Origem dos Pokémons: Tipo Fada

Os pokémons do tipo fada geralmente são baseados em criaturas encantadas ou algum tipo de espírito protetor ou curador. Veja a seguir esses pokémons e suas ligações com o tipo fada:

Fada

Esta linha evolutiva parece estar bastante relacionada com fadas e duendes, por serem criaturas mágicas, humanoides, brincalhonas e por possuírem asas. Cleffa, Clefairy e Clefable aparentam ser pokémons encantados e misteriosos.

Criatura encantada

Igglybuff, Jigglypuff e Wigglytuff são conhecidos como pokémons "balão" por serem capazes de inflar o corpo como uma bexiga. Eles possuem algumas semelhanças com Clefairy graças a aparência graciosa e a relação com a pedra da lua.

Cù Sìth

O Cù Sìth é uma criatura da mitologia celta cujo nome pode ser traduzido literalmente como "cão fada". A espécie e o tipo de Snubbull e Granbull podem ser uma referência a essa criatura.

Doces de Fada

Swirlix é baseado num algodão-doce (cotton candy), doce que antigamente era chamado de fairy floss (fios de fada). Swirlix é baseado em um merengue, sobremesa que muitas vezes é coberta com chantilly e frutas. Ele também está relacionado a um cupcake, doce também conhecido como fairy cake (bolo de fada). Além disso, ambos possuem traços de um cachorro.

Médico da Peste

Os antigos médicos que tratavam da doença da peste usavam um tipo de máscara com o formato de bico. Spritzee e Aromatisse podem ter origens neles. Eles possuem traços da ave flamingo e uma máscara de carnaval. Também estão relacionados a perfumes e aromaterapia. No caso de Aromatisse, também temos uma referência a uma dançarina de cancan ou flamenco.

Salva-vidas

O corpo deles lembra mais uma bola de praia, mas Azurill, Marill e Azumarill podem ter uma função de um colete salva-vidas ou boia salva-vidas. A bolinha no rabo deles flutua na água e pode ajudar os seus treinadores a não se afogarem.

Anjo da Guarda

A natureza protetora sobre seu treinador sugere que Gardevoir seja baseado num anjo da guarda, embora suas características lembrem mais um fantasma que se recusa a abandonar esse mundo. Os "objetos" vermelhos e pontudos que saltam para fora das cabeças de Ralts e Kirlia, e do peito de gardevoir, estão de alguma forma imitando um coração.

Ninfa

Flabébé, Floette e Florges estão relacionadas a fadas e ninfas, mais especificamente a Antheia, Chloris e Anthousai, devido a relação que elas possuem com as flores. Florges também pode ter algum tipo de ligação com uma sereia.

Gnomo

Embora Mime Jr. e Mr. Mime pareçam primeiramente com mímicos e com palhaços, podemos entender que eles também podem ter alguma relação com gnomos. Isso fica mais claro em Mime Jr. por conta de sua baixa estatura e de seu "chapéu" pontudo.

Pássaro Fada

Togepi aparenta ser um filhote recém-chocado de um ovo. Togetic parece ter sido baseado numa espécie de fada, um pássaro bebê e um ovo. Togekiss também parece ter alguma relação com fadas e pássaros. Ele tem uma associação com paz e alegria, o que sugere ter algo relacionado com pombas, embora seu tamanho e altura de voo esteja mais próximo às aves de rapina. Seu design é similar ao de uma asa voadora, um tipo de aeronave.

Criatura de Algodão

Cottonee é uma espécie de bola de algodão e se movimenta no ar como um dente-de-leão. Além disso, seu corpo lembra também a cabeça de uma ovelha. Whimsicott faz alusão a Borametz, a planta que dá “um cordeiro” como fruto e que foi usada para explicar a produção de algodão na idade média. Whimsicott também nos lembra um personagem do folclore brasileiro chamado Saci, ambos são negros, capazes de fazer furacões e viajar nos ventos, e fazer travessuras.

Felino Silfo

Assim como as outras evoluções do Eeeve, Sylveon possui características de cães, gatos e raposas. Ele deve estar relacionado ao silfo, ou sílfide, uma criatura mitológica.

Futa-kuchi-onna

Mawile vem da mitologia japonesa, representando a figura de Futa-kuchi-onna, uma mulher youkai que possuía uma boca atrás da cabeça.

Fada das Chaves

Uma antiga tradição pagã diz que quando se perde um pequeno objeto, como sapatos ou chaves, a culpada por essa travessura é alguma fada. Klefki também pode estar relacionado em uma superstição que diz que possuir um amuleto de ferro é bom para afastar as travessuras dos inimigos.

Bichinho encantado

Os traços de fada de Dedenne estão mais pela sua aparência pequena e graciosa. Ele está mais relacionado a algum tipo de roedor, além de antenas elétricas.

Enfermeira

A estrutura corporal de Audino tem a aparência similar ao de um tipo de coelho, com características de uma enfermeira. A parte mais comprida de suas orelhas podem ser utilizadas como um estetoscópio, aparelho utilizado por médicos para ouvir os sons corporais de uma maneira mais amplificada.

Peng


Altaria foi criado provavelmente com base em um Peng, lendários pássaros chineses, de grande tamanho, capazes de voar em altas velocidades com o bater poderoso de suas asas em forma de nuvem. Esses seres são muitas vezes retratados com cabeça de dragão e bigodes.

Carbúnculo

Tanto Carbink quanto Diancie parecem estar relacionados a um Carbúnculo, uma criatura mística que possui pedras preciosas crescendo em torno de seu corpo e são capazes de disparar raios e feixes de luz da pedra que possuem na cabeça.

Veado da Yggdrasil

O conceito básico de Xerneas o mostra como um veado com o formato de X. Ele deve ter alguma relação com Eikþyrnir (veado da mitologia nórdica) e Dáinn, Dvalinn, Duneyrr and Duraþrór, os quatro veados que habitam a árvore Yggdrasil. A forma de árvore de Xerneas pode estar ligada à própria Yggdrasil.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...