Detonado Pokémon Ranger

O começo

Ao selecionar "New Game", você será recebido com todas as informações necessárias para iniciar a sua viagem. Você estará no porto de Fall City. Vá verificar o edifício do Tourist Center e fale com a recepcionista. Em seguida, do lado de fora, cheque uma grande caixa que está tremendo (aperte A ou use sua stylus). Se você é uma menina, um Plusle vai sair da caixa e fugirá, mas se você escolheu ser um menino, o pokémon será um Minun. Siga o pokémon e Spenser, o homem que escreveu a carta de apresentação para você, deve aparecer. Se ele não aparecer e em vez disso uma senhora veio falar com você, volte para o Tourist Center e fale com a recepcionista. De qualquer maneira, ele vai cumprimentá-lo, examinar seu uniforme, e dar-lhe algumas informações sobre Fiore, o continente onde estamos.

De repente, você encontrará o Plusle/Minun que havia conhecido a pouco sendo aborrecido por um Houndoom. Seu objetivo é acalmar o pokémon. Spenser lhe dará o Styler, a ferramenta dos Pokémon Rangers para capturar, e demonstrar como capturar um pokémon. Ele irá capturar Houndoom e deixará Plusle/Minun para você capturar. Capture-o e Spenser lhe dará mais algumas informações. Você receberá sua certificação Ranger e poderá escolher o seu nome. Feito isso, siga Spenser para a Ringtown.

Em Ringtown, você será recebido por um outro Pokémon Ranger, será Lunick ou Solana, o personagem de sexo oposto ao seu. Lunick/Solana aparecerá várias vezes durante o jogo para ajudá-lo em suas missões. Entre na base da cidade e conheça outro Ranger, Murph. Depois de uma conversa, você será introduzido à base. Não demorará muito e a reunião de vocês vai ser interrompida novamente por um homem chamado Larry. Ele precisa de ajuda para encontrar seu pokémon perdido. Como seria um bom começo para você, irão atribuir-lhe essa missão. Saia da base e siga para o norte de Ringtown  para iniciar a missão.

Missão de iniciante: Não tema o fracasso!

Spenser vai ajudá-lo com uma rápida explicação sobre o que fazer. Ele vai perguntar para Larry qual pokemon precisa ser encontrado, mas ironicamente ele não consegue se lembrar que pokémon ele tinha. Tudo o que você precisa fazer é capturar os pokémons na área, 2 Chikorita e um Zigzagoon, traga-os de volta para Larry e ele vai lhe dizer que nenhum deles era o pokémon dele. Após fazer isso, um Taillow irá aparecer na área. Siga e capture-o, leve para Larry e ele perceberá que era este o pokémon que estava procurando.

Após ter ajudado Larry, um par de árvores entrará em chamas. Como um Ranger, é seu dever dar um fim nesse problema. Spenser irá demonstrar como funcionam os Field Moves. Capture um Mudkip, ele irá ajudá-lo a apagar esse incêndio. Após cumprir sua missão, volte para a base. Enquanto não aparece uma nova missão, é solicitado que você patrulhe a cidade. Saia da base e você encontrará aquele Plusle/Minun causando mais problemas com Taillow de Larry. Use a captura para tentar acalmá-los. Aparentemente, Plusle/Minun é um pokémon solitário. A partir de agora, você ficará com ele como seu parceiro pokémon. Volte para a base.

Você vai ser recebido mais uma vez por Spenser e irá aprender sobre a Poké Assist de seu parceiro, poder que pode ser útil em capturas. Você conhecerá o profº Hastings, o professor da região de Fiore. Ele vai querer discutir algumas coisas com Spenser. Enquanto isso, você terá que subir para o piso superior para verificar o Fearow de Spenser. Quando voltar, você receberá sua primeira missão oficial. Você deverá acompanhar o professor até Fall City, atravessando o Krokka Tunnel. Saia pelo norte de Ringtown para iniciar sua missão.

Missão 1: Escolta do professor!

Não irá demorar muito até que encontre Bellsprout. Capture o pokémon e o profº Hastings irá te ensinar sobre as Poké Assists. Continue seguindo para o norte. O professor irá falar sobre a Poké Assist de Mudkip. Continue e capture um Torchic à esquerda do caminho. Prossiga até que encontre um obstáculo bloqueando seu caminho. Use o Field Move de queimar do Torchic para se livrar do obstáculo. Continue seguindo até achar outro obstáculo bloqueando o caminho. Profº Hastings irá mencionar que há uma necessidade de um Field Move mais poderoso para remover este. Retorne um pouco até encontrar um Combusken. Basta capturá-lo, o Field Move dele é de nível 2 e será capaz de remover o tronco do caminho. Continue seguindo até chegar ao Krokka Tunnel.

Atravesse a caverna até você encontrar uma bifurcação, escolha o caminho do norte. Você encontrará um Dugtrio. Ele irá fugir assim que Hastings se aproximar. Duas enormes rochas irão cair entre vocês. Você deverá fazer a volta para resgatar Hastings do outro lado. Um Paras cairá ali também, capture-o. Use o Field Move dele para cortar a cerca que bloqueia uma saída ao norte. Siga caminho até encontrar o professor. Você verá alguns Poliwags pelo caminho, capture-o, pode ser útil mais adiante. Repentinamente, você terá seu primeiro encontro com o Go-Rock Squad, a organização do mal de Fiore. Eles roubam o protótipo do Super Styler de Hastings e fogem. Siga-os para fora do túnel.

Do lado de fora, você verá um Rhydon que foi perturbado pelo Go-Rock Squad causando confusão. Você conseguirá capturá-lo facilmente com a Poké Assist de Poliwag. Entre na Fall City e siga até a base, completando sua missão. Você conhecerá Joel aqui. Ele te promoverá para o Ranger Rank 2. Ele vai querer bater um papo com Profº Hastings. Fale com os outros dois Rangers da sala. Aria, uma Ranger da Fall City, vai entrar na base e se apresentar. Joel e o professor irão retornar e atribuir missões a todos ali, inclusive você. Agora você começa a patrulhar Fall City.

Missão 2: Caso da Fall City

Na cidade, uma mulher aparecerá e quer que você a siga para o apartamento dela. Você encontrará uma grande caixa bloqueando uma porta. Ela pedirá sua ajuda para removê-la de lá. Saia e encontre um Makuhita ao norte da cidade. Ele poderá te ajudar a remover aquela caixa. Capture-o e leve-o para remover a caixa do caminho. A moça irá lhe convidar para entrar. Haverá um Venonat lá dentro, ela vai pedir que tome conta dele. Apenas capture e liberte o pokémon para agradar a moça. Saia do prédio e você encontrará seu próximo desafio. Outra mulher, Teresa, quer que você encontre os 5 Skitty dela, que estão perdidos pela cidade. Ela ficará te esperando próximo à base Ranger. Você pode ir falar com ela, caso queira dicas de onde os Skitty possam estar.

Volte para o prédio onde libertamos o Venonat. Em vez de voltar para o quarto da moça, siga em frente e suba as escadas para o telhado do prédio. Tem um Skitty lá em cima, capture-o! Outro Skitty pode ser encontrado numa casa ao norte da cidade, logo à esquerda. Vá devolvendo os Skitty para Teresa, caso tenha muitos pokémons te acompanhando. Após isso, siga para o sul. Capture o Snubbull que encontrar no caminho, precisaremos dele logo mais. Exite um Skitty ao lado de uma fonte, capture-o. Continue seguindo para a esquerda até chegar em algumas latas de lixo. Se você examiná-los, você descobrirá que um Skitty está na lata da direita. Use o Field Move de Snubbull para tirar Skitty de lá, permitindo a você capturá-lo. De volta à fonte, siga pelo caminho da direita. Você deve perceber uma cerca com um Skitty por trás dela e um Meowth. Capture o Meowth e vá atrás da Skitty. Após segui-la, você encontrará um pesquisador de aparência suspeita e um Machoke. Skitty vai estar escondido atrás de uma árvore, então basta capturá-lo e retorná-lo para a Teresa.

Sua missão ainda não acabou. Sua próxima tarefa lhe será dada quando você voltar para o centro da cidade. Uma assistente do profº Hastings vai pedir para você segui-la para o laboratório do professor, e ali, você será solicitado para encontrar um Staryu, que pode ser encontrado no porão do farol. Então, volte para o local do início do jogo, onde tinha um Snorlax dormindo. Você verá que ele se foi e bloqueava a passagem para o porão do farol. Desça as escadas e capture o Staryu. Volte para o laboratório. Lá dentro, desça para o andar de baixo e liberte Staryu.

Saia e encontre Aria do lado de fora. Enquanto conversam, vocês ouvirão um Machoke irritado perto da torre do relógio. Vá lá capturá-lo. Feito isso, você terá finalmente completado sua missão. Então, quando você voltar a base, você receberá outra promoção para Ranger Rank 3. Um engenheiro irá entrar pedindo ajuda. Os Grimers invadiram o esgoto da cidade. Sua missão será capturar todos eles. Siga o engenheiro para os esgotos da cidade para iniciar sua próxima missão.

Missão 3: O ataque dos Grimers

Entre no esgoto e você encontrará um companheiro Ranger para ajudá-lo a remover os Grimers. Cada vez que você capturar um Grimer, ele irá levá-lo. De qualquer forma, percorra o caminho e você notará uma grande pilha de lama. Sempre que encontrar uma dessas significa que um Grimer aparecerá no momento que você passa pelo meio delas. Capture o Grimer daqui e continue seguindo. Não se preocupe em passar por uma ponte que tem aqui, tem uma cerca que vai impedir a sua passagem. Você verá outra poça de lama dos Grimers em breve, vá até lá e teremos mais dois Grimers a capturar. Siga em frente até chegar a uma escada e desça.

Tome cuidado pois aqui é fácil escorregar com a lama acumulada. Vá para o outro lado e suba a escada. Capture um Raticate aqui, ele será necessário para quebrar aquela cerca. Volte ao andar de cima e siga para aquela ponte, use o Field Move de Raticate para destruir a cerca. Continue seguindo, passando por mais alguns Grimers. Mantenha seu caminho até encontrar duas grandes tubulações. Entre na da direita e encontre Aria novamente. Continue em frente, suba algumas escadas, passe por mais lama até chegar a outra ponte. Do outro lado temos um trio de Grimers para capturar. Siga para a esquerda e encontre Aria novamente. Ela estará do outro lado do córrego e irá sugerir que capture Tangela para te ajudar a atravessá-lo. Um Tangela se encontra logo acima, capture e use o Field Move para atravessar. Prossiga para a próxima tubulação.

Você deve ter observado uma outra cerca por aqui. Em uma das tubulações podemos encontrar um Raticate para nos ajudar. Continue andando, logo mais teremos mais três Grimers para capturar. Siga mais adiante e verá dois Grimers e um Muk a serem capturados. Suba um pouco e encontrará um Drowzee, se desejar capture-o, seu Poké Assist pode ajudar na próxima captura. Siga até onde o grupo do Muk está e capture-os, completando sua missão.

De volta a base Ranger, receba uma promoção para Ranger Rank 4. Você também vai receber uma mensagem de Spenser lhe dizendo para ir para Summerland. Como todas as outras formas de transporte para Summerland estão indisponíveis no momento, você terá que ir ver um homem com um Lapras no porto. Siga para lá. Você encontrará alguns Krabby causando confusão, capture-os e siga para Summerland na garupa de Lapras. Após a chegada, você será informado por Spenser para ir para a base Ranger e encontrar Cameron. Quando você chegar, ele não está lá. Percy sai para procurá-lo. Você poderá conversar com Leilani, suba no andar de cima e fale com as pessoas de lá também. Desça e Cameron terá chegado. Percy irá entrar e dizer que seu Politoed foi roubado. Saia daí e receba sua próxima missão de Spenser. Saia da cidade pelo norte para iniciar sua próxima missão.

Missão 4: Onde está Politoed?

Comece capturarando um Treecko e subindo uma parede de vinhas. Você encontrará o Go-Rock Quads. Como você deve imaginar, estes que estamos vendo são os líderes do Go-Rock Squad. Eles dirão que pretendem capturar um pokémon lendário com um novo capturador que estão fabricando. Siga-os e encontre um de seus membros no caminho. Ele estará controlando 3 Wurmples. Capture-os para libertá-los das mãos do vilão. Siga em frente e logo irá ver Politoed sendo levado. Você encontrará outro membro do Go-Rock com 2 Ekans. Passando por eles, alguns Spinarak irão cair, capture um deles, pois eles possuem uma Poké Assist que pode vir a calhar logo mais. Nas próximas áreas, é recomendável capturar um Lotad e um Heracross também, pelos seus Field Moves.

Siga para baixo em direção a um rio para ver Politoed escapar de um dos membros do Go-Rock. Você precisa atravessar o rio para chegar até ele. Use o Heracross para derrubar o tronco de árvore dali e fazer uma ponte para atravessar o rio. Antes de correr atrás o capanga, suba para onde está o Electrike e suba as vinhas com a ajuda de Lotad. Capture um Grovyle aqui, o Poké Assist de Spinarak poderá facilitar a captura. Volte para onde o capanga fugiu, ele terá pegado Politoed e fugirá, deixando dois Mankeys e um Primeape que estavam perseguindo ele para você. Após capturá-los, volte para seguir o rapaz. Ele irá levantar uma cerca, use o Field Move de Grovyle para destruí-la. Siga até encontrar um membro com um Beautifly e dois Paras. Apenas capture-os e prossiga.

Você verá o capanga com o Politoed no Relic Jungle, vá atrás dele para encurralá-lo. Eis aí a sua chance para capturá-lo. Use o Poké Assist elétrico de seu parceiro para facilitar a captura. Saia e encontre Percy do lado de fora, finalizando sua missão. Voltando para a base, você será promovido para Ranger Rank 5. Quase imediatamente depois que você sai da base, você será informado por Spenser para ir a Fall City. Use o Lapras para voltar e encontre Spenser no cais, chamando para que dirija-se até a base daqui. Lá você receberá uma nova missão. Ele irá lhe pedir para que volte ao Krokka Tunnel para limpar a bagunça deixada lá em sua primeira missão. Então, vamos lá!

Missão 5: Desbloqueando o caminho!

Dirija-se ao Krokka Tunnel e descobrirá que Aria também havia sido enviada para o trabalho. Ela irá deixar que você termine a missão e sairá. Continue seguindo o caminho até que você possa passar por uma outra porta que estava bloqueada em sua primeira missão. Atravesse e encontre o Go-Rock Quads novamente. Dirão que estão procurando um lendário e sairão. Siga-os pela esquerda e encontre um capanga com 3 Geodudes. Capture-os e continue. Haverá um Graveler por aqui, se quiser, capture-o, talvez sua Poké Assist possa lhe ajudar.

Continue Seguindo e verá um capanga com 3 Snubbull. Capture também e siga pela entrada do norte. Mais adiante haverá exatamente o que você precisa: 3 Hariyama. Eles poderão quebrar as enormes rochas que estiverem no caminho. Capture todos eles e volte para o local onde você enfrentou os Snubbull. Continue ao sul e destrua uma rocha com o Field Move de Hariyama. Siga pela direita até achar um capanga com Krabby e Crawdaunt. Mais adiante haverá outro com 3 Zubat. Passe por eles e logo à direita estarão algumas rochas. Peça para que os Hariyamas as destruam. Retorne ao local onde você destruiu a primeira rocha. Tiffany, do Go-Rock Quads, irá aparecer com um Camerupt. Não será muito difícil caso tenha capturado um Diglett ou um Poliwhril pelo caminho para ajudar com Poké Assists. Ao capturá-lo, ela fugirá e Spenser aparecerá. Missão cumprida, vamos voltar para a base Ranger.

Você receberá uma promoção para Ranger Rank 6 e será orientado a relaxar um pouco. A próxima coisa a se fazer é ir até o MC Fielder para o Doduo Capture Challenge no canto norte-direito da cidade. Você poderá ou não participar dos Challenges, de qualquer forma, após passar por lá volte para a base para encontrar uma outra missão a fazer. Agora você tem que ir encontrar um cara que se perdeu na Lyra Forest.

Missão 6: O andarilho perdido

Siga para o norte e entre na Lyra Forest. Lunick/Solana estará por perto para lhe dizer algumas coisas. Siga em frente no caminho e um pai irá pedir ajuda. Ele está procurando por sua filha e seus 2 Jigglypuffs. Siga pelo caminho do norte. Você encontrará a menina separada de seu Jigglypuff. Continue para o norte até encontrar Jigglypuff, capture-o e traga de volta à menina. Lunick/Solana irá tratar de levar a menina e os pokémons de volta para o pai. Saia pela esquerda e siga para norte. Spenser irá avisá-lo sobre alguns Weepinbell via mensagem do styler, e você deve tomar cuidado para não ser engolido por um, pois eles vão te levar de volta à entrada da área.

Continue seguindo pela esquerda até chegar em um local com um homem. Ele é o rapaz que você veio resgatar. Capture o Quilava perto dele para queimar o tronco caído onde um Murkrow está. Continue em frente passando por uma área com alguns Beedrill até encontrar Murkrow novamente. Tome o caminho de baixo, depois o de cima, depois o de baixo novamente. Veremos Murkrow mais uma vez. Ele vai subir numa árvore. Capture Phanpy e use o Field Move dele para tirar Murkrow de lá. Murkrow será cercado pelos Spinarak, você deverá capturar todos eles. Use a Poké-Assist dos pokémons que conseguiu pelo caminho para ajudar.

Saia da área e terá completado a missão. Você verá um membro do Go-Rock Squad, mas ele fugirá. Murph chegará e te levará para a base. Você será promovido para o Ranger Rank 7 por ter completado a missão. Você receberá uma mensagem de Cameron, ele quer que você vá mais uma vez para Summerland. Para não ter que fazer todo o caminho a pé, irão te oferecer um Dragonite. Entretanto, terá que capturar o Dragonite antes. Após a captura, você será imediatamente levado para Summerland. Percy vai cumprimentá-lo e chamar Cameron. Entre e receberá um presente de Cameron. É um veículo submersível enferrujado que ele quer lhe dar. Esse pedaço de "lixo" não será importante agora, mas você vai precisar dele mais tarde. Lunick/Solana aparecerá e irá te perguntar sobre o Relic Jungle. Será solicitado que você volte para lá, ainda não é uma missão mas é preciso que vá. Saia pelo norte da cidade, junto com Lunick/Solana. No caminho, haverá um Snorlax fechando a passagem novamente. Ignore-o. Siga até o Relic Jungle. Lá dentro, você encontrará uma passagem secreta. Entre.

Três desafios? E ...

Você não vai encontrar muita coisa interessante neste lugar ainda, então vá até a primeira porta que você vir para iniciar o primeiro desafio. Ele terá duas partes: primeiro você precisa passar por 5 Gyarados que estão disparando ataques, atravesse sem ser atingido por eles. Então você deverá capturar 2 Kingdra, que pode ser feito com o Poké Assist elétrico de seu parceiro. Feito isso, siga para o segundo desafio. O próximo desafio pode ser encontrado ao norte do primeiro. Este é chamado o desafio de destruição. Consiste em você pisar em alguns botões no chão, fazendo alguns pokémons selvagens caírem. Capture os pokémons que caírem, pois o Field Move deles será necessário para abrir caminho. No último botão, obtenha o Shelgon para liberar a passagem. Você será recuperado e seus pokémons serão libertados. Siga para uma sala com Salamence. Você deve capturá-lo. Ele pode te dar alguma canseira, mas é preciso capturá-lo para finalizar o segundo desafio.

O terceiro desafio fica no canto superior esquerdo. No caminho, você verá uns "pesquisadores", que significa que o Go-Rock Squad está fazendo algo. Você vai descobrir mais tarde, continue seguindo. Este desafio envolve o vento, você deve tomar cuidado, pois o vento pode te empurrar para fora do caminho. Não é difícil chegar no fim, mas você terá que enfrentar um Flygon. Boa sorte para capturá-lo, ele dará tanto trabalho quanto Salamence. Agora que os três desafios foram completados, você não irá resistir de checar o quarto, apenas por curiosidade. Siga para onde os pesquisadores estavam e entre. Entre no desafio até encontrar o Go-Rock Quads perturbando um Charizard. Você poderá capturá-lo facilmente com a Poké Assist de seu parceiro pokémon. E agora que você terminou o quarto desafio, algo muito ruim está para acontecer. Então, vá até a estátua Entei que você certamente havia notado e verá que a quarta tocha irá pegar fogo. A estátua irá desaparecer. Ao sair do local, um terremoto acontecerá. Cameron irá dizer para que você volte para investigar.

Salve o Relic Jungle!

Após a reentrada, você vai descobrir um cenário completamente diferente. A lava tomou conta do lugar. Aria aparecerá e todos vocês verão um Entei fugir. Dirija-se para onde estava Entei. Enfrente um membro do Go-Rock. Continue indo em frente até você ver um Graveler, capture-o e siga para o local onde foi o primeiro desafio. Use o Field Move de Graveler para tirar a pedra do caminho e capture Sceptile lá. Agora volte para onde você encontrou Graveler e use Sceptile para cortar a cerca. Dentro estão dois Poliwhirl, e seus Poké Assist podem ser úteis mais tarde, como também o de Graveler, seria bom recapturá-lo. De qualquer forma, siga para onde o segundo desafio estava, enfrente outro capanga do Go-Rock lá. Após essa batalha, siga em frente e atravesse uma porta que estava bloqueada anteriormente.

Continue em frente, mas ignore o capanga com 3 Slugma que você vir agora. Vá pelo caminho à esquerda dele e tome conta de outro. Este tem um Sneasel e um Meowth, e por trás um Rhydon com um Field Move que pode ser útil mais adiante. Feito isso, volte e derrote o membro com os 3 Slugma e siga adiante. Continue até ver algumas pedras caírem. Se livre delas com o Rhydon. Atravesse a próxima porta, vire à esquerda e caminhe até ver Aria sair de uma porta. Aparentemente, ela perdeu para um dos membros Go-Rock Squad. E para piorar as coisas, um outro tremor acontecerá, o que significa que algo ruim aconteceu.

Entre para descobrir o que está havendo. Você verá Clyde, ele terá um Slaking, o qual você deve capturar. Continue para a próxima sala. Lá, você verá o Entei e um rosto familiar. Gordor, o homem que se perdeu na Lyra Forest em uma recente missão, é o chefe do Go-Rock Squad! Ele capturou o Entei e irá usá-lo contra você. Para capturar Entei, as Poké Assist de Poliwhirl ou Graveler poderão ajudar. Esteja certo de que não será uma coisa tão fácil. Dois Magmars também estarão nessa batalha, portanto, capture-os primeiro para deixar o trabalho mais fácil. Depois de capturá-lo, volte para onde Aria está. Todos voltarão para Summerland.

Como isso que você acabou de fazer não foi uma missão real, você não receberá uma promoção. Em vez disso, você só vai falar um pouco com Cameron e Aria, e quando você tenta sair, o professor Hastings vai lhe enviar uma mensagem dizendo para que volte para Fall City. Use o Dragonite para voar de volta para lá e o professor irá te encontrar na chegada. Ele vai atribuir-lhe uma missão real para ir verificar e desativar a Dusk Factory, a fábrica de produção do Styler do Go-Rock Squad em Fall City. Siga para lá.

Missão 7: Investigue a fábrica!

Você encontrará a porta trancada, mas o professor dará um jeito nisso. Antes de continuar, dê a volta no prédio e capture um Meowth. Entre no prédio da direita e use o Field Move do Meowth para quebrar uma cerca. Você verá um capanga com 2 Voltorb. Capture-os e prossiga pela esquerda. Você verá o Go-Rock Quads, mas não há necessidade de se preocupar com eles ainda. Continue com as próximas duas portas. Você verá que um Pikachu está sendo usado como um gerador de energia. A única maneira de libertá-lo é com um Field Move de nível 2. Os Mr. Mime da próxima sala não irão ajudar. Passe por um capanga com dois Mr. Mime e continue. Na próxima sala, suba e encontre um Pinsir no telhado. Capture-o e enfrente mais um capanga por aqui. Depois disso volte para libertar Pikachu com o Field Move de Pinsir.

Depois de libertá-lo, você vai notar uma mudança na atmosfera em torno do lugar. Irá acabar a força e um monte de Gastly aparecerão no lugar de outros pokémons. Volte na sala dos Hypnos e siga pela saída inferior. Enfrente mais um capanga com Muk e dois Beldum. Siga pela porta do lado. Capture Houndoom e Pichu lá. O Field Move de Houndoom pode derreter o ferro velho que estava tapando a passagem próxima à escada que vai para o telhado. Siga por ela e passe por um capanga com dois Machop e um Machoke. Mais adiante haverá um com 7 Rattata. Se você conseguir fazer um círculo em torno deles bem rápido, poderá capturar todos de uma vez só. Atravesse a porta seguinte e vá para a direita, uma vez que a porta da esquerda está trancada. Você chegará num labirinto com vários pisos com setas. Quando pisar nesses pisos, você será deslizado na direção em que a seta aponta. Capture um Pinsir que há por aqui. Quando alcançar a saída, você estará em um outro gerador de energia. Use o Pinsir para libertar o Pikachu daqui. Acontecerá um outro blackout. Volte para aquela porta que estava trancada. Como não há energia, as setas no chão não irão funcionar e você conseguirá passar por aquela porta.

Percorra o seu caminho até que você encontre um botão vermelho na parede. Hustings irá apertá-lo, acionando um alarme. Um capanga top-rank vai aparecer com um Crobat e um Ariados. Liberte-os dele. Na próxima sala, capture o Scyther. Volte e desça até achar mais uma porta. Lá estará o último gerador, movido por um Raichu. Faça Scyther libertá-lo e mais um apagão ocorrerá. Faça seu caminho de volta à sala dos Machokes. Lá encontrará Garret. Certifique-se de capturar Machoke antes de encontrá-lo, pois ele possuirá um Scizor. O Poké Assist de Machoke será muito útil aqui. Com isso, você cumpre sua missão. Retorne para a base Ranger. Você receberá uma promoção para Ranger Rank 8. Joel entrará, dizendo que descobriu a base secreta dos Go-Rock na Sekra Range de Wintown. Você será enviado para lá, mas como você não sabe onde é, você vai ter que ser redirecionado para Summerland para verificar um túnel subaquático para Wintown. Voe para lá e Cameron vai sair para encontrá-lo. Ele dirá que você poderá chegar lá usando aquela lata velha que ele havia te dado de presente anteriormente. No entanto, um mecânico dirá que uma peça foi perdida. Seu trabalho é ir encontrar a peça no Olive Jungle. Esta não é uma missão, mas você terá que fazer de qualquer maneira.

Encontre a peça do Aquamóvel!

Não vai demorar muito para que perceba que o mecânico tem medo de insetos. Por essa razão, evite entrar em batalhas com insetos, com o risco de você ter que voltar para o início. Vá para onde o Snorlax estava bloqueando o caminho da última vez e você verá que ele não está mais lá. Siga em frente sem tocar nos insetos. Suba algumas vinhas e continue pela direita. Lá você irá encontrar um Bayleef com um Poké Assist que pode ajudar bastante. Volte para as vinhas e siga para o norte. Você vai encontrar a peça na sua frente, junto com um Magikarp. O mecânico irá chutá-lo, provocando outros Magikarps e também um Gyarados. Capture todos eles, o Poké Assist de seu parceiro e de Bayleef devem ajudar. Volte para a base de Summerland e receba instruções para a sua missão para ir a Wintown. Saia e o mecânico vai dizer que a máquina está pronta. Siga para o cais ao sul para chegar ao aquamóvel e iniciar a sua viagem para Wintown.

Missão 8: Aquamóvel para o Norte

Ande um pouco até encontrar um rapaz chamado Chris. Ele vai levar você para onde precisa ir. Entre na caverna e vá subindo o caminho rochoso até o topo. Capture um Medicham para usarmos mais tarde e continue. Você verá Chris novamente, siga pela esquerda. Capture um Poliwrath e volte para falar com Chris. Entre na porta ao lado dele e faça Poliwrath tirar o Steelix adormecido no caminho. Vá andando até encontrar Elita, líder de Wintown. Você vai descobrir que o caminho para Wintown está bloqueado por alguns Piloswine. Você deverá encontrar um Swinub pela área. Vá até a porta ao norte e caia no buraco à frente. Agora, tome cuidado porque você vai escorregando pelo caminho. Desvie de todos os buracos ao longo do caminho, não caia em nenhum deles, você tem que ir para a sua esquerda e encontrar uma saída bem para o sul, onde estará Swinub. Capture-o e leve-o para agradar os Piloswine. Atravesse as próximas duas escadas em frente.

Vá explorando até achar Steelix novamente. Dessa vez você terá que capturá-lo. O Poké Assist de Medicham poderá ajudá-lo agora. Se você não notou, o Steelix foi rotulado como sendo do "Go-Rock Squad", e não um selvagem. Por isso não se surpreenda ao ver um membro entrar e, em seguida, fugir. Siga o resto do caminho para entrar em Wintown e completar a missão. E agora que você passará para o Ranger Rank 9, já terá uma nova missão para cuidar. Este envolve ir a Sekra Range e se infiltrar na base secreta dos Go-Rock. Você estará agindo como uma isca, mas não será muito diferente de qualquer outra missão. Para começar, deixe Wintown pela saída norte.

Missão 9: Infiltração no esconderijo!

Assim que começar, você vai ouvir um som familiar. Charizard está de volta, e está sendo perseguido por Aria. Ele irá fugir, mas a partir de agora Aria irá acompanhar você em sua missão. Continue ao longo do caminho e você encontrará o primeiro membro do Go-Rock Squad desta missão. Ele possui 6 Seedot que podem ser facilmente capturados de uma vez se você conseguir fazer um círculo em torno deles bem rápido, antes que se dispersem. Mais a frente encontrará outro membro, porém este com 8 Seedot. Não muito longe, outro membro, desta vez com 7 Seedot e um Nuzleaf, irá pará-lo. Capture todos eles e prossiga. Na próxima área, há uma árvore com cinco Shiftry. Fique esperto com eles e continue ao norte. Você pode receber uma cura energética para o seu Styler na casa que você vir por aqui, mas vá para a direita para continuar a missão.

Você verá dois membros do Go-Rock Squad perturbando um Altaria que causará o nevoeiro. Você deverá capturar Altaria para limpar a névoa. Continue indo e você verá uma árvore que precisa ser derrubada para formar uma ponte. Capture e utilize um Piloswine para fazer isso e atravesse o rio. Capture um Poliwhril pelo caminho. Prossiga até você se encontrar com Charizard novamente. Você terá que capturá-lo mais uma vez, o Poké Assist de Poliwhril deixará a captura muito fácil. Depois que você fizer isso, continue seguindo o caminho. Você verá um membro top-rank possuindo um Aerodactyl e um Shelgon. Capture os pokémons para continuar. Certifique-se de capturar dois Tangela, você vai precisar do Field Move deles logo mais.

Logo à esquerda, haverá uma cachoeira. Use o chicote dos Tangelas para chegar chegar do outro lado da cachoeira. Aria receberá uma mensagem para voltar para ver Elita, então ela vai deixá-lo fazer o resto por conta própria. Escale a parede rochosa para chegar à entrada secreta para o esconderijo. Libere os pokémons que estiverem te acompanhando e entre. Você vai encontrar Chris lá dentro, que vai te dar um breve resumo sobre o que fazer. Ele vai sair, e você pode ir pela porta ao lado para continuar. Não muito longe, você verá sensores vermelhos no chão. Eles ficarão apagando e acendendo. Tenha cuidado e só atravesse quando o sensor apagar. Você deverá passar por mais alguns sensores pelo caminho. Passando por eles, você começará a viajar nos quadrados que te teletransportam pra lá e pra cá quando pisados.

Comece indo para a esquerda e então ir para o próximo quadrado disponível. Vá ao encontro de um capanga (ignore o quadrado que você vê) e terá que lutar contra Mr. Mime, Ludicolo e Makuhita. Siga em frente e capture um Swampert passando pelo quadrado seguinte, antes de prosseguir. Volte e siga pelo próximo quadrado para capturar Blaziken. Siga para o próximo quadrado. Pule um quadrado e pise no segundo. Após ele, siga pelo quadrado da direita. Desça as escadas e terá se livrado dos teletransportadores. Você vai achar uma cerca impedindo a passagem. Saia daí pelo sul e encontre Lunick/Solana do lado de fora, que foi designado(a) a te ajudar. Você verá um Sneasel aqui fora, capture-o e use-o para quebrar aquela cerca. Haverá um Electabuzz no caminho, é bom capturá-lo para que ele possa ser usado para recarregar o seu styler quando estiver com a bateria fraca. Você terá várias capturas trabalhosas adiante, caso precise, volte aqui mais de uma vez para fazer uma recarga com Electabuzz.

Passando a porta vermelha, você vai ter uma batalha com Tiffany novamente, e ela tem dois Camerupt neste momento. Se você pegou Swampert, vai ser de grande ajuda agora. Quando você vencê-la, ela vai correr para a sala seguinte, a de Clyde. Antes de entrar, pegue um Mankey por aqui. Clyde terá Slakoth, Vigoroth e Slaking para você. As descargas de seu parceiro e o Poké Assist de Mankey podem ajudar nesta captura. Em seguida, temos a sala de Garret. Desta vez você vai ter que lidar com 2 Scyther e um Scizor. Se você ainda está com Blaziken, não será muito difícil se tentar capturá-los um por um. Feito isso, siga os Go-Rock Quads. Vá andando até chegar a um local com estátuas de Machamp. Alguns são Machamps de verdade. Se quiser, capture um, ele pode ser útil na próxima batalha. A seguir, será a vez de Billy te enfrentar. Ele vai ter Larvitar, Pupitar e Tyranitar. Boa sorte para capturá-los. Após sua vitória, você será recompensado com o botão de auto-destruição o esconderijo! O Go-Rock Quads irá fugir e Spenser aparecerá. Ele vai dizer que encontrou o Super Styler, por isso a missão está completa. Bem, ainda não, porque você ainda tem que sair daí.

Pule no buraco por onde os Quads fugiram e siga caminho através da caverna. Você vai ver Elita e Cameron do lado de fora, eles vão te levar de volta para Wintown. Graças aos seus esforços incríveis e por ter completado essa missão realmente difícil, você será promovido ao posto mais alto, o Ranger Rank 10. Não comemore muito, porque você ainda tem que fazer outra missão. Você deve ir ao Fiore Temple para parar Gordor, o que quer que seja que ele esteja fazendo lá. Você será acompanhado por Lunick/Solana mais uma vez. Para iniciar a missão, saia pelo norte da cidade.

Missão 10: O Fiore Temple

Vocês verão um membro top-rank que irá trancar o portão logo a sua frente. O portão requer um Field Move de fogo nível 3 para ser derrubado. Não há nenhum pokémon do tipo por perto, porém o Charizard que você havia salvado antes aparece e abre o portão para você. Siga caminho pelas escadas que estão intactas e pulando os despenhadeiros quando não puder seguir adiante. Trate de capturar 2 Donphan no caminho para uso posterior. No topo da área, você terá que resolver algumas charadas para abrir o portão. Elas não são difíceis, consistem em capturar Vaporeon, Jolteon e Flareon e posicioná-los de frente ao portão. Jolteon estará logo mais à direita, Vaporeon estará à esquerda da área e Flareon dentro das ruínas. Coloque-os em seus respectivos lugares e o portão vai abrir.


Vai ter uma pirâmide logo a sua frente. No caminho teremos alguns capangas top-rank para enfrentar. O primeiro terá 3 Linoone. O próximo tem Bayleef, Quilava e Croconaw. O seguinte, Blastoise e Blaziken. Antes de prosseguir, recarregue seu Styler com um Raichu e salve o jogo se precisar. Uma grande batalha com Gordor estará a sua espera. Quando você estiver pronto, vá para o topo da pirâmide. Gordor capturou Entei, Raikou e Suicune com seu novo Styler especial. Raikou será seu primeiro adversário. É aqui que entra Donphan e seu Poké Assist. O próximo será Suicune, que pode ser pegado com o Poké Assist elétrico de seu parceiro. Antes de enfrentar Entei, Plusle e Minun irão quebrar o styler de Gordor por conta própria. Entei irá voltar-se contra Gordor. Sendo o bom Ranger que você é, defenda-o capturando Entei. Se estiver com outro Donphan ou um Gengar, o Poké Assist deles irão servir. Feito isso, você salvou o dia e completou sua missão. Spenser virá chamar você e Lunick/Solana de volta para a base. Profº Hastings e os outros cidadãos virão cumprimentar-lhes. Feito isso, os créditos do game irão rolar.


Missão Especial 1: A busca no Safra Sea!

Você estará de volta à base de Ringtown para receber uma nova habilidade muito importante. Agora você poderá levar os pokémons capturados para fora de sua área principal, mantendo com você aonde quer que for. Isso é bom, pois assim você eliminará os obstáculos em seu caminho bem mais rapidamente que antes. O profº Hastings vai chegar e dar uma nova função para o seu styler. Agora ele mantém o registro de coisas como passos dados e pokémons capturados, boas informações para o Capture Challenge. Ele quer que você vá testar essa nova função e volte para vê-lo no laboratório de Fall City. Não é necessário fazer isso agora, mas é essencial para começar a próxima missão. Vá para o laboratório e fale com ele.

Você será convidado a ir até a base de Fall City. Joel terá uma missão para você. Os pokémons da Safra Sea foram perturbados. Siga para o porto para começarmos a nossa missão. Ao chegar lá, você irá ver um marinheiro que quer que você dê uma olhada no farol antes. Então desça para o porão e encontre 4 Staryu lá em baixo. Capture todos eles. Pouco depois que você sair, você vai ouvir um grito de socorro do Tourist Center. Vá lá ver o que se passa e capture 4 Krabby. Ao sair, desça para o cais e capture 4 Carvanha e resolva este problema também. Aria vai ver o mar e verá alguns redemoinhos, algo anormal de acontecer. Ela vai pedir que vá checá-los, com a ajuda de Lapras.

Ao chegar lá, um remoinho de água enorme vai se formar e você será sugado pra dentro dele. Debaixo d’água vai estar Kyogre. Ele possui alguns ferimentos causado por um Groudon. É preciso capturá-lo para acalmá-lo. Use o Poké Assist elétrico de seu parceiro para facilitar a captura. Quando você voltar, Aria vai perguntar como foi a missão. Vocês dois voltarão para contar o caso para Joel. Ele se espantará por ter sido Kyogre, mas isso não importa muito. Você cumpriu sua missão.

Missão Especial 2: A dupla de resgate de Summerland!

Esta próxima missão extra pode ser obtida indo ver Spenser na base de Ringtown. Ele vai perguntar se você está cansado, responda "sim" se você quer fazer a missão. Ele vai dar a você umas férias na Summerland. Dragonite irá te levar para lá. No entanto, você será recebido por Cameron que trará más notícias. Lunick/Solana havia partido para o Jungle Relic já fazia um tempo e até então não enviou notícias. Cameron pede que você vá encontrá-lo(a) e verificar o que está causando os terremotos no caminho. Siga para lá. Você deverá ir para o quarto desafio, onde irá encontrar Plusle/Minun e algumas rochas caídas. Pegue o Rhydon que está próximo para quebrar as pedras e liberar o seu amigo. Em seguida, aproveite a oportunidade para pegar um par de Poliwrath na sala de onde Lunick/Solana vieram. Volte para onde você viu mais cedo uma poça de lava no caminho, use Poliwrath para se livrar dela.

Siga em frente até encontrar um membro do Go-Rock Squad. Apesar de ser apenas um, você deverá derrotá-lo. Ele tem dois Metang, capture-os. Suba as escadas e continue. Você chegará nas escadas onde você lutou com Clyde pela primeira vez. Em vez de subir, siga sempre em frente e atravesse o caminho a seguir. Mais uma vez, continue indo até você chegar a um buraco no chão. Caia nele e verá uma porta se abrir. Siga por ela para encontrar-se com Groudon. Você deverá acalmá-lo. O Poké Assist de Poliwrath deverá ajudar na captura. Feito isso, volte, fale com Cameron e conclua sua missão.

Missão Especial 3: As sombras sinistras do templo?

Está missão pode ser obtida indo para Wintown e conversando com Elita. Ela vai perguntar se você quer aceitar uma missão, aceite e vocês entrarão na base para mais detalhes. De acordo com um rumor, há algumas pessoas suspeitas em torno do Fiore Temple. Você precisa ir até lá com Chris e conferir o que está acontecendo. Saia pela porta para começar a missão. Assim que entrar lá você verá o primeiro dos homens suspeitos. Ele vai lutar contra você com três Ekans, capture-os e ele fugirá. Se você fizer o seu caminho para o topo da área, você encontrará o portão bloqueada novamente. Desta vez, ela requer Ralts, Kirlia e Gardevoir para abrir, vá capturá-los. Capture alguns pokémons com boas Poké Assists, como Medicham, Gengar ou Glalie, irão ser úteis. Posicione Ralts, Kirlia e Gardevoir em seus respectivos lugares e atravesse o portão.

Suba a pirâmide para encontrar outra pessoa. Ela possui Solrock e Swellow, mas antes de capturá-los, ela vai revelar ser do Go-Rock Squad. Continue e enfrente um membro com 2 Donphan e um Houndoom. No topo da pirâmide você verá um Rayquaza. Os Go-Rocks tentaram capturá-lo, mas sem sucesso. Trate de capturar você mesmo este Rayquaza. Medicham, Gengar ou Glalie podem ajudá-lo com as suas Poké Assists. Quando conseguir, Chris vai falar um pouco com você e vocês voltarão para a base. Elita vai perguntar sobre o que aconteceu e sua missão estará completa.

Missão Ranger Net 1: Ganhando a confiança de Deoxys?

Você está na base de Ringtown e vendo Spenser lhe dar uma prévia da missão. Um Deoxys surgiu recentemente e parece estar irritado. Você tem que ir para Krokka Tunnel para tentar capturá-lo. Lunick/Solana estará com você nessa missão. Logo você verá Deoxys na caverna, que se transformará em sua forma de ataque. Ele vai fugir para dentro do túnel, vá atrás dele. Em seu caminho, pegue Machop, sua Poké Assist nos ajudará. Quando encontrar Deoxys novamente, tente capturá-lo. Ele vai escapar para as profundezas do Tunnel. Você receberá uma mensagem de Spenser dizendo que ele só poderá ser apanhado em sua forma normal. Vá atrás dele.


No próximo encontro, Deoxys estará em sua forma de defesa. Enfrente-o mais uma vez, ele escapará e se transformará na forma de velocidade. Siga-o mais uma vez. Tente capturá-lo uma vez mais e ele se transformará em sua forma normal e fugirá. Vá para o seu encontro uma última vez. Ele vai se transformar em uma forma aleatória no início, mas cada vez que assumir uma nova forma, você pode dar algumas voltas, transformando-o de volta na forma normal. Assim que ele estiver na forma normal, use o Poké Assist elétrico de seu parceiro para paralisá-lo, e em seguida, o de Machop. Tendo capturado Deoxys, liberte-o e volte à base Ranger, terminando sua missão.

Missão Ranger Net 2: Resgate Celebi!

Na base de Ringtown, Spenser irá informá-lo que Celebi foi visto na Lyra Forest, e os membros da Go-Rock Squad também. Sua missão é impedir que eles capturem Celebi. Murph irá te acompanhar desta vez. Siga para a floresta. Não irá demorar muito para Celebi se mostrar. Os Go-Rock Squad estarão perseguindo-o. Siga-os floresta a dentro. Capture um Spinarak que cair, ele possui um Poké Assist que pode ser útil. Se quiser, pode pegar também Beedrill, Cyndaquil ou Quilava, mas apenas Spinarak já deve bastar. Enfrente os 3 Hoppip do primeiro capanga que aparecer e siga pela direita.


O próximo capanga terá 3 Spinaraks para você pegar. Haverá um Swellow por aqui, caso tenha interesse. Continue em frente e batalhe com um capanga com 3 Beedrill. Passando por ele, certifique-se se pegar um Pinsir pelo caminho. Você verá Celebi fugindo de outro capanga. Use o Field Move de Pinsir para destruir uma cerca e vá ao encontro de Celebi. Ele precisa ser capturado para se acalmar. Use o Poké Assist de um dos pokémons mencionados anteriormente para facilitar a captura. Uma vez capturado, você vai libertar Celebi. Volte para a base e vibre por mais uma missão completada.

Missão Ranger Net 3: Encontre Mew, a miragem!

Em Summerland você ficará sabendo que um Mew foi flagrado no Olive Jungle. Sua missão é simplesmente ir até lá capturá-lo. Percy vai dizer que não há nenhum Mew no local, e ironicamente, Mew aparecerá, sendo ignorado por Percy. Siga Mew para a próxima área. Capture alguns insetos, o Poké Assist deles podem ajudar. Mew tentará fugir sempre que chegar perto, procure aproximar-se dele sempre por trás. Tudo o que você precisa é capturá-lo, mas não é nem um pouco fácil. Ele sempre tentará fugir da batalha. Cada vez que ele foge, se muda para outra área do Olive Jungle. Ele fica te esperando em 4 áreas diferentes, ele ficará alternando entre elas no sentido horário a cada vez que escapar.

Para capturar Mew, procure evitar batalhas com outros pokémons pelo caminho, elas deixarão mais cansativa a sua tentativa de capturá-lo, uma vez que ele tenta escapar e precisa de muitas voltas para ser pego. Use o Poké Assist de um pokémon inseto para tentar facilitar a captura. Quando conseguir capturá-lo, volte para a entrada do Olive Jungle. Percy e Hastings irão estar lá, surpresos por ter capturado Mew. Hastings irá examinar Mew e você poderá libertá-lo. Retorne a base e termine a missão.

Missão Ranger Net 4: Recupere o ovo precioso!

Manaphy é um dos novos pokémons de um evento especial de Diamond e Pearl. Este evento especial envolve Pokémon Ranger. Ele pode ser acessado através da tela de início do jogo. Depois de digitar uma senha, você terá que completar uma nova missão para recuperar o ovo de Manaphy, que poderá ser transferido para Diamond/Pearl via wireless. Acesse a opção Ranger Net da tela de início. A tela de senha pode ser desbloqueada apertando R, X e seta para esquerda. A opção Ranger Net só fica disponível após completar as 10 missões do enredo principal do jogo. Agora, na tela de senha, digite a senha "P8M2-9D6F-43H7". Você terá acesso a uma nova missão Ranger Net, reinicie o DS e vamos conferir.

Para começar, Cameron vai encontrar o ovo de Manaphy na praia de Summerland e entregará ao Profº Hastings. O professor, empolgado, sai para mostrar o ovo para os habitantes de Ringtown. Ele é atacado por alguns membros do Go-Rock Squad. Caberá a você e seu companheiro (Lunick ou Solana) recuperar o ovo. Você deve ir para a Lyra Forest e encontrar os capangas antes que escapem com o ovo. Capture um Politoed e um Torchic por aqui. Vá andando até encontrar alguns Graveler. Use o Field Move de Politoed num deles e um dos capangas irá se revelar e te enfrentar com 3 Graveler. Siga em frente para encontrar outro deles, este está com o ovo. Você será atacado por 4 Rattata, capture-os e siga em direção ao Krokka Tunnel. No caminho teremos outro capanga com um Zubat. Capture e continue. Capture Swellow no caminho para utilizá-lo mais tarde. O próximo capanga terá 2 Rattata e um Meowth. Haverá um Parasect que os capangas confundiram com um cogumelo. Use Swellow para revelar Parasect e forçá-lo a sair dali, liberando a passagem. Haverá mais um capanga com um Scyther. Vá para a entrada do túnel para ver os capangas com o ovo irem pelo caminho errado.

O próximo que você enfrentará terá Politoed e 3 Zubat. Há um último com um Puptar. Quando finalmente conseguir encurralá-los, você terá que enfrentar um Venusaur e dois Scyther. É aqui que Torchic entra para te ajudar com seu Poké Assist. Eles vão fugir, e você verá Gordor. Felizmente, ele pegou o capanga com o ovo e irá devolvê-lo a você. Retorne à base e receba o agradecimento dos demais. O professor ficará com o ovo até que possa transferi-lo para os jogos Diamond e Pearl. Agora que completou a missão, vá verificar o Ranger Net e encontre uma nova opção chamada "Check the Egg". Isso irá lhe permitir que transfira o ovo para os outros games quando tiver uma oportunidade.