Pokémon: O Criador

O Criador de Pokémon

Satoshi Tajiri nasceu em 28 de agosto de 1965 em Machida, Tóquio. Ele é o criador de Pocket Monsters, ou simplesmente Pokémon.

Quando criança, Tajiri adorava colecionar insetos, procurando-os em florestas, campos e lagos. Ia constantemente, em busca de novos insetos e novas maneiras de atraí-los. Ele era conhecido por “Dr. Inseto” por aqueles que o viam mexendo com insetos. Conforme o tempo foi passando, lá para a década de 1970, os locais onde ele ia buscar por seus insetos foram sendo substituídos por apartamentos e estacionamentos. Foi aí que as idéias de Pokémon começavam a ir se formando. Ele queria dar a “essas crianças modernas de hoje” a mesma sensação que tinha quando buscava por insetos, dando a elas chances de caçar criaturas de alguma forma.

Tajiri entrou no mundo do games quando estava em uma escola técnica. Gastava a maior parte de seu tempo em jogos do tipo arcade. Em 1982, Satoshi Tajiri e seus amigos James Hanzatko e Yuusuke Santamaria resolveram criar uma revista de games, chamada “Game Freak”. Um de seus amigos da Game Freak foi Ken Sugimori, que desenha todas as imagens dos pokémons. Satoshi chegou a ganhar um concurso que envolvia a criação de video games.

Em 1991, Tajiri conheceu o Game boy. Quando ele viu pela primeira vez o Cabo Link, ele começou a imaginar seus insetos atravessando por ele, fazendo com que todos pudessem ter uma coleção maior de insetos. Assim a idéia de pokémon começou a surgir. Ele imaginou jogar um jogo onde poderia se capturar monstrinhos e batalhar. Ele foi aumentando sua idéia: como adorava coletar informações, as estatísticas de vários heróis e suas características, ele pensou em criar algo do tipo no jogo (surge a idéia de Pokédex); formando um jogo com todos os seus pensamentos e diversões de criança. Tajiri chamou sua companhia de desenvolvimento de games de “Game Freak”, como na revista, dando início ao desenvolvimento dos jogos pokémon.

A Nintendo analisou todas essas idéias e Satoshi Tajiri começou trabalhar na Nintendo, permaneceu lá durante 6 anos, desenvolvendo seu projeto de Pokémon, criando cenários e personagens. Lá, ele conheceu Shigeru Miyamoto (este foi o criador de Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda e Pikmin). Shigeru se tornou um grande instrutor para Satoshi. Eles tiveram uma boa amizade, tanto é que Ash (o personagem principal) é chamado de Satoshi no Japão, e Gary (o rival de Ash) é chamado de Shigeru no Japão. No desenvolvimento da criação do jogo, não ocorreram muitos testes ou grandes alterações. Os primeiros games, Pokémon Green e Red, foram lançados em 1996 no Japão e no fim do mesmo ano, mais de 8 milhões de cópias foram vendidas, sem nenhum tipo de publicidade.

Depois surgiu a idéia de se criar o desenho animado Pokémon, pois se o jogo deu certo, o desenho também daria. Como esperado, foi uma grande idéia, e o anime também foi um sucesso. Mais para frente foram surgindo diversas coisas relacionada a pokémon, como mangá e o jogo de cartas (TCG). Hoje Satoshi Tajiri é um homem milionário, e ainda tem lucro com as empresas Game Freak e Nintendo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page