Origem dos Pokémons: Tipo Fogo

Os pokémons de fogo geralmente possuem o corpo formado por chamas ou sua origem está conectada a algo relacionado ao fogo. Veja a seguir um pouco mais sobre os pokémons de fogo:

Salamandra Mítica

A salamandra mítica era um espírito de fogo capaz de sobreviver a condições extremas de calor e chamas, normalmente interpretado na forma de um lagarto. Charmander, Charmeleon e Charizard se parecem com esse ser. Charizard, por possuir asas, também se assemelha a um dragão europeu.

Mustela de Fogo

A aparência de Cyndaquil possui semelhanças com as equidnas e os musaranhos. Quilava tem certos traços de um arminho ou de uma paca. Typholsion parece ter sido baseado num ratel ou num glutão (carcaju).

Basan

O Basan é a lendária galinha com hálito de fogo que deu origem a Torchic, Combusken e Blaziken. Podemos comparar Torchic a um pintinho e Combusken e Blaziken a galos de rinha de galo. Blaziken também lembra Horus e Rá, divindades egípcias com rosto de falcão.

Macaco de Fogo

Chimchar, Monferno e Infernape possuem detalhes de macacos como o chimpanzé, o babuíno e o mandril. Os elementos dourados do corpo de Infernape podem estar ligados ao Son Goku, a interpretação japonesa do personagem Sun Wukong (rei macaco), um personagem com habilidades poderosas.

Zhu Bajie

O Zhu Bajie é um personagem “porco demônio” da mesma história de Sun Wukong, que serviu de base para Infernape. Ele parece ter alguma relação com Tepig, Pignite e Emboar. Eles foram projetados num estilo chinês, com base nos porcos e javalis.

Feneco de Fogo

O feneco é um tipo de raposa em que Fennekin, Braixen e Delphox foram baseados. Braixen e Delphox também se assemelham com bruxas, com o galho que possuem servindo como varinha mágica. Eles são capazes de acender chamas na extremidade desses galhos e atacar com o fogo.

Kitsune

Kitsune é a palavra japonesa para raposa. No Japão existem várias lendas envolvendo raposas. Algumas delas, que se relacionam muito com Vupix e Ninetales, são de raposas que respiram fogo, possuem várias caudas, criam ilusões e assumem formas espirituais depois de longos anos. Ninetales, em especial, foi inspirado na raposa de nove caudas.

Haetae

Certas estátuas japonesas, conhecidas como Shisa, assemelham-se muito a Growlithe e Arcanine. Shishi, ou koma-inu, outras possíveis origens, são estátuas guardiãs encontradas na China que parecem leões com traços de tigre e cachorro. Também podem ter sido originados do Haetae, um mítico cão comedor de fogo que tem semelhanças com leões e tigres.

Corcel de Fogo

O deus grego Hélio, na mitologia, possuía corcéis de fogo. Skinfaxi, da mitologia nórdica, e os Ashvins, da mitologia Hindu, também possuíam animais similares. Ponyta e Rapidash fazem referência a esses animais. Ponyta também está associado a um pônei, e Rapidash, a um cavalo unicórnio.

Cherufe

Cherufe é uma criatura do mal feitas de rocha e magma que vivem nas piscinas de magma encontradas nas profundezas de vulcões chilenos. Nas lendas, eles são os principais causadores de terremotos no Chile. Slugma e Magcargo retratam bem esse conceito. Também são uma lesma e um caracol com o corpo feito de magma (e um casco de pedra, no caso do Magcargo).

Cérbero

Houndour e Houndoom são cães baseados no Cérbero, um criatura da mitologia greco-romana, ou nas lendas dos cachorros do inferno. Fisicamente, aparentam-se com cães Dobermanns e Rottweilers, com um revestimento de ossos e caveiras, e, no caso de Houndoom, chifres e rabo pontiagudo.

Vulcão

O vulcão é capaz de expelir magma fervente através de uma erupção. As corcovas que existem nas costas de Numel e Camerupt também possuem a capacidade de entrar em erupção. Quanto à aparência física, Numel lembra um dromedário, enquanto Camerupt lembra um camelo, devido à quantidade de corcovas que possuem. O Mega Camerupt se assemelha mais a um vulcão propriamente dito.

Tartaruga Fogão

Torkoal parece ser um tipo de tartaruga gigante com uma fornalha em seu casco. É possível associá-lo também a um fogão de cozinha. Torkoal tem quatro aberturas em seu casco, que seriam as quatro bocas de um fogão.

Macaco e Chama

Tanto Pansear quanto Simisear são baseados em um macaco e em uma chama. Também parecem ter alguma relação com um vulcão. Além disso, eles, bem como Pansage, Panpour e suas evoluções, foram inspirados nos três macacos sábios. No caso, Pansear e Simisear representam o macaco surdo, o conceito de “não ouça o mal”.

Daruma

Possuem a aparência de um boneco Daruma. O tipo fogo de Darumakka e Darmanitan pode ser uma referência à tradicional cerimônia de queima de Daruma. No caso de Darmanitan, há presença de algumas características de um primata.

Hitodoma

Hitodoma é um termo usado na mitologia japonesa pra uma alma que abandona o corpo após a morte. A forma desse fantasma é um tipo de fogo na cor azul, roxa ou preta. É esse o fogo que encontramos em Litwick, Lampent e Chandelure, pokémons desenhados com o formato de vela, lampião e candelabro.

Robin   

O tipo fogo que Fletchinder adquire pode ser uma referência ao pisco-de-peito-vermelho-da-chama (Flame Robin). Talonflame é baseado em um falcão-peregrino. Essa linha evolutiva também parece estar relacionada a uma flecha (as penas no rabo se parecem com as penas que encontramos no fim de uma flecha).

Leão Daimonji

Litleo é baseado em um filhote de leão e Pyroar no leão adulto. O coloração na juba do Pyroar macho tem o formato similar ao Daimonji, uma fogueira acesa durante o festival japonês chamado "Gozan no Okuribi" em forma do símbolo 大 (grande). O formato também lembra o kanji 火 (fogo). Esse também é o formato do golpe Fire Blast (explosão de fogo).

Raposa de Fogo

Assim como as outras evoluções do Eeeve, Flareon possui características de cães, gatos e raposas. Especula-se que esteja mais relacionado a uma raposa, devido a coloração e a ligação que esse animal possui com o fogo nas lendas. Podemos comparar sua juba com um leão.

Tamanduá Combustão

O desenho corporal de Heatmor, além da aparência de tamanduá, possui elementos de lança-chamas e de ferro. Seus punhos se assemelham com filtros de ar de uma entrada de admissão, enquanto seu rabo algum tipo de escapamento de um motor.

Sol

Castform é um pokémon que pode se transformar conforme o clima. Quando está sob um dia ensolarado, sua parte inferior parece se tornar uma nuvem branca, enquanto seu corpo é envolvido por uma substância, dando a ele a aparência de um sol, porém formado de “bolhas” ao seu redor.

Forno de Micro-ondas

Quando Rotom usa seus poderes elétricos para se infiltrar em algum eletrodoméstico, transforma-se como se fosse o seu motor. Ao se apossar de um forno de micro-ondas, Rotom adquire o elemento fogo, podendo atacar com superaquecer.

Karura

Essa linha evolutiva parece ter sido inspirada num Karura, criatura de lendas japonesas. Também parecem uma mistura de pato com uma mítica salamandra de fogo. Os espinhos que Magby, Magmar e Magmortar possuem nas costas nos faz lembrar uma iguana.

Inseto Solar

A forma como os “espinhos” saltam para fora do corpo de Larvesta pode ser uma referência ao sol. Ele também pode ter alguma relação com uma tocha, ou com a Torre do Sol, um monumento japonês. Volcarona parece basear-se no ditado “como uma mariposa para a chama”. Também parece algum tipo de divindade solar. As manchas escuras de suas asas lembram as manchas escuras provocadas pelo sol. Ele também pode ter uma vaga relação com um serafim, um tipo de anjo que geralmente está relacionado ao fogo, tem seis asas vermelhas e não tem pernas.

Fênix

Assim como Ho-oh, Moltres é baseado na lenda da fênix, mais especificamente na fênix arábica, e no pássaro de fogo do folclore eslavo. Também pode ter sido baseado em alguns outros tipos de pássaro de fogo, tal como a ave de três pernas. Sua aparência lembra muito uma garça, ou o benu da mitologia egípcia.

Leão Vulcão

Entei parece basear-se nos leões guardiões chineses, ou leões de foo. Esses animais são muitas vezes confundidos e chamados de cães de foo por ocidentais. São estátuas como as gárgulas em templos budistas. Também lembra o espírito leão Barong da mitologia balinesa. Possui um certo aspecto de vulcão, com a nuvem em suas costas representando a fumaça.

Pássaro Huma

O lendário Pássaro Huma nunca descansa, voando continuamente durante toda a sua vida, ressuscitando de suas próprias cinzas e chamas. É símbolo de fortuna e amizade e traz felicidade para aquele que o vir. Além desse pássaro, Ho-oh também é inspirado na lenda da imortal fênix chinesa, a Fenghuang. Tanto Huma quanto Fenghuang são vistas como símbolos de ressurreição, enquanto Ho-oh renasceu de suas próprias cinzas e ajudou na ressurreição de Raikou, Entei e Suicune. Ho-oh também é similar a Achiyalabopa, um pássaro-deus de penas multicoloridas.

Criatura Vulcânica

Heatran aparenta ser algum tipo de manifestação de restos vulcânicos. Por causa do calor de seu corpo, algumas partes de seu “casco” metálico foram dissolvidas. Certos detalhes nos faz lembrar de uma tartaruga.

Magma

Quando Groudon altera para a sua forma primitiva, podemos ver a energia no interior do corpo de Groudon através das aberturas que existem em seu corpo. Essa energia parece ferver como magma e brilha numa cor intensa. Groudon adquire o tipo fogo provavelmente por essa relação com o magma.

Vitória

Conceitualmente, Victini pode ter sido inspirado em Nike, a deusa da vitória da mitologia grega. Seu rabo em forma de asas fazem referência as asas da deusa Nike. Victini produz uma energia infinita dentro de si e é capaz de compartilhar essa energia com quem o toca. Ele é dito trazer a vitória para aquele que o possuir.

Rabo Foguete

A cauda de Reshiram foi desenhada com base numa turbina elétrica. Ele pode acendê-la como uma tocha de fogo e enviar chamas de sua cauda para o ar, incinerando tudo ao seu redor e voando em alta velocidade, tal como um foguete. A crista em sua cabeça e suas penas se assemelham a rastros de fumaça, bem como o fogo branco, que pode queimar em temperaturas de até 1500°C.

Tanque de Guerra

Volcanion usa o calor do corpo para aquecer a água e criar vapor. A forma como usa os braços de suas costas como canhões lembra um tanque de guerra. Seu design parece se aproximar mais ao de um shisa ou um komainu, criaturas místicas inspiradas em leões, tigres e cachorros. Estátuas dessas criaturas são usadas como guardiões para atrair os bons espíritos e afastar os maus espíritos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...