Origem dos Pokémons: Tipo Noturno

Os pokémons noturnos geralmente possuem algum comportamento ou aparência tenebrosa. Alguns deles possuem mesmo hábitos noturnos. Veja a seguir esses pokémons e suas características sombrias:

Cérbero

Houndour e Houndoom são cães baseados no Cérbero, criatura da mitologia greco-romana responsável por guardar o reino subterrâneo dos mortos. Eles, porém, possuem apenas uma cabeça, ao contrário do animal lendário, que possuía três. Fisicamente, aparentam-se com cães Dobermanns e Rottweilers, com um revestimento de ossos e caveiras, e, no caso de Houndoom, chifres e rabo pontiagudo.

Hiena

Apesar de terem sido inspirados nas hienas, possuem afinidades com outros animais. No caso de Poochyena, por ser pequeno e ter o costume de morder, nos faz lembrar o diabo da tasmânia. Já no caso de Mightyena, por ser um tipo mais domesticável e fiel, possui semelhanças com um cão pastor alemão.

Cangambá

Os cangambás são animais com uma pelugem negra e branca. São similares aos gambás, pois soltam um odor desagradável quando se sentem ameaçados. Stunky e Skuntank conseguem expelir um fluido malcheiroso através de suas caudas. Utiliza-o tanto como uma forma de defesa quanto como forma de atacar suas presas.

Pantera Negra

No folclore europeu, gatos pretos são considerados sinônimos de má-sorte, além de estarem associados à magia negra e bruxaria. Purrloin é baseado nesse animal. Já Liepard está mais associado a uma pantera negra, que nada mais é que um leopardo com melanismo.

Lula

A lula é claramente o animal que serviu de inspiração para Inkay e Malamar. Mais especificamente, eles devem estar relacionados a uma espécie de lula chamada lula-vampira-demônio-do-inferno, devido a capacidade de Inkay e Malamar de criar brilhos e luzes com o seu corpo.

Crocodilo

A pose, as listras e os olhos dessa linha evolutiva dão um ar de “sujeito criminoso”. Sandile, Krokorok e Krokodile apresentam-se como pokémons originados de crocodilos. No caso de Krookodile, aparenta-se também com um gavial, devido à boca comprida. Acima de tudo, os pokémons aparentam-se com a espécie jacaretinga, também conhecida como caimão-de-lunetas ou jacaré-de-óculos, devido ao formato que possuem nos arredores dos olhos.

Espantalho

Cactos são conhecidos por serem plantas noturnas, são capazes de reduzirem a perda de água através da transpiração, que ocorre à noite. Além de ser baseado num cacto, Cacturne apresenta as características de um espantalho, o boneco utilizado nas plantações para afugentar pássaros. Geralmente são retratados como um homem de aparência assustadora, braços abertos e chapéu de palha.

Tengu

Nuzleaf e Shiftry são baseados em um Tengu, uma espécie de gnomo japonês conhecido por possuir um nariz comprido, por fazer travessuras cruéis e por ser capaz de ler mentes. Fora isso, Nuzleaf pode ter sido baseado no Pinóquio e Shiftry em um quebra-nozes.

Ninja

Como o seu nome sugere, Greninja é baseado em um ninja. Na cultura japonesa, é comum associar rãs e sapos por conta de uma história popular: "O Conto do Galante Jiraiya". Essa história fala a respeito de um ninja (Jiraiya) capaz de se transformar em um grande sapo.

Piranha e Tubarão

As piranhas e os tubarões são feras marinhas carnívoras famosas por atacar suas vítimas usando seus dentes afiados, dando-os o aspecto de seres sombrios. Carvanha e Sharpedo foram desenhados com base nesses animais. No caso de Sharpedo, também possui o design de um torpedo.

Lagosta

O nome de Crawdaunt e sua aparência sugerem que ele é baseado num lagostim-vermelho. No entanto, devido ao seu tamanho e ao seu tipo noturno, parece ser baseado numa criatura maior e mais poderosa, como a lagosta. A própria pokédex descreve Crawdaunt como um pokémon de natureza violenta.

Lagartos

Scraggy e Scrafty são basicamente inspirados em lagartos. Adicionalmente a isso, a figura das calças caídas, do capuz e do cabelo moicano retrata a imagem de várias tribos urbanas de jovens, como hip hop e punk. Eles podem levantar as “calças” para usar como escudo e cobrir a cabeça com o capuz, figurando um ladrão mascarado.

Deliquente

Além de ser uma espécie de "Panda Gigante", podemos considerar que Pangoro está relacionado a um Bancho, um tipo de líder delinquente juvenil no Japão. Isso é reforçado pelo seu comportamento beligerante e de sangue quente, sua "capa" e o fato de mastigar um graveto. O fato de Pancham evoluir apenas com outro tipo noturno na equipe indica que ele foi influenciado pro "mau caminho".

Escorpião

Os escorpiões são conhecidos por suas garras e ferrão, sendo capazes de fazer vítimas caírem facilmente através de seu veneno. Drapion possui um par de ferrões em sua cauda e em seus braços, além de possuir grandes habilidades ofensivas com as presas de sua boca.

Corvo

Murkrow e Hounchkrow são pokémons baseados nos corvos, aves que simbolizam impurezas, tragédias e mortes. O rabo em forma de vassoura e a plumagem em forma de chapéu em sua cabeça fazem uma bela imagem de uma bruxa em voo. Hounchkrow também possui traços de um mestre do crime.

Kamaitachi

O Kamaitachi é um ser do folclore japonês, representado por uma doninha demônio que tinha foices em suas patas dianteiras. Sneasel e Weavile parecem terem sido baseados nessa criatura. Também podem estar relacionados ao gato preto demônio da cultura ocidental e asiática, que têm várias origens, sendo todas conhecidas por sua astúcia e esperteza.

Gnomo

Sableye é uma estilização do gnomo de Hopkinsville, uma criatura descrita como tendo olhos brilhantes, pernas, braços com garras pequenas e quadris ondulantes. Seus olhos brilham em locais escuros, permitindo assustar quem o encontrar nesses lugares.

Jibakurei

Spiritomb é baseado em um Jibakurei, um espírito que fica ligado a um único lugar. Também é baseado em uma tradição budista realizada na véspera do ano novo no Japão. Um sino é tocado 108 vezes para afugentar as 108 tentações, a fim de se alcançar o Nirvana. Ele também pode ter sido baseado numa bola de cristal.

Raposa Negra

Assim como as outras evoluções do Eeeve, Umbreon possui características de cães, gatos e raposas. Os anéis no corpo de Umbreon assemelham-se a marcas lunares egípcias e joias que geralmente estão associadas a esculturas de animais, como por exemplo o deus chacal Anubis, do Egito antigo. Também podem estar relacionadas a um eclipse solar.

Bai Ze

O Bai Ze é um personagem da mitologia chinesa, também conhecido como kutabe ou hakutaku. É um ser geralmente descrito como uma fera branca que pode assumir a forma de um gigantesco leão, possuindo um ou dois chifres na cabeça. Às vezes possuem um olho extra na cabeça ou nas costas. Esse “olho” poderia ser o símbolo que aparece na testa de Absol. É um ser dotado de inteligência e capaz de entender a fala humana.

Kitsune

No folclore japonês, Kitsune era uma raposa mítica que podia mudar a sua forma para fazer travessuras com viajantes. Essa característica é similar à habilidade de Zorua e Zoroark. O Kitsune, em algumas histórias, tinha dificuldades para esconder seu rabo quando assumia uma forma humana. Zoroark também possui alguns traços de lobisomem.

Cavaleiros Negros

Pawniard e Bisharp aparentam ter sido baseados em lendas Arturianas dos cavaleiros negros. Também podem ter origem no estilo Kaijin de filmes de monstro japoneses, envolvendo uma criatura humanoide que age como um vilão. Possuem ainda algumas similaridades com os guerreiros das séries japonesas Super Sentai e Kamen Raider.

Abutre

Essas pokémons são baseadas em abutres. Vullaby é como se fosse um filhote de abutre vestindo um crânio quebrado como fralda. Mandibuzz possui uma aparência mais primitiva e selvagem, tendo um osso amarrado nas penas da cabeça e uma espécie de avental feito com ossos de uma mandíbula.

Serpente Marinha Violenta

O tipo noturno que Gyarados adquire com a mega evolução pode estar relacionado à personalidade agressiva que Gyarados normalmente possui. A mega evolução destaca suas tendências destrutivas e violentas, além de se tornar "menos frágil" ao tipo elétrico ao perder o tipo voador.

Yamata no Orochi

O Yamata no Orochi é uma criatura da mitologia japonesa que possuía oito cabeças e oito caudas. Segundo a lenda, essa criatura anualmente exigia o sacrifício de oito virgens. A linha evolutiva de Deino, Zweilous e Hydreigon parece ter sido inspirada nessa criatura. Eles também incorporam elementos das hidras e dos dragões eslavos.

Tiranossauro

Observando a sua aparência brutal, bem como o seu nome, percebemos que Tyranitar deve ter alguma relação com os tiranossauros. O comportamento violento de Tyranitar capaz de destruir a paisagem pode vir da lenda da tarasca, uma criatura mitológica cuja origem se encontra numa lenda sobre Santa Marta.

Águia da Yggdrasil

O conceito básico de Yveltal o mostra como uma ave com o formato de Y. Ele pode ter alguma relação com a águia sem nome que habita o topo da árvore Yggdrasil. Ele também pode estar ligado à peste negra, que dizimou um terço da população da Europa (Yveltal também acabou com a vida de centenas de pessoas no passado, fazendo jus ao seu título de pokémon da destruição). Ele também pode ter alguma base no Wyvern, ser do folclore europeu.

Pesadelo

Sendo semelhante a uma sombra, a aparência de Darkrai sugere que ele foi inspirado no conceito de pesadelo. Também podemos lembrar da figura do bicho-papão. Darkrai pode ainda ter sido baseado no conceito do Morfeu, o deus dos sonhos na mitologia grega.

Shákti

Além de sua ligação com o gênio da lâmpada, o Hoopa desvinculado parece estar relacionado a divindades hindus chamadas Shákti, que possuem múltiplos braços, como também aos Gegenees, uma tribo de gigantes de 6 braços que lutaram com os Argonautas. Também pode estar parcialmente ligado ao Nezha, divindade do taoismo famosa por travessuras. Seus chifre e rabo lembram formas de como demônios são retratados.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...