Envelhecimento no anime

O envelhecimento no anime tem sido um tema de debate comum entre os fãs de pokémon, uma vez que o anime não demonstra a idade dos personagens com frequência. A passagem do tempo é bem clara, no entanto, os personagens apresentam poucos, ou quase nenhum, sinais de envelhecimento. Os produtores procuram deixar a questão da idade dos personagens para a imaginação dos fãs. Também é uma forma dos espectadores se identificarem mais com a série, uma vez que é mais fácil para uma criança se relacionar com uma pessoa de 10 anos do que uma de 20, por exemplo.

Juventude Eterna

Uma teoria comum é que, assim como em vários desenhos, os personagens nunca envelhecem e estão presos à idade de sua primeira aparição (já se perguntou por que Bart Simpson não envelhece?). Isso pode parecer um pouco estranho, já que a passagem do tempo é mencionada de vez em quando, enquanto a passagem dos aniversários dos personagens não são mencionadas. Isso é ainda mais questionável quando o anime aponta diretamente a passagem de meses ou de um ano. Isso fica evidente quando vemos que Ash e May tinham a mesma idade quando May começou sua jornada, mesmo com Ash já tendo participado de 3 ligas pokémon. Ele ainda tinha a mesma idade de Dawn quando ela começou sua jornada, e desta vez ele tinha participado de 4 ligas, e viajou por Kanto duas vezes. E depois de mais uma liga, quando vai começar sua jornada em Unova, o narrador confirma que Ash ainda tem 10 anos. Apesar disso, vimos no fim do 3º mini-filme (Pikachu & Pichu) que Ash havia preparado uma festa para Pikachu e seus pokémons. Ele pergunta para o Pikachu se ele se lembrava que dia era aquele que estavam comemorando. Ele diz ser o dia em que conheceu Pikachu, ou seja, o anime também confirmou que 1 ano havia se passado naquela ocasião, e consequentemente Ash estaria um ano mais velho.


Comemoração do dia em que Ash conheceu Pikachu

Tempo Retardado

Uma outra teoria comum seria que, como um episódio com cerca de meia hora de duração vai ao ar uma vez por semana, o fluxo do tempo no anime seria consideravelmente mais lento que na vida real. Esta teoria estaria suportada pelo aparente, ainda que mínimo, crescimento dos personagens, bem como as marcas de tempo que são identificadas. A estimativa média é de que três anos reais equivalem a um ano do anime. No entanto, esta teoria ainda enfrenta os mesmos problemas que a teoria da juventude eterna. Existem aqueles que acreditam que cada episódio representa um dia do ano, portanto, com mais de 700 episódios produzidos significaria que se passaram mais de 700 dias, que é aproximadamente dois anos. Contudo, não é possível considerar essa ideia, uma vez que existem episódios que ocorrem em mais de um dia (quando vemos os personagens dormir e acordar no dia seguinte). Também existem episódios onde um dia demora 2 ou 3 episódios para se passar (quando há uma batalha que começa num episódio e termina em outro, por exemplo). Devemos observar também que os dias também podem passar quando o anime está “fora do ar” (como por exemplo, Ash descobrir que a Liga Unova acontece dentro de 3 meses, e cerca de 20 episódios depois a liga começar – significando que os 3 meses se passaram em 20 episódios).


Ash parece mais velho?

Idade Arbitrada

Outra teoria seria de que a atribuição da idade no mundo pokémon se dá de uma forma diferente do mundo real. Por exemplo, a “idade numérica” de uma pessoa talvez não represente a quantidade de anos vividos, mas sim o “status” aparente da pessoa. Quando uma pessoa está pronta para competir em ginásios e na liga pokémon, diz-se que essa pessoa tem 10 anos. Quando a pessoa tem filhos, diz-se que essa pessoa tem 20 anos. Quando tem netos, diz-se que tem 50. Isso é tudo um palpite, outras idades podem existir, mas não temos evidências suficientes para deduzir as idades e etapas da vida de alguém.


A diferença é notável, mas Ash continua com 10 anos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...