como tipo planta. Veja a seguir esses pokémons e suas respectivas ligações com as plantas:

Dinossauro e Flores

Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur parecem basear-se em algum tipo de réptil, mais especificamente nos dinossauros, como o nome deles sugerem. Em suas costas, temos a presença de um elemento da natureza. Bulbasaur possui um bulbo que assemelha-se ao de uma cebola ou lírio. Ao tornar-se Ivysaur, o bulbo transforma-se num botão de flor, similar a “Rafflesia keithii“. Ao atingir o estágio de Venusaur, essa flor desabrocha, e é sustentada por um tronco e por folhas, ambos similares aos de uma palmeira.

Brontossauro e Folhas

Chikorita, Bayleef e Meganium são baseados nos brontossauros, uma espécie de dinossauros herbívoros e quadrúpedes, que viveram durante o período Jurássico. Enquanto é Chikorita, possui um colar de sementes e uma folha na cabeça. Seu nome lembra as chicórias, um tipo de planta. Evoluindo para Bayleef, a folha de sua cabeça muda e as sementes de seu colar tornam-se folhas de louro (em inglês: bay leaf). Já Meganium possui antenas em sua cabeça e ganha uma flor em torno de seu pescoço, que pode estar relacionada aos gerânios, ou a uma flor-cadáver, a maior e mais malcheirosa inflorescência do mundo.

Geco e Folhas

Treecko, Grovyle e Sceptile possuem as características dos gecos, certos lagartos que possuem a capacidade de andar sobre paredes e tetos, como as largatixas. Grovyle lembra também o dromeossauro, um dinossauro que acredita-se que possuía penas tais como as folhas do corpo de Grovyle. O formato da cabeça de Sceptile possui detalhes de um dilofossauro. As esferas de nutrientes das costas de Sceptile podem estar relacionadas ao fato de muitas plantas leguminosas possuírem nitrogênio armazenado nos nós de suas raízes.

Tartaruga e Plantas

Turtwig, Grotle e Torterra foram originados das tartarugas-mordedoras. Possuem em comum o fato de não conseguirem retrair por completo a cabeça e os membros para dentro do casco. Turtwig possui um pequeno broto em sua cabeça, Grotle possui arbustos em suas costas e Torterra, uma árvore e algumas pedras. Grotle e Torterra lembram também a lendária tartaruga que carrega o mundo em suas costas. Torterra também apresenta semelhanças com um anquilossauro.

Serpente e Folhas

Snivy, Servine e Serperior apresentam características da cobra-cipó. Existem alguns tipos de lagartos que se assemelham muito às cobras e possuem patas extremamente pequenas (alguns deles desprovidos de patas), o que nos lembra muito Snivy e Servine. Serperior já não possui mais patas, assemelhando-se mais às serpentes. Os detalhes no corpo são baseados na realeza francesa, enquanto as folhas, na folha de acanto.

Ouriço e Castanha

Chespin, Quilladin e Chesnaught parecem ser baseados em um ouriço combinado com uma castanha. Quilladin e Chenaught também podem terem sido inspirados em mamíferos que possuem uma espécie armadura cobrindo o corpo, como os tatus e os pangolins.

Macaco e Árvore

Tanto Pansage quanto Simisage são baseados em um macaco e em uma árvore. Além disso, eles, bem como Pansear, Panpour e suas evoluções, foram inspirados nos três macacos sábios. No caso, Pansage e Simisage representam o macaco mudo, o conceito de “não fale o mal”.

Cogumelo Parasita

Existem várias formas de fungos que crescem em insetos como um parasita. Isso faz referência aos cogumelos que crescem nas costas de Paras e Parasect. O corpo de inseto que possuem está mais próximo ao de uma larva de cigarra.

Vitória-Régia

Esses pokémons aparentam vestir um tipo de planta vitória-régia como chapéus, mas possuem corpos diferentes de plantas. O corpo de Lotad é similar ao de um urso d’água. Lombre aparenta-se com uma criatura do folclore japonês conhecida como Kappa. Ludicolo também possui similaridades com o Kappa, mas também se parece com um dançarino mexicano. O “sombrero” de sua cabeça tem algo parecido com um abacaxi no centro.

Tengu e Folhas

O corpo de Seedot é baseado numa bolota. Nuzleaf e Shiftry são baseados em um Tengu, uma espécie de gnomo japonês conhecido por possuir um nariz comprido, por fazer travessuras cruéis e por ser capaz de ler mentes. Fora isso, Nuzleaf pode ter sido baseado no Pinóquio e Shiftry em um quebra-nozes.

Gatos/Raposas e Folhas

Assim como as outras evoluções do Eeeve, Leafeon possui características de cães, gatos e raposas. Sua coloração parece ser inspirada nas marcas encontradas em animais como o gato siamês ou a raposa-vermelha. Como característica das plantas, Leafeon tem a capacidade de realizar fotossíntese.

Inseto de Seda

Esta linha evolutiva é baseada em insetos produtores de seda. Possuem o corpo envolto de folhas, o que lhes dão a natureza dos tipo planta. Sewaddle é como se fosse uma lagarta de borboleta. Saddlon apresenta-se como um inseto em seu estágio de pupa. Leavanny aparenta-se com uma forma bípede de um bicho-pau ou bicho-folha, mas sua estrutura corporal faz com que se pareça mais com um louva-a-deus. Devido à forma como se porta com pequenos pokémons e o seu bebê Sewaddle, Leavanny pode ser comparado a uma mãe humana.

Bode e Grama

O bode é o animal que serviu de inspiração para Skiddo e Gogoat, mais precisamente, o carneiro-azul ou bharal. Eles também se assemelham a uma moto ou bicicleta, com os seus chifres funcionando como o guidão. O gramado que cresce sobre eles pode ter alguma relação com o Pã e o Faunos, deuses da natureza que são metade bodes e metade humanos.

Cervo e Plantas

Sawsbuck provavelmente foi inspirado no cervo-do-padre-david, uma espécie de veado que gosta de decorar os seus chifres com folhagens em sua época de reprodução. Os chifres que possui devem ser baseados numa árvore caducifólia, conhecida por perder suas folhas nas estações mais frias do ano. Deerling tem a aparência de um filhote de gamo, um animal semelhante aos veados.

Capa de Planta

Burmy é um pokémon que se encobre de diversos materiais que encontra pelo ambiente. Em locais como as florestas, se encobre com uma capa de planta. Ao evoluir com essa capa, Wormadam absorve os componentes que envolvem o seu corpo e sofre uma mutação molecular, adquirindo o tipo planta.

Cortador de Grama

Quando Rotom usa seus poderes elétricos para se infiltrar em algum eletrodoméstico, transforma-se como se fosse o seu motor. Ao se apossar de uma cortador de grama, Rotom adquire o elemento planta, podendo atacar com tempestade de folhas.

Bananeira

Tropius pode ter sido inspirado num mokele-mbembe, uma criatura lendária parecida com os dinossauros saurópodes que é dita viver nas selvas da bacia do Congo, na África. O pokémon também apresenta a natureza de uma bananeira, possuindo asas na forma das folhas dessa árvore e dando frutos no pescoço que se parecem com bananas.

Flor Gracidea

Não é difícil de perceber que Shaymin foi baseado em um porco-espinho. Entretanto, quando se mostra com gratidão, o arbusto de suas costas começa a florescer, deixando-o mais parecido com um buquê de flores. Por outro lado, ao transformar-se em sua forma celeste, aparenta-se mais com uma espécie pequena da raça de cão terrier. Contudo, sua afinidade por flores e a capacidade de voar faz uma alusão maior às fadas. As asas que cresceram em sua cabeça traz alguns poucos traços que lembram uma rena.

Guerreiro da Natureza

Virizion é baseado num guerreiro espadachim, Aramis, dos três mosqueteiros. Assim como ele, é o melhor em golpes de esgrima. Aramis também era o mais feminino e romântico dos três mosqueteiros, personalidade que Virizion possui em relação aos demais membros do trio lendário. Além disso, é fisicamente semelhante aos antílopes.

Mãe Natureza

Celebi pode ser baseado nas fadas, nas dríades (ninfas da mitologia grega que nasciam junto com uma árvore) ou mesmo no Kodoma (um youkai do folclore japonês que habita árvores). Sua feroz proteção pela floresta assemelha-se à de Curupira, um personagem das lendas brasileiras. Não é por menos que Celebi também é conhecido como guardião da floresta.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...