ORAS: DexNav

DexNav

O DexNav é um novo recurso que lembra muito o PokéRadar e os matinhos que se mexem. Através dessa função do PokéNav Plus, você pode caçar vários pokémons diferentes. Em diversas rotas, cavernas e sobre a água, repentinamente pode acontecer de uma parte do corpo de um pokémon saltar para fora do matinho, do chão da caverna ou do mar. Quando isso acontece, você precisa andar na pontinha do pé para se aproximar do pokémon, caso contrário ele irá fugir. Nos matinhos, o pokémon aparece apenas em um único ponto, mas nas cavernas e na água ele pode ir mudando de lugar caso você demore um tempo para se aproximar. Lembrando que não é possível andar na ponta do pé se você estiver usando a Dowsing Machine.

Quando um desses pokémons se mostra, o seu DexNax irá reagir e irá mostrar qual é o pokémon que se esconde. Caso você encontre algum pokémon que não aparece no matinho, aqueles que normalmente aparecem acompanhados de algum treinador durante o jogo, o DexNav irá identificá-los e registrá-los na pokédex.

Interface

Quando a função DexNav estiver aberta em seu PokéNav Plus, você verá um pequeno mapa interativo com gráficos de GBA que retrata a área que você está. Sobre esse mapa, uma variedade de pokémons aparecem. Eles são os pokémons que podem ser encontrados na área, seja pelo matinho, caverna, mar ou pescando. Se você apenas viu um pokémon e não o capturou, apenas uma silhueta dele será exibida. Caso você já tenha capturado, ícone do pokémon aparecerá claramente.

Se você tocar no ícone de um pokémon já capturado, você pode ver a descrição dele na pokédex ou buscar por ele. Se você buscar por ele e encontrá-lo, ele irá aparecer em algum ponto e você deverá se aproximar na pontinha do pé para começar uma batalha. Se você estiver procurando por um pokémon que só aparece quando é pescado, ele aparecerá na água e você poderá se aproximar dele através do surf mesmo.

Conforme você vai capturando os pokémons, você notará uma coroa de bronze, prata, ouro ou platina aparecer. Essas coroas são usadas para indicar que você capturou todos os pokémons da área que aparecem pelos seguintes métodos: andando, surfando, pescando e exclusivos do DexNav. Quanto mais você captura, melhor a coroa.

Níveis de Busca e Informações do Pokémon

O DexNav é único para cada pokémon. Ele monitora a quantidade de vezes que você encontra um pokémon. Cada vez que você encontra um pokémon, seja ele selvagem ou de algum treinador, o nível de busca (Search Level) irá aumentar. Quanto maior o nível, mais informações o DexNav pode mostrar sobre o pokémon. As informações que o DexNax apresenta sobre o pokémon podem ser:

  • Type (Tipo): Mostra o tipo do pokémon.
  • Level (Nível): Mostra o level do pokémon. Se o Search Level da DexNav for alto, o level do pokémon pode aumentar.
  • Potential (Potencial): São estrelas que indicam quantos IVs perfeitos o pokémon possui. É mostrado até 3 estrelas, mas ele pode ter mais IVs perfeitos que isso.
  • Hold item (Item que está segurando): Mostra o item que o pokémon está segurando. Se o Search Level da DexNav for alto, você começará a encontrar itens que normalmente não são encontrados nos pokémons (como Lucky Egg em Pelipper, Power Herb em Seedot, etc.)
  • Ability (Habilidade): Mostra a habilidade do Pokémon. Se o Search Level da DexNav for alto, há chances do pokémon vir com Hidden Ability.
  • First Move (Primeiro Golpe): Mostra o primeiro golpe do pokémon. Pode ser um golpe comum ou um Egg Move (golpe que geralmente é aprendido por breeding). Se o Search Level da DexNav for alto, mais chances do pokémon vir com um Egg Move.
Encontros em Cadeia

O DexNav também possui a funcionalidade de encontros em cadeia. Quando você encontra um pokémon, você pode capturá-lo ou derrotá-lo. Imediatamente depois você deve procurar por ele novamente e fazer uma nova batalha. Repetindo esse processo continuamente, as chances de você conseguir um pokémon que esteja segurando um item, que tenha Hidden Ability, que tenha um Egg Move e/ou que tenha IVs perfeitos vai aumentando.

Após 5 encontros, o level do pokémon é aumentado em 1, logo, um pokémon que aparecia no Lv. 35 agora aparecerá no Lv. 36. Isso acontece a cada 5 encontros em cadeia. Isso se repete até o pokémon atingir 20 levels acima do normal, 30 levels se o Serch Level do DexNav estiver alto. Depois de 100 encontros, o level reinicia para o normal. Conforme sua cadeia de encontros vai aumentando, o pokémon irá desaparecer mais rapidamente, ou no caso das cavernas e sobre a água, irá mudar de um lugar para o outro mais rapidamente, correndo o risco de você ter que se aproximar deles mais rapidamente e acabar espantando-os, quebrando o encontro em cadeia. Se um pokémon selvagem diferente aparecer antes de você alcançar o pokémon, a cadeia também será quebrada. Se você fugir de um pokémon, a cadeia também é quebrada.

National Pokédex

Depois de ter capturado ou derrotado o Primal Groudon/Primal Kyogre, você pode ir até o Professor Birch e receber a National Pokédex. Quando recebê-la, Birch irá informar que com a mudança drástica que aconteceu no clima de Hoenn, pokémons de outras regiões começaram a aparecer em Hoenn. Em várias rotas, pokémons que não pertencem a Hoenn Dex poderão ser encontrados. Muitas dessas áreas possuem três desses pokémons e eles só podem ser encontrados quando você ativar o DexNav. Eles irão começar a aparecer mesmo antes de você obter a National Dex, mas após os eventos do lendário Primal.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page