Nintendo 3DS é desbloqueado? (EDIT)

Parece que essa dor de cabeça para a Nintendo (e até para os jogadores que defendem os jogos originais) chegou mais cedo do que o previsto.

Existe um modelo de flashcard chamado ACE3DS, que até então, fazia o mesmo que muitos outros flashcards conseguiam, que era rodar jogos de DS piratas no 3DS (desde que você evitasse atualizar o firmware do 3DS, que atualmente bloqueia boa parte dos flashcards). Mas o vídeo abaixo, postado no site Nintendo Blast, mostra que eles avançaram mais um passo, e conseguiram rodar um jogo de 3DS pirata no 3DS.

Na verdade não sei ainda se já existe um método de extrair as roms de 3DS de suas fitas, mas o vídeo parece legítimo. Aparentemente ainda precisam de pequenas gambiarras pra que funcione (tirar e colocar o flashcard com o aparelho fechado), mas a partir desse ponto, pode não demorar muito para que aprimorem o flashcard.

A Nintendo poderia bloquear isso, para evitar jogos piratas de Pokémon X e Y e outros? Talvez sim, se eles programarem o jogo para rodar apenas se o 3DS estiver com a última atualização de firmware, que por sua vez bloquearia esse flashcard (o jogo poderia até já vir com a atualização embutida, assim como alguns jogos de Wii e até de DSi tinham). Mas ainda assim, isso pode ser uma dor de cabeça para os desenvolvedores de jogos, pois jogos de 3DS mais antigos não teriam essa trava de proteção, e muitos evitam atualizar o 3DS justamente para fugir de bloqueios.

Mas enquanto os desenvolvedores se descabelam, por outro lado o desbloqueio pode ter outro efeito: aumentar as vendas do 3DS. A “facilidade” de rodar jogos piratas foi o que levou várias pessoas a comprarem PS2, XBOX 360, DS ou Wii. A criadora do console ganha do mesmo jeito, afinal estarão comprando o console para rodar os jogos.

Uma última observação: o desbloqueio não facilita em nada a criação de um emulador. Não existe emulador de 3DS, e ainda pode levar um bom tempo (anos) para surgir um funcional. Só como exemplo, o No$gba começou a suportar jogos de NDS em 2005, mas só ficou usável por volta de 2007. Só usável, ficou longe de ser perfeito. Já o DeSmuME continua até hoje tendo atualizações para corrigir bugs…

E aí, você gostou da notícia ou acha que o desbloqueio pode ser ruim para o 3DS? Comentem!

EDIT: Mal postei a notícia e um visitante do Nintendo Blast comentou que o desbloqueio não acontece. Na verdade, o flashcard permite que você abra um jogo ORIGINAL de 3DS, não uma rom de 3DS. A explicação está na própria página do ACE3DS:

http://ace3ds.com/ace-3ds-pro-product.html

Não foi desta vez. Há Malandro =P

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Você também pode gostar de...