BW: Novos Ataques

Novos Ataques

Como todos já sabem, um movimento é um ataque ou um suporte que cada pokémon utiliza para deixar o seu inimigo inconsciente o mais rápido possível e evitar sua perda de seu HP. Cada movimento tem uma característica, que pode ser para causar dano físico ao rival, aumentar seus pontos de stats deixando-o mais forte ou deixar o adversário com algum problema de status (como burn ou sleep), sendo que alguns movimentos podem ter no máximo duas destas características, e outros podem ser usados fora das batalhas como sair de cavernas, cabecear árvores, entre outros.

Nesta nova geração, foram implantados 91 novos ataques para todos os monstrinhos de bolso conhecidos atualmente. Esta é a lista de seus novos movimentos e seus respectivos efeitos.

Lista de Movimentos:

01 – Hone Claws
Tipo: Dark (Noturno)
Classificação: Status
Este movimento aumenta o ataque e a precisão por 1 estágio cada vez que for utilizado.

02 – Wide Guard
Tipo: Rock (Pedra)
Classificação: Status
Movimeto que proteje seu pokémon e aliados de ataques que podem afetar mais de um pokémon por rodada, sendo que pode ser afetado caso o movimento seja apenas para um alvo.

03 – Guard Split
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Status
Este suporte permite que seu pokémon copie a Def. e sua Sp. Def. do adversário. A habilidade não irá funcionar se ambos tiverem o mesmos stats.

04 – Power Split
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Status
Este suporte permite que seu pokémon copie o Atk. e seu Sp. Atk. do adversário. A habilidade não irá funcionar se ambos tiverem o mesmos stats.

05 – Wonder Room
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Status
Esta habilidade troca a Def. e a Sp. Def. de todos os pokémons em campo num período de até 5 turnos.

06 – Psyshock
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Movimento psíquico que causa prejuízo no HP de seu adversário. Entretanto, seu dano é calculado de acordo com a média do Sp. Atk. do usuário e a defesa do adversário.

07 – Venoshock
Tipo:  Poison (Venenoso)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Movimento que pode causar o dobro do dano caso o alvo esteja com o status PSN. (envenenado).

08 – Autotomise
Tipo: Steel (Metal)
Classificação: Status
Esta habilidade aumenta a Speed do usuário e diminui seu peso pela metade do valor, que interfere em ataques que usam o peso do inimigo como base (Ex.: Heavy Slam, Low Kick, etc…).

09 – Rage Powder
Tipo: Bug (Inseto)
Classificação: Status
Esta habilidade força o pokémon inimigo a atacar o usuário durante batalhas em dupla ou em trio, evitando acertar os outros aliados. Movimentos que acertem todos no campo não são afetasdos por esse movimento.

10 – Magic Room
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Status
Quando Magic Room é ativado, o efeito dos itens carregados pelos pokémons são desativados por um período de até 5 turnos.

11 – Smack Down
Tipo: Rock (Pedra)
Classificação: Physical (Golpe Físico)
Movimento de ataque que causa prejuízo no inimigo e faz com que pokémons voadores, com a habilidade “Levitate”, e sobre efetio dos movimentos “Magnet Rise” e “Telekinesis” sejam afetados por movimentos do tipo Ground (Terra).

12 – Storm Throw
Tipo: Fighting (Lutador)
Classificação: Physical (Golpe Físico)
Golpe que causa dano ao oponente e com grandes chances de causar um Critical Hit (Golpe Crítico)

13 – Flame Burst
Tipo: Fire (Fogo)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Este movimento, além de causar danos ao oponente escolhido, afeta os outros aliados ao inimigo retirando 1/16 do HP dos mesmos em batalhas duplas ou triplas em pokémons adjacentes.

14 – Sludge Wave
Tipo: Poison (Venenoso)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Ataque especial que causa dano ao oponente e tem 10% de chance de causar o efeito PSN (Envenenado) no oponete. Este movimento acerta todos os pokémons do campo em batalhas duplas e pokémon adjacentes em batalhas triplas exceto o usuário.

15 – Quiver Dance
Tipo: Bug (Inseto)
Classificação: Status
Este movimento aumenta os stats Sp. Atk., Sp. Def. e Speed do usuário por 1 estágio cada vez que utilizado. O máximo que o movimento pode ser utilizado é 6 vezes.

16 – Heavy Slam
Tipo: Steel (Metal)
Classificação: Physical (Golpe Físico)
Este ataque varia de acordo com o peso do oponente com o do usuário. Quanto mais pesado for o seu pokémon comparado ao inimigo, maior será o dano causado. O máximo de dano é 120 e o mínimo é 40.

17 – Synchronoise
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Ataque que causa dano a todos do campo caso tenha o mesmo tipo do do oponente. Caso o usuário tenha apenas tipo único (Ex.: Clefairy – Normal), ele afeta também a aqueles com tipo duplo (Ex.: Gengar – Ghost e Poison) caso seja seu tipo primário. Entretanto, se o usuário tiver tipo duplo, ele apenas afetará os que tiverem seus dois tipos.

18 – Electro Ball
Tipo: Eletric (Elétrico)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Este ataque varia de acordo com a velocidade do oponente com a do usuário. Quanto mais rápido for o seu pokémon comparado ao inimigo, maior será o dano causado. O máximo de dano é 150 e o mínimo é 60.

19 – Soak
Tipo: Water (Água)
Classificação: Status
Ao utilizá-lo, ele troca o tipo do oponente para tipo água. O efeito só é retirado caso o oponente troque seu pokémon.

20 –  Flame Charge
Tipo: Fire (Fogo)
Classificação: Physical (Golpe Físico)
Golpe que causa dano físico ao oponente e aumenta a Spd. (velocidade) do usuário em 1 estágio, sendo o máximo 6. Mesmo com o estágio máximo para aumentar a velocidade, o ataque pode ser usado normalmente.

21 –  Coil
Tipo: Poison (Venenoso)
Classificação: Status
Este movimento aumenta os stats Atk. (Ataque), Def. (Defesa) e Acc. (Precisão) do usuário em 1 estágio cada vez que utilizado. O máximo que o movimento pode ser utilizado é 6 vezes.

22 –  Low Sweep
Tipo: Fighting (Lutador)
Classificação: Physical (Golpe Físico)
Golpe que causa dano físico ao oponente e diminui a Spd. (velocidade) do oponente em 1 estágio, sendo o máximo 6. Mesmo com o estágio máximo para diminuir a velocidade, o ataque pode ser usado normalmente.

23 –  Acid Spray
Tipo: Poison (Venenoso)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Golpe que causa dano físico ao oponente e diminui o Sp. Atk. (Ataque Especial) do oponente em 2 estágios, sendo o máximo 6. Mesmo com o estágio máximo para diminuir o Sp. Atk, o ataque pode ser usado normalmente.

24 –  Foul Play
Tipo: Dark (Sombrio)
Classificação: Physical (Golpe Físico)
Movimento que causa danos do oponente de acordo com o Atk. (ataque) do usuário com o Atk. (ataque) do adversário. Movimentos que aumentam o stats de ambos (Swords Dance, Bulk Up, etc…) são calculados normalmente como em qualquer batalha; já itens que aumentem o stats Atk. (Choice Band, BRN., Black Glasses, etc…) só são calculados apenas como boost para o usuário.

25 –  Simple Beam
Tipo: Normal
Classificação: Status
Com este movimento, ele modifica a Ability (Habilidade) do oponente para “Simple”. Este movimento não afeta pokémons com as Abilities “Truant” e “Multitype”.

26 – Entrainment
Tipo: Normal
Classificação: Status
Quando ativado, faz com que o oponente tenha a mesma Ability (Habilidade) que a sua, mas não funciona com as aAbilities “Truant”, “Zen Mode” e Multitype”.

27 – After You
Tipo: Normal
Classificação: Status
Movimento feito para batalhas em dupla. Ao utilizar este movimento, o pokémon ataca em sequência ignorando a prioridade. Caso o oponente já tenha se movido, o movimento é anulado.

28 – Round
Tipo: Normal
Classificação: Special (Ataque Especial)
Ataque com melhor efeito para batalhas em dupla. Além de causar danos ao oponente, quando usadom em sequêcia por um aliado, seus danos são dobrados.

29 – Echoed Voice
Tipo: Normal
Classificação: Special (Ataque Especial)
Causa danos ao oponente, e quando usado consecutivamente, aumenta mais 40 pontos de dano com o máximo de 200. Se utilizado em batalhas duplas ou triplas, o poder é aumentado caso utilizado consecutivamente pelos aliados. 

30 – Chip Away
Tipo: Normal
Classificação: Physical (Golpe Físico)
Causa danos ao oponente ignorando qualquer aumento dos stats Def. (defesa) e Evs. (evasão), exceto pelo movimento “Reflect”.

31 – Clear Smog
Tipo: Poison (Venenoso)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Quando usado, causa danos ao oponente e retira todos os seus stats aumentados. O efeito somente não funcionará caso o oponente esteja sobre os efeitos do “Substitute”. 

32 – Stored Powder
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Causa danos ao oponente de acordo com cada stats seu aumentado. Seu poder inicial é de 20 e aumenta o ataque para mais 20 por cada aumento de stats (Atk., Def., Sp. Atk., Sp. Def., Spd., Evasion e Accuracy), dando o total, de no máximo, 860.

Cálculo: 20 (poder base) + {(20(Aumento de base por cada stats) x7 (Todos os stats disponíveis, exceto HP))x6(máximo de pontos que cada stats pode ser aumentado)}

Equação: 20+{(20+7)x6}
ou
20 x7 = 140 x6 = 840 +20 = 860

33 – Quick Guard
Tipo: Fighting (Lutador)
Classificação: Status
Este movimento proteje o pokémon de movimentos que aumentam a prioridade de golpe como “Quick Attack” e “Aqua Jet”. Quando usado em conjunto com os movimentos “Wide Guard”, “Detect”, “Protect” ou Endure consecutivamente, as chances de sucesso caem para 50%.

34 – Ally Switch
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Status
Movimento usado apenas em batalhas duplas ou tripas. Quando utilizado, ele troca de lugar com o seu aliado que estiver do lado oposto do campo. O movimento não funciona em batalhas com apenas um pokémon e nas batalhas triplas caso o pokémon esteja no meio.

35 – Scald
Tipo: Water (água)
Classificação: Special (Ataque Especial)
Ataque que causa danos ao oponente tem tem 30% chance de causar o stats BRN (queimado) no oponente. Caso o mesmo esteja com o stats FRZ (congelado), o ataque retira imediatamente este estado. 

36 – Shell Smash
Tipo: Water (Água)
Classificação: Status
Ao ser utilizado, diminui os stats de Def. (defesa) e Sp. Def (defesa especial) em 1 estágio e aumenta os stats Atk. (ataque) Sp. Atk. (ataque especial) e Spd. (velocidade) em 2 estágios, sendo o máximo de 6.

37 – Heal Pulse
Tipo: Normal
Classificação: Status
Este movimento cura 50% do HP de todos os pokémons em campo, exceto o usuário. O movimento só não funciona se o HP do adversário ou aliado esteja cheio ou sobre o efeito do “Substitute” e atinge a todos pokémons em batalhas triplas, não importando a localização do usuário.

38 – Hex
Tipo: Ghost (Fantasma)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e, caso o oponente tenha algum problema de status (BRN., PSN., SLP., etc…), seu dano é dobrado.

39 – Sky Drop
Tipo: Flying (Voador)
Classificação: Physical (Golpe físico)

40 – Shift Gear
Tipo: Steel (Metal)
Classificação: Status
Movimento que aumenta a Spd. (Velocidade) em dois estágios e o Atk. (Ataque) em 1 estágio.

41 – Circle Throw
Tipo: Fighting (Lutador)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Este movimento, além de causar danos ao oponente, força o pokémon adversário a fugir (se for selvagem (wild)) ou trocar o pokémon adversário caso ele não esteja inconsciente (fainted). O movimento só causa dena coso o pokémon tenha a ability (habilidade) “Suction Cups” ou sobre os efeitos do “Substitute” ou “Ingrain”.

42 – Incinerate
Tipo: Fire (Fogo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponenete e retira o efeito da berry (semente) caso o oponente esteja carregando uma.

43 – Quash
Tipo: Dark (Sombrio)
Classificação: Status
O pokémon que utilizar este movimento força o adversário agir por último durante este turno.

44 – Acrobactics
Tipo: Flying (Voador)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e seu poder é dobrado se o usuário não esteja carregando nenhum item.

45 – Reflect Type
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Status
Este movimento troca os tipos do usuário com o do adversário.

46 – Retaliate
Tipo: Normal
Classificação: Physical (Golpe físico)
Golpe que causa danos ao oponente e pode causar o dobro do dano caso um dos aliados tenha desmaiado (fainted) na rodada anterior.

47 – Final Gambit
Tipo: Fighting (Lutador)
Classificação:  Special (Golpe especial)
Este movimento causa danos ao oponente igual ao seu HP (pontos de saúde) em custo de perder todo o HP do usuário. Diferente dos movimentos “Selfdestruction” e “Explosion”, caso o usuário tenha a ability (habilidade) “Sturdy” e esteja com o HP cheio, o mesmo não fica inconsciente (fainted).

48 – Bestow
Tipo: Normal
Classificação: Status
Quando utilizado, ele passa o item segurado pelo usuário para o adversário. O movimento não funciona caso o pokémon aliado não esteja segurando nenhum item ou uma carta (mail) e se o oponente esteja carregando um item ou sobre os efeitos do “Substitute”.

49 – Inferno
Tipo: Fire (fogo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Movimento que causa danos ao oponente e o deixa com o estado BRN. (queimado) se acertar.

50 – Water Pledge
Tipo: Water (Água)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente se usado em batalhas comuns e tem efeito secundário se usado no mesmo turno com os movimentos “Fire Pledge” ou “Grass Pledge” batalhas duplas ou triplas.
– Se usado com “Fire Pledge”, as chances de causar um efeito secundário são dobradas por 4 turnos.
– Se usado com “Grass Pledge”, diminui a velocidade dos oponentes por 4 turnos.

51 – Fire Pledge
Tipo: Fire (Fogo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente se usado em batalhas comuns e tem efeito secundário se usado no mesmo turno com os movimentos “Water Pledge” ou “Grass Pledge” em batalhas duplas ou triplas.
– Se usado com “Grass Pledge”, causa danos a todos os oponentes igual a 1/8 do HP (pontos de saúde) por 4 turnos.
– Se usado com “Water Pledge”, as chances de causar um efeito secundário são dobradas por 4 turnos.

52 – Grass Pledge
Tipo: Grass (Grama)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente se usado em batalhas comuns e tem efeito secundário se usado no mesmo turno com os movimentos “Fire Pledge” ou “Water Pledge” batalhas duplas ou triplas.
– Se usado com “Water Pledge”, diminui a velocidade dos oponentes por 4 turnos.
– Se usado com “Fire Pledge”, causa danos a todos os oponentes igual a 1/8 do HP (pontos de saúde) por 4 turnos.

53 – Volt Switch
Tipo: Eletric (Elétrico)
Classificação: Special (Golpe especial)
Além de causar danos ao oponente, o pokémon é trocado por outro aliado no mesmo momento que o golpe é utilizado. Caso adversário use  “Pursuit” e ataque por último, o dano é dobrado e pode ser trocado mesmo sobre os efeitos das Abilities (habilidades) “Arena Trap”, “Magnet Pull” ou “Shadow Tag” e sobre os movimentos “Mean Look”, “Spider Web” ou “Block.

54 – Struggle Bug
Tipo: Bug (Inseto)
Classificação: Special (Golpe especial)
Ataque que causa danos ao oponente e baixa  o Sp. Atk. (Ataque especial) do adversário em 1 estágio. Este movimento afeta a todos os oponente em batalhas duplas e triplas, sendo a última de acordo com a posição que o pokémon se encontra.

55 – Bulldoze
Tipo: Ground (Terra)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Ataque que causa danos ao oponente e baixa  o Spd. (velocidade) do adversário em 1 estágio. Ele afeta a todos no campo em batalhas duplas e a todos os oponentes em batalhas triplas de acordo com a posição que o pokémon se encontra. 

56 – Frost Breath
Tipo: Ice (Gelo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Este ataque causa danos ao oponente e sempre causa um Critical Hit (golpe crítico), exceto se o mesmo tenha as abilities (habilidades) “Shell Armor”, “Battle Armor” ou esteja sobre os efeitos do movimento “Lucky Chant”.

57 – Dragon Tail
Tipo: Dragon (Dragão)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e o força a fugir (se for um pokémon selvagem) ou ser substituído por outro.

58 – Work Up
Tipo: Normal
Classificação: Status
Movimento que aumenta os stats Atk. (ataque) e Sp. Atk. (ataque especial) do usuário em 1 estágio, sendo o máximo 6.

59 – Electroweb
Tipo: Eletric (Elétrico)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e diminui o stats Spd. (velocidade) do mesmo em 1 estágio.

60 – Wild Charge
Tipo: Eletric (Elétrico)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e retira 25% igual ao dano causado no oponente. Este movimento acerta a todos os oponentes em campo em batalhas duplas e a pokémons adjacentes em batalhas triplas.

61 – Drill Run
Tipo: Ground (Terra)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Este ataque causa danos ao oponente e tem grandes chances de causar Critical Hit (golpe crítico).

62 – Dual Chop
Tipo: Dragon (Dragão)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente duas vezes seguidas.

63 – Heart Stamp
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e pode causar “flinch” (recuo) ao oponente.

64 – Horn Leech
Tipo: Grass (grama)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Movimento que causa danos ao oponente e metade do dano causado é restituído ao HP (pontos de saúde) do usuário.

65 – Sacred Sword 
Tipo: Fighting (Lutador)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente ignorando qualquer aumento nos stats Evs. (evasão) e Def. (defesa) do usuário.

66 – Razor Shell
Tipo: Water (Água)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e tem 50% de chance de diminuir o stats Def. (defesa) do mesmo em 1 estágio.

67 – Heat Crash
Tipo:  Fire (Fogo)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Este ataque varia de acordo com o peso do oponente com o do usuário. Quanto mais pesado for o seu pokémon comparado ao inimigo, maior será o dano causado. O máximo de dano é 120 e o mínimo é 40.

68 – Leaf Tornado
Tipo: Grass (grama)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e tem 30% de chance de diminuir a Acc. (precisão) do oponente.

69 – Steamroller
Tipo: Bug (Inseto)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e tem 30% de chance de causar “flinch” (recuo) ao oponente. Se o oponete usar o movimento “Minimize”, seu base power é dobrado.

70 – Cotton Guard 
Tipo: Grass (grama)
Classificação: Status
Aumenta o stats Def. (defesa) do usuário em 3 estágios, sendo o máximo 6.

71 – Night Daze 
Tipo: Dark (Sombrio)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e tem 40% de chance de diminuir a Acc. (precisão) do oponente.

72 – Psystrike
Tipo: Psychic (Psíquico)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos do oponente de acordo com o Sp. Atk. (ataque especial) do usuário com a Def. (defesa) do adversário.

73 – Tail Slap
Tipo: Normal
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e pode causar entre 2 a 5 golpes por uso.

74 – Hurricane
Tipo: Flying (Voador)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e tem 30% de chance de causar “confuse” no oponente. Se o ataque for usado enquanto chove, o ataque nunca erra; mas se usado durante um dia ensolarado, sua Acc. (precisão) cai para 50%.

75 – Head Charge
Tipo: Normal
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e retira 25% igual ao dano causado no oponente.

76 – Gear Grind
Tipo: Steel (Metal)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente duas vezes seguidas. 

77 – Searing Shot
Tipo: Fire (Fogo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e tem 30% de chance de causar o status BRN. (queimado) no oponente.

78 – Techno Blast
Tipo: Normal
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e seu tipo pode ser mudado caso o pokémon esteja segurando um dos 4 Drives disponíveis (Burn Drive = Fogo, Douse Drive = Água, Chill Drive = Gelo, Shock Drive = Elétrico).

79 – Relic Song
Tipo: Normal
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e tem 10% de chance de causar os status SLP. (dormindo). Quando Meloetta usa este golpe, ela muda sua atual forma variando da forma “Aria” (Normal/Psíquico) com a forma “Pirouette” (Normal/Lutador).

80 – Secret Sword
Tipo: Fighting (Lutador)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos do oponente de acordo com o Sp. Atk. (ataque especial) do usuário com a Def. (defesa) do adversário.

81 – Glaciate
Tipo: Ice (Gelo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e diminui o stats Spd. (velocidade) do oponente em 1 estágio.

82 – Bolt Strike
Tipo: Eletric (Elétrico)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e tem 20% de chance de causar o status PRZ. (paralizado) no oponente.

83 – Blue Flare
Tipo: Fire (Fogo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e tem 20% de chance de causar o status BRN. (queimado) no oponente.

84 – Fiery Dance
Tipo: Fire (Fogo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e tem 50% de chance de aumentar o stats Sp. Atk. (ataque especial)  de quem usou o ataque.

85 – Freeze Shock
Tipo: Ice (Gelo)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e tem 30% de chance de causar o status PRZ. (paralizado) no oponente. No momento, nenhum pokémon pode aprender este golpe.

86 – Ice Burn
Tipo: Ice (Gelo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e tem 30% de chance de causar o status BRN. (queimado) no oponente. No momento, nenhum pokémon pode aprender este golpe.

87 – Snarl
Tipo: Dark (Sombrio)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e diminui o Sp. Atk. (ataque especial) em 1 estágio. Quando usado em batalhas duplas, causa danos a todos os oponentes em campo e em batalhas triplas, causa danos aos inimigos adjacentes.

88 – Icicle Crash
Tipo: Ice (Gelo)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e tem 30% de chance de causar “flinch” (recuo) ao oponente

89 – V-Create
Tipo: Fire (Fogo)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e diminui os stats Def., Sp. Def. e Spd. Em 1 estágio.

90 – Fusion Flare
Tipo: Fire (Fogo)
Classificação: Special (Golpe especial)
Causa danos ao oponente e o seu base power é dobrado se o adversário usar o golpe “Fusion Bolt” no mesmo turno.

91 – Fusion Bolt
Tipo: Eletric (Elétrico)
Classificação: Physical (Golpe físico)
Causa danos ao oponente e o seu base power é dobrado se o adversário usar o golpe “Fusion Flare” no mesmo turno.

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