Origem dos Pokémons: Tipo Água (Anfíbios)

Parte dos pokémons de água podem ser encontrados tanto em terra quanto em água. Veja a seguir os pokémons de água que são anfíbios:

Tartaruga

Os corpos de Squirtle, Wartortle e Blastoise apresentam características tanto de tartarugas terrestres quanto de tartarugas marinhas. Blastoise também possui aspectos de um tanque de guerra, com canhões saindo de seu casco.

Crocodilo

A linha evolutiva Totodile, Croconaw e Feraligatr foi baseada em animais como os crocodilos e os jacarés. Croconaw também lembra um homem das cavernas, com um “cabelo selvagem” e com as manchas da barriga similares a pele de animal que esses homens vestiam.

Mudpuppy

Os anfíbios são seres conhecidos por possuírem vida aquática e terrestre. Mudkip, Marshtomp e Swampert possuem esse comportamento. Esses pokémons geralmente estão relacionados com a lama. Mudpuppy, Mudskipper e Axolote são alguns anfíbios que deram origem a Mudkip, Marshtomp e Swampert.

Pinguim

Piplup parece ser um tipo de bebê pinguim. Prinplup se parece mais com um pinguim-macaroni. Empoleon foi desenhado com base no pinguim imperador, com algumas características de um pinguim-real. A coroa do bico de Empoleon lembra o tridente de Poseidon, deus da mitologia grega.

Lontra Samurai

A forma como Oshawott, Dewott e Samurott usam suas conchas como espadas faz com que eles tenham uma grande relação com um samurai. Além disso, são semelhantes a uma lontra-marinha. Samurott lembra mais um leão marinho. Suas conchas também lembram leques de guerra japoneses, que por muitas vezes eram utilizados pelos samurais para fins defensivos.

Sapo Ninja

Froakie, Frogadier e Greninja possuem traços de sapos, de rãs e de ninjas. As "frobolhas" (espuma) que possuem pelo corpo é uma referência ao fato de alguns sapos e rãs colocarem os seus ovos em ninhos de espuma. Os detalhes pontudos que Frogadier e Greninja possuem na cabeça podem ter alguma relação com o sapo de chifre. A forma do corpo de Greninja lembra o sapo esplêndido da folha.

Girino

Poliwag, Poliwhirl, Poliwrath e Politoad parecem representar a metamorfose de um girino. Politoed tem características de uma perereca. Supõe-se que o padrão espiral existente na barriga desses pokémons representa a forma que os órgãos de girinos são vistos através de suas peles transparentes. A direção do espiral de poliwag muda ao evoluir.

Sapo-do-Surinã

Esta linha evolutiva representa os estágios da metamorfose de um sapo. Também representam um auto-falante. Tympole, Palpitoad e Seismitoad podem ter sido baseados no sapo-do-surinã, um anfíbio que possui as costas cobertas de bolsos onde são carregados os ovos. As esferas que possuem pelo corpo podem representar as verrugas de um sapo.

Salamandras

Wooper parece ser baseado num Axolote (uma espécie de salamandra) em sua forma de larva, que tem caudas planas e penosas, além de brânquias externas. Quagsire parece ser algum tipo de salamandra gigante.

Lesma do Mar

A família de Shellos e Gastrodon parece ser baseada numa lesma do mar. No caso do Gastrodon do leste, lembra também uma lebre do mar. Eles possuem uma natureza rastejante, e no caso de Gastrodon, uma grande afinidade por lama, o que dá a ele habilidades terrestres também.

Bola de Praia

Marill parece ser uma combinação de um ratinho e uma bola de praia, enquanto Azumarill, um coelho e uma bola de praia. Aparentam, também, ter algum aspecto de um colete salva-vidas ou boia salva-vidas.

Macaco e Chafariz

Tanto Panpour quanto Simipour são baseados em um macaco e em um chafariz. Também parecem ter alguma relação com um gêiser. Além disso, eles, bem como Pansage, Pansear e suas evoluções, foram inspirados nos três macacos sábios. No caso, Panpour e Simipour representam o macaco cego, o conceito de “não veja o mal”.

Kappa

Esses pokémons aparentam vestir um tipo de planta vitória-régia como chapéus. O corpo de Lotad é similar ao de um urso d’água. Lombre e Ludicolo lembram um Kappa, criatura do folclore japonês que tem um prato de água na cabeça, fonte de seu poder, além de um “bico” de tartaruga. Ludicolo também se parece com um dançarino mexicano. O “sombrero” de sua cabeça tem algo parecido com um abacaxi no centro.

Pato Ornitorrinco

Esses dois pokémons aves possuem garras, aparentemente não possuem penas e são incapazes de voar. Acredita-se que, por conta disso, os designs de Psyduck e Golduck são inspirados no ornitorrinco, com alguma influência do pato. Golduck, assim como Lombre, lembra o Kappa, criatura aquática do folclore japonês.

Sazae

Slowpoke, Slowbro e Slowking possuem algo em comum ao Oni japonês Sazae, um mágico demônio do mar do folclore japonês, descrito como uma criatura que sai de uma concha espinhosa e espiralada. Fisicamente, possuem traços de animais como a lontra, a salamandra, o hipopótamo e o bernado-eremita.

Fuinha

Buizel e Floatzel se parecem com animais como a fuinha, a mostela, a doninha e a lontra. Ambos possuem uma espécie de boia no pescoço. Também devem possuir alguma relação com um monstro da mitologia japonesa conhecido por Kamaitachi.

Castor

O castor é conhecido por possuir uma grande habilidade de construir diques em rios e riachos, que são os locais onde os castores vivem, formando uma represa que bloqueia a corrente de água. Bibarel é um pokémon baseado nesse animal.

Pato e Cisne

Ducklett, um pokémon pato, evolui em Swanna, um pokémon cisne. Por conta disso, acredita-se que esses pokémons foram inspirados na fábula do patinho feio. A plumagem inferior de Ducklett lembra uma boia, enquanto Swanna parece ter um biquíni. Swanna parece ter alguma ligação também ao balé do Lago dos Cisnes.

Gaivota e Pelicano

Entre os diversos pássaros aquáticos existentes, estão a gaivota e o pelicano, aves as quais Wingull e Pelipper são baseados. Wingull, por possuir uma habilidade de poder flutuar em correntes de ar, também pode estar relacionado ao albatroz.

Caranguejo

Krabby e Kingler são pokémons desenhados com base nos caranguejos. Kingler é muito semelhante ao chama-maré (caranguejo-violinista), ou pode ser baseado num caranguejo terrestre, ambos geralmente possuem uma garra maior que a outra, tal como Kingler.

Lagostim-vermelho

A aparência de Corphish e Crawdaunt sugere que eles sejam baseados num lagostim-vermelho. No entanto, devido ao tamanho e ao tipo noturno de Crawdaunt, parece que ele também possui relação com uma criatura maior e mais poderosa, como a lagosta. Crawdaunt também lembra um tubarão de boca aberta com uma estrela no nariz.

Camarão

O camarão-de-estalo ou camarão-pistola é o animal em que Clauncher e Clawitzer foram baseados. Sua coloração azul pode ser uma referência ao lagostim azul. A forma como Clawitzer expele explosões de água com a sua garra pode ser uma referência à lacraia-do-mar.

Percebes

Os percebes são mariscos que se agarram às rochas através de uma espécie de "haste" e possuem um formato parecido com os corpos de Binacle e Barbaracle. Eles podem estar relacionados a esse animal. Considerando que eles representam criaturas convivendo junto numa mesma pedra, podemos entender que eles podem estar fazendo referência a uma simbiose.

Aranha-d’água

Existe um tipo de inseto conhecido como aranha-d’água, alfaiate ou inseto Jesus que é capaz de se deslocar sobre a superfície da água. Aparentemente Surskit foi baseado nesse animal.

Gota de Chuva

Castform é um pokémon que pode se transformar conforme o clima. Quando está sob a chuva, sua parte inferior parece se tornar uma nuvem de chuva, enquanto seu corpo é envolvido por uma substância, dando a ele a aparência de uma enorme gota de chuva.

Máquina de Lavar Roupa

Quando Rotom usa seus poderes elétricos para se infiltrar em algum eletrodoméstico, transforma-se como se fosse o seu motor. Ao se apossar de uma máquina de lavar roupa, Rotom adquire o elemento água, podendo atacar com hidro bomba.

Peixe Gato

Assim como as outras evoluções do Eeeve, Vaporeon possui características de cães, gatos e raposas. Por ser aquático, tem ainda algumas características de peixe. Suas orelhas também lembram uma barbatana de peixe. O formato de sua cauda lembra uma sereia. Também pode ter alguma relação com o demônio marinho Telquines, da mitologia grega.

Foca, Leão-marinho e Morsa

As focas, os leões-marinhos e as morsas são animais bastante conhecidos por viverem nas geleiras. Spheal é um tipo de foca redonda, Sealeo faz referência a um leão-marinho, e Walrein, a uma morsa.

Nessie

Lapras foi inspirado no lendário monstro do Lago Ness. Além disso, possui semelhanças com um plessiossauro, um antigo dinossauro que possuía nadadeiras. A inteligência, o canto e a raridade e Lapras é comparável a alguns cetáceos, como a baleia-azul e a baleia-jubarte. Sua cabeça e seu pescoço comprido lembram a figura dos mastros e do casco de barcos vikings.

Aurora e Vento do Norte

Dizem que o Qilin, uma criatura mitológica, é capaz de andar sobre as águas e é uma criatura poderosa e pacífica. Esse comportamento é típico de Suicune. As manchas no corpo de Suicune lembram um leopardo. Fujin, deus xintoísta do vento do norte, veste uma pele de leopardo. Suicune é conhecido por representar o vento do norte. A nuvem do “cabelo” de Suicune assemelha-se a aurora do norte.

Kelpie

Keldeo aparenta-se mais com um Kelpie, um cavalo da água sobrenatural que às vezes aparecia como um pônei perdido. Ele também parece ter sido inspirado no personagem d’Artagnan dos três mosqueteiros. É um espadachim mais jovem que se junta aos outros três. A cauda de Keldeo lembra muito o chapéu emplumado de d’Artagnan.

Peixe Pérola

Assim como Dialga, Palkia pode ser origem na lenda xintoísta de Izanami e Izanagi, que diz terem criado uma ilha com um pilar em forma de lança e a partir daí, criado as demais ilhas do Japão. Palkia também parece a combinação de um dragão europeu com uma pérola. Suas asas em forma de nadadeiras e cabeça comprida lembra um peixe.

Máquina a Vapor

Volcanion parece estar relacionado a uma máquina a vapor e um tanque de guerra. Também pode ter alguma ligação a um gêiser. Seu design parece se aproximar mais ao de um shisa ou um komainu, criaturas místicas inspiradas em leões, tigres e cachorros. Estátuas dessas criaturas são usadas como guardiões para atrair os bons espíritos e afastar os maus espíritos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...

  • Pegasus

    Tartarugas e crocodilos são répteis.

    • Robert Jurgen

      ANFÍBIO

      Conceito 1: Tudo aquilo que vive tanto em terra quanto em áqua

      Conceito 2: Tudo aquilo que pode circular tanto pela terra quanto pela água

      Conceito 3: Classe de animais vertebrados

      Existem plantas que são anfíbias. Existem barcos que são anfíbios. Também existem pokémons que são anfíbios. Claro, se lerem a matéria pensando que só vão encontrar sapos e salamandras, estarão pensando no conceito errado. A matéria não se refere ao conceito 3 de anfíbio.