HGSS: PokéGear

Lembra do item que era um smartphone da Geração II? Aquele que servia como celular, mapa e rádio? Então… Ele voltou e de cara nova.

A PokéGear faz o seu retorno aos jogos Pokémon com nenhuma alteração em suas funções, mas uma alteração considerável em seu design que está mais moderno. A interface também teve uma significativa melhora, utilizando agora quase que exclusivamente a tela de toque do DS.

 Mapa

O mapa, assim como as outras funções, faz um retorno ao PokéGear com uma interface mais amigável. Ao invés de se mover pelo mapa usando apenas os direcionais verticais, agora você pode clicar onde quer no mapa para visualizar seu nome, sua descrição e até marcar o local com um dos selos para lembrar depois aquele lugar onde conseguir selos ou aquele em que fica seu Pokémon favorito.

Ainda no mapa de Johto ou de Kanto, uma nova função marca presença. É a habilidade de ver onde os Pokémon andarilhos (ou Roaming Pokémon, que são Raikou, Entei e Lati@s) estão atualmente. Como? Ao acionar o mapa você poderá ver a carinha do Pokémon no ponto que ele está do mapa. Uma adição muito útil que com certeza irá agradar a muitos.

Essa função é adquirida ao longo da história. Você a obtem ao terminar o Tour por Cherrygrove do velhinho que te dá os Running Shoes.

 

Celular 

A função principal da PokéGear volta bastante melhor. Ela funciona exatamente como antes. Com essa função você pode guardar o número de qualquer pessoa que queira se comunicar com você, seja sua mãe, um professor importante, um Líder de Ginásio que reconheceu seu poder e quer uma revanche ou simplesmente um treinador que você derrotou e que planeja treinar para um dia te derrotar.

 Mas qual a grande melhoria então? É na capacidade de armazenamento. Nos jogos Gold & Silver, você poderia guardar o número de apenas 10 pessoas e agora você conta com espaço ilimitado na memória. Agora você pode também marcar revanches com os Líderes de Ginásio se ligar para eles certas horas de certos dias.

Lembrando que você não é o único que pode ligar para os seus contatos, eles também podem ligar para você. Isso é importante para prosseguir na história, mas existem personagens que te ligam para marcar uma revanche ou lhe avisa que quer dar um item a ti.

É interessante ressaltar que não só nessa função, mas também em todas as outras, é possívei ver o horário da tela do alto do Ds como mostra a imagem ao lado.

Rádio 

A última e não menos importante função do PokéGear é o rádio. Ele é adquirido quando e se você acertar todas as perguntas de um quiz feito por uma das recepcionistas da Torre de Rádio de Goldenrod. Essa função faz exatamente o que o nome diz: sintoniza em estações de rádio por toda região.

Mas qual é a inovação trazida com as novas versões? Essa é fácil, novos programas hora. E para que eu vou querer ouvir rádio? Simples, cada programa ao ser ativado muda a música do local e podem ativar diferentes efeitos. Ao sintonizar na estação Pokémon Music, por exemplo, dependendo do dia da semana o programa pode tornar mais fácil a aparição de Pokémon ou mais difícil e pode até fazer Pokémon de outras regiões aparecerem no seu jogo. Então não perca tempo e sintonize seu PokéGear na rádio. Quem sabe você não encontra aquele Pokémon que você tanto gosta, mas que foi lançado nas Gerações III ou IV?

Customização

A nova PokéGear também pode ser personalizada para ficar com a sua cara. São seis temas diferentes: um para meninos, outro para meninas, um que lembra um templo japonês, outro estilizado à la Equipe Rocket e por último um tema para a Silph Co. São todos temas muito interessantes e esteticamente impecáveis. São tão legais que fica difícil escolher o seu!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page