Errata: avental de Lenora

Bem, dois posts seguidos, mas este assunto precisava ser considerado.

Em uma das notícias abaixo dissemos que os EUA editaram o visual de Lenora no anime. Na realidade, os EUA receberam o episódio já alterado. Os próprios animadores japoneses editaram o episódio removendo o avental de Lenora, sem a imposição dos EUA. Após a famosa imposição dos EUA quanto ao antigo visual da Jynx, os japoneses vêm tendo mais cautela ao criar episódios onde há um negro em questão, provavelmente por não quererem ver os EUA banirem mais episódios.

Um bom exemplo disso foi quando Brock foi substituído por Tracey no anime. Tracey tem uma aparência mais amistosa para os americanos se comparado a Brock, que tem uma pele mais escura. Brock retornou anime assim que os japoneses perceberam que sua aparência não incomodava os americanos.

Lenora: Artwork original e Artwork atual

É possível perceber que os japoneses já pretendiam fazer isso antes mesmo do episódio se criado. Quando os games Black & White foram lançados, a artwork de Sugimori de Lenora foi desenhada normalmente com avental. Pouco depois a artwork foi alterada por uma em que Lenora segura o avental em seu ombro, esta artwork foi mantida como oficial, provavelmente porque os japoneses não queriam problemas nas divulgações americanas dos jogos.

Para reforçar ainda mais que a censura não foi por parte dos EUA, basta vermos o sprite de Lenora nos games americanos. Os EUA costumam censurar os sprites nos games também:

Censura da piscada e do shortinho
Censura nas mãos do monge
Censura do cigarro na boca
Censura nas coxas à amostra
Censura do braço nazista
Censura na mão esquesita

Todas essas edições nos sprites acima foram feitas pelos EUA. Quem jogou Black/White americano pode ver que o sprite de Lenora não foi editado pelos EUA, ela permaneceu com o avental, logo, podemos concluir que os EUA não veem o avental como uma imagem racista (caso contrário, removeriam o avental no jogo também). Em suma: o avental de Lenora foi removido pelo Japão pois pensaram que os EUA veriam como algo racista e por medo de banirem os episódios em que Lenora aparece.

 

É isso aí, agora tirem suas próprias conclusões.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...