Origem dos Pokémons: Tipo Fantasma

Muitos pokémons fantasmas foram criados com base em algum tipo de assombração, lendas folclóricas ou algum elemento sobrenatural. Veja a seguir alguns deles e seus respectivos pokémons:

Espíritos Assombrados

Gastly lembra muito um fogo fátuo, uma inflamação espontânea do gás metano de luz azulada. Seu corpo é feito de gás e esse fogo azulado transmite a ideia de assombração. Ele também pode estar ligado ao yokai japonês Sogen bi, a cabeça de um monge que está condenada a vagar pela terra consumida pelo fogo. Haunter, o “caçador”, é baseado no dila, um espírito da mitologia filipina que atravessa as paredes e mata a suas vítimas lambendo-as. Gengar parece ser um tipo de sombra. Ele usa o seu corpo para imitar a sombra dos outros para assustá-los.

Cabeça Decapitada

Misdravus faz alusão a uma assombração de uma cabeça decapitada. Ele grita e absorve o medo das pessoas com o seu colar. Esse comportamento pode ser uma referência a nukebuki (yokai japonês de uma cabeça decapitada), banshee (espírito feminino do folclore celta conhecido pelo seu grito) ou Lang Suir (um tipo de vampiro da mitologia malaia de uma cabeça decapitada). Mismagius já está mais relacionado a uma bruxa. Sua cabeça tem o formato de um chapéu de bruxa e ele é famoso por seus encantamentos e feitiçarias.

Boneco de Feitiçaria

A fisionomia de Shuppet lembra um fantoche. Ele foi criado com base em um teru teru bozu, um boneco de papel com aparência de fantasma. Banette, assim como os bonecos de vodu, pode trazer maldições quando é espetado por agulhas. Seu espírito é feito da energia malígna desses bonecos.

Monstros Assustadores

Duskull pode estar relacionado a uma personificação da morte (ser encapuzado com uma foice) ou a um bicho-papão. Dusclops e Dusknoir seriam um Chōchin-obake, um tipo de lanterna de papel assombrada que possui um único olho. Dusclops também tem a aparência similar a de uma múmia. Todos dessa linha evolutiva tem alguns traços de caveiras e do monstro ciclope. Yamawarawa, uma criatura japonesa de um olho só que vive nas montanhas, também pode ter servido de inspiração para Dusknoir.

Balões Amaldiçoados

Drifloon e Drifblim seguem o conceito de bexiga e balão. A ligação deles com o tipo fantasma está no fato de crianças se sentirem atraídas facilmente por balões. As crianças que os agarrarem poderão acabar sendo levadas por eles. Drifloon e Drifblim seguirão voando carregando a criança. Dizem que eles levam as crianças para o submundo. Eles também são chamados de sinal para os espíritos errantes.

Almas Egípcias

Yamask tem a silhueta de alma egípcia e carrega consigo uma máscara mortuária. A lenda diz que essa máscara era o rosto de Yamask de quando ele era vivo. Cofagrigus é baseado num sarcófago egípcio, o caixão onde ficavam as múmias. Suas mãos fantasmagóricas (representando o fantasma do sarcófago) servem para pegar os outros e transformá-los em múmias.

Fogo Sobrenatural

Litwick é claramente baseado em uma vela, item que muitas vezes é aceso em memória de alguém que morreu. Ele absorve a energia dos seres em sua volta para manter sua chama acesa. Lampent tem a forma similar a de um lampião. A chama que possui dentro do corpo é como se fosse a sua alma. Dizem que ele tem a capacidade de roubar espíritos. Chandelure tem um corpo em forma de lustre/candelabro, itens comuns de se ver em um castelo mal-assombrado. Pode absorver espíritos para manter suas chamas acesas.

Kodoma

Phantump e Trevenant provavelmente são baseado no tronco de um Kodoma, espíritos de árvores que costumam habitar árvores velhas. A proteção que Trevenant empenha nas florestas pode ser uma referência às hamadríades, da mitologia grega. Por ter apenas um olho, ele talvez possa estar relacionado também ao ciclope ou ao Yamawarawa.

Jack o’ Lantern

Um Jack o’ Lantern é uma abóbora que é esculpida com uma cara assustadora, oca e iluminada por dentro, usada como enfeite de halloween. Pumpkaboo e Gourgeist foram desenhados com base nesse conceito. A parte superior de Pumpkaboo também pode estar relacionado ao morcego, outro símbolo do halloween. A parte superior de Gourgeist pode representar a vela saindo de dentro da abóbora.

Nurarihyon

O Nurarihyon é um youkai água-viva geralmente retratado como um homem/demônio água-viva que se veste com roupas finas e reais. Frillish e Jellicent parecem ter sido baseados nele. Também é possível que eles tenham sido inspirados no Kurage no Hinotama, uma espécie de fogo fátuo em forma de água-viva. A medusa-da-lua também pode ter alguma relação com o tipo fantasma deles.

Golem

Gollet e Golurk são monstros Golens. Golem é um ser animado que é feito de um material inanimado, muitas vezes associado a um gigante de pedra. Estes dois possuem uma energia desconhecida selada em seus corpos, atuando como uma alma.

Espada Possuída

Honedge, Doublade e Aegislash aparentam serem baseados conceitualmente em uma espada mágica possuída e totalmente senciente. Eles podem estar relacionados à mitologia bushido por trás do uso da katana (uma espada japonesa). As katanas possuíam a alma dos samurais que as utilizavam e atacavam por vontade própria. Nas lendas japonesas, qualquer objeto deixado para trás o esquecido pelo seu proprietário depois de um tempo poderá se tornar um tsukumogami (um yokai), e mais comumente nas lendas, são as espadas que atacam os humanos.

Carapaça com Vida

A pele de Nincada é como se fosse a carapaça de Ninjask. Quando evolui em Ninjask, seu corpo se desenvolve e ganha asas maiores, deixando a carapaça para trás. Essa carapaça pode ganhar vida e tornar-se Shedinja. Ele também parece fazer referência a uma técnica ninjutsu chamada utsusemi, onde um ninja usa um boneco ou uma réplica de si mesmo para fugir ou escapar de ameaças. Talvez também tenha ligação com um anjo da guarda, devido à aureola em sua cabeça.

Yuki-Onna

Froslass faz referência a uma Yuki-Onna, “mulheres da neve” que no folclore japonês cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados.

Gnomo

Sableye tem sua origem de gnomos maléficos, de baixa estatura, olhos brilhantes e corpo alienígena. Ele se assemelha ao gnomo de Hopkinsville, uma criatura de um suposto "encontro alienígena", descrita como tendo olhos brilhantes, pequenas pernas, braços com garras e balançando os quadris (movimento que Sabeye faz nesse model acima). Os alienígenas de Hopkinsville são os mais famosos no Japão.

Espíritos Selados

Spiritomb é um ser formado por 108 espíritos, é o nº 108 da Sinnoh Dex, seus valores base de defesa e defesa especial são de 108, pesa 108 kg e pode ser encontrado na Route 108 em Omega Ruby e Alpha Sapphire. 108 é o número de tentações que uma pessoa deve superar para alcançar o nirvana no budismo. Isso quer dizer que suas almas não resistem às tentações, por isso estão seladas numa pedra.

Gremlin

Os gremlins são criaturas conhecidas por serem capazes de sabotar qualquer tipo de equipamento. Rotom, uma alma penada elétrica, é capaz de “possuir os corpos” de eletrodomésticos, tornando-se o “motor” deles. A forma como possui os outros objetos pode estar relacionado a poltergeists ou tsukumogami.

Nezha

Nezha é uma divindade adorada no taoísmo e na religião do folclore chinês. Hoopa pode ter sido baseado nessa lenda. Ela é referida como uma divindade travessa e protetora do mundo. Muitas vezes Nezha costuma ser retratada segurando anéis, tais como o Hoopa tem. A forma como Hoopa transporta coisas através de seus anéis é baseada no conceito de portais.

Basilisco

Giratina foi desenhado com base em um basilisco, criatura mitológica capaz de matar apenas com o olhar. Dizem que Giratina aparece em antigos cemitérios. Além disso, tanto Giratina quanto o Mundo Distorcido onde ele habita foram criados para serem a personificação da antimatéria.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...