Devolução

Uma Devolução (Degeneração no Japão) é um processo que consiste em um pokémon evoluído reverter ao seu estágio evolutivo anterior. Esse fenômeno não é muito conhecido entre os fãs tal como uma evolução é, devido ao fato de uma devolução ser impossível nas mídias dos games e do anime. Na maioria das mídias em que a devolução existe, ela não chega a ser tão comum quanto a evolução e geralmente é provocada através de meios artificiais, como sprays ou engenharia genética.

Nos Games:

Embora não seja possível a ocorrência da devolução nos games, a noção desse fenômeno foi inúmeras vezes citada na Pokédex, mais especificamente nos dados de Slowbro. De acordo com a Pokédex, se o Shellder em sua cauda cai, Slowbro transforma-se de volta num Slowpoke. No entanto, nos games, não é necessário de Shellder para Slowpoke evoluir, e também não há como remover o casco da cauda de Slowbro. Outras situações mencionadas na Pokédex são que Slowking esquecerá tudo o que aprendeu se perder o casco de sua cabeça, e que se uma cabeça de Exeggutor cair, ela se tornará um Exeggcute. Definitivamente não é possível devoluir nenhum pokémon em nenhum dos games da série principal. Nos video games de TCG é possível pois possuem cards que podem causar a devolução. Em algumas situações específicas, a devolução também pode acontecer em alguns jogos da série Mystery Dungeon.

No Anime:

Já no anime não temos um caso sequer onde a devolução fosse mencionada. No episódio “A exibição do choque elétrico”, quando Ash estava pensando se iria evoluir seu Pikachu ou não, Brock afirma explicitamente que, uma vez que o pokémon tenha evoluído, a evolução não pode ser revertida, confirmando efetivamente a inexistência da devolução no anime.

No Mangá:

No mangá Pokémon Adventures (Special), antes que Vee (o Eevee de Red) tivesse evoluído para Espeon, ele havia se tornado objeto de experiência da Equipe Rocket. Ele era capaz de evoluir para Jolteon, Flareon e Vaporeon, podendo livremente regredir de volta a Eevee e alternar entre as três de suas evoluções. A devolução chegou a ocorrer nesta série do mangá, no entanto, como só ocorreu de uma forma artificial e não teve nenhuma outra instância de devolução, entende-se que a devolução não poderia ser alcançada naturalmente pelos pokémons.

Já no mangá Pokémon Pocket Monsters, diferente de qualquer uma das outras mídias, pokémons são capazes de devoluir livremente, de uma forma tão natural como uma evolução. Isso tornou-se bem evidente quando os Pikachu e Clefairy de Isamu Akai evoluíram para Raichu e Clefable e depois reverteram de volta a Pikachu e Clefairy. Outra evidência interessante é o fato do Charmander de Kai Midorikawa ter evoluído diretamente para Charizard e depois devoluído diretamente para Charmander, sem passar pelo estágio de Charmeleon.

No TCG:

No Trading Card Game a devolução é perfeitamente possível, porém não é você quem devolui seu próprio pokémon. A devolução só pode ser induzida pelos efeitos de algum ataque (como o Devolution Beam de Mew) ou com a ajuda de um Trainer Card (como o Devolution Spray), ou seja, só em casos incomuns.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...