O nível dos pokémons no anime

Todos nós sabemos que nos games os pokémons possuem níveis. Conforme vamos batalhando nos jogos, os pokémons vão recebendo pontos de experiência. Quando o pokémon antinge determinada quantidade de experiência, sobe um nível. Enquanto vão aumentando de nível, os pokémons vão aprendendo novos ataques, muitos deles evoluem ao atingir determinado nível. Agora, no anime, onde não há nenhum mecanismo eletrônico de jogo, as coisas são bem diferentes.


O que um Caterpie de nível 2 pode fazer com um Steelix de nível 100 no anime

O conceito de níveis dos pokémons nunca foi muito detalhado, nem muito mencionado no anime. Pokémons podem aprender novos ataques e evoluir durante as batalhas, ou mesmo quando estão treinando sozinhos com o seu treinador, coisa que nos games não acontece.

No episódio 9, “A escola dos golpes duros”, um dos estudantes mencionou o nível em que o Pidgey evolui. Giselle disse que o Pikachu nesse episódio deveria estar pelo menos no nível 25. No episódio 51, “O jardim misterioso dos Bulbasaur”, Misty diz que o Rhyhorn que aparece no episódio devia estar em um alto nível. Drake, o campeão da Liga Laranja, disse que o Charizard de Ash estava em um nível mais alto do que ele pensava. Existem mais alguns poucos episódios onde o nível dos pokémons é mencionado. No episódio “Tudo chega Natu-ralmente” Brock afirma que um pokémon fica mais poderoso quanto maior for o seu nível. Ash então diz que a melhor maneira de aumentar o nível de um pokémon é batalhando. Entretanto, Pikachu, o pokémon que o Ash mais usa, não apresenta sinais de estar em um nível mais alto que os outros pokémons. Depois de aparecer em mais de 700 episódios, batalhando na maioria deles, era de se esperar que estivesse em um alto nível, no entanto, no início de uma nova série de episódios, Pikachu enfrenta pokémons que supostamente estão em baixos níveis e perde.

No anime, os pokémons de baixo nível podem usar ataques que normalmente só aprendem em níveis mais avançados nos jogos. Diferente dos jogos, o nível dos pokémons no anime não limita a força de cada pokémon. É bem de ver que no anime os pokémons tem sentimentos, pensam e estão totalmente conectados com o seu treinador, coisa impossível de acontecer no mundo dos jogos.

Vamos relembrar de um caso bastante polêmico, quando o Pikachu de Ash derrotou um Latios e três episódios depois pedeu para um Snivy.



Suponhamos que o Pikachu de Ash estivesse no nível 50 e o Latios de Tobias no nível 100. Pikachu é sem dúvidas mais fraco que Latios e seguindo o conceito que temos dos jogos, não haveria como ele vencer. Aqui entra a parte que o anime tem e que o jogo não tem: Pikachu deu mais do que podia dar, usou 200% do seu poder, Ash estava concentrado na batalha, ajudando ele a seguir em frente e a realizar seus movimentos com perfeição, enquanto Latios, atacava tranquilamente com sua força normal, sem maiores incentivos de seu treinador. Resultado: Pikachu consegue derrotar Latios (ainda que tenha usado tanta força a ponto de desmaiar também).



 

Pois bem, agora vamos supor esse mesmo Pikachu no nível 50 e o Snivy de Trip no nível 5. Pikachu usa movimentos elétricos sem saber que não conseguia, seu treinador também não sabia que ele não conseguia, Ash se perde e se desconcentra, Pikachu fica com a moral abalada por não entender o que estava acontecendo e sem saber muito o que fazer, dependia totalmente das ordens de Ash, que estava mais confuso do que ele, enquanto do outro lado temos um treinador empolgado com sua primeira batalha e sabendo guiar bem seu pokémon, inclusive utilizando um golpe desconhecido por Ash e Pikachu… até cair a ficha de alguma coisa, Snivy já venceu a batalha.

Não quero dizer que esses sejam os níveis verdadeiros dos pokémons citados, chutei esses níveis apenas para usar como exemplo. Podemos ver que no anime o nível não tem muita importância, as batalhas são totalmente imprevisíveis, seja qual for a adversário de Ash. E essa é a graça das batalhas no anime, embora os fãs mais conservadores acreditam que um treinador experiente como Ash devesse ganhar qualquer batalha contra treinadores mais fracos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...