Kadabra e Uri Geller

Uri Geller é um ilusionista famoso, que diz ter poderes paranormais. Ele é bastante conhecido por saber entortar colheres com seus poderes paranormais. Em novembro de 2000, Geller tentou processar a Nintendo por £60 milhões, alegando que o pokémon Kadabra, conhecido como "Yungerer" no Japão, é uma paródia não autorizada dele mesmo. Além da relação que Kadabra possui com colheres entortadas, o katakana do nome dele (ユンゲラー) é visualmente semelhante à transliteração do nome de Uri Geller em japonês (ユリゲラー).

Outra alegação de Geller era que o design de Kadabra era uma imagem antissemita, devido à estrela em sua testa e os "relâmpagos" em sua barriga que se assemelham ao logotipo da Waffen-SS, um símbolo nazista. Geller geralmente é citado dizendo que "A Nintendo me transformou em um personagem mal e dedicado às ciências ocultas. A Nintendo roubou minha identidade ao usar meu nome e minha capacidade de entortar colheres.".

Por conta disso, não foram lançadas mais cartas do TCG de Kadabra desde 2003. Kadabra também não aparece mais no anime desde o episódio "O Fator do Falso Medo" (1º episódio da 9ª temporada). Provavelmente tudo isso é uma forma de precaução contra o histórico de processos de Geller. Misamitsu Hidaka já afirmou numa entrevista que o uso do Kadabra numa carta de TCG não é permitido até que um acordo seja alcançado e que o caso não seria resolvido tão cedo.

Cartas do Abra e do Alakazam continuaram a ser impressas, apesar de que isso tornaria impossível jogar com Alakazam em partidas que não permitem o uso de cartas mais antigas. Contudo, a única carta do Abra lançada após essa época tinha um ataque que o permitia evoluir direto para Alakazam, pulando o estágio do Kadabra. Além disso, embora isso possa ser uma mera coincidência, a Everstone nos jogos da série principal a partir da 4ª geração não consegue impedir a evolução de Kadabra em Alakazam.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...