HGSS: Pokéathlon

POKÉATHLON

Baseado no triatlo, esporte que reúne três provas diferentes, o Pokéathlon veio nas versões HeartGold e Soul Silver para substituir o Pokémon Contest.  São ao todo dez provas esportivas e cinco categorias diferentes. A jogatina rola solta e nenhum Pokémon está fora dessa. Você pode competir utilizando desde o Bulbassauro até o Arceus.

Cada partida é dividida em três partes: a apresentação, onde o apresentador fala sobre cada competidor e o time usado; a competição, onde o participante deverá mostrar toda sua habilidade com a Stylus em três provas diferentes; e a premiação, onde cada Pokémon tem a chance de ganhar bônus dependendo do desempenho na competição.

APRESENTAÇÃO

Antes do início de cada partida, o apresentador irá chamar cada treinador e falará sobre o seu time e suas conquistas. É uma parte importante da partida, já que mostra contra quem você irá competir. Na Copa Suprema é comum treinadores famosos darem as caras como líderes de ginásio e estrelas de TV e é na apresentação que você poderá conhecê-los. Entre os treinadores famosos está Maylene, líder de ginásio de Sinooh nos jogos D/P/P, e Primo, apresentador de TV que estreou nos jogos FR/LG.

COMPETIÇÃO

A competição é onde você realmente mostra todo o talento esportivo de seus Pokémon. O jogo reune dez provas esportivas divididas em cinco categorias: Poder, Velocidade, Habilidade, Resistência e Salto. Apenas três provas são disputadas em cada partida. Para vencer uma partida o jogador deverá acumular mais pontos na competição e na premiação.O time vencedor ganha um selo correspondente a sua categoria além dos pontos adiquiridos na partida e um bônus de 100 pontos (300 na Copa Suprema). Confira abaixo todas as provas disponíveis.

Prova 1: HURDLE DASH
Hurdle Dash

Categoria: Salto e Velocidade

Atributos: Salto, Velocidade e Habilidade

Pokémon Recomendado: Golbat, Crobat, Jumpluff, Voltorb, Skarmory e Aerodactyl.

Disponível em: Velocidade e Salto

Bônus de Perfeição: Nenhum obstáculo foi quebrado pelo Pokémon

É como uma corrida de obstáculo. Nessa prova você corre contra o tempo para alcançar a linha de chegada. Toque os Pokémon com a stylus para fazê-los pular. Faça seu time pular em sincronia todos os obstáculos e seja o primeiro a chegar. A pontuação dessa prova é dada pelo tempo que levou para todos os seus Pokémon chegarem à linha de chegada. Para vencer essa prova você deve ser o mais rápido a correr e o que pular mais  longe.

Prova2 : LAMP JUMP
Lamp Jump

Categoria: Habilidade e Salto

Atributos: Salto, Habilidade, Resistência e Poder

Pokémon Recomendado: Scyther, Pikachu, Ledian, Bellosom, Ambipom e Politoed.

Disponível em: Salto

Bônus de Perfeição: O Pokémon não ficou tonto por acertar seus parceiros

Nessa prova você deve controlar seus Pokémon para que eles saltem o mais alto que puder, tocando as lâmpadas acesas no caminho desligando-as. Uma prova fácil se você possuir Pokémon que saltem alto. Tente apagar várias lâmpadas em um único salto.

Prova 3: RING DROP
Ring Drop

Categoria: Poder e Resistência

Atributos: Velocidade, Poder, Resistência e Salto

Pokémon Recomendado: Quagsire, Slowbro, Vileplume, Wobbufet, Shuckle e Ursaring

Disponível em: Resistência

Bônus de Perfeição: O Pokémon não foi derrubado ou nocauteado.

Essa prova se assemelha muito ao sumo. Nela você deve usar sua força para empurrar seu oponente para fora do ringue. Sempre que você empurra alguém para fora do ringue você ganha pontos. Quando o seu Pokémon vai para fora do ringue ele é substituído por um parceiro. Nessa prova é importante ter força tanto para empurrar quanto para resistir aos empurrões alheios.

Prova 4 : SNOW TRHOW
Snow Throw

Categoria: Poder e Habilidade

Atributos: Poder, Habilidade e Resistência

Pokémon Recomendado: Raichu, Machamp, Meganium, Tangrowth, Poliwrath e Tyranitar.

Disponível em: Habilidade

Bônus de Perfeição: O Pokémon não foi nocauteado após ser atingido por uma bola de neve.

Sempre teve vontade de participar de uma Guerra de Bolas de Neve? Não tem problema, Pokémon te ajuda. Nessa prova você controla seu trio ao mesmo tempo para tentar acertar seus oponentes com bolas de neve. Não importa quem você acerte nem o time de quem você acertou você ganhará pontos por isso. Para isso você pode criar bolas de variados tamanhos, anular o arremesso dos seus adversários com seus próprios arremessos e o que mais você imaginar, só não vale acertar seus parceiros (se bem que eu acho que isso é inviável). Para vencer essa prova é necessário precisão e força em seus arremessos.

Prova 5: RELAY RUN
Relay Run

Categoria: Velocidade e Resistência

Atributos: Habilidade, Velocidade, Poder e Resistência

Pokémon Recomendado: Togepi, Oddish, Venonat, Electrode, Rapidash e Dratini.

Disponível em: Velocidade e Resistência

Bônus de Perfeição: O Pokémon nunca se sentiu cansado demais para correr.

Nessa prova você deve fazer seu Pokémon correr o mais rápido que você conseguir, desviando dos obstáculos no campo, para percorrer uma maior distância antes do termino do tempo. Resistência, velocidade, destreza e trabalho de equipe são cruciais nessa prova. Troque de Pokémon quando o mesmo se cansar. A pontuação nessa prova depende diretamente da distância percorrida.

Prova 6: BLOCK SMASH
Block Smash

Categoria: Poder e Resistência

Atributos: Habilidade, Resistência e Poder

Pokémon Recomendado: Typhlosion, Steelix, Poliwrath, Nidoqueen, Muk e Snorlax.

Disponível em: Poder e Resistência

Bônus de Perfeição: O Pokémon nunca se sentiu cansado demais para destruir blocos.

Se você se impressiona com aqueles caras que destroem um bloco de concreto com a mão, você vai ficar de queixo caído com seu Pokémon. Nessa prova ele irá destruir pilhas e mais pilhas de blocos de concreto. Para vencer essa prova aperte loucamente nos blocos de pedra até alguém cansar, você ou o Pokémon. O segredo é trocar de parceiro na troca de pilhas de blocos de concreto. Sua pontuação será relativa ao número de blocos destruídos. Essa prova exige do Pokémon duas coisas: poder destrutivo e a habilidade de manter esse poder destrutivo por muito tempo sem se cansar. Essa é uma das provas mais divertidas e simples.

Prova 7: CIRCLE PUSH
Circle Push

Categoria: Poder e Velocidade

Atributos: Velocidade, Poder e Resistência

Pokémon Recomendado: Gyarados, Nidoking, Azumarill, Machamp, Dophan e Dragonite.

Disponível em: Poder

Bônus de Perfeição: O Pokémon acabou todas as rodadas dentro de algum círculo.

Nesse evento holofotes coloridos iluminaram certa parte do palco com uma pequena luz. Você deverá arranjar um espaço para você na luz colorida. Vale empurrar os adversário, ficar no menos disputado e etc., só não se esqueça de colocar os três participantes em um círculo até acabar o tempo para ganhar os tão disputados pontos. Dependendo do tamanho e da cor do círculo sua pontuação muda. O grande círculo laranja lhe rende 1 ponto. O círculo ciano de porte médio lhe rende 2 pontos. O círculo lilás de porte médio lhe rende 3 pontos. O pequeno círculo vermelho lhe rende 5 pontos. Duas coisas são necessárias nessa prova: saber empurrar com força e conseguir continuar empurrando o adversário sem cansar.

Prova 8 : DISC CATCH
Disc Catch

Categoria: Salto e Poder

Atributos: Velocidade, Salto e Poder

Pokémon Recomendado: Fearow, Skarmory, Dodrio, Gyarados, Hitmonlee e Dragonite.

Disponível em: Salto

Bônus de Perfeição: O Pokémon nunca caiu da plataforma.

Nessa prova você deve controlar os seus três Pokémon ao mesmo tempo e fazê-los pular para pegar os discos que vem voando do mar. Quanto mais distante você estiver ao pegar o disco, mais pontos você ganha.

Prova 9: PENNANT CAPTURE
Pennant Capture

Categoria: Habilidade e Velocidade

Atributos: Velocidade, Poder, Habilidade e Resistência

Pokémon Recomendado: Ledian, Clefairy, Alakazam, Meowth, Jolteon e Sneasel.

Disponível em: Velocidade e Habilidade

Bônus de Perfeição: Nenhuma bandeira foi roubada do Pokémon

Nessa prova, seus três Pokémon se revezam para recuperar o maior número de bandeiras espalhadas na praia. Cada Pokémon só pode segurar nove bandeiras por vez. Acerte seus adversários pelas costas para roubar suas bandeiras. É difícil pegar bandeiras em alta velocidade na areia quente da praia. Para vencer essa prova você deve ser veloz e preciso. Deslize a stylus sobre seu Pokémon para fazê-lo andar, ou correr dependendo de quão rápido você move a stylus.

Prova 10: GOAL ROLL
Goal Roll

Categoria: Habilidade e Poder

Atributos: Velocidade, Poder, Habilidade e Resistência

Pokémon Recomendado: Meganium, Raichu, Grandbull, Hitmontop, Tangrowth e Tyranitar.

Disponível em: Poder e Habilidade

Bônus de Perfeição: O Pokémon não fez nenhum gol contra nem foi nocauteado por um chute inimigo.

Numa olimpíada não poderia faltar o bom e velho futebol. Nessa prova você deve fazer o maior número de gols possível sem levar gols. A cada gol que os adversários fizerem na sua meta, um gol seu é anulado. Nessa prova é necessário ter habilidade para chutar a distância e com precisão, força para atravessar a defesa adversária, resistência para defender as investidas do oponente e velocidade para driblar e guiar a bola até o gol. A bola de ouro vale 5 pontos. Os comandos são simples e intuitivos: arraste seu Pokémon para fazê-lo andar e invista para o gol para chutar. Lembrando que gol contra conta como gol do oponente.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page