O Enigma de MissingNo.

MissingNo. é sem dúvida um dos fatos mais polêmicos entre os jogadores de pokémon. Muitas lendas surgiram tentando explicar sua origem, mas nenhuma delas era verdadeiramente concreta.

A 4ª ave lendária

Rumores diziam que, por alguma razão, a Nintendo não quis que este passarinho entrasse no jogo, mas apesar disso o pokémon já tinha sido testado, devido ao fato de ele possuir golpes como Water Gun e Sky Attack (arma de água e ataque do céu). Além disso, havia o fato de Missingno ser do tipo BIRD (pássaro). O Tipo BIRD era um beta do tipo FLYING (voador). Logo, era possível suspeitar que Missingno fosse do tipo voador. Além de voador, também era de tipo normal. E levando em conta o fato de ser o número 252, teríamos a confirmação de que ele seria a 4ª ave, por ser voador e estar na parte dos lendários. Havia ainda quem dizia que a ave seria do tipo água/voador por ter os golpes desses tipos e que seria o guardião dos mares. Em outras palavras, seria o Lugia da 1ª geração. Na época em que o 2º filme iria ser lançado, muitos mistérios surgiam por trás da misteriosa ave lendária que iria estrelar o filme, na época ainda não revelada. No entanto, tal pássaro só iria estar disponível nos games da 2ª geração, ainda não lançados. As suspeitas surgiram por parte dos fãs ao imaginar que seria possível encontrar a tal 4ª ave lendária nas primeiras versões, acreditando então que ela seria Missingno.

Yoshi

Segundo alguns fãs, se o sprite desmembrado de Missingno fosse reorganizado, ficaria semelhante ao Yoshi de Super Mario. A explicação para isso era que a Nintendo teria usado o sprite de um personagem que já era “da casa” para fazer testes nos games de pokémon; muitos pokémons teriam sido cancelados antes do lançamento dos jogos e o sprite teria permanecido no jogo, embora desfigurado. Daí acreditava-se que ao encontrar Missingno, estaríamos encontrando Yoshi. O problema aqui está no fato das imagens distorcidas serem pertencentes a sprites de outros pokémons presentes nos jogos. Como Yoshi não está presente em pokémon, impossível de ser o sprite dele. Missingno pode ser a distorção de qualquer pokémon.

Um monstrinho esquecido


Nem sempre Missingno apareceu na forma de um sprite distorcido. Em algumas ocasiões ele é visto com um sprite qualquer do jogo. Ele pode aparecer usando o sprite do fantasma da torre de Lavender, ou mesmo com a aparência dos fósseis de Kabutops e Aerodactyl do museu de Pewter. Isso acontece pois Missingno representa um espaço vazio num lugar do jogo onde estão armazenados os dados dos pokémons. Apenas 151 espaços estão programados para exibir os monstrinhos. Há vários outros espaços vazios, em alguns deles estão armazenados os sprites do fantasminha de Lavender, do esqueleto de Kabutops e do esqueleto de Aerodactyl, outros ainda não tem nada armazenado; o que aparece, caso forçarem a sua aparição, são sprites e nomes pixelizados, ou mesmo a palavra MissingNo (número perdido), nos permitindo interpretar isso como uma mensagem de erro. A ideia de um monstrinho perdido ou cancelado não passa da imaginação dos fãs.

A pré-evolução de um pokémon já existente

Já surgiram vários boatos a esse respeito. No jogo, se ’M, o parente de Missingno, conseguir qualquer exp. points em batalha, ou for alimentado com uma Rare Candy, irá subir para o lv.100 e evoluir para um Kangaskhan. Devido a esse fato, muitos acreditavam que ’M seria a pré-evolução de Kangaskhan que foi apagado do jogo antes do lançamento. Já MissingNo. certas vezes transforma-se num Rhydon quando capturado. E quando a criatura é transferida paro o Pokémon Stadium, fica com uma aparêcia similar à desses pokémons, levando a crer que seria uma pré-evolução dos mesmos. Porém a imagem não passa de um boneco do golpe Substitute (substituto), usado pelo Stadium para preencher um espaço vazio, da mesma forma que em R/G/B é usado o sprite do Ghost da torre de Lavender.

MissingNo.

MissingNo. é apenas uma falha do jogo, sem nada de paranormal ou de possuir uma história mal explicada por trás de seu surgimento. É importante lembrar que o único MissingNo. que existe é aquele encontrado na 1ª geração. Os outros (inclusive o “ponto de interrogação”) são pokémons glitches, não são MissingNos. MissingNo não existe mais nos novos jogos. Agora os espaços vazios geralmente são preenchidos com sprites de uma interrogação. E não vá pensar que andou vendo MissingNos. em outros games que não são da série pokémon. Existem bugs em vários jogos (para não dizer todos), inclusive bugs que embaralham os gráficos, fazem sair sons estranhos… isso é totalmente “normal”. Alguém não-acostumado com esses bugs (e viciado em pokémon) pode acabar vendo um bug no Mario, Zelda, Kirbi, e pensar que era o Missingno. Esteja certo que MissingNo. só existe (ou não?) no mundo dos pokémons.

Para mais informações sobre Missingno, visite a nossa seção a respeito deleclicando aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...