Entrevista com Clarice Espíndola

Olá pessoal!

Depois que o episódio da Roxie contra Ash foi transmitindo pelo Cartoon Network, agora que também já podemos falar quem dublou a líder de ginásio “Rock N’ Roll”, entrevistamos Clarice Espíndola, dubladora que curti rock e amou ter feito a Roxie. Leia nossa entrevista clicando em Notícia Completa.

 

 

 

 

1. Comece se apresentando e dizendo como você começou na dublagem?

 

 

Lauren Brant de Hi-5.

Clarice: Meu nome é Clarice Espíndola, tenho 26 anos. Comecei na dublagem fazendo a série musical Hi-5 Austrália, no Discovery Kids. Ainda estava fazendo o curso quando fiz o teste para a série e acabei ganhando. Eu dublo a Lauren Brant.

2. Quando mais ou menos você conheceu a dublagem e quis entrar nesse ramo?

Clarice: Sempre quis entrar no ramo da dublagem. Quando era criança gostava muito de tirar o volume da televisão e eu e meu irmão dublávamos um filme inteiro, fazendo todos os personagens, montando uma história muito louca e cheia de “abobrinhas”. Era o que a gente mais gostava de fazer juntos! Mas eu morava em Assis, interior de São Paulo, não existia nenhuma possibilidade nisso pra mim. Foi só quando me mudei pra São Paulo, em 99, que pude aprofundar meu interesse pelas artes. Fiz teatro na escola, me formei nisso também (pelo curso de formação do ator do Teatro-Escola Célia Helena) e comecei o curso de dublagem na Dubrasil em 2009, sem demora. Tudo isso levou tempo!

3. Você conhecia ou já tinha assistido Pokémon dublado, antes de participar da série?

Clarice: Já conhecia Pokémon, sim, claro! Acho que todo mundo conhece. Mas nunca fui de acompanhar a série. Até agora! (risos)

4. Como foi ser convidada para ser a roqueira Roxie?

Clarice: Eu fui convidada para fazer um teste na Centauro. Quando entrei no estúdio vi que era Pokémon. Deu aquele friozinho na barriga, mas fiz o teste do melhor jeito que podia! E torcendo…

5. O que você mais curtiu na dublagem da Roxie?

Clarice: O que curti mais, além do fato de estar participando de Pokémon (uma série desse tamanho!!!), foi poder variar um pouco. Costumo fazer muitas personagens meigas e boazinhas. A Roxie é Rock n’ Roll, irônica! Foi ótimo poder usar minha voz de um jeito novo! Espero ter mais oportunidades como essa.

6. A Roxie curte muito rock e a Clarice curte qual estilo musical?

Clarice: A Clarice curte muito rock n’ roll, assim como a Roxie! Temos isso em comum. Mas gosto também de outras coisas… Meu pai me criou ouvindo Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil. Sempre gostei muito de Bob Marley também! E gosto de Radiohead, Eric Clapton, Beatles… A lista é longa!

7. Fale de outros trabalhos que você fez na dublagem.

 

Goomo de Jelly Jamm

Clarice: Costumo fazer muito reality show. Muitos programas do Discovery Home & Health, de todos os tipos – sobre bebês, moda, culinária. Acho que boa parte da renda de um dublador é Discovery! (risos) Mas tem uma série que gosto muito de fazer chamada Jelly Jamm. Eu faço o Goomo, ele é um menino bem divertido que vive num mundo bem diferente do nosso com os amigos. Discovery Kids também… (risos) Dublei True Blood recentemente e adorei! Fiz uma personagem chamada Naomi, na quarta temporada. Ela é bem durona!!!

8. Mande uma mensagem para os fãs de dublagem e Pokémon.

Clarice: Pessoal, eu fico muito feliz mesmo em saber que vocês existem! Só um dublador sabe quantas vezes na vida escuta “Ai, filme dublado não dá!”. É muito difícil fazer essas pessoas entenderem a importância da dublagem e mais difícil ainda mostrar pra elas a beleza desse trabalho. Vocês, que carregam essa paixão dentro do peito naturalmente, me enchem de alegria! É especialmente pra vocês que eu dublo, e é por causa de vocês que eu sou tão feliz nessa profissão. Obrigada!

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Você também pode gostar de...