Origem dos Pokémons: Tipo Gelo

Muitos pokémons de gelo apresentam características de criaturas que estão relacionadas com o gelo, a neve, o frio, os países nórdicos e lendas que possuem esses mesmos aspectos. Veja a seguir os pokémons e sua relação com o gelo.

Dugongo

O nosso Dewgong é baseado num mamífero marinho chamado dugongo, um animal similar a um peixe-boi. Os dugongos costumam habitar águas quentes, o que contradiz o tipo gelo de Dewgong. Apesar disso, se formos julgar pela aparência, Dewgong tem muito mais cara de um leão-marinho do que de um peixe-boi, o que justifica o seu tipo gelo.

Ostra

As ostras são conhecidas por habitarem as águas marinhas, possuem uma concha resistente e são capazes de formarem uma pérola em seu interior. Cloyster possui essas características, sua cabeça é como se fosse uma pérola, enquanto seu casco, a concha de uma ostra.

Viking

Apesar da origem de Jynx possuir muitas controvérsias pelo fato de sua aparência original ser negra, as interpretações mais comuns que podemos concluir dela são as de um nórdico ou uma mulher viking. Sua aparência pode lembrar também a de uma cantora de ópera. O novo tom roxo de sua pele lembra muito a cor que a pele do ser humano pode ficar ao ser congelado. Quanto a sua pré-evolução, Smoochum, é apenas uma versão infantil de Jynx.

Nessie

Lapras foi inspirado no lendário monstro do Lago Ness. Além disso, possui semelhanças com um plessiossauro, um antigo dinossauro que possuía nadadeiras. Devemos notar também que sua cabeça e seu pescoço comprido lembram muito a figura dos mastros e do casco de barcos vikings, os marinheiros nórdicos.

Doninha

Tanto Sneaseal quanto Weavile possuem traços de animais como a doninha, o furão, a lontra, a fuinha, o texugo e a ariranha. Algumas das espécies desses animais possuem habitat em lugares onde neva. As “plumagens” que encontramos nesses pokémons, que os deixa com aparência bem diferente desses animais, faz referência a alguma moda “egípcia”, já que afinal de contas também possuem características do tipo noturno.

Suínos

Swinub apresenta características de um porquinho-da-índia e de um javali. Quando torna-se um Piloswine, sua aparência vira um misto de javali com iaque, uma espécie de bovino selvagem que pode ser visto em regiões frias como o Himalaia. Ao atingir o estágio de Mamoswine, continua apresentando características de um javali, mas com um tamanho e presas que lembram o antigo mamute, animal que viveu na era do gelo.

Pinguim

Delibird possui as características dos pinguins, as aves habitantes do polo sul. Além disso, observando as cores da sua plumagem, o fato de ele dar presentes e de possuir uma cauda em forma de saco, podemos concluir que possui muitas semelhanças com o papai noel.

Nuvem de Gelo

Castform é um pokémon que pode se transformar conforme o clima. Quando está sob o granizo ou a neve, uma espécie de nuvem fria encobre o seu corpo, fazendo dele uma espécie de escultura de gelo.

Criaturas do Gelo

Snorunt é baseado num “Yukinko”, uma espécie de duende do folclore japonês que é dito surgir quando neva. A aparência de Glalie pode lembrar: a expressão facial de uma pessoa fria, a máscara utilizada por jogadores de hockey no gelo, a cabeça de um Oni do folclore japonês, ou ainda uma pedra de granizo. Já Froslass faz referência a uma Yuki-Onna, “mulheres da neve” que também aparecem no folclore japonês, seduzindo homens em nevascas.

Foca, Leão-Marinho e Morsa

As focas, os leões-marinhos e as morsas são animais bastante conhecidos por viverem nas geleiras. Spheal é um tipo de foca redonda, Sealeo faz referência a um leão-marinho, e Walrein, a uma morsa.

Árvore de Neve

Esses pokémons possuem grandes semelhanças com árvores cobertas de neves que encontramos em regiões gélidas. É importante observar que o “chapéu” que Snover possui faz alusão a uma montanha de gelo. No caso de Abomasnow, que possui uma aparência mais monstruosa, temos a figura do yeti, o Abominável Homem das Neves.

Raposa do Ártico

Assim como as outras evoluções do Eeeve, Glaceon possui características de cães, gatos e raposas. Por ser um tipo gelo, podemos comparar Glaceon a uma raposa do ártico, devido ao seu habitat.

Geladeira

Quando Rotom usa seus poderes elétricos para se infiltrar em algum eletrodoméstico, transforma-se como se fosse o seu motor. Ao se apossar de uma geladeira, Rotom adquire o elemento gelo, podendo atacar com nevasca.

Sorvetes

Que tipo melhor para dar aos pokémons sorvetes senão o tipo gelo? Vanillite possui um aspecto similar ao sorvete de Castelia City. Vanillish é um tipo de sorvete de casquinha feito de gelo e neve. Já Vaniluxe, por ter um corpo estilo barco e duas porções de sorvete, tem uma aparência que lembra muito uma banana split ou um sundae. Todos eles possuem nome derivados da palavra vanilla (baunilha) e cabeças estilo chantilly.

Urso Polar

Cubchoo e Beartic são baseados em ursos polares, animais que habitam o ártico. Cubchoo é um filhote de urso, que possui uma espécie de catarro escorrendo pelo focinho. Essa característica é típica de um resfriado, condição que muitas vezes é resultante de um clima frio.

Floco de Neve

A aparência de Cryogonal foi inspirada em um floco de neve. Além disso, tem a capacidade de soltar cristais de gelo. Seu habitat natural são as nuvens de neve.

Aurora

As extensões de pele de vela que encontramos nas cabeças de Amaura e Aurorus estão relacionados a uma aurora, mais especificamente na aurora boreal. Essa aurora só é visível de noite, assim como Amaura, que só pode evoluir pela noite para Aurorus. Aurorus também pode lembrar uma rainha, com suas duas velas lembrando uma tiara ou um cocar.

Iceberg

Bergmite e Avalugg foram desenhados com base nos icebergs. Também possuem formações que lembram estalactites e estalagmites. Avalugg também pode estar representando a parte submersa de um iceberg, que geralmente é imensa em comparação ao topo que fica exposto. Avalugg também se assemelha a uma tartaruga, um rinoceronte, ou mesmo a um porta-aviões.

Pássaro Roca

Vindo da mitologia árabe e persa, Articuno possui grande semelhanças com o Pássaro Roca, um pássaro gigante do ártico. Seu longo rabo pode estar fazendo referência a uma outra ave, muito rara, chamada quetzal.

Golem de Gelo

Regice é um ser comparado aos lendários monstros Golens, seres animados feitos de um material inanimado. Pode-se dizer que seu corpo é como um iceberg. Devemos lembrar que Regice faz referência a uma das três maiores eras da história, a era do gelo.

Wuji

Kyurem simboliza o conceito de wuji, a ausência de yin-yang. O seu tipo gelo faz alusão a essa ausência de energia, bem como ao conceito do zero absoluto. Sua lenda diz que caiu no planeta num meteoro, o que faz referência aos cometas, corpos celestes que em sua maioria são compostos por cristais de gelo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...