Justificativas das Resistências

Os tipos dos pokémons possuem resistências a outros tipos. Vejamos a seguir o que poderia levar um tipo a ser resistente a outro:

Tipo: Normal
Resistências: Nenhuma
Análise: Por ser um tipo "normal", não tem nenhuma característica especial que poderia deixar o tipo resistente a alguma coisa.
Tipo: Fogo
Resistências: Fogo, Planta, Gelo, Inseto, Metálico e Fada
Análise: Atacar fogo usando fogo só fará o fogo aumentar. Plantas e insetos podem se queimar se jogados ao fogo. Gelo e metálico podem derreter ao entrar em contato com o fogo. Fadas não são criaturas que queimam com facilidade como as plantas e os insetos, mas certamente ficariam debilitadas em meio a um incêndio, por exemplo, portanto seus ataques seriam mais fracos.
Tipo: Água
Resistências: Fogo, Água, Gelo e Metálico
Análise: O fogo pode se apagar ou virar fumaça ao entrar em contato com a água. Atacar água usando água só fará a quantidade de água aumentar. O gelo nada mais é do que água em estado sólido, logo, o gelo tende a derreter se entrar em contato com a água. Metálico talvez por conta de armas de aço e metal não serem capazes de "ferir" a água, atravessando a água sem causar nenhum dano a ela.
Tipo: Elétrico
Resistências: Elétrico, Voador e Metálico
Análise: Usar eletricidade contra eletricidade só vai aumentar a eletricidade. A resistência a voador pode ser por conta do ar não ser capaz de deter o fluxo de uma descarga elétrica. Metálico pode ser por conta de fios elétricos serem feitos de metal que ajudam a conduzir a eletricidade.
Tipo: Planta
Resistências: Água, Elétrico, Planta e Terra
Análise: As plantas absorvem água, logo água não deve causar tantos problemas. Elétrico pode ser por conta da madeira ser muito ruim para conduzir eletricidade, por isso postes elétricos mais antigos eram feitos com madeira (um raio pode destruir uma árvore, mas por conta do calor que a faz queimar). Planta contra planta também não parece ser uma grande ameaça, pois são coisas de mesma natureza. As plantas tem suas raízes ligadas ao solo, logo terra também não deve ser algo que as cause grandes prejuízos.
Tipo: Gelo
Resistências: Gelo
Análise: Gelo só resiste a gelo pois, mais uma vez, se tentar congelar o gelo só irá conseguir mais gelo.
Tipo: Lutador
Resistências: Inseto, Pedra e Noturno
Análise: Insetos não são capazes de causar grandes danos a um guerreiro lutador em constante treinamento. Se atacar um lutador com pedras ele poderá quebrar ou se esquivar delas sem muitas dificuldades. Um lutador digno não teme o mal e a escuridão, sendo capaz de continuar lutando por seus objetivos apesar das adversidades (daí a resistência a noturno).
Tipo: Veneno
Resistências: Planta, Lutador, Veneno, Inseto e Fada
Análise: Plantas tendem a se sair mal contra herbicidas. Insetos tendem a se sair mal contra pesticidas. Golpes lutadores não surtirão efeito algum para deter um veneno. Fada talvez por conta de magias e encantamentos nem sempre serem capazes de curar uma intoxicação grave. Veneno contra veneno, de novo, só aumenta o veneno.
Tipo: Terra
Resistências: Veneno e Pedra
Análise: O veneno não pode "envenenar" a terra, não é por menos que existem aterros de lixo. Atacar a terra com pedras também parece não causar grandes prejuízos pois a terra pode absorver esses impactos sem problemas.
Tipo: Voador
Resistências: Planta, Lutador e Inseto
Análise: Pássaros costumam viver em árvores e lidam muito bem com as plantas, logo as plantas não são problemas para eles. Voadores, por estarem voando, tem uma liberdade maior numa batalha, o que dificulta os lutadores a usarem golpes mais eficazes. Insetos costumam ser vulneráveis aos pássaros, logo, se tentarem atacá-los, podem acabar sendo devorados.
Tipo: Psíquico
Resistências: Lutador e Psíquico
Análise: Golpes lutadores não muito eficientes contra alguém com poderes telecinéticos avançados, a mente prevalece sobre o corpo. Psíquico contra psíquico… tente imaginar usar truques da mente contra alguém que já é "psicologicamente desenvolvido"… no geral, tende a não dar certo.
Tipo: Inseto
Resistências: Planta, Lutador e Terra
Análise: Plantas não são problemas para os insetos, eles podem comê-las e prejudicá-las, logo usá-las contra eles é uma má ideia. A resistência a lutador talvez se dê por conta de insetos pequenos serem bastante ágeis e difíceis de se acertar um golpe, enquanto insetos maiores possuem um exoesqueleto mais desenvolvido, o que os tornam mais resistentes a golpes. Muitos insetos vivem na terra, fazem buracos na terra e empurram terra, logo, mesmo que se atacados com terra eles saberão como lidar com ela.
Tipo: Pedra
Resistências: Normal, Fogo, Veneno e Voador
Análise: Pessoas ou animais comuns não podem quebrar pedras tão facilmente, por isso a resistência a normal. Pedras podem ficar quentes ou torradas, mas o fogo não pode causar grandes danos às pedras. O veneno também não pode causar muito estrago numa pedra. Pássaros, o vento, golpes aéreos, no geral, também não são capazes de causar grandes prejuízos em pedras.
Tipo: Fantasma
Resistências: Veneno e Inseto
Análise: Os fantasmas, por serem um tipo de espírito e não possuírem um corpo físico, dificilmente ficarão doentes. Como os venenos e os insetos são capazes de deixar o corpo doente, os fantasmas não possuem grandes problemas com eles.
Tipo: Dragão
Resistências: Fogo, Água, Elétrico e Planta
Análise: Dragões, por serem poderosas criaturas que manipulam elementos, podem lidar muito bem com eles, portanto, golpes de fogo, água, elétricos e planta não são muito prejudiciais.
Tipo: Noturno
Resistências: Fantasma e Noturno
Análise: Os fantasmas não são capazes de assustar a escuridão, geralmente eles tendem a ser envolvidos por ela. Escuridão contra escuridão, sombrio contra sombrio, trevas contra trevas, noturno contra noturno… só irá aumentar o escuro.
Tipo: Metálico
Resistências: Normal, Planta, Gelo, Voador, Psíquico, Inseto, Pedra, Dragão, Metálico e Fada
Análise: Ok… podemos entender que materiais de aço e metal são bastante fortes e por conta disso resistem aos mais variados ataques. Todos esses tipos podem arranhar ou amassar o metal, mas nada de muito grave. Os únicos tipos que metálico não resiste (desconsiderando aqueles que tem fraqueza e imunidade) são água e elétrico, talvez por serem os únicos capazes de causar um dano mais significativo em metais, se comparado aos demais. Recentemente o tipo perdeu as resistências a fantasma e noturno, talvez por representarem conceitos mais abstratos.
Tipo: Fada
Resistências: Lutador, Inseto e Noturno
Análise: Golpes de lutadores não são muito bons para vencer a magia que as fadas utilizam. Insetos e Fadas vivem em juntos em florestas e os insetos tendem a ser submissos às fadas. Podemos ver noturno como uma energia negativa e fada como uma energia positiva, numa luta do bem contra o mal, o bem prevalece.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...