Design dos Pokémons Através das Gerações

Com o passar das gerações, vemos que o design dos novos pokémons vem ficando cada vez mais elaborado. Isso agrada a alguns e desagrada a outros. Os que reclamam, apontam o quão “estúpidos” são os novos pokémons por várias questões de design, enquanto os defensores apontam igualmente designs “estúpidos” de pokémons das gerações mais antigas. Afinal, o que no design dos novos pokémons faz com que se pareçam tão diferentes dos mais antigos?

Os pokémons mais antigos no geral possuíam um design menos “complexo”, uma aparência mais “suave”, sem uma grande variedade de cores, peças, partes e vários pequenos elementos no corpo para incrementar o design. Com o passar das gerações, os pokémons foram ficando mais ricos em detalhes, seus corpos estão bem mais revestidos de características. Muitos dos pokémons das gerações mais recentes que são baseados em animais são bem mais parecidos com os animais do que os pokémons das gerações mais antigas que foram baseados no mesmo animal. Compare o design de alguns pokémons através das gerações:


Pombo


Borboleta


Crocodilo


Tartaruga


Peixe


Toupeira


Cobra


Morcego


Aranha


Sapo


Ostra


Casulo


Água-viva


Macaco

Redesigns

Ultimamente, até mesmo os pokémons antigos estão sendo, de alguma forma, redesenhados, ganhando uma aparência mais convincente. Não ganham mudanças drásticas, mas é claramente perceptível que o traço do desenho mudou. Pikachu, o mascote da franquia, é o mais popular entre os pokémons que de alguma forma mudaram a aparência. É o pokémon mais visto na mídia, logo, é o mais desenhado. No início da franquia seu corpo costumava ser mais arredondado. Atualmente, seu corpo está mais esbelto. Se antigamente os pokémons pareciam mais personagens de desenho animado infantil, hoje já são desenhados num traço mais próximo ao das gerações mais recentes, dando um aspecto mais realista de uma criatura.



Lendários

Os pokémons lendários são desenvolvidos com bastante cautela, pois geralmente representam algo importante no universo pokémon, possuem uma história cheia de detalhes e são famosos por seus grandes poderes. A cada geração que passa, os novos pokémons lendários são criados com várias características físicas, dando-lhes uma aparência especial, para que qualquer um que os veja consiga perceber que não se trata de um pokémon qualquer, mas sim de um lendário. Veja como em cada geração os lendários vão ficando com um visual cada vez mais interessante:






Corpos inanimados

Os pokémons que não são baseados em seres vivos estão surgindo de maneira mais diversificada. Em cada geração vemos coisas inanimadas se tornarem pokémons (em alguns casos, dando vida até mesmo em coisas abstratas, como as letras do alfabeto). Mesmo eles estão ganhando formas mais convincentes. Se antes uma manifestação de poluição era representado por uma pilha de lodo ou uma fumaça flutuante, hoje é representado por um saco de lixo. Se antes tínhamos formas de gás e sombras como assombrações, hoje temos velas e candelabros. Se antes existia um pokémon “sementes de coqueiro” com aparência de ovos, agora existe um pokémon “cristal de gelo coberto de neve” com aparência de sorvete.



Os pokémons estão sendo cada vez mais planejados em suas criações, especialmente os pokémons feitos a partir de corpos inanimados, uma vez que para darem uma noção de uma criatura realística, precisam no mínimo de detalhes que indicam a presença de vida naquele ser (como um olho, por exemplo) ou uma característica especial, que geralmente vem descrita na pokédex, para torná-los seres únicos. Não se trata de, como muitos pensam que acontecem, desenhar o primeiro objeto que encontrar pelo caminho ou fazer um rabisco no papel. Isso seria uma atitude de quem realmente está sem ideia para desenvolver um pokémon. Note que sempre há um grande planejamento por trás da criação de cada pokémon, como a forma de seu corpo, sua origem, seu comportamento, suas características e poderes especiais, entre diversos outros fatores.

Pokémon é uma grande franquia que conquistou um grande número de fãs com o passar dos anos, logo, ter um cuidado especial com o design de cada um dos monstrinhos é um dever para sustentar a fama que foi conquistada ao longo de todos esses anos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...

  • MAIKO//MACHADO

    quando o design do Pokemon ta mto exagerado ele fica com cara de Digimon!!!