Justificativas das fraquezas e imunidades

Os tipos dos pokémons possuem vantagens e desvantagens. Contudo, você já se perguntou por que um tipo tem vantagem ao outro? Vamos fazer uma análise a seguir.

Tipo: Normal
Fraquezas: Lutador
Imunidade: Fantasma
Análise: Tipo normal é tido como um tipo neutro, um tipo comum, sem nada de muito especial. Os pokémons desse tipo são famosos por aprender golpes dos mais variados tipos. Vamos compará-lo ao tipo lutador. Imagine uma pessoa comum e outra que seja lutadora profissional. Se as duas lutassem, é mais provável que a lutadora especialista vença. Já a imunidade ao tipo fantasma pode ter alguma relação com o fato de fantasmas atravessarem corpos.
Tipo: Fogo
Fraquezas: Água, Terra e Pedra
Análise: A água apaga o fogo. Terra e pedras também podem ser usados para conter o fogo.
Tipo: Água
Fraquezas: Elétrico e Planta
Análise: A água conduz eletricidade, portanto o tipo água acaba sendo fraco contra elétrico. As plantas absorvem a água com suas raízes.
Tipo: Elétrico
Fraquezas: Terra
Análise: Podemos entender que a terra/solo pode absorver a eletricidade e fazer com que ela possa se dispersar, evitando sua propagação.
Tipo: Planta
Fraquezas: Fogo, Gelo, Veneno, Voador e Inseto.
Análise: O fogo pode queimar as plantas (florestas são bastante vulneráveis a incêndios). Muitas plantas não sobrevivem ao frio e gelo, morrendo se congeladas. O veneno também pode ser prejudicial às plantas. A fraqueza contra voador talvez se deva pelo fato de aves usarem árvores para habitar, ou quem sabe por conta de pássaros que se alimentam de plantas. Os insetos também podem ser nocivos às plantas, muitas pragas que atingem as plantações são formadas por insetos.
Tipo: Gelo
Fraquezas: Fogo, Lutador, Pedra e Metálico
Análise: O fogo derrete o gelo. Golpes lutadores devem ser capazes de quebrar o gelo. Pedras também podem ser usadas para quebrar o gelo. Diversas ferramentas de metal também podem ser capazes de quebrar o gelo.
Tipo: Lutador
Fraquezas: Voador, Psíquico e Fada
Análise: Golpes aéreos geralmente são vantajosos a lutadores, que ficam mais indefesos por estarem presos ao solo. A fraqueza a psíquico se deve pelo fato de que muitas vezes pensar e usar o cérebro é mais eficiente do que usar os músculos. Fadas podem usar feitiços, o que as colocam em vantagem sobre os lutadores, que possivelmente são vulneráveis a isso.
Tipo: Veneno
Fraquezas: Terra e Psíquico
Análise: Talvez a fraqueza a terra tenha alguma relação com aterros, a terra absorvendo as toxinas (pense num lixo radioativo sendo enterrado). Psíquico pode ser por conta da mente prevalecer sobre o corpo, visto que o veneno só causa danos ao corpo, mas não à mente.
Tipo: Terra
Fraquezas: Água, Planta e Gelo
Imunidade: Elétrico
Análise: A água pode servir para limpar a terra e formar lama. Plantas tem suas raízes fincadas na terra e podem absorver os nutrientes do subsolo. O gelo pode ser prejudicial para a terra e tornar o solo infértil. A imunidade a elétrico é por conta do solo poder absorver a eletricidade.
Tipo: Voador
Fraquezas: Elétrico, Gelo e Pedra
Imunidade: Terra
Análise: Como criaturas voadoras estão próximas ao céu, são mais fáceis de serem atingidas por raios (daí a fraqueza a elétrico). Em climas frios e com neve intensa, é muito difícil voar e muito provavelmente o gelo fará a criatura voadora cair. Pedras podem ser usadas para matar passarinhos (pense num tiro de estilingue). Como seres voadores estão no céu, ficam imunes ao que pode acontecer pela terra.
Tipo: Psíquico
Fraquezas: Inseto, Fantasma e Noturno
Análise: O tipo psíquico está relacionado à mente e ao psicológico. Muita gente tem medo de insetos, medo de fantasmas ou assombrações e medo de escuridão ou do mal.
Tipo: Inseto
Fraquezas: Fogo, Voador e Pedra
Análise: O fogo pode queimar os insetos. Existem diversos pássaros que são predadores de insetos. Pedras podem esmagar os insetos. Na 1ª geração, inseto tinha fraqueza a veneno, talvez por conta do uso de agrotóxicos para acabar com pragas.
Tipo: Pedra
Fraquezas: Água, Planta, Lutador, Terra e Metálico
Análise: A água, ao bater na pedra, pode desgastá-la (efeito de uma erosão). As raízes das árvores são capazes de irem quebrando as pedras ao seu redor conforme a árvore vai crescendo. Golpes de lutadores profissionais também devem ser capazes de quebrar pedras. Terremotos podem destruir pedras. Diversas ferramentas de metal também são capazes de quebrar pedras.
Tipo: Fantasma
Fraquezas: Fantasma e Noturno
Imunidade: Normal e Lutador
Análise: Como fantasmas são capazes de atravessar corpos, teoricamente, apenas outros fantasmas seriam capazes de tocá-los, logo, fantasmas só poderiam ser atingidos por outros fantasmas. O tipo noturno, ou sombrio, talvez tenha alguma relação com o uso de magia negra para conseguir entrar em contato com espíritos e coisas sobrenaturais. Fantasmas não possuem corpos físicos, logo, ataques normais e lutadores irão atravessá-los, daí a imunidade.
Tipo: Dragão
Fraquezas: Gelo, Dragão e Fada
Análise: Dragões ficam menos imponentes diante a uma tempestade de neve, por exemplo, o frio pode deixá-los mais lentos e fracos (por serem répteis e terem sangue frio). Dragões são criaturas tão poderosas que apenas outros dragões seriam capazes de enfrentá-las (daí a fraqueza contra o próprio tipo). Fadas podem usar magia e em muitas histórias dragões são derrotados com magia.
Tipo: Noturno
Fraquezas: Lutador, Inseto e Fada
Imunidade: Psíquico
Análise: Visto também como tipo sombrio, maligno, entre outros, podemos pensar no lutador como um herói e no noturno como o vilão, que sempre é vencido pelo herói. A vantagem de insetos sobre noturnos talvez venha de alguma excelente visão noturna, ou quem sabe de uma visão tão ruim a ponto da escuridão não chegar a ser algo prejudicial. Fada ter vantagem a noturno pode estar ligado ao conceito do bem sempre vencer o mal. A imunidade a psíquico pode ser por conta do medo, algo que o psicológico não consegue vencer.
Tipo: Metálico
Fraquezas: Fogo, Lutador e Terra
Imunidade: Veneno
Análise: O calor e o fogo pode derreter o aço. Golpes lutadores também devem conseguir destruir metais. A terra pode deixar o aço desgastado com a passar do tempo. Já objetos metálicos não podem ficar "envenenados", por isso a imunidade.
Tipo: Fada
Fraquezas: Veneno e Metálico
Imunidade: Dragão
Análise: Fadas podem ser vistas como são criaturas frágeis e delicadas, logo, o veneno pode ser muito nocivo a elas. Em diversas histórias mitológicas, objetos de aço são eficazes para causar danos em criaturas encantadas. A imunidade a dragão pode ser por conta de ataques de dragão serem inúteis contra encantamentos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...

  • It’s Sony Here

    Sobre o veneno não prejudicar a mente, algumas drogas (ambos sentidos) podem sim prejudicar a mente. Eu sempre entendi a vantagem dos psíquicos contra venenosos por que pessoas inteligentes fazem antídotos, que podem resolver o envenenamento (fora que pessoas inteligentes não tomariam veneno assim do nada). Mas sua teoria está certa, em parte.