Novo emulador: Nds4droid

Parece ser uma semana agitada para os emuladores. xD

Trago um novo emulador de Nintendo DS, o Nds4droid. Como o nome sugere, ele é um emulador especial para smartphones e tablets com Android.


Nds4droid rodando PMD Explorers of Sky quase no FPS máximo

O motor do emulador é o mesmo do DeSmuME, por isso algumas opções nele são bem parecidas. Ele tem um sistema de controle bem bolado: Para acessar o direcional, botões A, B, Start e etc, basta clicar no pequeno botão “touch” no centro da tela, o que fará os controles aparecerem sobre a tela. Estes podem ser movidos pela tela, ou até mesmo pode-se mapear botões físicos para substituir os controles na tela (o que em conjunto com alguns aplicativos para Android, pode permitir que você use um Wiimote ou outro controle bluetooth no lugar, mas não me perguntem como xD). As telas também podem ser rotacionadas ou invertidas.

“Mas e a velocidade?” talvez se pergunte. Bom, como smartphones e tablets tem processadores em geral bem mais simples que os de PCs, não espere que jogos 3D rodem suavemente, mesmo em aparelhos topo de linha. Eu testei Pokémon Mystery Dungeon, um jogo 2D, em um Samsung Galaxy SII (cujo processador é um dual-core 1.2 GHz) e o jogo ficou ótimo, só sofreu lentidões nas transições de tela, mas Pokémon Platinum não passou da metade da velocidade. Black/White, por serem jogos mais pesados ainda, sequer abriram.

O Nds4droid pode ser baixado nesta página, ou mesmo diretamente pelo Google Play.

Mudando de assunto um pouco, falando sobre o No$gba 2.7 que foi lançado semana passada: Algumas pessoas internet à fora viram a palavra “3D” aparecer várias vezes no changelog, e acharam que o autor já está trabalhando com emulação do 3DS, sendo que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Aquelas menções se referem a melhoras e correções feitas nos gráficos 3D de jogos do Nintendo DS. Não confundam as coisas =]

Espero que a dica do emulador seja útil. Mesmo se não for para você, fica como uma curiosidade de até onde os emuladores já foram (porém com uma série de limitações também).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Você também pode gostar de...