Origem dos Pokémons: Tipo Dragão

Dragões são criaturas mitológicas, geralmente representados por uma espécie de réptil, muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. Eles estão presentes no folclore de diversas civilizações do mundo. Veja a seguir um pouco sobre os dragões do mundo pokémon.

Serpente Marinha

Na mitologia, a serpente marinha era um enorme monstro do mar conhecida por atacar grandes embarcações. Essas serpentes possuíam grandes semelhanças com dragões. Dratini é um pokémon que possui algumas dessas características. Costuma viver no fundo de lagos e em raríssimas ocasiões é fisgado por pescadores. Sua evolução, Dragonair, possui um corpo ainda mais comprido que o de seu estágio final, Dragonite. Além de viver debaixo d’água, Dragonair também é uma serpente alada, usando seu par de asas que possui na cabeça para voar e seus poderes místicos para alterar o clima. Já Dragonite possui um corpo mais desenvolvido, com membros e um par de asas nas costas, sendo um ótimo guerreiro dragão. Ele vive nos oceanos e sobrevoa os mares.

Salamandra Alada

Bagon é um pokémon cabeceador parecido com um filhote de dinossauro. É incapaz de voar. Para adquirir essa habilidade, evolui em Shelgon e se tranca dentro de um casco, onde começa a desenvolver seu corpo e suas asas. Quando está completamente desenvolvido, evolui para Salamence. Em seu estágio final torna-se um belo exemplo de um dragão quadrúpede. O seu comportamento é como o da salamandra, um ser mitológico conhecido por ser cuspidor de fogo.

Tubarão Dragão

A linha evolutiva de Gible é uma espécie de quimera de um dragão e um tubarão. Embora possua a aparência de tubarão, seus hábitos são terrestres e possui habilidades de escavação. Ao evoluir para Gabite, seus braços tornam-se garras afiadas e ganha nadadeiras, uma em cada braço, uma dorsal e outra no rabo. Ao atingir o estágio de Garchomp, adquire a habilidade de voar também, embora seja desprovido de asas. Dizem que sua velocidade de voo é comparável a de um avião à jato.

Dinossauro com Presas

Axew também é um tipo de filhote de dinossauro. Sua principal característica são suas presas, mostrando ser um pokémon com a mandíbula bem desenvolvida. Quando se torna Fraxure, suas presas ficam ainda maiores e uma espécie de armadura começa a se desenvolver em torno do pescoço. Ao se tornar Haxorus, essa armadura encobre todo o corpo e suas presas tornam-se mais rígidas, assumindo o formato do gume de um machado, mostrando ser um bravo oponente.

Hidra

A hidra é um ser lendário conhecida por ser um tipo de dragão com múltiplas cabeças. Deino possui apenas uma cabeça com um cabelo que encobre toda sua cabeça até o pescoço, deixando apenas a boca exposta. Zweilous possui duas cabeças que não gostam uma da outra. Ele ganha um par de asas parecido com tentáculos. Hydreigon possui três pares de asas dessas e três cabeças, uma principal e duas que atuam como seus braços. Essas duas cabeças de Hydreigon não possuem cérebro. Nesse estágio final, é famoso pelo seu grande poder de destruição. Suas pernas e cauda não são completamente desenvolvidas.

Dragão Azul

A linha evolutiva de Goomy, Sliggoo e Goodra pode estar relacionada ao dragão azul, um tipo de lesma do mar. Eles também podem estar fazendo referência ao Lou Carcolh, uma espécie de molusco/serpente mítico do folclore francês. Goodra em particular também pode ser baseado num yokai chamado Shussebora, que significa "concha trompete ascendida", um caracol de concha trompete que vive 1000 anos nas montanhas, 1000 anos nas planícies e 1000 anos no mar e depois vai ascender, tornando-se um dragão.

Dragão Marinho

Kingdra é uma espécie baseada nos dragões marinhos, animais similares aos cavalos marinhos. Nas lendas, o dragão marinho possuía um corpo bem mais desenvolvido e atacava embarcações, assim como as serpentes marinhas. Existem diversos outros monstros marinhos que faziam esses ataques, mas Kingdra assemelha-se mais ao animal do que o monstro. Já Dragalge possui o mesmo conceito, porém pelas características de seu corpo podemos dizer que ele foi baseado mais especificamente no dragão-marinho-folhado.

Serpe (Wyvern)

Apesar de serem basicamente inspirados nos morcegos, Noibat e Noivern também pode ter alguma relação com a serpe (wyvern), uma criatura mitológica. O design deles também pode ter sido desenhado com base nas gárgulas.

Inseto Dragão

Embora sejam pokémons do tipo dragão, Vibrava e Flygon possuem mais características de insetos. Não são capazes de cruzar com outros pokémons do tipo dragão, mas sim com insetos. Trapinch, o primeiro estágio (que não é tipo dragão), é baseado numa formiga, enquanto Vibrava e Flygon em libélulas. Em inglês, libélula é “dragonfly”, daí a ideia do desenvolvimento de um inseto em um dragão.

Tiranossauro

Tyrunt e Tyrantrum se baseiam sobretudo no tiranossauro. Eles também possuem traços de um gorgossauro e um criolofossauro, como suas cristas e "plumagem". Tyrantrum também pode estar relacionando a um rei, com sua crista sendo a coroa e sua mandíbula uma barba.

Pássaro Dragão

Altaria possui grandes semelhanças com pássaros. A parte mística talvez esteja no fato de ele possuir um belo canto e uma plumagem que lembra as nuvens. Embora aparente um ser mais sereno, pode utilizar facilmente as técnicas dragão, podendo ser tão perigoso quanto os demais.

Gárgula

Com características grotescas e hábitos cavernosos, pode-se dizer que Druddigon foi inspirado numa gárgula. Ele é carnívoro, comportamento típico daqueles dragões mais monstruosos. Ele necessita manter o corpo aquecido para se mover mais livremente. Para isso, absorve a luz solar através de suas asas.

Dragão Europeu

Um pokémon lagarto, bípede, com asas de dragão e cuspidor de fogo. Charizard já tem uma aparência que lembra um dragão europeu. Quando mega evolui para sua forma X, essas características ficam mais acentuadas. Vemos chamas azuis em sua boca, uma pele negra, espinhos pelo ombro e chifres e asas dracônicas.

Dragão Chinês

Em sua mega evolução, Ampharos ganha um cabelo e uma cauda felpuda que remete às suas origens de pokémon ovelha, sendo o cabelo e o rabo a sua lã. Contudo, tendo a figura do seu mais novo tipo dragão, essa cabeleira e seu corpo esguio, sugere-se que ele tenha como base o dragão chinês.

Dilofossauro

Tal como Charizard, Sceptile possui características de lagarto, porém sem asas. Pela sua fisionomia, podemos dizer que Sceptile está relacionado a um dinossauro chamado dilofossauro. Suas características de dragão ficam mais perceptíveis com a mega evolução.

Avião Dragão

O corpo de Latias e Latios é uma espécie de cruzamento entre um avião à jato e um dragão. Essa característica fica ainda mais evidente com a mega evolução. Ambos possuem a capacidade de retrair os braços para o corpo, a fim de reduzir a resistência do ar enquanto estão voando em alta velocidade. Eles possuem poderes místicos e são conhecidos como pokémons da eternidade. Além disso, também são inspirados na filosofia do yin-yang.

Dragão Oriental

Rayquaza é um belo exemplo de um dragão oriental, por possuir um corpo comprido e em forma de serpente, além de braços curtos. Ele vive voando na camada de ozônio, vindo descansar em certos templos celestes encontrados no planeta. Só sobrevoa o céu do mundo pokémon quando é perturbado. Possui a capacidade de anular qualquer caos climático.

Trio de Divindades

Embora detenham de suas próprias mitologias no mundo pokémon, Dialga, Palkia e Giratina também são pokémons do tipo dragão. Dialga e Palkia tiveram um corpo desenvolvido com base em suas pedras preciosas. Dialga, além de dragão, é metálico, o que dá a ele um corpo mais duro, como o diamante. Já as asas em forma de nadadeiras e uma cabeça que lembra a de um peixe justificam o tipo aquático de Palkia. Mesmo assim, possuem ainda uma fisionomia de dragões ou dinossauros. No caso de Giratina temos uma criatura mitológica do qual se originou, o basilisco. Na forma de origem, Giratina possui um corpo mais serpenteado e suas asas em forma de tentáculos.

Trio do Equilíbrio

Reshiram e Zekrom são definitivamente baseados nos conceitos de yin-yang, enquanto Kyurem, no conceito de wuji (ausência de yin-yang). Na própria mitologia deles no mundo pokémon, são chamados de dragões. Reshiram possui a estrutura corporal similar a de uma serpe (wyvern). A estrutura do corpo de Zekrom possui características de dragões europeus. Já Kyurem tem o corpo com uma aparência parecida com o tiranossauro rex.

Filhos de Loki

Loki tinha três filhos. Eles eram um lobo (Fenrir), uma serpente (Jormungandr) e uma zumbi (Hel, um ser metade mulher e metade esqueleto; uma parte viva e outra morta). A forma 10% de Zygarde seria Fenrir, a forma 50% seria Jormungandr e a forma completa seria Hel (o Zygarde completo possui as cores de Xerneas e Yveltal, os pokémons que representam a vida e a morte). Já o Zygarde Célula e o Zygarde Núcleo representam o conceito de zigoto. A aparência deles lembram uma planária.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...