Elite 4 no Anime

A Elite 4 é composta por 4 treinadores que são considerados os mais fortes de sua região. Eles só não são mais fortes que o campeão. Cada região possui uma Elite 4 e um campeão. Eles são a meta de cada treinador que compete numa Liga Pokémon.

Nos jogos, para poder enfrentar uma Elite 4 basta conquistar 8 insígnias da região da respectiva elite. Isso, em outras palavras, é participar de uma Liga Pokémon. É por esta razão que quando vencemos a Elite 4 dizemos que vencemos a liga. Já o anime não segue essa mesma sistemática. Após conquistar as 8 insígnias necessárias para competir na liga, os treinadores participam de uma espécie de torneio, onde apenas aqueles que conseguiram as insígnias participam. Durante o torneio, os treinadores que perdem uma batalha são eliminados. O objetivo é vencer todas as batalhas até a final, tornando-se o vencedor da liga e recebendo o título de campeão.

Se a liga é um torneio entre treinadores, então qual é o propósito da Elite 4 no anime? Essa questão foi revelada por Lucian, um dos membros da Elite 4 de Sinnoh. Quando um treinador ganha a liga de uma determinada região, ele está apto a participar de uma “Liga dos Campeões”, onde ele enfrentará os membros da Elite 4 e possivelmente o campeão também, tal como nos jogos. O que acontece com o treinador que consegue tal proeza ninguém sabe. Muitos palpitam que isso faria um treinador se tornar Mestre Pokémon. Além disso, um membro comum de Elite 4 pode desafiar o campeão de sua própria liga para tomar o título para si. Entretanto, nunca foi visto um campeão perder uma batalha para um membro da elite.

O anime costuma ser muito vago sobre o que acontece depois de vencer a liga. Richie e Harrison, que foram rivais de liga de Ash, perderam na rodada seguinte após terem eliminado Ash da liga em que participaram, partindo para uma nova jornada após a derrota. No entanto, Tyson, Tobias e Virgil, que também foram rivais de liga de Ash, conseguiram vencer a liga que participaram. Ninguém sabe o que aconteceu com eles após a vitória e se desafiaram mesmo as Elites 4 de suas respectivas regiões. Talvez seja por isso que Ash não consiga vencer uma liga, pois os produtores não querem revelar o que acontece depois. Seria muito frustrante ver o Ash vencer uma liga para depois perder para a Elite 4. E se o Ash vencesse, o que iria acontecer com ele depois disso?

Apesar disso, membros da Elite 4 e campeões muitas vezes são desafiados para uma batalha sem nenhum problema, vencer uma liga não é preciso para desafiar um deles. Até o momento, Ash já batalhou contra 5 membros de elite e 1 campeão, embora não tenha vencido nenhum deles. Ele venceu Koga, porém no anime ele ainda era líder de ginásio.

  • Bruno foi o primeiro membro da Elite 4 a aparecer. Ele apareceu um pouco antes de Ash competir na Liga de Kanto. Ash e Brock foram seus aprendizes durante o episódio. Bruno também capturou um Onix gigante.
  • Lorelei, chamada de Prima no anime, apareceu durante a jornada de Ash nas Ilhas Laranja. Ash batalhou com ela. Misty também mostrou ser grande fã de Prima, pois a maior parte de seus pokémons de gelo são também do tipo água.
  • Lance apareceu em Johto e Hoenn. Ele tem o status de campeão no anime e trabalha como uma espécie de agente secreto. Ele foi o responsável por investigar os planos da Equipe Rocket forçar a evoluir os pokémons (ocasião em que capturou o Gyarados vermelho) e também ajudou a parar o confronto entre Kyogre e Groudon, que foi causado pelas Equipes Aqua e Magma.
  • Steven apareceu explorando uma caverna em Hoenn. Apesar de ser o campeão, em nenhum momento isso foi revelado no anime. Apenas foi dito que ele era um forte treinador. Em sua aparição mais recente no especial da Mega Evolução, seu status como campeão é confirmado.
  • Drake foi o único membro da Elite 4 de Hoenn a aparecer no anime. Ele é um capitão de navio. Ash chegou a batalhar com ele.
  • Agatha apareceu cobrindo temporariamente o ginásio de Viridian enquanto um novo líder não era escolhido. Ash batalhou com ela. Apesar da derrota, Ash conseguiu provar a ela e a Scott que seria forte o bastante para desafiar a Batalha da Fronteira. A aparição dela fez com que todos os 4 membros originais da Elite do Planalto Índigo tivessem aparecido no anime.
  • Lucian foi o primeiro da elite de Sinnoh a aparecer. Ele derrotou o Buizel de Dawn numa batalha e contou mais sobre a Elite 4 de Sinnoh para Ash e seus amigos. Ele também já foi mostrado perdendo uma batalha para Cynthia.
  • Cynthia é a campeã da Elite 4 de Sinnoh. De todos, foi quem mais apareceu no anime. Ela gosta de estudar a mitologia pokémon e esteve presente para impedir os planos da Equipe Galáctica em algumas ocasiões. Ela batalhou com Paul e Iris, vencendo Paul e interrompendo sua batalha com Iris. Ela também já apareceu defendendo seu título de campeã, vencendo outros membros da Elite 4 de Sinnoh, além de Caitlin, em Unova.
  • Wallace apareceu como um “Mestre de Concursos Pokémon” em Sinnoh. Ele realiza as “Copas Wallace” pelas regiões Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh, que dá fitas ao vencedor válidas para o Grande Festival nas quatro regiões. Apesar disso tudo, foi mencionado que ele já foi líder de ginásio e campeão da Elite 4.
  • Aaron também foi encontrado por Ash e os outros. Seu primeiro pokémon foi um Wurmple. Aaron era muito amigo dele, porém o abandonou após Wurmple perder uma batalha. Com remorso, decidiu ser o melhor treinador de insetos para que isso não aconteça novamente. Aaron também desafiou Cynthia numa batalha e perdeu.
  • Flint era um grande rival de Volkner na infância, mas também era um grande amigo dele. Quando cresceram, Volkner virou líder de ginásio e Flint um membro da Elite 4. Flint chegou a batalhar com Ash e Jasmine, líder de Johto, vencendo os dois. Flint também desafiou Cynthia numa batalha e perdeu.
  • Bertha é uma senhora que Ash e seus amigos encontraram quando estavam ajudando a recuperar um Magby da Equipe Rocket. Ela fez uma rápida batalha com Ash. Com sua aparição, todos os membros da Elite 4 de Sinnoh mostraram as caras no anime.
  • Alder é o campeão de Unova. Batalhou com Ash na primeira vez em que se encontraram, mas ele estava tão cansando que acabou dormindo em pé em meio a batalha. Seu Boufallant se revoltou e o atacou. Alder então desistiu da batalha. Mais tarde Trip vence a Copa Júnior do Torneio Mundial Pokémon e ganha o direito de batalhar com Alder. Trip é derrotado por ele. Alder também é bastante mulherengo.
  • Caitlin apareceu na Copa Júnior do Torneio Mundial Pokémon em uma batalha de apresentação, onde enfrentou Cynthia. A batalha tinha um limite de tempo, que acabou antes que qualquer uma delas pudesse vencer.
  • Da Elite 4 de Kalos, até o momento, Diantha já apareceu no anime e batalhou com Ash, porém a batalha foi interrompida. Siebold e Malva batalharam com Alain nos especiais da mega evolução, Siebold venceu a batalha e Malva perdeu. Wikstrom fez uma breve aparição num filme, batalhando com Dantha.

A Liga Laranja que ocorreu no anime não segue o mesmo padrão das outras ligas. Para começar, apenas 4 insígnias são necessárias. Ao competir na liga, não há um torneio entre treinadores. Em vez disso, o treinador enfrenta o campeão diretamente. Se o treinador for capaz de vencê-lo, recebe um troféu e o título de campeão, além de ele e seus pokémons entrarem para o Hall da Fama. Reparem como essa liga se assemelha com a Elite 4. Os 4 líderes de ginásio são como se fossem os 4 membros da elite, enquanto o campeão que é enfrentado após obter as 4 insígnias é como o campeão da Elite 4, que é enfrentado após se derrotar os 4 membros da elite. E a vitória sobre o campeão te leva ao Hall da Fama, assim como nos jogos. Talvez pelo fato dessa liga ocorrer em ilhas faz com que ela não tenha estrutura para ser mais parecida com as ligas que ocorrem em continentes, provavelmente o número de competidores por ano é muito baixo para formar um torneio, por isso o campeão fica disponível para ser desafiado a qualquer momento que alguém consiga as 4 insígnias da Liga Laranja.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...