Linha do tempo dos jogos de Pokémon


No início o número de vendas era razoável. Após a descoberta de Mew, o 151º monstrinho, muitos tentaram obtê-lo de várias maneiras. O número de vendas aumentou rapidamente e os jogos Red e Green foram rapidamente sucedidos por uma 3ª versão, Pokémon Blue, que trazia gráficos e sons melhorados. Devido ao sucesso dos jogos no Japão, pokémon começou a se espalhar pelo ocidente. As primeiras versões a serem lançadas por aqui foram Red e Blue.


Em 21 de novembro de 1999 foram lançados no Japão os jogos Pokémon Gold e Pokémon Silver, para Game Boy Color. Desta vez, os treinadores começavam uma jornada em uma nova região: Johto, onde 100 novos pokémon podiam ser encontrados. Agora pokémons tinham sexo, o que permitia cruzá-los e fazer botarem ovos. Era possível ver o dia e a noite passar, bem como os dias da semana. Algumas coisas especiais aconteciam apenas em determinados dias ou horários. Outro sistema importante era o da felicidade dos pokémons. Dois novos tipos foram introduzidos: noturno e metálico. Pokémons de coloração diferente, conhecidos como shiny, passaram a surgir, porém eram muito raros de serem encontrados. Além disso tudo, era possível viajar novamente pela região de Kanto de Red e Green, na segunda metade do jogo.


Uma nova geração, conhecida como “avançada”, surgiu no Japão em 21 de novembro de 2002, com o lançamento de Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire para Game Boy Advance. Aqui viajávamos por uma nova região: Hoenn, onde mais 135 novos pokémons estavam disponíveis. Os jogos trouxeram muitas atrações, como os Pokémon Contests, batalhas em dupla, pokémons com ability e nature, condições de clima, entre outras. Também havia a presença de duas novas organizações criminosas: Equipe Aqua e Equipe Magma. Devido à drástica mudança no sistema, esta geração não foi compatível com a anterior.



De volta a Hoenn, uma terceira versão foi lançada no Japão. Em 16 de setembro de 2004 tivemos Pokémon Emerald. Hoenn foi atualizada com muitas batalhas em dupla e a possibilidade de rebatalhar com os líderes de ginásio. A principal novidade foi a introdução da Battle Frontier, que apresentava formas diferentes de batalhar para os treinadores mais experientes. Além disso, as animações dos pokémons estão de volta!


Depois de muitos spin-offs, em 13 de setembro de 2008 é lançada a terceira versão no Japão: Pokémon Platinum. Alguns pokémons ganharam novas formas e o jogo trouxe algumas atualizações similares àquelas de Pokémon Emerald, como uma nova Battle Frontier, por exemplo. A grande novidade era o Distortion World, um lugar onde o 3D do jogo foi bastante explorado.


Mais uma vez para Nintendo DS, uma nova geração é lançada. Pokémon Black e Pokémon White chegam ao Japão em 18 de setembro de 2010, trazendo 156 novos pokémons – e apenas os novos pokémons estavam disponíveis no enredo principal do jogo. Temos a nova região de Unova a ser explorada. Um novo sistema de estações do ano é introduzido. Os pokémon agora ficam em uma animação constante, e não apenas quando entram na batalha. O Pokémon Contest é substituído pelo Pokémon Musical. Novas formas de batalha, como as batalhas em trio e rotacionais. Presença da mais nova Equipe Plasma. Diferenças entre as duas versões eram bastante notáveis.


Por fim, em 12 de outubro de 2013 chega ao mundo todo a 6ª geração pokémon com os jogos Pokémon X e Pokémon Y, para Nintendo 3DS. O jogo é inteiramente em 3D e se passa na região de Kalos. Nela existe a Equipe Flare e a presença de 72 novos pokémons. O novo tipo fada foi introduzido, além de um novo mecanismo de batalha: a mega evolução. Outras formas de batalha como horde battle e sky battle estão presentes. Este é o jogo atual da franquia que já segue há 17 anos no mercado. Mais e mais jogos estão por vir nos próximos anos!
Os primeiros games de Pokémon chamavam-se Pokémon Red e Pokémon Green. Eles foram lançados no Japão em 27 de fevereiro de 1996 para Nintendo Game Boy. O jogo retratava o sonho do criador da série, Satoshi Tajiri, permitindo que pessoas de todas as idades pudessem capturar, treinar, batalhar e trocar 151 criaturas diferentes chamadas de pokémons.


Com o sucesso do anime, uma nova versão dos jogos foi desenvolvida. Pokémon Yellow foi lançado em 12 de setembro de 1998 no Japão. Assim como Ash, Pikachu te seguia fora da pokébola no jogo, além de Bulbasaur, Charmander e Squirtle poderem ser obtidos. Líderes de ginásio tinham uma aparência similar ao do anime, ou usavam os pokémons do anime.


Uma terceira versão também foi criada para essa nova geração de monstrinhos. Pokémon Crystal foi lançado em 14 de dezembro de 2000 no Japão. A história de Gold e Silver estava levemente modificada e focada em Suicune. Agora era possível escolher jogar como menina e os pokémons tinham uma breve animação quando apareciam.



Em 29 de janeiro de 2004, mais dois novos games foram lançados no Japão. Desta vez eram remakes das primeiras versões para Game Boy Advance, chamadas de Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen. Além de viajar por Kanto, também era possível viajar pelas Ilhas Sevii, onde alguns pokémons de Johto não acessíveis em Ruby e Sapphire podiam ser encontrados. Também foi introduzida a conectividade wireless pelo wireless adapter do Game Boy Advance.


Pokémon Diamond e Pokémon Pearl chegaram ao Japão em 28 de setembro de 2006 para Nintendo DS, trazendo 107 novos pokémons e a nova região de Sinnoh. Agora, certos pokémons tinham aparência diferente de macho e fêmea. Temos a presença dos Super Pokémon Contests e da Equipe Galáctica. Foi adicionado mais um mecanismo importante: a separação de golpes físicos e especiais.


Assim como Red e Green, Gold e Silver também ganharam remakes. Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver foram lançados em 12 de setembro de 2009 para Nintendo DS no Japão. Os fãs puderam viajar novamente pelas regiões de Johto e Kanto com gráficos de Nintendo DS. As regiões estão bastante atualizadas e com várias novidades, Battle Frontier, Safari Zone e outras novas áreas. Aqui era possível andar com qualquer pokémon fora da pokébola.


Ainda em Unova, tivemos uma sequência de Black e White em vez de uma terceira versão. Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 foram lançados em 23 de junho de 2012 no Japão. Alguns lendários ganham formas alternativas, surgem novos líderes de ginásio, uma Equipe Plasma diferente e diversas coisas que mudaram em Unova, uma vez que o enredo se passa 2 anos após os eventos de Black e White. Podemos destacar entre as novidades o Pokémon World Tournament, um torneio com os líderes de ginásio de todas as regiões até então.


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...