Origem dos Pokémons: Tipo Inseto

A maior parte dos pokémons insetos possuem características semelhantes aos insetos do nosso mundo. Veja a seguir esses pokémons e o inseto (ou ser equivalente) com o qual estão relacionados:

Borboleta

A linha evolutiva de Butterfree representa cada estágio da vida de uma borboleta. Caterpie é baseado numa lagarta. Metapod seria o casulo da borboleta. Esse nome, METApod, vem de METAmorfose. Butterfree é o estágio final da borboleta. Existe uma borboleta chamada “branca da couve”, que se parece mais com Butterfree.

Mimetismo

Assim como a linha evolutiva de Butterfree, a linha evolutiva de Vivillon também é baseada nas borboletas. Scatterbug sendo a lagarta, Spewpa um tipo de pupa de borboleta ou mariposa e Vivillon sendo a borboleta. Considerando a variação do padrão de asas de Vivillon de acordo com a localização geográfica, Vivillon pode estar relacionado ao conceito de evolução divergente, ou possivelmente no mimetismo que encontramos em espécies de borboleta. Os padrões quadriculados em suas asas pode ter alguma relação com uma pixel art.

Lepidópteros

Semelhante a Caterpie e Scatterbug, Wurmple é baseado numa lagarta e desenvolve-se de uma maneira similar, porém ele possui uma linha evolutiva ramificada. Ele pode desenvolver um casulo de seda e evoluir em Silcoon, que evolui em Beautifly, uma borboleta. Wurmple também pode formar um casulo cascudo, evoluindo em Cascoon, e em seguida evoluir em Dustox, uma mariposa.

Abelha

Temos Weedle como uma larva de abelha, Kakuna como a crisálida e Beedrill como a abelha em seu estágio adulto. Beedrill também possui similaridades com as vespas e os marimbondos. Outros pokémons que também apresenta semelhanças com abelhas são Combee e Vespiquen. No caso de Combee, possui um corpo em formato de um favo de mel. Já Vespiquen parece uma abelha rainha, com um corpo de colmeia.

Inseto de Seda

Esta linha evolutiva é baseada em insetos produtores de seda e que usam seda e folhas para encobrir os seus corpos. Sewaddle é como se fosse uma lagarta de borboleta. Saddlon apresenta-se como um inseto em seu estágio de pupa. Leavanny aparenta-se com uma forma bípede de um bicho-pau ou bicho-folha, mas sua estrutura corporal faz com que se pareça mais com um louva-a-deus. Devido à forma como se porta com pequenos pokémons e o seu bebê Sewaddle, Leavanny pode ser comparado a uma mãe humana.

Joaninha

Ledyba e Ledian são insetos que foram inspirados nas joaninhas. No caso de Ledian, além de uma joaninha, possui alguns traços de um alienígena, mais especificamente os greys.

Aranha

Os aracnídeos distinguem-se dos insetos por possuírem 4 pares de patas. Apesar disso, nossos pokémons aranhas não possuem esse número de patas e são do tipo inseto. Spinarak aparenta-se com uma “aranha-cara-feliz”. Ariados, com uma espécie de aranha saltadora. Joltik, além de aranha, tem o comportamento de um carrapato. E Galvantula foi inspirada numa tarântula.

Grilo

Kricketot e Kricketune são pokémons baseados nos grilos, animais conhecidos por “fazer música” quando esfregam as suas patas. Ambos também se apresentam como um maestro de orquestra. Kricketune também apresenta características de um besouro violino.

Bicho-do-cesto

O bicho-do-cesto, enquanto é uma larva, constrói uma espécie de “cesto”, com areia, pedrinhas, pedaços de folhas e de gravetos, e outros materiais que o animal cola com seda em seu corpo. Conforme o bichinho vai crescendo, seu cesto vai aumentando, até formar uma pupa. Normalmente apenas os machos emergem como adultos completamente desenvolvidos. Muitas fêmeas jamais saem do cesto, não desenvolvendo asas. Podemos observar um comportamento similar nos pokémons Burmy, Wormadam e Mothim.

Cigarra

Além de apresentarem alguns traços em comum com os ninjas, Nincada, Ninjask e Shedinja são pokémons baseados nas cigarras. Nincada seria uma larva, enquanto Ninjask, uma cigarra adulta. Shedinja é baseado no exoesqueleto que as cigarras deixam para trás no processo de metamorfose.

Mariposa

Venonat parece um pouco com um ácaro, pois suga sangue, possui um corpo redondo e uma boca em forma de pinça. Também possui olhos de mosquito. Seu corpo peludo lhe dá a condição de larva de inseto. Quando evolui para Venomoth, torna-se uma espécie de mariposa venenosa.

Inseto Cogumelo

Existem várias formas de fungos que crescem em insetos como um parasita. Isso faz referência aos cogumelos que crescem nas costas de Paras e Parasect. O corpo de inseto que possuem está mais próximo ao de uma larva de cigarra.

Besouro e Caracol

Essa dupla de insetos que evoluem ao serem trocados um pelo outro faz referência ao besouro comedor de caracol, um besouro de cabeça alongada capaz de penetrar a concha de um caracol para se alimentar da criatura. Isso nos faz lembrar a troca de carapaça que ocorre no processo da evolução, onde Shelmet e Karrablast entram no casco um do outro para atingir seu estágio evoluído. Escavalier tem o corpo desenvolvido numa armadura de cavaleiro medieval com um elmo e um par de espadas. Accelgor tem o corpo desenvolvido numa vestimenta ninja, e a cabeça em forma de um capacete de um corredor automobilístico.

Bernado-eremita

Dwebble e Crustle possuem características de um bernado-eremita, um crustáceo que carrega uma concha em suas costas. No caso de Dwebble, essa concha é um casco composto de um exoesqueleto de rocha. No caso de Crustle é formado por um bloco de camadas de rochas. Apesar de serem baseados em crustáceos, a forma do corpo de Dwebble e Crustle nos lembra um pouco os insetos artrópodes.

Insetos da Água

Existem um tipo de inseto conhecido como alfaiate ou inseto Jesus que é capaz de se deslocar sobre a superfície da água. Aparentemente Surskit foi baseado nesse animal. Masquerain é baseado em insetos (principalmente as mariposas) que possuem o desenho de olhos em suas asas para assustar predadores. Tem a cabeça no formato de uma gota de chuva e seu voo é semelhante ao de uma donzelinha, inseto similar à libélula.

Inseto Parasita

Shuckle parece ser baseado num endolito, um organismo que vive em poros de rochas ou conchas de animais, atuando como um fungo parasita. Ele também pode ter sido baseado num inseto-escama, parasitas que produzem um líquido doce que serve para atrair outros insetos. Também possui uma grande semelhança com uma tartaruga.

Escorpião

Skorupi apresenta características de um escorpião-vinagre. Esses animais são capazes de secretar uma substância de cheiro forte semelhante ao vinagre. Os escorpiões também são aracnídeos, mesmo assim, Skorupi tem o tipo inseto.

Bicho Cascudo

Pineco parece ser um bicho-do-cesto que vive dentro de uma pinha. Sua aparência metálica e habilidade de explodir nos faz lembrar uma granada. Forretress pode ser um bicho-do-cesto que vive numa castanha-da-índia, ou numa noz. Seu casco também pode ser um tipo de concha.

Vaga-lume

Tanto Volbeat como Illumise são pokémons baseados em vaga-lumes, também conhecidos como pirilampos. A aparência deles lembram muito os estilos dos greasers (no caso de Volbeat) e das flappers (no caso da Illumise), estilos que surgiram nas décadas de 50 e 20, respectivamente.

Libélula

Yanma e Yanmega são pokémons claramente baseados em libélulas. A Meganeura é uma espécie pré-histórica de uma libélula conhecida como o maior inseto voador que já viveu na Terra. Yanmega foi baseado nessa libélula em particular.

Formiga

Não é preciso pensar muito para descobrir que Durant é baseado numa formiga. O mais provável é que seja baseada na formiga-argentina, que possui a mandíbula em forma de pinças, similar ao de Durant.

Centopeia

A centopeia, também conhecida como lacraia, são artrópodes peçonhetos que possuem um corpo comprido e com várias patinhas. Geralmente possuem entre 50 e 150 patas. Venipede, Whirlipede e Scolipede foram baseados nesse animal. Entretanto, a aparência é mais similar a de um bicho-de-conta, também conhecido como tatuzinho, artrópode que se curva em uma bola quando se sente ameaçado. Scolipede também faz uma ligeira alusão a um centauro.

Louva-a-deus

Scyther parece muito ter sido inspirado no inseto louva-a-deus. Apesar disso, sua cara é mais parecida com a dos dinossauros, dragões e outros répteis. No caso de Scizor, também apresenta algumas características das formigas voadoras vermelhas. É importante notar que com a evolução, Scyther tem suas foices desenvolvidas em pinças, que são tão afiadas como uma tesoura.

Escaravelho

Embora não estejam diretamente relacionados, tanto Pinsir quanto Heracross são pokémons escaravelhos, besouros pesados e coloridos. Pinsir, por possuir duas pinças em sua cabeça, está associado aos besouros lucanos, conhecidos como vacalouras. Heracross, por possuir um único grande chifre, está associado ao besouro-hércules, também conhecido como besouro-rinoceronte ou kabuto.

Anomalocaris

Os anomalocaris é um dos antepassados do camarão que viveu há 500 milhões de anos. Assim como Anorith e Armaldo, eles tinham vários lóbulos nas laterais do corpo. Anorith também apresenta algumas características de um trilobita, outro animal artrópode.

Mariposa Atlas

As mariposas atlas são consideradas as maiores mariposas do mundo. Larvesta parece ter sido baseado na larva dessa mariposa, enquanto Volcarona, na mariposa adulta. A coloração de Volcarona lembra um pouco Mothra, um monstro mariposa gigante criado pelos cinemas. A coloração de suas asas lembram as pétalas de um lírio-tigre.

Fóssil de Inseto

Genesect é baseado nos insetos gigantes que existiam na era paleozóica 300 milhões de anos atrás. Acredita-se que esses insetos já estejam extintos. No entanto, a Equipe Plasma realizou modificações tecnológicas num fóssil de inseto para criar um pokémon poderoso, dando origem a Genesect.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...

  • HDmaxx

    Muito bom