Mewtwo é filho de Mew?

Quem já leu as anotações do diário da Pokémon Mansion em R/B/Y e FR/LG já deve ter se feito essa pergunta. Mewtwo é filho de Mew? Vamos ver a seguir o que dizem as anotações encontradas na mansão:

Diário: 5 de Julho
Guiana, América do Sul. Um Pokémon novo foi descoberto nas profundezas da floresta.

Diário: 10 de julho
Nós batizamos o recém-descoberto Pokémon de Mew.

Diário: 06 de fevereiro
Mew deu à luz. Chamamos o recém-nascido de Mewtwo.

Diário: 01 de setembro
Mewtwo é muito poderoso. Nós não conseguimos conter sua feroz tendência.

O texto diz que "Mew deu à luz". Por conta disso, muitos passaram a acreditar que Mewtwo é na verdade filho de Mew. Em nenhum lugar do jogo é dito que Mewtwo foi clonado de Mew. Esse termo clonagem foi usado apenas no anime. Contudo, não podemos concluir que a história contada no anime esteja errada. Vejamos a seguir algumas das descrições da Pokédex sobre Mewtwo, encontradas nos jogos:

Ele foi criado por um cientista depois de anos de horríveis experimentos de engenharia de DNA e manipulação genética.

Mewtwo é um pokémon que foi criado por manipulação genética. No entanto, apesar do poder científico dos seres humanos terem criado o corpo deste Pokémon, eles não conseguiram dotar Mewtwo com um coração compassivo.

Um Pokémon criado pela recombinação de genes de Mew. É dito possuir o coração mais selvagem entre os pokémons.

Os jogos podem não dizer que Mewtwo é clonado, mas evidenciam que Mewtwo foi criado pelos humanos. É importante notar que essa descrição também bate com a Mewtwo que aparece no 16º filme. É dito que esta Mewtwo foi criada a partir do DNA de Mew, mas não é dito especificamente que foi através de clonagem.

No primeiro filme Mewtwo diz que não nasceu como um pokémon, foi criado pelos humanos, que corresponde a descrição dos jogos. Os jogos mencionam que Mewtwo foi criado através de manipulação genética e o que o filme sugere é que esse experimento foi feito através de clonagem.

Logo, se Mewtwo foi criado, ele não nasceu de um ovo, então ele não pode ser filho de ninguém. Para ser filho, Mewtwo teria que ser gerado e concebido por outro pokémon. É um caso diferente de Phione, ele foi gerado pelo cruzamento de Ditto e Manaphy e nasceu de um ovo. Mewtwo nasceu por criação e não por geração.

Ok, mas e como fica as anotações encontradas na mansão? Não é dito especificamente que Mewtwo é filho de Mew, apenas que Mew deu à luz. Note que "dar à luz" não significa necessariamente "parir". Dar à luz também significa fazer nascer. Mew deu à luz a Mewtwo pois ele foi criado a partir de seu DNA. Sem Mew, Mewtwo não poderia nascer, mesmo sendo por criação. É uma questão de interpretação.

Curiosidade: a clonagem em nosso mundo geralmente é feita com um óvulo e o material genético que depois é introduzido no útero do animal que irá servir como "mãe de aluguel". Foi assim que nasceram a ovelha Dolly e outros animais que foram clonados. Pensando dessa forma, até seria possível supor que Mewtwo realmente nasceu do "útero" de Mew e ao mesmo tempo ser clone dele. Contudo, os jogos não são específicos sobre a forma como Mewtwo surgiu, nem mencionam se Mew foi capturado pelos cientistas para que eles pudessem introduzir nele o "óvulo" que teria dado origem a Mewtwo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...