Origem dos Pokémons: Tipo Água (Marinhos)

Parte dos pokémons aquáticos são encontrados com maior frequência pela água. Veja a seguir os pokémons aquáticos que aparecem pela água:

A carpa que subiu a cachoeira

Magikarp e Gyarados foram inspirados na lenda chinesa que dizia que se as carpas conseguissem subir uma cachoeira, se transformariam em dragões e sairiam voando rumo ao céu. Magikarp se parece com uma carpa e Gyarados com um dragão. Essa lenda retrata como esforços são necessários para superar obstáculos (para evoluir Magikarp o treinamento costuma ser difícil).

Peixe-dourado

O peixe-dourado está diretamente relacionado a Goldeen e Seaking. O chifre que eles possuem pode ser proveniente de Matsya, uma forma que o deus hindu Vishnu assumiu, que às vezes é descrito como um peixe com um chifre.

Rêmora e Polvo

A habilidade de disparo de Remoraid é similar à do peixe arqueiro. Isso também faz ele se parecer com um revólver. A forma como se conecta a um Mantine é similar ao peixe rêmora, que se conecta em animais como tubarões, raias ou tartarugas. Octillery está mais relacionado a um polvo, um tanque e um canhão de rodas.

O feio e o belo

O achigã é o peixe mais próximo da aparência de Feebas. Ele representa a feiura e evolui num pokémon belo, o que lembra a fábula do patinho feio. Milotic tem uma leve relação com as sereias, criaturas míticas capazes de hipnotizar e atrair homens com sua voz. Outra possibilidade é o monstro do Lago Ness ou mesmo uma serpente marinha. Tem similaridades com o peixe-remo.

Piranha e Tubarão

As piranhas e os tubarões são feras marinhas carnívoras famosas por atacar suas vítimas usando seus dentes afiados. Carvanha e Sharpedo foram desenhados com base nesses animais. No caso de Sharpedo, também possui o design de um torpedo, ou um tubarão cortado pela metade.

Baleia

Wailmer parece ser uma mistura de baleia com uma bola de praia. Wailord, o maior pokémon existente, é baseado na baleia azul, o maior animal existente. A forma do corpo de Wailord também pode estar relacionada a um submarino, dirigível ou torpedo.

Peixe Borboleta

Com os grandes rabos e nadadeiras, Finneon e Lumineon assemelham-se ao peixe borboleta, bem como as borboletas propriamente ditas. Podemos dizer ainda que algumas de suas características possam vir dos peixes tetra-neon e tetra-cardeal.

Betta

O Betta também é conhecido como peixe de briga siamês devido à sua agressividade contra peixes da mesma espécie. Eles podem brigar até a morte. O Basculin de listra vermelha está sempre brigando com o de listra azul e ambos são violentos. A piranha e o robalo são outros exemplos de peixes violentos que podem ter dado origem a Basculin.

Peixe Coração

Luvdisc parece ter sido baseado num peixe chamado acará-disco e outras certas espécies de peixe que parecem se beijar (como o peixe beijador). O formato do seu corpo foi desenhado com base no símbolo do coração. Sua coloração shiny é dourada, fazendo referência a um coração de ouro, um coração puro.

Peixe-lua

Devido às suas barbatanas em forma de mãos e corpo em forma de coração, Alomomola pode ter sido inspirado num anel de Claddagh. Ele parece ser uma combinação de peixe-lua com um coração que representa saúde. Sua habilidade de curar outros pokémons pode vir de um peixe-médico. O fato de estar envolvido por uma membrana especial pode estar ligado ao peixe-papagaio.

Mamíferos Marinhos

O nosso Seel é baseado num filhote de foca. Já Dewgong, num mamífero marinho chamado dugongo, um animal similar a um peixe-boi. Apesar disso, se formos julgar pela aparência, Dewgong tem muito mais cara de um leão-marinho. O chifre que eles possuem na cabeça faz uma leve referência a um narval.

Baiacu

Alguns peixes como o baiacu e o peixe-balão são capazes de inflar o corpo cheio de espinhos que possuem. Esse comportamento é uma forma de defesa contra predadores, pois com um corpo maior e cheio de espinhos, torna-se mais difícil de ser abocanhado. A habilidade de Qwilfish disparar espinhos tóxicos lembra um pouco as explosões, o que sugere ter alguma ligação com uma mina naval.

Medusa

Existem algumas espécies de água-viva que são dotadas de ferrões venenosos, como a vespa do mar. Tentacool se assemelha a esse animal. Tentacruel aparenta-se um pouco mais com uma caravela-portuguesa, um animal que também é parecido com a medusa e possui veneno. Apresentam ainda certas semelhanças com as lulas.

Água-viva

A água-viva é o ser que originou Frillish e Jellicent. O design corporal deles lembra um traje monarca estilo vitoriano, o macho lembra o rei, a fêmea, a rainha. Os tentáculos que aparentam ser os membros superiores deles lembram mais os tentáculos de uma lula. Eles também possuem detalhes em comum com monstros marinhos, como o Kraken, que destroem embarcações.

Cavalo-marinho

O cavalo-marinho é o animal que deu origem a Horsea e Seadra. A capacidade de esguichar tinta que esses pokémons possuem nos faz lembrar uma lula. Kingdra é uma espécie baseada nos dragões-marinhos, animais similares aos cavalos-marinhos. Skrelp, por sua vez, lembra um dragão-marinho-folhado. Nas lendas, o dragão marinho possuía um corpo bem mais desenvolvido e atacava embarcações, assim como as serpentes marinhas.

Dojô e Bagre

O dojô ou peixe cobra é um peixe que gosta de se enterrar para se esconder, usa os bigodes para detectar o que há em sua volta e segrega uma substância viscosa. Definitivamente é o peixe no qual Barboach é baseado. Whiscash parece mais com o ser Namazu do folclore japonês, um bagre conhecido por causar terremotos.

Peixe de Luz

As antenas de Chinchou e Lanturn são luminosas por conta do tipo elétrico que também possuem. São baseados num peixe chamado tamboril. Lanturn apresenta também algumas similaridades com os golfinhos. Ele pode ter alguma relação com o deus Apolo, o deus da luz, que possuía um golfinho como animal.

Estrela-do-mar

Staryu e Starmie representam uma estrela do mar. A conhecida por coroa-de-espinhos possui vários membros e lembra muito Starmie. A joia que esses pokémons possuem presa ao corpo é mantida por um suporte semelhante a um anel de montagem.

Ostra

As ostras são conhecidas por habitarem as águas marinhas, possuem uma concha resistente e são capazes de formarem uma pérola em seu interior. Shellder e Cloyster possuem essas características, suas cabeças são como se fossem as pérolas, enquanto seus cascos, a concha de uma ostra. A relação parasita que Shellder tem com Slowpoke pode ter sido inspirado das sanguessugas.

Enguias

Tanto Huntail quanto Gorebyss são baseados em enguias. Também se parecem com um peixe-remo. Huntail possui características de um peixe víbora. Gorebyss tem traços de um peixe-agulha ou um peixe quimera. Já Clamperl, a pré-evolução deles, assemelha-se mais com uma ostra.

Coral

Os corais são animais que vivem anexados às rochas submarinas. O acúmulo de corais forma um recife de coral que, com o tempo e em condições favoráveis, pode transformar-se em uma ilha. Corsola é um pokémon baseado nos corais, mais especificamente no coral vermelho.

Arraia

Mantyke e Mantine são pokémons baseados num animal marinho conhecido como raia (ou arraia). Além disso, apresentam alguns aspectos de uma pipa, brinquedo que voa com o vento e é conduzido por uma linha. Como Remoraid, um pokémon baseado numa espingarda, costuma ficar ligado à parte inferior da “asa” de Mantine, pode fazer Mantine lembrar um avião de combate.

Celacanto

Os celacantos são peixes que acreditava-se que estavam extintos, mas foi constatado que ainda existem seres dessa espécie. Eles são considerados fósseis vivos, pois ele ainda possui a mesma aparência de suas formas pré-históricas. Assim como os celacantos, acreditava-se que Relicanth estivesse extinto há 100 milhões de anos, até ser redescoberto numa exploração marinha.

Amonite

As amonites pertencem a um grupo extinto de moluscos. São parentes antigos dos polvos, lulas e náutilos, sendo mais parecido com este último, por possuir tentáculos e uma concha externa. Omanyte e Omastar são baseados em amonites, e são pré-históricos como elas. O formato do corpo de Omastar também lembra uma estrela-do-mar.

Límulo e Trilobita

O design corporal de Kabuto e Kabutops possui características dos trilobitas, um grupo de artrópodes pré-históricos dotados de uma carapaça. Além disso, os límulos (também conhecidos como caranguejo-ferradura), que também possuem grandes semelhanças com esses pokémons, são considerados fósseis vivos, pois já existiam há 300 milhões de anos.

Tartaruga Marinha

Dentre algumas das tartarugas marinhas já extintas, temos a tartaruga protostega, que aparentemente é a tartaruga na qual Tirtouga foi baseado. Carracosta deve ter sido baseado no arquelônio, a maior tartaruga que se tem conhecimento de existência. O fato de ele comer vigas metálicas deriva da capacidade que as tartarugas marinhas possuem de entortar barras de metal com suas mandíbulas.

Anjos do Mar

Os anjos do mar são pequenos moluscos transparentes do oceano. Phione e Manaphy aparentam-se com esses animais. Phione, em particular, assemelha-se muito com o gênero clione. Cliones são muito populares em documentários japoneses, especialmente em Hokkaido, região a qual Sinnoh é baseada.

Leviatã

Nas lendas hebraicas, Leviatã era um indomável mestre do mar, fazendo contraparte com Behemoth e Ziz. Assim como Kyogre vive em conflito com Groudon, dizia-se que no fim dos tempos Leviatã travaria uma batalha com Behemoth que poderia matar a ambos. A palavra hebraica para Leviatã agora é usada para baleia no hebraico moderno, o que talvez justifique a aparência de Kyogre com uma orca (baleia assassina). Ele também pode possuir alguma ligação com Hayo e Lakandanum, os deuses do mar da mitologia filipina.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...