Marcas Registradas e Não Utilizadas de Pokémon

Sempre quando novos jogos são lançados, empresas como a Nintendo, Creatures Inc. e Game Freak registram a marca do título dos jogos. Contudo, existem marcas registradas por essas empresas que seguem o mesmo padrão de nomenclatura dos jogos, mas que até hoje nunca foram utilizados. Provavelmente essas marcas foram registradas para que nenhuma outra empresa possa utilizar, mas não se sabe se algum dia poderão se tornar os nomes de jogos oficiais. Vejamos a seguir alguns deles:

Pokémon Opal
Pokémon Topaz
Pokémon Amethyst
Pokémon Tourmaline

Opala, topázio, ametista e turmalina são todos nomes de pedras preciosas. Foram registradas na época de Pokémon Ruby/Sapphire. Podemos observar que existem domínios com o nome desses jogos ativos na internet, todos eles redirecionam para o site oficial da Nintendo:

http://www.pokemonopal.com
http://www.pokemontopaz.com
http://www.pokemonamethyst.com
http://www.pokemontourmaline.com

Pedras preciosas como Zircão (Pokémon Zircon), Ônix (Pokémon Oxyx), Quartzo (Pokémon Quartz), Jade (Pokémon Jade), entre outras, são comumente mencionadas na internet mas nenhuma delas se tornaram marcas registradas pela Nintendo ou pelas empresas relacionadas a Pokémon. Rubi, Safira, Esmeralda, Diamante e Pérola são pedras preciosas que foram usadas em nomes de jogos oficiais.

Pokémon WhiteGold
Pokémon Moonstone

Também foram registrados na época de Pokémon Ruby/Sapphire. Muitos pensavam que WhiteGold (ouro branco) tivesse alguma relação com os remakes de Gold/Silver, porém outros nomes foram utilizados quando os remakes oficiais foram lançados. Ouro branco nada mais é que um tipo de metal, uma variação do ouro comum. Moonstone (pedra da lua) é o nome de outra pedra preciosa.

É possível que Pokémon WhiteGold tenha sido registrado apenas no ocidente enquanto Pokémon Moonstone apenas no Japão (não pude confirmar essa informação). Atualmente, apenas Pokémon Moonstone consta no site de patentes do Japão. Contudo, não existe nenhum domínio na internet utilizando o termo Pokémon Moonstone. Já Pokémon WhiteGold existe, e assim como os outros, redireciona para o site oficial da Nintendo:

http://www.pokemonwhitegold.com

Pokémon Gray/Grey

As cores preto, branco e cinza foram registradas na época de lançamento de Pokémon Platinum. Posteriormente, Pokémon Black e Pokémon White se tornaram jogos oficiais. Entretanto, o título Pokémon Gray/Grey não foi utilizado até hoje (aparentemente foi registrado com as duas grafias). As sequências daqueles jogos foram Pokémon Black 2 e Pokémon White 2.

Pokémon Brown
Pokémon Purple

Marrom e Roxo foram outros nomes de cores também registrados na época de Pokémon Platinum. Muitos jogos de Pokémon já usaram nomes de cores, Brown e Purple são cores que até o momento não se tornaram jogos oficiais. Outras cores comuns e que não temos jogos como Laranja (Pokémon Orange) e Rosa (Pokémon Pink) nunca foram registradas.

Pokémon Vermilion
Pokémon Crimson
Pokémon Scarlet/Scarlett

Também registrados na época de Pokémon Platinum, temos as cores vermelhão (Pokémon Vermilion), carmesim (Pokémon Crimson) e escarlate (Pokémon Scarlet/Scarlett – registrado nas duas grafias). Essas três cores são tons diferentes de vermelho, logo, esses jogos poderiam estar relacionados de alguma forma. A cor vermelha em si já foi usada no primeiro jogo da série (Pokémon Red).

Delta Emerald

Registrado na mesma época de Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire, temos a marca "Delta Emerald" (curiosamente sem o termo Pokémon). No caso seria o remake da terceira versão, Emerald. Como sabemos, as terceiras versões não costumam ganhar remakes, mas por alguma razão registraram essa marca também.

Pokémon WaterBlue
Pokémon ThunderYellow

Ao contrário do que muitos acreditam, WaterBlue e ThunderYellow não foram registrados nem pela Nintendo e nem pelas outras empresas relacionadas a Pokémon. No entanto, em 2004 Junichi Masuda mencionou o termo WaterBlue numa postagem explicando a escolha de "FireRed e LeafGreen" como sendo os títulos dos jogos tanto no Japão quanto no ocidente por serem remakes de Red/Green, os jogos originais no Japão.

Remake de Crystal

Assim como para Yellow e Blue, não existe nenhuma marca registrada para um remake de Crystal. Seguindo os nomes dos remakes oficiais HeartGold e SoulSilver, um nome mais apropriado para este remake seria MindCrystal (mente, alma e coração – mind, soul, heart). Curiosamente, esse termo não ficou conhecido popularmente pelos fãs e diversos outros nomes são usados para representar hack roms de Crystal. Isso acontece provavelmente porque Suicune não serve de terceiro lendário para Lugia e Ho-oh, diferente do que ocorre com Rayquaza e Giratina. De qualquer forma, o único nome de remake que realmente foi registrado e não foi utilizado como jogo oficial é o Delta Emerald.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...