Detonado Pokémon Ranger: Guardian Signs

Prólogo

O jogo já começa com uma ação. Você verá duas pessoas voando no céu e perseguindo um Latios/Latias (depende se você está jogando como menino ou menina). Você está voando em um Staraptor e está ali para salvar Latios/Latias. Os bandidos te atacarão com um Pidgey. Capture o pokémon e você terá conseguido tempo o suficiente para Latios/Latias escapar. Neste momento, os bandidos irão disparar alguns lasers, movimente-se para se esquivar deles. Um outro Pokémon Ranger irá aparecer também, bem como um dos sub-líderes dos bandidos. Ele irá atacar este Ranger que acaba de chegar e você se jogará na frente para protegê-lo. Ao cair no oceano, persiga um Mantyke e recupere seu Capture Styler.

A cena irá mudar para uma ilha. Os bandidos são conhecidos como Pokémon Pinchers e estão capturando os pokémons daqui através de aparelhos chamados Control Gauntlets. Você verá uma lembrança de quando estava na Ranger Union recebendo uma missão do profº Hastings para vir até Oblivia para investigar a ação dos Pinchers. O outro Ranger que veio com você nessa missão era Ben/Summer. Quando acordar, você verá que foi arrastado até a Dolce Island. Siga ao norte e encontre o Ukulele Pichu. Ele irá atacar, trate de capturá-lo. Você irá conhecer Booker, que irá lhe explicar o que aconteceu na ilha. Capture os pokémons que encontrar pelo caminho. Você achará um tronco fechando a passagem, use o Field Move de Bulbasaur ou Sunkern para removê-lo do caminho. Vá andando até chegar numa praia. Ajude Booker a descer o seu barco para o mar, use o Field Move de Ursaring para isso. Quando forem embarcar, Pichu virá com vocês. Siga para a Renbow island.

Missão: Expulsar os Pinchers do bosque

Siga ao norte de Cocona Village e vire à esquerda para chegar na Teakwood Forest. Os pokémons da área estão assustados. Vá para o norte para encontrar um Pincher. Capture Hoothoot e Stantler no caminho. Hoothoots são bons para remover os pedaços de tronco pelo caminho. Ao norte, você verá alguns Pinchers guardando a entrada de uma caverna. O Ukulele Pichu virá para dar uma dura neles. Você terá que lutar contra um Buizel e um Croagunk. Os Pinchers irão fugir, salve e entre na caverna. Lá dentro, pegue um Koffing, use o Move Field dele para remover uma pedra do caminho e siga para a direita. Você verá uma dupla de Pinchers removendo alguma coisa de uma placa de pedra. Pichu irá confrontá-los, mas eles irão empurrá-lo, quebrando o ukulele do pobre pokémon. Em seguida, você terá que derrotar o Cranidos que um dos Pinchers usará contra você. Derrote-o, use a Poké Assist de alguns de seus pokémons se quiser, e com isso terá cumprido sua missão.

Os Pinchers fugirão e você poderá sair. Antes de sair, capture Cranidos novamente. Do lado de fora, haverá uma pedra que pode ser quebrada com o Field Move de Cranidos. Siga para a casa de Booker e você verá Pichu e seu ukulele quebrado. Booker irá lhe dar uma quest. Você deverá voltar para a primeira área da Dolce Island e pegar o material necessário para reparar o ukulele dentro de uma árvore. Nick, o aprendiz de Booker, irá com você. Enfrente 6 Sunkern para pegar o material. Volte e entregue para Booker. Depois de falar com Booker, saia e vá para o norte. Você encontrará Celebi. Capture-o e ele fará uma rápida viagem no tempo. Se quiser fazer mais quests, tem um velho logo aqui que quer que você destrua uma cerca ao sul da floresta, que pode ser feito com um Zubat da caverna. Há uma menina à direita da vila que pede para que lhe traga um Pachirisu. Há também um homem que precisa que vá olhar uma pedra clara dentro da caverna, você deverá capturar um Marill e molhar a pedra para enfrentar Geodude. Quando for voltar para ver Booker, o ukulele já estará consertado. Pichu decide se tornar seu parceiro pokémon para poder salvar seus amigos. Saia pela direita e entre na Lapras Beach.

Missão: Salvamento do OVNI submerso

Encontre um Lapras na praia e capture-o. Fale com Nixie para que você siga para a água. Sua missão é encontrar um OVNI (aquele objeto voador utilizado pelos Pinchers) que está submerso. Mergulhe na água e capture Chinchou. Assim que encontrar o OVNI, você verá que não é possível se aproximar pois há uma forte correnteza em seu caminho. Capture um Corsola e faça com que ele derrube a pedra em cima do lugar de onde está vindo a correnteza. Um Clamperl e um Horsea irão se mostrar para uma batalha. Depois, um Kingdra virá e levará o OVNI. Você deverá persegui-lo assim como fez com Mantyke no início do jogo. Quando alcançá-lo, chegará numa área escura que apenas é iluminada por um Chinchou. Quanto mais Chinchous tiver, maior será seu campo de visão. Cuidado com os Sharpedos, que estão à espreita para atacar. Quando encontrar o OVNI, 2 Sharpedos atacarão, defendendo seu território. Capture-os e volte para a praia. Nema se encarregará de analisar o OVNI. Faça a sua coreografia de missão cumprida e ajude Nema a levar o OVNI para a casa dela.

Aqui na Lapras Beach há uma quest sobre um homem que fisgou um peixe e o perdeu, basta mergulhar e achar o Luvdisc que ele fisgou para fazer a quest. Quando estiver pronto, siga pela direita da praia. Você encontrará um par de Pinchers com Eevee e Piplup. Afugente eles e siga até a casa de Nema. A casa dela estará pegando fogo. Pegue um Totodile aqui e use-o para apagar o fogo. Não irá funcionar, será preciso de mais pokémons para apagar o incêndio. Volte para a praia e pegue 2 Buizel em seu caminho. Haverá uma pedra aqui que pode ser quebrada com um Aipom. Ao quebrá-la, você poderá capturar um Shellos. Volte e use os 2 Buizel e o Shellos para apagar o incêndio. Entre e permita que Nema mexa em seu styler. Agora poderá finalmente subir o nível de seu styler utilizando os Ranger Points que você ganha ao completar missões e quests.

Saia pela esquerda do local e entre na Latolato Trail. No caminho, você enfrentará alguns Pichers. Um deles terá Ivysaur. Outro, um Wobbuffet. Capture um Electrike que achar na ponte. Quando chegar na Wireless Tower, você verá Rand, o pai de Nema, sendo atacado por um trio de Pinchers. Enfrente Gligar, Aipom e Skuntank e espante os Pinchers. Rand é um Ranger local e Leanne, a mãe de Nema, uma arqueóloga. Rand dirá que está há algum tempo sem se comunicar com a Ranger Union e pedirá sua ajuda para a próxima missão.

Missão: Liberar a Wireless Tower

Dirija-se com Rand para a Wireless Tower. Capture um Gligar e faça-o cortar a barreira que está bloqueando a passagem. Ao passar por ela, você encontrará os Pokémon Pinchers. Um deles usará um Pichu contra você. Esse Pichu era um dos amigos do Ukulele Pichu. Liberte-o dos bandidos. Suba e estará numa área com algumas pontes eletrificadas. A corrente de eletricidade dessas pontes fica cessando durante alguns instantes, é nesse momento que você deve passar, para não ser eletrocutado. Capture um Gligar por aqui e faça-o destruir a próxima barreira. Você precisará capturar um Elekid também, para abrir um portão no andar de cima. Passando por ela, derrote 2 Aron e 1 Lairon dos Pokémon Pinchers. Use as Poké Assist dos pokémons que capturou pelas redondezas para ajudá-lo.

No próximo andar você precisará tomar um pouco mais de cuidado, pois tem uma forte ventania que pode te arrastar. No próximo andar haverá uma parede de concreto que você poderá derrubar com a ajuda de 2 Hitmonchan. Antes de continuar, recomendo que capture um ou dois Gligar. No andar de cima, você verá um dos sub-líderes dos Pinchers. Raikou aparecerá e destruirá a antena da Wireless Tower. Você terá que capturar Raikou. As Poké Assists de Gligar poderão ajudá-lo. Quando conseguir capturá-lo, você vai ver um sinal luminoso. Sua missão está concluída.


Desça e encontre dois dos Pinchers, que irão fugir. Você deverá segui-los. Passe por uma área com alguns pokémons até chegar a uma ponte. Lá você encontrará aquele que havia desaparecido com Ben/Summer na introdução do jogo. Ele irá lançar alguns Voltorbs e destruirá a ponte, te incapacitando de prosseguir. Agora você tem um pouco de tempo livre. Caso queira fazer alguma quest que tenha perdido, fique à vontade. Vá até a casa de Booker e conte a ele o que houve com a ponte. Nick irá dar um upgrade no ukulele de seu Pichu. Volte para a casa de Nema depois disso. Celebi voltará a aparecer e fará outra breve viagem no tempo. Quando voltar, Nema irá te chamar. Leanne fez algumas pesquisas sobre o sinal que você viu. Nema fará um ajuste em seu styler e você aprenderá a invocar Raikou com o sinal que tinha visto. Com Raikou, você será capaz de pular para o outro lado da ponte que se quebrou. Faça isso e você terá chegado na Tilt Village. Desça para o porto e veja o barco de Murph. Fale com o velho logo à direita para irmos para a próxima missão.

Missão: Investigar a Old Mansion

Saia pela direita de Tilt Village se siga para ao norte até chegar em alguns portões. Pichu irá indicar um caminho, siga por ele. Você deverá atravessar esta área permanecendo fora do alcance de visão dos Dusclops. Caso queira capturá-los, deverá aproximar-se deles por trás. Vá seguindo até chegar na mansão. Salve, capture alguns pokémons como Noctowl se quiser e entre na mansão. Ao entrar lá, você será encurralado por 3 Misdreavus. A Poké Assist de Dusclops pode ajudar, caso tenha capturado um. Continue pela esquerda, capture alguns Mightyena e siga ao norte, entrando numa sala com Gastly. Entre na sala de jantar e veja os pratos flutuarem. Murph sairá correndo de medo. Se esquive dos pratos voadores e capture Golbat, iremos precisar dele. Tem um Vulpix também para ser capturado na próxima sala. Saia pelo lado direito ao sul do corredor e use o Vulpix para limpar as teias de aranha. Encontre mais alguns Golbats aqui, com eles teremos poder necessário para remover o armário numa das salas anteriores. Use um deles para remover o cercado ao sul da sala e dois deles para remover aquele armário. Recomendo que volte e capture Vulpix novamente antes de continuar.

Removido o armário, vá até a estante de livros e abra uma passagem secreta. Junte-se a Murph novamente e vá ao encontro dos Pokémon Pinchers, que lutarão com Chikorita e Bayleef. Se você pegou o Noctowl antes de entrar, é uma boa hora de usar sua Poké Assist. Capture-os e em seguida terá que enfrentar Meganium, o mais indicado para se usar a Poké Assist de Vulpix. Ele pertence a Blue Eyes, a sub-líder dos Pinchers que encontramos na Wireless Tower. Ela menciona que Red Eyes, o outro sub-líder que encontramos, havia pedido para tomar cuidado com você. Enfim, derrote Meganium e Pichu irá chocar a Blue Eyes. Os capangas irão fugir, mas Murph cuidará de levar Blue Eyes. Ele encontrará o livro que estavam procurando também e completará a missão.


Após isso, você pode voltar para Tilt Village. Ao sair, Celebi fará outra aparição e te puxará mais uma vez ao passado. Você encontrará os amigos que você conheceu nas últimas viagens no tempo sendo atacados por um Steelhead. Capture o Piplup dele para salvá-los. Piplup será seu parceiro sempre que Celebi aparecer e te levar ao passado, uma vez que Pichu nunca consegue vir junto. Encontre Murph mais uma vez do lado de fora. Retorne para a casa de Rand na Renbow Island e entregue o livro para Leanne. Rand pedirá que leve uma mensagem para Murph. Então, volte ao porto da Tilt Village para fazer isso.

No caminho haverá uma quest interessante para fazer. Um homem irá mandar que vá até o Mt. Latolato. Lá você enfrentará alguns Gravelers e Woopers (caso queira, leve alguém com Poké Assist de planta). Após isso, você será capaz de invocar Graveler quando quiser através de um sinal, da mesma forma que Raikou. Encontre Murph ao sul da Tilt Village e entregue-lhe a mensagem de Rand. Red Eyes irá aparecer e fará a vocês uma proposta. Ele pedirá que devolvam Blue Eyes em troca de Ben/Summer. Você deverá levá-la até a Daybreak Ruins. Saia pela direita e prossiga até enfrentar alguns Pinchers com Ambipom e Quilava. Algumas rochas estão barrando a passagem à direita, continue pelo norte e salve. Ao chegar na caverna, você começará uma nova missão.

Missão: Resgatar Ben/Summer

Mostre a sua coreografia de Ranger para Blue Eyes. Siga e enfrente os Pichers com 2 Pichus, amigos do Ukulele Pichu. Você verá uma bola de cristal em cima de um pilar. Use o Field Move de um Kirlia ou um Natu nela e um raio de luz irá abrir uma passagem à direita. No entanto, entre na passagem à esquerda e ative a outra bola de cristal daqui. Volte para a passagem da direita, ajeite os espelhos e faça o raio de luz abrir outra passagem. Siga por ela e suba as escadas. Você lutará com o Xatu de um dos Pinchers. Passe por eles e capture uns dois Quilava pelo caminho. Enfrente mais Pinchers com Sableye, Bibarel e Bronzor. Capture um Mankey. Na próxima sala, use o Field Move dos Quilavas para desbloquear o caminho.

Agora temos uma parte mais complicada. Use os pokémons psíquicos em duas bolas de cristal que temos aqui. A sala tem um complexo sistema de espelhos que você deve endireitar para que o raio de luz chegue até a bola de cristal central que abrirá uma nova passagem. Haverá um pilar atrapalhando o caminho de um raio de luz, mas ele pode ser removido com Mankey. Quando conseguir abrir a passagem, salve e prepare-se para uma batalha contra Entei. Recomento que capture um ou mais Bibarel antes de continuar, devido a Poké Assist deles ser boa contra Entei. Após capturá-lo, registre o sinal de Entei em seu styler, para que assim ele possa ser invocado sempre que precisar. Ele é capaz de estraçalhar pedras como aquela que quebrou antes de sua batalha com ele.


Red Eyes irá chegar e libertará Ben/Summer em troca de Blue Eyes. Ele fará uma explosão com alguns Electrodes, interditando o caminho de volta. Repare que, à esquerda do lugar, existem aquelas pedras que Entei pode estraçalhar. Invoque Entei e passe por elas. Você irá notar que podemos fazer algumas quests agora e conseguir alguns Ranger Points com elas. O rapaz daqui quer que você acalme os Jumpluffs agitados logo acima do local. Você aprenderá o sinal de invocar Jumpluff depois disso. Encontre-se com Murph na Tilt Village e ele dirá que Booker já consertou a ponte. Você pode obter uma outra quest aqui. Nesta você terá que andar ao redor do local e estraçalhar pedras com a ajuda de Entei. Na ponte você pode conseguir uma quest onde é preciso ir a Cocona Village pegar uma medicina. Em Cocona Village você pode conseguir um outra quest com um garotinho para salvar os Bidoof na caverna. Um velho lhe dará uma quest para perseguir alguns Starly. O casal de velhos numa casa dará uma quest de ir até a Wireless Tower e encontrar uma pessoa. E na Wireless Tower haverá ainda uma outra para que enfrente alguns Pidgey.

Quando você estiver pronto para seguir em frente, fale com Rand na casa dele e depois siga para a caverna no meio da Tilt Village.

Missão: Impedir a operação da Blue Eyes

Ao atravessar a caverna, você verá dois Pinchers que irão fugir. Invoque Entei e siga pela direita, estraçalhando as pedras que estiverem em seu caminho. Em um certo ponto haverá um penhasco, troque para Raikou e use ele para pular. Salve o jogo e pule no submarino dos Pinchers. Lá dentro, capture Gligar e Sandslash. Siga pelo norte e você passará por um labirinto de caixas. Capture 2 Luxio, volte e siga pelo sul. Utilize os Luxios para abrir o portão. Ao passar, você encontrará os Pokémon Pinchers e enfrentará 3 Gible e 3 Makuhita. Após a luta, siga à direita e você encontrará uma jaula. Use Gligar e Sandslash para libertar os pokémons amigos do Ukulele Pichu e Staraptor, o parceiro de Ben/Summer. Feito isso, retorne e siga pela direita. Os Pinchers colocarão alguns pokémons para rondar pelas próximas salas, mas nada muito difícil.


Capture Makuhita em seu caminho. Você terá que lutar contra 2 Rampardos e a Poké Assist dele pode ajudar. Salve o jogo e continue. Você terá que enfrentar Totodile e Croconaw de uma dupla de Pinchers e o Feraligatr de Blue Eyes. Ao derrotá-los, eles irão afundar o submarino. Você deverá ir escalando uma parede para escapar. Desvie dos obstáculos que estiverem no caminho. Vá pegando os Pichus que encontrar, eles são mais amigos do Ukulele Pichu. Capture um Furret, ele ajudará a remover um objeto do caminho. Continue seguindo com cautela até conseguir sair, terminando a missão. Você será resgatado por Murph. Ele irá dizer que a embarcação foi danificada.


Se quiser, poderemos fazer algumas quests. Uma mulher no meio da Tilt Village irá mandar para que traga o seu filho de volta da Daybreak Ruins. Também na Tilt Village, haverá uma velha que mandará destruir as jaulas que existem na ilha (uma ao norte da Noir Forest, outra à direita das Daybreak Ruins e a outra no Dangerous Cliff, passando uma caverna). Uma menina na praia ao sul da casa de Rand irá pedir que capture alguns pokémons agitados na Latolato trail. Quando você estiver pronto para continuar com a história, volte para a casa de Rand e fale com ele. Em seguida, vá para a casa de Booker e peça para que ele vá consertar a embarcação de Murph. Ele irá fazer um novo upgrade no ukulele de Pichu. Pegue o barco do lado de fora e siga de volta a Dolce Island. Devolva os Pichus que você resgatou para a ilha. O Ukulele Pichu, apesar de ter conseguido resgatar seus amigos de volta, decidirá continuar com você como seu parceiro. Volte para a Tilt Village.

Missão: Proteger Moltres

Quando chegar no porto, Booker já terá consertado a embarcação e você poderá seguir para o Faldera Volcano. Ao chegar lá, os Pinchers irão atacar com Phanpy e Torchic. Passe por eles e você verá a lava do vulcão escorrendo. Capture Phanpy para que ele possa empurrar a rocha que temos aqui e bloquear a saída de lava. Capture Donphan e prossiga. Use o Donphan para empurrar uma pedra maior para o outro córrego de lava. Na próxima área você encontrará alguns Charmeleons agitados, é possível evitá-los se você for ágil. Mais adiante teremos alguns Numel. Passe por eles e enfrente um par de Pinchers com Charmeleon e Numel. Você poderá salvar e recarregar numa casa aqui. Pegue um Shelgon na próxima área e use seu Move Field para empurrar uma pedra e fazer uma ponte sobre a lava. Você irá precisar ter 3 Shelgon, quando conseguir, volte para empurrar a pedra maior e fazer uma nova ponte.

Ao continuar, dois Pinchers aparecerão com Torchic e Combusken. Passe por eles e estará numa área com 3 saídas, apenas uma delas está acessível. Capture 2 Gastrodons, volte e utilize-os para apagar a pedra flamejantes. Faça o mesmo com Primeape ou Pupitar para que ele possa destruí-la. Você irá enfrentar o Tyranitar de um Pincher na sequência, se achar necessário, Gastrodon possui uma boa Poké Assist para ser utilizada contra ele. Logo à frente, verá Red Eyes ir por uma passagem secreta desenhando o sinal de Entei. Faça o mesmo e encontre Moltres. Dois Pinchers vão tentar te deter com 2 Scyther. Após a batalha, Red Eyes vai libertar Moltres e fugir. Ben/Summer irá chamar Staraptor para que você possa ir atrás deles.

Asim como no começo do jogo, você enfrentará os Pinchers no céu. Eles vão disparar vários lasers, fique esperto e movimente-se para se esquivar deles. Enfrente um trio de Hoothoot e Noctowl. Desvie de mais alguns disparos e enfrente 4 Pidgey e Pidgeotto. Então será a vez de Red Eyes disparar alguns lasers e te enfrentar com Charizard. Boa sorte para capturá-lo. Após a batalha, você descobrirá que os Pinchers estão atrás de Articuno também. Red Eyes irá escapar, Staraptor te levará de volta à embarcação de Murph e a missão estará finalizada. Retorne para a casa de Rand e você terá que ir com ele até um casarão logo à esquerda daquela ponte. Lá dentro, derrote um Pincher que tem um Ledian. Após uma breve luta, você pode quebrar a jaula. Ivysaur e Pelipper que temos do lado de fora poderão ajudar. Sairão vários Staraptors dela, permitindo agora que você possa voar pela região de Oblivia. Volte para a casa de Rand e junte-se a Ben/Summer para ir até Sophian Island para achar a loja do tapete de Articuno. Saia, capture Staraptor e voe para lá.

Enquanto voa, é possível encontrar pokémons pelo caminho. Você verá os Pinchers perseguindo Latios/Latias, como no início do jogo. Derrote 3 Wingull e Pelipper. Quando chegar em terra, conheça Sapurna e seus pokémons voadores. Capture alguns pokémons se quiser e vá para a loja à esquerda do Aqua Resort. Após isso, saia pelo norte. Siga pela esquerda e use Raikou para pular o rio. Tem uma quest bem rápida que você pode fazer aqui, basta capturar um Hitmontop. Continue até chegar a um local chuvoso.

Missão: Acalmar a ira de Suicune

Você vai aprender que é possível usar o rugido de Raikou ou Entei para revelar pokémons escondidos. Use Raikou para saltar pelo rio e use um rugido para obter o Grotle escondido. Encontre uma parede de pedra e derrube-a. Ao passar por ela, teremos dois Pinchers com Dodrio e Yanmega. Continue pela direita e use Raikou para saltar sobre a água. Entre nas ruínas e salve. Você terá que fazer um mergulho aqui. Deixe Pichu com Ben/Summer e mergulhe. Os pokémons que você capturou da última vez que esteve debaixo d’água e não libertou estarão te esperando para te acompanhar novamente. Os Pinchers irão bloquear o caminho. Capture 2 Huntail para quebrar uma coluna ao norte do lugar. Capture 2 Gorebyss para desbloquear o caminho. Salve e continue. Você deverá perseguir os Pinchers assim como fez com Mantyke e Kingdra das outras vezes. Quando alcançá-los, derrote Seadra e Relicanth.


Quando sair, volte para a cidade para encontrar-se novamente com os Pinchers. Capture Ludiculo no caminho, precisaremos de sua Poké Assist na próxima batalha. É preciso que você capture Suicune, boa sorte! Após a batalha, registre o sinal de Suicune em seu styler. A habilidade dele é andar sobre as águas, que é bem útil numa área como a que estamos. Weber, o dono da loja do tapete de Articuno, irá gritar por socorro atrás do muro, invoque Suicune e vá resgatá-lo, encerrando sua missão. Na loja de Weber você ficará sabendo que o tapete é feito de lã de Mareep. Pichu irá se irritar, pensando que maltrataram o pokémon e dará um choque. Como é lã de Mareep, vai reagir com a eletricidade e revelar uma escrita antiga. Leanne, que veio de carona com Murph, irá decifrar a escrita. Saia e você verá Arley, Hocus, Kasa e Edward do lado de fora, algumas pessoas que você conheceu durante o jogo. Não têm nada de importante agora, mas fique de olho aberto nesses caras. Siga pelo norte e siga para o Mt. Sorbet.


Missão: A perseguição de Red Eyes

Entre na caverna. Você verá alguns Pokémon Pinchers causando uma avalanche. Para se safar das avalanches, vá subindo e se protegendo por detrás dos pilares. Mais adiante encontraremos mais alguns Pinchers, que atacarão com Snover, Snubbull e Smoochum. Passando por eles, você terá que encarar mais uma série de avalanches. Em seguida, teremos mais alguns Pinchers, esses usarão Empoleon, Sneasel e Raichu. Você verá duas cavernas ao norte desta parte. Antes de mais nada, capture Lopunny do lado de fora. Entre na caverna da direita e pegue 2 Monfernos. Volte e entre na da esquerda e use os Monfernos para derreter o gelo que bloqueia o caminho. Então, use Lopunny para esmagar a rocha. Capture Empoleon, vai ser de grande ajuda. Passe por alguns corredores e encontrará os Pinchers de novo. Derrote Infernape e Glaceon e prossiga.


Salve o jogo e desenhe o sinal de Suicune para continuar. Red Eyes irá libertar Articuno. Derrote o Typhlosion dele, a Poké Assist de Empoleon pode facilitar as coisas. Após a luta, sua missão estará acabada. Saia, capture Staraptor e voe de volta para a casa de Rand. Enquanto não começa a sua próxima missão, você poderá encontrar algumas quests pelo caminho, caso esteja interessado em alguns Ranger Points. Enfim, na casa de Rand você será chamado para ir a Cocona Village. Participe do Rainbow Festival junto a Ben/Summer. Nick fará mais um upgrade no ukulele de Pichu. Quando estiver pronto, retorne à casa de Rand. Você vai encontrá-lo inconsciente no chão. Os Pinchers sequestraram Leanne e Nema, logo, você e Ben/Summer terão que ir resgatá-las. Voe para Sophian Island e siga para o norte do Aqua Resort. Invoque Suicune e ande pela água, desviando dos Carvanhas. Siga e irá achar uma cachoeira.

Missão: Resgatar Nema e Leanne!

Capture um Azumarill do lado da cachoeira se quiser e entre na caverna que existe atrás da cachoeira. Enfrente um Pincher com Riolu. Na sequência, se pegar o caminho da esquerda é possível achar um Bastiodon, caso tenha interesse. Volte e pegue o caminho da direita. Ao norte vamos ter uma sala com 2 Magmar. Siga pela direita e capture Haunter, então volte para o meio da sala e use-o para remover um cubo de seu caminho. Você encontrará um Steelhead com 2 Gabite, derrote-o. Teremos alguns Claydols rondando a área, porém, diferente dos Dusclops, não poderemos pegá-los por trás, uma vez que ele tem olhos por todos os lados. Você precisa encontrar a saída à direita da sala. Ao entrar, derrote o Slowking de um dos Pinchers. Na próxima sala, você deverá ir pisando nos botões do chão e fazendo aparecer e desaparecer algumas plataformas. Vá abrindo caminho até encontrar outro Steelhead, com 2 Kabuto e 2 Anorith. Salve o jogo e continue.



Aqui você deverá enfrentar 4 Claydols dos Steelheads. Se estiver portando alguém com uma Poké Assist de água, esta é uma boa hora de usar. Passando por eles, capture pokémons como Bronzong, Haunter ou Claydol pelos arredores, você precisará de 4 deles para desbloquear o caminho. Siga e estará numa sala com uma porta vermelha. É aí onde Nema e Leanne estão. Derrote 4 Magby, depois 6 Treecko e por último 8 Beldum. Em seguida, Pichu dará um jeito para abrir a porta e vocês poderão entrar. Lá vocês conhecerão um novo vilão, este é Purple Eyes. Neste momento, Rand virá desesperado e salvará Nema das mãos dos Steelheads, enquanto Ben/Summer salvará Leanne. Seu trabalho será derrotar Purple Eyes e seu Garchomp. Boa sorte. Feito isso, a missão estará cumprida! Seu próximo destino é o Mt. Layuda. Capture Staraptor e voe para a ilha da esquerda do mapa. Enquanto estiver voando, verá os Pinchers perseguindo Latios/Latias outra vez. Capture os 3 Drifloon e Drifblim e depois 4 Starly e Pidgeotto. Passe por uma tempestade de raios e pouse na Tilikule Island.

Missão: Resolver os mistérios do Tilikule Monument

Você tem que visitar os cinco pequenos "monumentos" em toda a região Oblivia. Você poderá saber onde cada um deles está através do mapa na pedra desta ilha. Um deles estará logo aí do lado, examine-o para ativá-lo. Vamos começar voando para a Dolce Island. Você verá o monumento logo quando pousar. Depois disso, voe para Faldera. Suba e enfrente um trio de Pinchers com Umbreon, Bronzong e Armaldo. Derrote-os e o monumento estará à sua frente. Caso queira, tem uma quest por aqui. Você deverá ir procurar um Piplup no vulcão. A próxima área a ser acessada não pode ser alcançada por voo. Então, voe para Tilt Village e vá para a embarcação de Murph. Se tiver interesse, tem mais uma quest no caminho. A menina quer que vá para a Dangerous Cliff, atravessando a caverna daqui, para encontrar o seu irmão.


Fale com Murph e peça que ele te leve para o meio do oceano. Mergulhe e encontre os novamente os pokémons que capturou em seu último mergulho. Você verá 2 Pinchers fugirem. Entre na caverna e capture 2 Mantine. Utilize-os para limpar o seu caminho. Enfrente um dos Pincher com Tentacruel. Você terá que perseguir o outro como em seus outros mergulhos, e após isso, derrotar o Kingdra que ele possui. Mais adiante teremos uma área escura, é bom ter alguns Chinchou ou Lanturn para ajudar a iluminar o caminho, pois tem alguns Tentacruel raivosos aqui. Encontre o monumento no fundo do oceano e poderá sair.


Vamos para o Aqua Resort para achar o último deles. Você pode fazer algumas quests por aqui também. Uma velha quer que você traga um Ludicolo, entre na Canal Ruins e encontrará um logo à esquerda, capture-o e leve para ela. Tem uma garota pede para que persiga e capture os 4 Buneary no Mt. Sorbet. Agora vamos para o último monumento. Está na área da Sophian Road logo à esquerda da entrada da caverna. Quando chegar, um Pincher e um Steelhead virá atacar com Metang, Bastiodon e Floatzel. Derrote-os e ative o monumento. Outra quest que você pode fazer é a de salvar os pinchers de Vespiquen. Retorne para Tilikule depois de visitar todos os cinco pontos. Você verá o sinal de Latios/Latias. Pegue o Staraptor e voe atrás dele. Capture Latios/Latias, registre o sinal dele com o seu styler e conclua sua missão. Agora que você pode invocar Latios/Latias, você poderá usá-lo para seguir para o Mt. Layuda. Enquanto voa em Latios/Latias, é possível usar a Poké Assist dele em batalhas aéreas, o que é bom, visto que não é possível usar os outros pokémons enquanto voa. Atravesse as nuvens de tempestade e chegará em nosso destino.


Missão: À procura de Purple Eyes!

Entre na caverna. À direita teremos um Piloswine, capture-o, pode ser útil. Volte e enfrente uns Pinchers com Swinub e Hippopotas. Teremos um terreno com vários relâmpagos. Vá andando "de ilha em ilha" e atravesse o terreno. Do lado de fora, teremos um par de Steelheads para enfrentar. Um deles tem Piloswine e o outro Mamoswine. Derrote-os e prossiga. Encontre uma máquina eletrônica bloqueando. Para começar, use um Drapion ou Hippowdon para desarmá-la, e depois, Electivire e Manectric para destruí-la. Passando, teremos que enfrentar o Jolteon de um Pincher. Em seguida, mais um terreno trovejante.

Na próxima área, capture Gliscor e faça-o destruir a cerca que bloqueia o caminho. Enfrente mais um Steelhead com 8 Electrodes. Se estava esperando o momento certo para usar a Poké Assist daquele Piloswine, esta é uma boa hora. Salve o jogo e continue. Teremos uma passagem secreta como nas outras vezes, esta abrirá com o sinal de Raikou. Suba e encontre Purple Eyes tentando despertar Zapdos. Derrote 2 Magneton e 1 Magnezone dos Steelhead. Depois, derrote 2 Luxray. A Poké Assist de Piloswine também é útil aqui. Por último, terá que derrotar o Metagross de Purple Eyes. Capture-o e a missão estará completa. Um OVNI aparecerá dizendo que Purple Eyes é só mais um capacho dos Pokémon Pinchers. A pessoa que está no OVNI fará Zapdos despertar. Depois de tudo, você e Ben/Summer irão voar para as Oblivia Ruins.

Lá dentro, você encontrará dois Steelheads acompanhados de Kasa. Derrote Torterra e Sceptile. Siga para a sala onde encontramos Purple Eyes pela primeira vez. Você encontrará Arley, Hocus e Kasa reunidos, e Edward, que chegará depois dizendo ser a pessoa que libertou Zapdos há pouco. Eles irão revelar ser a Societea, os quatro são os verdadeiros líderes dos Pokémon Pinchers. Após uma conversa, vai ocorrer um tremor e eles fugirão. Saia daí também. Os quatro farão emergir a Sky Fortress e estão portando a Golden Armor da mitologia de Oblivia. Eles irão destruir a Dolce Island (lar do Ukulele Pichu e seus amigos) e ameaçar o continente inteiro. Tanto você quanto Ben/Summer tentarão voar para tentar detê-los, mas a barreira criada por Articuno, Zapdos e Moltres impede até mesmo Latios/Latias de penetrá-la. Voe para a casa de Rand e Leanne terá descoberto uma forma de penetrar a barreira. Siga para a casa de Booker para pegar o objeto do festival Rainbow Festival. No caminho, é possível fazer uma quest na praia, onde você mergulha persegue Kingdra.

Missão: Destruir a barreira da fortaleza

Booker irá falar para irmos até a Rasp Cavern. Saia de Cocona Village pela esquerda e entre na caverna. Booker vai abrir a porta da verdadeira Trial Room aqui e você deverá passar por alguns testes. Nada muito difícil, ou melhor, você já passou por situações parecidas com essas provas em sua jornada em Oblivia. Ao chegar no fim, traga o Rainbow Grail de volta a Cocona. Leanne e os outros estarão lá para dizer que o objeto que vocês possuem não é o original. Ela vai lhe mostrar a gravura e você se lembrará de ter visto ela nas profundezas do oceano, do dia em que veio para Oblivia e perseguiu Mantyke. Seu styler vai localizar a posição de onde estava naquele momento. Recomendo que traga alguém com Poké Assist de água e de pedra. Vamos pegar o barco com Murph na Tilt Village. Mergulhe até encontrar a marca e um arco-íris irá subir até o céu. Prepare-se para um confronto com Ho-oh, boa sorte para capturá-lo. Após a batalha, registre o sinal de Ho-oh em seu styler. Ele irá libertar Articuno, Zapdos e Moltres da fortaleza, realizando a missão com sucesso. Invoque Latios/Latias após a luta. Você pode querer parar em um ponto salvar primeiro, mas o seu próximo destino é a Sky Fortress. Voe para lá com Latios.



Missão: Proteja a paz de Oblivia!

Ao se aproximar da fortaleza, você vai enfrentar alguns daqueles disparos de laser. Então, teremos uma sequência de batalhas com Chatot, Staravia, Gligar e Skarmory. Quando conseguir chegar lá, você notará a estátua de um Steelhead. Logo à direita podemos encontrar algumas plataformas flutuantes. Procure por um Mismagius por aqui e capture-o. Volte e siga pela esquerda. Neste lado temos alguns teletransportadores. Capture Mismagius aqui também e faça com que eles ativem a estátua. Entre na fortaleza e enfrente Electivire e Magmortar de um Steelhead. O próximo terá 3 Porygon-Z. Capture um Gliscor e também Hitmonlee ou Toxicroak. O próximo Steelhead terá 2 Aggron, a Poké Assist de Gliscor é uma boa aqui. Use um Hitmonlee ou Toxicroak para esmagar o bloco de ferro. Na sequência, lute com Gardevoir e Gallade de mais um Steelhead. O próximo deles terá 2 Rhyperior. Continue indo e capture mais um Glicor pela sua Poké Assist. Mais um Steelhead, desta vez com 4 Scizor. Salve o jogo assim que possível.

Arley, Hocus e Kasa irão se separar e esperar por você em três salas. É possível enfrentá-los na ordem que quiser. Vamos primeiro na sala da esquerda (a de Kasa). Lá, não podemos prosseguir pela direita por causa de uma barreira. Siga pela esquerda e se espatife no andar de baixo. Você verá Mewtwo num tanque aqui. Suba e terá rompido a barreira. Em seguida, é preciso achar o botão certo dentre 3 opções. Escolha o botão inferior. Siga pela direita, capture Froslass e faça-o remover o bloco de ferro do caminho. Atravesse um campo de armadilhas e suba. Responda sempre sim para as perguntas que lhe fizerem e poderá enfrentar Kasa e seu Ditto. Ele irá se transformar em Raikou, Entei e Suicune durante a batalha, herdando as fraquezas dos lendários. Logo, seja rápido ao usar suas Poké Assists.

Volte para a entrada e entre na sala do meio (a de Arley). Há 3 pokémons na sala que você precisa capturar: Hariyama, Probopass e Tangrowth, os demais são opcionais. Pise nos 3 botões e ative o teletransportador. Arley te enfrentará usando Regigigas! Ele é bem lento, use a Poké Assist de Hariyama para ajudar. Volte para a entrada e entre na sala da direita (a de Hocus). Você andará sobre algumas nuvens aqui. Hocus irá esconder Pichu em uma das 4 caixas mágicas. Encontre-o, as caixas podem ser destruídas com o Field Move de Gardevoir ou Mismagius encontrados por perto. Após isso, vá ao encontro de Hocus. Ele fará mais uma ilusão e você enfrentará um Crobat gigante. O selo da porta da entrada estará rompido, desenhe o sinal que aparecer e entre. Não se esqueça de salvar antes! Você deverá enfrentar Edward e o seu Mewtwo. Quando conseguir capturá-lo, Purple Eyes irá aparecer e tomar para si a Golden Armor. Então, enfrente Mewtwo novamente, agora sob controle de Purple Eyes. Liberte-o e a armadura se soltará de Purple Eyes. A Sky Fortress irá desabar após isso. Invoque Ho-oh e salve Oblivia. Murph e a turminha do bem chegará para resgatá-los e sua grande missão estará encerrada! Parabéns!


Missão: Acalmar a fúria do céu

Uma vez que você terminou o jogo, você pode correr atrás de novas quests, bem como fazer aquelas que você perdeu. Muitas delas podem ser feitas fora de ordem, mas algumas requerem que uma quest anterior tenha sido feita antes para ser concluída. Há também um pouco de história no pós-jogo, onde você deve ir atrás dos pássaros fujões.

No Aqua Resort, encontre Ben/Summer. Ele(a) dirá que as 3 aves lendárias estão assustando os demais pokémons pássaros no céu. Convoque Latios/Latias e logo verá as 3 feras. Use o toque duplo para aumentar a velocidade para alcançá-las. Os 3 irão se separar e vamos ter que cuidar deles, um por um. Eles voltarão para seus respectivos lugares onde foram despertados pelos Pokémon Pinchers. Vamos começar com o Faldera Volcano. A estrutura aqui é a mesma, mas temos alguns encontros mais difíceis como Magmortar e Flareon. Se você não tem bons pokémons tipo água com você, não se esqueça de pegar um Gastrodon no caminho, pela sua Poké Assist. Siga ao encontro de Moltres e enfrente-o. Quando conseguir capturá-lo, você aprenderá seu respectivo sinal para poder invocá-lo a qualquer momento. No entanto, invocá-lo só fará com que você tenha uma nova batalha com ele, muito bom para subir level, mas não será útil para outras coisas.

Em seguida, vamos ao encontro de Zapdos. Voe para o Mt. Layuda. Lembre-se de pegar um Piloswine pelo caminho para termos uma boa Poké Assist. Tirando os novos pokémons, não há nada de muito diferente no caminho, apenas siga, capture Zapdos e pegue o seu sinal. Na sequência, vamos atrás de Articuno. Recomendo que retorne ao vulcão de Moltres e capture alguns tipo fogo pelas suas Poké Assist. Então, voe para o Mt. Sorbet. Teremos alguns pokémons extras, como de costume. Vá enfrentar Articuno com seus pokémons de fogo e grave o sinal dele no seu styler também.


Agora vá para a Tilikule Island. Você vai ter um evento com Latios/Latias, logo que você chegar lá. Se estiver jogando como menino, você terá que capturar Latias. Se for menina, capture Latios. Quando quiser, vasculhe por Dolce, Mitonga e Sophian Island, há várias quests que você pode fazer por essas ilhas. Algumas delas possuem pokémons exclusivos, essenciais para completar o seu Browser.

Missão: Resgatar Blue Eyes

Depois de ter registrado todos os 300 pokémon no seu Browser e completado todas as 52 quests, você pode retornar para a casa de Rand para uma missão final. É bom estocar-se com pokémons fantasmas como Gengar e Dusclops antes de começar essa missão. Vá para Tilt Village e fale com Murph. Pegue o barco para a Undersea Cavern e mergulhe. As correntezas podem tornar isso um pouco mais difícil do que antes. Alguns Pinchers irão atacar com um par de Kingdra. Uma vez que você tenha chegado na caverna, você notará que há uma nova área disponível no canto inferior esquerdo. Vá até lá e você terá a mais difícil perseguição de mergulho de todo o jogo, com muitos lasers e obstáculos no caminho. Mantenha-se seguindo para a direita até chegar a Blue Eyes, e então começar a refazer seus passos. Quando chegar até a superfície, enfrentará ninguém menos que Lugia. As Poké Assists dos pokémons fantasmas que conseguiu antes servirão agora, mas esteja certo que esta captura não dependerá apenas de Poké Assist para ser realizada. Após a batalha, você poderá registrar o sinal de Lugia também.

Missões de Wi-fi

Algumas missões ficaram disponíveis pelo Wi-fi por um tempo limitado. Nela era possível enfrentar alguns lendários, bem como conseguir o ovo de Manaphy. As missões eram:

- Deoxys e o templo estranho: disponível apenas via multi-player, onde você deve capturar Deoxys;
- Proteger a esfera azul: onde você deve recuperar o ovo de Manaphy dos Pinchers;
- Investigar a estranha erupção: onde você deve capturar Heatran no Faldera Volcano, podendo transferi-lo para D/P/P/HG/SS;
- Resgatar o Shaymin perdido: onde você encontrará Shaymin nas duas formas sendo perseguido por Pinchers, podendo capturá-lo e transferi-lo para D/P/P/HG/SS;
- Encontrar o Griseous Orb de Giratina: onde você deve enfrentar Giratina nas duas formas nas Oblivia Ruins;
- Promessa de Arceus: onde você deve ir para a Sky Fortress enfrentar Dialga, Palkia, Giratina e Arceus nas mesmas salas onde enfrentou a Societea.